Depois de um mês bastante calmo no que diz respeito a movimentações de mercado eis que de repente o universo portista ficou em sobressalto. Primeiro foi o possível regresso do ídolo Lucho Gonzalez. Um grande capitão que vimos partir mas que nunca foi esquecido. Um regresso muito desejado quer pelo jogador quer pelos adeptos.
Sabe-se que Lucho na época que saiu para o Marselha já tinha colocado na sua cabeça que terminaria a carreira no Dragão e já tinha feito do Porto a sua casa. Era o grande capitão, respeitado e admirado por todos. Na altura impôs-se o peso do negócio em detrimento da gestão de clube do antigamente que protege símbolos e pensa nos adeptos, impôs-se a vertente da Sad, os activos e passivos, a ideia de valorização e de negócio. Lucho já não estava em idade de se valorizar e chegava o momento de fazer dinheiro com ele. Chegou-se a acreditar que Lucho ficaria a salvo dessa lógica de mercado, tal não se verificou, ele não foi excepção e acabou saindo grato mas sem convicção de que seria o melhor. Deixou-se a porta aberta para um regresso… Pois Lucho tornou-se notícia não tanto por o Porto ir atrás dele, mas mais por ele demonstrar o seu carinho pelo clube ao deixar em stand by uma transferência para o Brasil para poder voltar ao seu clube, ao clube onde foi ídolo, símbolo, capitão… Lucho desafiou também a lógica do mercado que se aplica aos futebolistas hoje em dia, colocando a questão financeira de parte, mostrando-se disposto a esperar pelo Porto e a abdicar do seu salário milionário para poder regressar a casa.
Isso espevitou os portistas e aí começaram as petições on line, os blogs, uma pressão intensa sobre a Sad do Porto. Se fosse auscultado o universo portista, não há dúvida que todos querem o regresso de Lucho.
Não refeitos ainda desta possibilidade, eis que nos últimos dias cai outra notícia como uma bomba. Paulo Henrique Ganso. Médio internacional brasileiro, jogador que é figura maior do Santos e do campeonato brasileiro juntamente com o mais mediático Neymar. Depois das recentes polémicas com o Santos pensava-se que o Porto tão cedo não quisesse ir por esse caminho, no entanto a proposta avançou mesmo e parece ser oficial. O Porto está no meio do fogo cruzado entre o Santos e a empresa DIS que detém parte do passe de Ganso tal como detinha de Danilo. O clube e a empresa estão de relações tensas e há uma tentativa da DIS de retirar os seus jogadores do Santos.
Não é a 1ª vez que se coloca a hipótese de saída de Ganso e não é a 1ª vez que se associa o nome do F. C. Porto. Já há cerca de um ano se colocava a hipótese de Ganso se transferir para o Corinthians como forma a que no final da temporada se pudesse transferir para o Porto por um preço menor. É que a cláusula de rescisão de Ganso é de 50 milhões de euros para clubes fora do Brasil, no entanto acredita-se que existe outra cláusula no contrato para clubes do mesmo campeonato e o valor é bem inferior. DIS retiraria o Ganso ao Santos, o Corinthians, um grande rival, poderia rentabilizar a imagem de Ganso e ter a sua qualidade para atacar a Libertadores e depois a DIS ajudaria a colocar Ganso no Porto.
Um jogador que ao que tudo indica estaria fora das possibilidades do Porto. Trata-se de um jogador com um elevado valor de mercado, seguido de perto pelos clubes de Milão e que já é internacional brasileiro e o camisa 10 da selecção do Brasil. É o melhor jogador da liga brasileira a seguir a Neymar que como todos sabem é disputado por Barça e Real Madrid.
O que pode cada jogador trazer ao clube?
Lucho. Um jogador que conhece os cantos à casa. Um líder capaz de ajudar o clube a atacar o título e acima de tudo capaz de aglutinar os portistas em torno desta equipa. Seria sem dúvida um meio campo de Luxo contar com: Fernando, Moutinho e Lucho Gonzalez. Lucho não foi muito feliz em Marselha. Titular, uma das figuras da equipa mas arreliado por algumas lesões, nunca chegou à categoria de ídolo alcançada no Porto.
