Começou a 28 de Fevereiro de 2010 e terminou a 29 de Janeiro de 2012. A série de 55 jogos consecutivos sem perder para o Campeonato do FC Porto, iniciada no Estádio de Alvalade, acabou em Barcelos.
Ao 56º jogo, o FC Porto sofreu a primeira derrota na Liga num reduto onde o Benfica já havia empatado a duas bolas na jornada inaugural e a diferença entre Encarnados e Azuis e Brancos é, agora, de cinco pontos, com vantagem para os Homens da Luz.
O resultado de 3 x 1 é exagerado, mas, apesar dos números não se justificarem, não se pode tirar mérito, nem justiça ao triunfo do Gil Vicente FC, que foi sempre uma equipa coesa a defender e tremendamente eficaz a atacar. Por sua vez, o FC Porto não foi uma coisa, nem outra.
Exemplo disso é o primeiro golo do Gil Vicente, apontado logo aos 15 minutos. Cláudio, o central goleador da equipa de Paulo Alves, após um livre cobrado por Richard, ganhou de cabeça na área a três defensores dos Dragões (Otamendi, Rolando e Souza) e cabeceou para o fundo da baliza de Helton.
No primeiro remate à baliza, o Gil Vicente marcou e isso foi decisivo para o desenrolar da partida. Apesar de ter mais posse de bola, o Futebol Clube do Porto nunca imprimiu velocidade e isso tornou o jogo dos Campeões Nacionais mais previsível.
Aos 23 minutos os Portistas queixaram-se de uma grande penalidade cometida sobre Defour, mas o árbitro nada assinalou, apesar do jogo ter sido parado para o Belga, que tinha a cara a sangrar, ser assistido.
Curiosamente, foi de penálti que o Gil Vicente chegou ao 2 x 0, num lance muito bem ajuizado por Bruno Paixão, mas cuja jogada é antecidida de um fora de jogo não assinalado a André Cunha, que cruzou para a área, onde Otamendi desvia a trajectória da bola com a mão.
Novamente perante Helton, Cláudio, agora de Grande Penalidade, bisou e colocou os Gilistas a vencer por 2 x 0, resultado com que se chegou ao intervalo, sem que o FC Porto tivesse criado qualquer ocasião de perigo.
Por isso, Vítor Pereira mexeu na equipa e deixou Otamendi e Souza no balneário, lançando Belluschi e Danilo no jogo. Numa estratégia notoriamente ofensiva, pois o FC Porto passou a jogar apenas com três defesas, os Azuis e Brancos davam tudo para marcar cedo e tentar a reviravolta.
No entanto, quem marcou foi o Gil, aproveitando o balanceamento atacante do FC Porto. André Cunha fez, praticamente, o terceiro remate à baliza de Helton e marcou o terceiro golo, colocando o resultado em números exagerados e a cheirar a goleada.
A aposta em Belluschi não podia ter sido mais certeira por parte de Vítor Pereira. O FC Porto ganhou Vida no meio-campo, mais velocidade, mais criatividade e rematou mais vezes à baliza.
Em comparação com o primeiro tempo, na etapa complementar os Dragões subiram, claramente, de rendimento, mostraram mais vontade, mas o mal já estava feito e de nada valeu o golo de Silvestre Varela, aos 77 minutos. O Campeão Nacional perdeu em Barcelos e, além de se atrasar na luta pelo Título, deixa de depender apenas de si para garantir o primeiro lugar.
Melhor em Campo: Fernando Belluschi
A estreia da Crónica ¡Visca Barça! do Cronista Duarte ocorrerá amanhã (Terça-feira, 31 de Janeiro) devido ao facto de o FC Porto ter jogado no passado Domingo.












Não, a crónica culé vem aí!!!Fujam!!!:P
ResponderEliminarCom ou sem Paixão, quem joga assim tão mal não merece ser campeão.
ResponderEliminarQuando é que esta equipa cresce e se mostra uma verdadeira candidata?
A culpa é de todos. dos jogadores, dos técnicos e da SAD.
Estamos a meio da época e ainda não foram corrigidos dois aspectos que surpreenderam os responsáveis. As fugas do treinador e do avançado.
Desde então, o FC Porto parece uma barata tonta! às vezes parece querer engrenar, como frente ao V. Guimarães, mas logo a seguir cai na mediocridade, que tem sido a imagem de marca desta equipa. Foi-se a Taça de Portugal, foi-se a Champions e a jogar assim Liga Europa, Campeonato e Taça Calabote Baptista não passarão de uma miragem.
Que pena!
Um abraço
@ Costa
ResponderEliminarVamos a ver se vêm mesmo ai a Crónica Culé pois o Duarte ainda não guardou nada.
Mas já que falas nos Culés, nos últimos dias eu tenho estado um pouco atento ao Culés.