O que me faz acreditar pouco nesta hipótese prende-se com a vertente do negócio, na forma de gestão da Sad. Desde há anos para cá que o Porto tem uma política de contratações bem definida. Contratar jovens para que possam ser trabalhados e rentabilizados. Geralmente jogadores que não tenham mais de 25,26 anos. Uma política que não olha a emoções nem promove regressos que não possam dar lucro. Lucho seria uma excepção de anos e anos…Por isso a bola está muito mais do lado de Lucho e até que ponto ele estará disposto a ceder…Mesmo um empréstimo com opção de compra de 4 milhões de euros poderia ser demais para uma Sad cada vez mais preocupada com a contenção de custos. Seria visto como um capricho despender 4 milhoes por um jogador que já se sabe que não daria lucro. Infelizmente é esta racionalidade que pode afastar o encontro dos adeptos com um ídolo.
Acho que a SAD do Porto deveria ver mais além, pensar numa estratégia de markting para valorizar este regresso de Lucho para que ele possa ser útil também na vertente financeira e, por outro lado, não esquecer a mais-valia que Lucho poderá ainda constituir no final da carreira integrando os quadros do F. C. Porto. A idade não deve ser impedimento na perspectiva de rendimento desportivo. Se Aimar com 34 anos pode ser o melhor jogador do Benfica, não vejo que Lucho com 31 anos seja inferior.
E Ganso? Parece certo que se chega Ganso, Lucho deixa de ser hipótese. São jogadores que pisam os mesmos terrenos de jogo. Ao coração dos adeptos que pedem Lucho, a Sad poderá responder que a ilusão de um reforço de classe mundial como é a de Ganso e dentro daquilo que é a política da Sad. Falta é saber o que o Porto terá que gastar e quanto poderá lucrar.
Ganso no sistema táctico do Porto o 4-3-3, jogaria como 3º médio tal como o faria Lucho. Ocuparia uma posição que este ano tem andado a saltar entre Beluschi, Guarín e Defour.
Ganso tem uma visão de jogo invulgar, uma enorme capacidade técnica, excelente a pautar o jogo e primoroso no último passe. Um jogador que tal como Lucho no seu tempo, encaixaria bem num modelo de jogo que cada vez mais apela ao futebol de transição e abdica cada vez mais de um futebol de posse. Belluschi brilha mais num futebol de posse. Lucho e Ganso podem assumir maior protagonismo num futebol de transições.
Ganso tem uma visão de jogo invulgar, uma enorme capacidade técnica, excelente a pautar o jogo e primoroso no último passe. Um jogador que tal como Lucho no seu tempo, encaixaria bem num modelo de jogo que cada vez mais apela ao futebol de transição e abdica cada vez mais de um futebol de posse. Belluschi brilha mais num futebol de posse. Lucho e Ganso podem assumir maior protagonismo num futebol de transições.
Como é que Ganso vem parar ao Porto e não vai logo para um gigante? O Porto é um tira teimas. Grande parte dos gigantes europeus vê no Porto o clube certo para que jovens sul-americanos entrem na Europa e possam ser trabalhados para depois se triunfarem poderem então dar o salto.
Ganso oferece algumas dúvidas ainda. Por um lado depois de um aparecimento que não deixou ninguém indiferente, Ganso viu a carreira sofrer alguns reveses, com uma série de lesões traumáticas e musculares que têm sempre deixado a dúvida sobre a condição física de Ganso. Ficam as dúvidas se se trata apenas de azar ou se existirá uma certa propensão de Ganso a lesões o que o poderia influenciar e muito o valor de mercado do jogador.
Ganso oferece algumas dúvidas ainda. Por um lado depois de um aparecimento que não deixou ninguém indiferente, Ganso viu a carreira sofrer alguns reveses, com uma série de lesões traumáticas e musculares que têm sempre deixado a dúvida sobre a condição física de Ganso. Ficam as dúvidas se se trata apenas de azar ou se existirá uma certa propensão de Ganso a lesões o que o poderia influenciar e muito o valor de mercado do jogador.
De um ponto de vista mais táctico, pode-se dizer que Ganso está, na minha opinião, mais talhado para triunfar já na Europa. Ao contrário de Neymar que não obstante o mediatismo é um bocado anárquico tacticamente e ainda tem falhas graves na forma como encara o jogo e acima de tudo tem o risco do deslumbramento. Esta dupla faz lembrar outra dos meninos da vila: Robinho e Diego. Também na época o Robinho era a grande promessa e o Diego era visto como o cérebro. Eu sempre preferi Diego e acho que ele poderia ter feito mais no Porto.
A diferença para estes dois, é que Ganso, mais do que Diego, tem outra classe. Diego transportava mais jogo. Era talhado para um futebol mais tricotado, de passe. Ganso é mais culto tacticamente.Menos vistoso mas mais culto na forma como lê o jogo. É bastante adulto dentro do campo.
A melhorar tem a questão defensiva. Num meio campo de 3 médios, Ganso ainda tem que aprender a defender. Ganso espera muito pela bola no pé e chegando aos seus pés ele consegue fazer a diferença, no entanto, para triunfar no futebol europeu Paulo Henrique tem que apresentar mais intensidade competitiva. Em campo, Ganso tem que ser mais pressionante. Trata-se de um jogador algo lento e isso também não ajuda. Mas trabalhado pode ser um médio como Lucho. Lucho nunca foi rápido, mas defensivamente equilibrava muito a equipa por ser mais rápido a ler o jogo que os demais jogadores. Lucho sabia sempre como se colocar para ajudar a equipa no processo defensivo ou no momento da organização defensiva e era o primeiro dínamo no momento de transição ofensiva.
É isso que Ganso tem que aprender, até mesmo para poder ajudar mais a sua selecção que deposita a organização de todo o jogo nos seus pés. Káká não tem tido regularidade para ser chamado e o Ganso é visto como o camisa 10 a ser preparado para o Mundial do Brasil.
Ganso neste momento traria outro inconveniente. O mercado brasileiro em Janeiro tem o inconveniente de apanhar os jogadores em plena pré-época e obriga a que eles chegados à Europa precisem da adaptação mas também de uma mini pré-época para atingirem os níveis físicos desejados…Quando são atingidos geralmente está a época a terminar.
Depois há ainda Danilo… Danilo apesar de poder jogar a lateral direito, sente-se mais cómodo a médio e a prudência aconselha a que Danilo vá entrando na equipa como médio, uma vez que como lateral direito também ele tem que se adaptar às exigências do futebol europeu. Danilo tem dificuldades em defender por dentro. É muito forte a subir e pode dar a dinâmica que tem faltado ao lado direito, mas por outro lado quando se tratem de jogos mais exigentes no aspecto defensivo, aí Danilo poderá ainda sentir algumas dificuldades na hora de fechar no meio. No mundial de sub-20 a jogar a lateral direito, apresentou sérias dificuldades quando exploravam esse espaço. Pode vir a ser um excelente lateral direito, mas tem que aprimorar com treino esse tipo de pormenores.
A entrada de Lucho ou de Ganso obrigará a uma reestruturação. Sendo a meio da época obriga à saída de um médio. Aí também o mercado tem sido agitado. De uma saída quase dada como certa de Guarín a troco de uma boa soma, eis que agora se coloca a hipótese a saída de Belluschi por empréstimo para o Genoa com opção de compra. Não deixa de ser uma surpresa… Belluschi é um jogador de grande qualidade e que oferece determinado tipo de características que mais nenhum outro médio oferece. Para se justificar uma saída assim apenas se vê dois motivos: 1º o facto de o Porto sentir que já não o poderá rentabilizar e por isso não lhe renovando o contrato, tenta obter uma compensação financeira; 2º a possível chegada de mais um reforço para o meio campo que jogue na mesma posição e que por isso tape a possibilidade de Belluschi entrar no onze.
Não sei até que ponto é benéfico para o grupo, tantas modificações e mudanças no balneário numa altura em que o grupo está forte e começa a consolidar um modelo de jogo. Não é recomendável uma revolução neste momento, principalmente num sector em que o Porto não está necessitado.
.
No meio de tudo isto, apetece fazer a pergunta…E o ponta de lança? Podem sair médios para entrarem outros médios… Mas e então o ponta de lança? Não havia dinheiro para um ponta de lança mas existe a disponibilidade para investir num jogador como Paulo Henrique Ganso? No mínimo estranho…Principalmente quando o Porto desistiu de Leandro Damião do Internacional de Porto Alegre, um ponta de lança que é de longe no mercado sul americano o jogador mais apetecível para a posição que o Porto precisa de ver reforçada. Um jogador que entraria de caras no onze
.