Inclusive para agradar a Gregos e Troianos resolvi disponibilizar aqui a capa do Jornal "Mundo Deportivo" que está para o Barcelona como o Jornal "A Bola" para o Benfica por exemplo.
E que tenho eu visto?
Um mau perder terrível da parte do Barcelona e o seu Jornal Oficial (o tal de Mundo Deportivo) em vez de debater o que está mal no Clube Culé resolve assobiar para o lado impossibilitando o acesso ao seu Site on-line um dia depois de terem empatado em Villareal e no dia seguinte continuam a sua perseguição ao Treinador do Rival de Madrid.
Para além disto ainda ouço e leio comentários de muito baixo nível da parte dos Jogadores dos Catalães. A única excepção é Guardiola que não alimenta as palhaçadas que até o Xavi resolveu dar força.
Agora eu pergunto onde é que no meio desta baixeza de mentalidade se encontra alguma coisa que se assemelhe ao nosso Futebol Clube do Porto?
Que eu saiba os Dragões são um Clube de top que se comporta como uma Equipa de top e não como um Clube de Bairro como tem sido este FC Barcelona.
Aquele abraço.
@ Rui Anjos (Dragaopentacampeao)
ResponderEliminarEstou de acordo com o que escreveu. Quem joga assim não pode nunca chegar muito longe.
A questão da arbitragem é algo na qual eu nunca toco e o FC Porto já sabia ao que ia. Alias até foi esta a justificação para se retirar a Braçadeira de Capitão ao Helton. Sendo assim cabia ao FC Porto encarar esta partida de outra forma. A Defesa meteu muita água e o Otamendi esteve simplesmente terrível e ninguém percebe o que se passou e se passa.
Mas o que mais me assusta é isto que escreveu:
"Estamos a meio da época e ainda não foram corrigidos dois aspectos que surpreenderam os responsáveis. As fugas do treinador e do avançado.
Desde então, o FC Porto parece uma barata tonta! às vezes parece querer engrenar, como frente ao V. Guimarães, mas logo a seguir cai na mediocridade, que tem sido a imagem de marca desta equipa. Foi-se a Taça de Portugal, foi-se a Champions e a jogar assim Liga Europa, Campeonato e Taça Calabote Baptista não passarão de uma miragem."
E não vejo solução á vista... Pelo menos até ao fim da temporada.
Tal como eu previa o FC Porto de Vítor Pereira nasceu torto e torto vai terminar... È uma pena pois o Treinador até tem capacidade para fazer algo mais.
Um abraço.
Boas,
ResponderEliminarO jogo de ontem foi mais um, não para esquecer, mas para ter presente na memoria.
Primeiro, e na minha opinião com varios erros de casting.
Começando pela apatia de Helton, sem braçadeira esteve desconcentrado ou contrario do que é normal permitiu 2 golos que podia ter feito mais.
Depois a não inclusão de Danilo, num jogo que era necessário profundidade lateral.
Quanto aos centrais mais uma vez digo que o melhor, Mangala, devia ter lugar cativo.
Souza não é de perto nem de longe um polvo.
A inclusão de Moutinho e Defour, 2 jogadores com caracteristicas semelhantes, para estes jogos onde +e necessária criatividade, não resultaram.
Kleber ... continua a travessia do deserto, é esforçado sim mas se calhar precisava de um treinador de avançados, que lhe ensinasse as movimentações na area.
Por fim o que esteve melhor foi o Bruno Paixão ... que cumpriu na integra o seu trabalho como ja nos habituou á muitos anos. Não serve de desculpa, mas ajuda e muito.
Um abraço
http://fcportonoticias-dodragao.blogspot.com/
Caro The Blue One eu sei que é raro falares de arbitragens mas neste caso tem de ser falado e mais importante que tudo ser divulgado. É uma vergonha o que se passou ontem, se isto continua assim e acredito que assim será até final do campeonato é impossível para o porto ser campeão. E o que nós sócios portistas podemos e devemos fazer? Pressionar a nossa sad que esta com uma apatia nunca antes vista e fazer com que estes lutem contra a demanda imparável que se levantou contra o nosso clube. A culpa é maioritariamente da sad, que ninguém tenha duvidas e nós como adeptos temos que nos fazer ouvir. Cumprimentos Fonseca
ResponderEliminarNós somos adeptos, mas não nos podemos fazer ouvir, meu caro. Porque a SAD não pertence aos adeptos, pertence aos accionistas. O FC Porto não permitiria o desagregar da identidade do futebol portista, que apenas pode ser assegurada por jogadores formados na casa ou conhecedores dos valores azuis e brancos. Mas a SAD vive do negócio do futebol, pelo que os seus critérios são diferentes. A identidade não lhe diz nada e provou-o, um vez mais, ao atribuir a mítica camisola 2 (a que ergueu a nossa primeira TCE)ao Danilo. A mensagem é: a mística não assegura mais valias, caros clientes.
ResponderEliminarÉ a vida.