No meio de tudo isto, apetece fazer a pergunta…E o ponta de lança? Podem sair médios para entrarem outros médios… Mas e então o ponta de lança? Não havia dinheiro para um ponta de lança mas existe a disponibilidade para investir num jogador como Paulo Henrique Ganso? No mínimo estranho…Principalmente quando o Porto desistiu de Leandro Damião do Internacional de Porto Alegre, um ponta de lança que é de longe no mercado sul americano o jogador mais apetecível para a posição que o Porto precisa de ver reforçada. Um jogador que entraria de caras no onze
Falou-se que ele poderia estar de malas feitas para uma transferência milionária para Inglaterra, mas o facto é que ele ainda está a resolver em Porto Alegre… Ainda esta semana ele marcou o golo da vitória na pré-eliminatória da Libertadores da América contra o Once Caldas.
Enquanto se baralham nomes fortes como Lucho ou Ganso e se planeiam saídas como Guarín e Belluschi, não deixa de surgir na mente de qualquer portista o porquê de tanto congestionamento no meio, de informação para cá e para lá e nem uma palavra sobre o problema do centro do ataque, esse sim, fulcral…
Liedson? Parece uma piada… Mas se tivermos que encarar a sério e se o Porto não tiver mesmo mais meios… então eu optaria pelo empréstimo de Nuno Gomes que não tem sido utilizado no Braga. Não traria custos, seria uma alfinetada ao Benfica como Pinto da Costa tanto gosta, e Nuno Gomes traria experiência e a capacidade de segurar a bola e tabelar com James, Moutinho e Hulk. Mais do que nos preocuparmos com os golos, temos que nos preocupar em encontrar alguém capaz de segurar a bola na frente e deixar com que Hulk possa manter-se na direita. Quer Hulk quer James podem dar conta do recado no que diz respeito aos golos…
Esperemos então pelos próximos capítulos para saber se a montanha vai parir um rato ou se realmente haverá uma mini revolução no reino do Dragão.




um post espectacular, tiro-lhe o chapeu pela a forma séria como analisou tudo e ainda por cima ao pormenor, os meus parabéns!
ResponderEliminarSó como nota final a minha opinião é que a montanha vai parir um rato para grande tristeza minha.
Muito obrigado pelo comentário.:)
ResponderEliminarInfelizmente tendo em concordar...Acho que a montanha vai parir um rato...Não imagino grandes mexidas nesta altura do ano.O mercado não tem tido grandes novidades para se gerar o efeito dominó que possa alavancar alguns possíveis negócios.
.
Talvez para a próxima época.Mas acho difícil que venham Ganso e Lucho.Mais provável que chegue Ganso até,por incrível que possa parecer.
um abraço.
Exacto. A montanha pariu um rato.
ResponderEliminarÉ tudo e apenas especulação. Como exercício não está mal, mas não é a realidade.
Talvez na próxima época...O Ganso acredito que possa mesmo ser uma forte hipótese.
ResponderEliminarPena é que o mercado esteja a fechar e não se fale de nenhuma solução para o ataque,seja ela qual for.Uma equipa da dimensão do Porto não pode atacar o que resta da época apenas com um ponta de lança no plantel...
@ Costa
ResponderEliminarAntes de mais deixa que te dê as boas vindas de novo ao Mística.
Espero que desta vez venhas para ficar e que todos os nossos Leitores possam apreciar os teus escritos com regularidade.
Quanto á tua longa Crónica, eu acho mal que o FC Porto esteja nesta altura a por o Plantel em ordem.
Sempre tive para mim que o Mercado de Inverno não é para se ajustar o Plantel mas sim para se lhe dar alguns retoques importantes.
Se o Clube queria vender o passe de Guarín e Belluschi já o deveria ter feito no início da Temporada e não agora pois passa a ideia de que anda a arranjar lugares á força para que Lucho e Danilo possam jogar no meio campo.
Sim Danilo no meio campo porque este joga melhor nesta posição do que a defesa direito. E quer tu querias ou não o Maicon tem estado excelente na posição de defesa lateral direito.
Mas se realmente o Lucho regressar a pergunta que eu coloco é que Lucho iremos ter actualmente? È preciso ver que o Jogador está mais velho e que a sua incursão pelas terras Francesas não foi muito feliz.
Quanto ao Ganso, sinceramente depois da palhaçada que houve entre o Santos e o FC Porto os Dragões vão-se meter outra vez com esta gente de baixo nível?
E será que o FC Porto encontrou alguma mina de ouro no Dragão e ninguém deu por ela? O Ganso é um Jogador cujo seu passe está longe de ser barato.
Para além de que eu vi o Ganso a jogar algumas vezes e não gostei mesmo nada do que vi.
E nem falo aqui no Liedson... Que barbaridade!!! Mais uma para meter nojo e derrubar o Kléber que até tem jogado bem nas últimas partidas.
Aquele abraço.
Boas para todos;
ResponderEliminarVem hoje num medias francês online que Lucho esta certo no Porto em troca com Varela!!!...
http://www.footmercato.net/
Obrigado pelas boas-vindas amigo @blue one.
ResponderEliminarEu acho que o regresso de Lucho seria sempre uma mais-valia.Nunca devia ter saído.Lucho a vir,obviamente será com um salário muito mais baixo. E faz falta ao Porto ter jogadores assim. Símbolos que possam aglutinar os adeptos.Lucho é um líder e pode render muito em campo e também poderá ser fundamental no balneário orientado os mais novos e dando experiência a esta equipa.
.
Sobre o que ele ainda pode render...é o que escrevi sobre o Aimar.O Aimar também diziam estar acabado e agora é dos jogadores mais importantes do Benfica e é mais velho que Lucho.
.
Lucho nunca foi um jogador que tivesse que usar muito o físico.É um jogador acima de tudo rápido a pensar e a ler o jogo.Sempre fez do seu ponto forte o posicionamento e por isso pode tal como Riquelme ou Veron jogar até muito tarde e continuar a ser importante na manobra da equipa.
.
Sobre o Ganso.Acompanho a sua carreira praticamente desde o início e tenho que discordar. O Ganso é para mim o 2º jogador mais valioso da liga brasileira e é sem dúvida o jogador que pode dar uma maior venda para um gigante do futebol europeu,logo a seguir ao Neymar.
.
O Ganso tem os gigantes de Milão a segui-lo.O Porto seria a porta de entrada para ele crescer e depois dar o salto.
.
Obviamente que o Ganso tal como todos os outros jogadores que vêm do Brasil teria que passar por um período de adaptação.Dúvidas em relação à sua propensão a lesões.Qualidade técnica ele tem de sobra.
.
Maicon não é solução para lateral direito e o pp Vítor Pereira já admitiu que o Porto não ataca pelo lado direito com ele.Só atacará se o Hulk passar para a direita.
O Danilo em 90% dos jogos pode dar muito mais ao lado direito da defesa que o Maicon,porque em 90% dos jogos o Porto passa o tempo quase todo a atacar e pede-se mais um lateral do que um central do lado direito.Maicon não dá profundidade e retira poder ofensivo.Por mais esforçado que seja.
.
Concordo contigo que não tem lógica agora o Porto estar a fazer grandes mexidas.Pior é se o Belluschi for emprestado para não entrar ninguém...Se não chegar nem Lucho nem Ganso em Janeiro,porquê ceder o Belluschi a troco de nada?Estar a desfalcar a equipa para quê?Esse seria um acto de gestão difícil de compreender.
.
Esperemos até ao fecho do mercado para termos a certeza.Gostava que houvesse uma surpresa boa.Um ponta de lança.E se sair o Belluschi que seja porque o El Comandante regressa a casa.
.
abraço.
@ leportista
ResponderEliminarEu espero sinceramente que isto não passe de um rumor pois eu nunca trocaria o Varela nem que me oferecessem 50 Luchos!
O Varela neste momento é fulcral para o FC Porto.
Cumprimentos.
@ Costa
ResponderEliminarSobre o que escreveste acerca do Lucho eu estou de acordo. Falta é saber se o Argentino vai ter capacidade para por ordem num balneário que neste momento mais parece um cabeleireiro de senhoras. E isto se o Jogador vier mesmo.
Quanto ao Ganso, bem já sabes qual é a minha opinião sobre o “Brincadeirão” que é um Campeonato onde se faz tudo menos jogar futebol a sério.
Vi o Ganso a jogar e não gostei. Muita finta, muito papo feito, muita brincadeira, mas de prático: zero!
È outro Neymar. Um produto do marketing Brasileiro para ver se algum peixe graúdo lhe pega. Se o AC Milan que costuma ir buscar Jogadores ao Brasil não lhe tocou por alguma coisa é. E de certeza que não tem nada a ver com a questão financeira.
Eu continuo a achar que o Danilo deve jogar no meio campo. E mesmo assim até lhe estou a fazer um grande favor uma vez que o moço chegou numa altura diabólica e com uma pressão tremenda em cima das suas costas.
Quanto ao resto do teu comentário estou de acordo (menos na parte do Maicon como é obvio).
Aquele abraço.