O único culpado das nomeações que têm conduzido a estas arbitragens miseráveis, só tem um nome: Fernando Gomes. Quando levou dependurado aquele bandidola do Vítor Pereira para a Comissão de Arbitragem da FPF, não era de esperar outra coisa.
ResponderEliminarO ex-presidente da Liga vendeu-se por um prato de lentilhas.
Perceberam agora o porquê da “instituição” o ter apoiado, ou querem que faça um desenho?
Abraço
@ P. Ungaro
ResponderEliminarCá está. Este caso do Helton não deu para perceber e é o exemplo vivo de como as coisas no Balneário estão fora de si.
Segundo o que li o Brasileiro não foi o Capitão da equipa porque houve algum inteligente que achou que o Rolando (que é um Jogador que pouco ou nada fala e queria sair do FC Porto) podia ver amarelos e o Helton não. E não me acredito que esta brilhante ideia tenha vindo da cabeça do Helton.
Isto admite-se numa equipa como o FC Porto?
De resto não creio que estar agora a trocar os centrais seja benéfico pois já existem rotinas de jogo que estão trabalhadas entre Rolando e o Otamendi. A meu ver mal por mal que se deixe estar o Otamendi a fazer disparates e o Rolando a tentar apagar alguns incêndios.
Quanto ao Danilo, bem este moço tem sobre ele um peso enorme... Tenho um enorme receio de que este Jogador venha a ser um tremendo barrete se começar a jogar de início numa altura tão delicada como a que o FC Porto está a viver.
Um abraço.
@ Fonseca
ResponderEliminar"Caro The Blue One eu sei que é raro falares de arbitragens mas neste caso tem de ser falado e mais importante que tudo ser divulgado. É uma vergonha o que se passou ontem, se isto continua assim e acredito que assim será até final do campeonato é impossível para o porto ser campeão."
Estou totalmente de acordo caro amigo.
Agora o que eu não posso concordar é com certos sectores da massa Adepta Azul e Branca que estão a justificar esta derrota do FC Porto somente com a estapafúrdia arbitragem de Bruno Paixão. Ir por este caminho é deturpar as coisas e não assumir a realidade.
Não se admite que o FC Porto tenha demorado 45 e poucos minutos a acordar para o Mundo!
"Pressionar a nossa sad que esta com uma apatia nunca antes vista e fazer com que estes lutem contra a demanda imparável que se levantou contra o nosso clube. A culpa é maioritariamente da sad, que ninguém tenha duvidas e nós como adeptos temos que nos fazer ouvir."
Já há muito que tenho este tipo de discurso aqui no Mística. Apenas lamento que em tempos de crise é que o pessoal se vá apercebendo disto...
E o que mais me incomoda é que já é a 3ª vez que o FC Porto faz o mesmo tipo de asneira depois de uma Temporada em que ganha tudo.
Cumprimentos.
@ John Carnation
ResponderEliminar"O FC Porto não permitiria o desagregar da identidade do futebol portista, que apenas pode ser assegurada por jogadores formados na casa ou conhecedores dos valores azuis e brancos. Mas a SAD vive do negócio do futebol, pelo que os seus critérios são diferentes. A identidade não lhe diz nada e provou-o, um vez mais, ao atribuir a mítica camisola 2 (a que ergueu a nossa primeira TCE)ao Danilo. A mensagem é: a mística não assegura mais valias, caros clientes."
Assino por baixo esta parte do seu comentário. Reflecte uma triste realidade e um caminho perigoso que o FC Porto tem estado a seguir.
Agora não estou de acordo quando afirma que nós Adeptos não podemos fazer nada para inverter este rumo.
Podemos e devemos fazer alguma cosia. Bata que o pessoal deixe de ir para o Dragão cantar Pinto da Costa allez e que deixem que apareçam mais candidatos á Presidência do FC Porto para que o Clube entre de uma vez por todas no Século XXI sem esquecer o seu rico passado e sobretudo a sua Mística.
È triste que o Dragão agora seja um palco onde as Comissões se apoderam de tudo quando se ganha muitas vezes e que só se reaja quando algum desastre acontece.
O que nos falta é capacidade de iniciativa e de aceitar a realidade de que as coisas estão a mudar, pois não há bem que sempre dure nem mal que nunca acabe, ou seja, nem sempre a Política do PC vai resultar e nem sempre o Benfica vai andar a meter água.
Mas fazer com que certos Portistas vejam isto é tremendamente complicado.
Cumprimentos.
@ Lima
ResponderEliminarOlhe que eu fui daqueles que achava que este Fernando Gomes ia trazer algo de novo ao nosso futebol por não ser mais um destes políticos de treta que andam a saltar das Câmaras Municipais para o Futebol e vice-versa...
Enganei-me... Mudam-se as gamelas mas os Porcos são os mesmos.
Depois os Corruptos são os Azuis e Brancos e o Sistema é uma obra maléfica do FC Porto.
Grande abraço.