terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

¡Visca Barça!: O Homem de Barcelona

À memória de Antoni Tàpies, pintor catalão e do mundo

Ele é o treinador da actual melhor equipa do Mundo, o FC Barcelona. E está consciente disso. Catalão de nascimento, nos anos 90 foi um dos maiores heróis da equipa blaugrana. Um dos mais queridos meninos saídos da cantera. Muito jovem esteve na final de Wembley, no mítico «dream team» de Cruyff. Tinha feito recentemente 21 anos quando a "orellona" foi levantada pela primeira vez pelos culés. Ganhou Ligas. Tornou-se capitão da equipa. Ergueu mais taças ainda. Depois lesionou-se gravemente. Ainda tentou jogar de novo, mas uma má gestão do plantel protagonizada pelo holandês Louis van Gaal levaram-no a sair de casa e a correr mundo. Jogou em Itália. Foi até à Ásia. Descontente, abriu ainda mais os horizontes e aventurou-se, durante algum tempo, pela Liga mexicana. Retirou-se de dentro dos campos. E voltou a casa.

O menino regressou a casa feito homem e quis ser treinador. Desde 2006, na posse do "canudo" de treinador de futebol profissional, regressou a casa para treinar a equipa B do clube do seu coração. Impressionou, conseguindo fazê-la subir de divisão. E então, no verão de 2008, altura em que o Barcelona parecia perder o fôlego, é convidado para substituir Rijkaard nos comandos da sua equipa. Uma herança pesada, pois o histórico holandês voltara a dar brilho à equipa, conquistando a Segunda Champions e outros títulos. Pepe, assim é conhecido o menino desta história, não se atemorizou. Tinha um conjunto de bons jogadores e, tão importante, o espírito de Barcelona. Uma história de vitórias por trás. E nesse momento, quando ele assina, o Barcelona torna-se ainda maior do que já era. Torna-se a lenda a que nos referimos no texto anterior.

Cinco anos depois o menino já tem um nome na Europa. Chama-se Guardiola e é oficialmente o melhor treinador do Mundo. Dono de uma calma olímpica, gentleman dentro e fora de campo, prova que o futebol ainda pode ser um desporto de cavalheiros e não um circo de feras onde seus certos colegas adversários se movimentam para dar azo às suas raivas e problemas internos mal resolvidos. O maior treinador-vencedor da história do FC Barcelona, Guardiola conseguiu imprimir à sua equipa um estilo elegante mas ao mesmo tempo demolidor. deliciando o mundo com o regresso do futebol a uma bela e alegre origem que há tantos anos não se via.

Mas o futuro de Guardiola está num impasse. Sairá ele de Barcelona, a casa, ou aventurar-se-á um dia noutros países e treinar outras equipas. É que, depois de atingir o cume, o Everest do futebol mundial, o que pode continuar a fazer? Conseguirá ter o mesmo suporte forte como o aço que tem no Barcelona noutra equipa, por maior que esta também seja (um Manchester United, um Liverpool, um Milan, um Porto)? E conseguirá adaptar-se a outra realidade?

São questões a que só o futuro dará resposta, e não somos magos para adivinhá-lo até porque, ao contrário de treinadores globetrotters, Guardiola está em casa e lá que se sente bem. E o momento ainda é para desfrutar da grandeza que está a viver desde 2008, comandando o FC Barcelona sempre a maiores e mais vitórias!

5 comentários:

  1. Caro @João Duarte, já sei que não costumas comentar aqui no blog.Ainda assim ficam aqui alguns apontamentos sobre o que escreveste.
    .
    1º O Guardiola fez parte da equipa que ganhou a 1ª champions?Não sei...Se fez assistiu a uma final ganha a uma "poderosa" equipa chamada Sampdoria...e em prolongamento...Numa jogada de tiki taka...?Não.Livre directo de Koeman.
    .
    Sobre o mítico Barça treiando por Cruyff,convém lembrar que se trata do Barça que foi goleado pelo Milan 4-0 e levou um banho de bola nessa final de champions.Totalmente atropelado por um Milan treinado por Fabio Capello que era claramente a equipa mais forte da Europa como demonstrou nessa final face a essa tal dream team...
    Época 93-94.Final em Atenas e um banho de bola em cima do Barça de Cruyff...O Guardiola estava lá?
    .
    Depois não compreendo essa obsessão com Mourinho...É normal.Já foi feito um estudo e descobriu-se que o nome de Mourinho é mais pesquisado na Catalunha que em qq parte do Mundo...Isso diz bem da vossa obsesão...
    Mas já que queres falar de fair play e de saber estar...Então pq não mencionaste que a carreira de Guardiola enquanto jogador esteve suspensa pelo uso de nandrolona?
    .
    Sim, o rapaz escuteiro Pep, esteve suspenso por dopagem...Isso preferiste ocultar...
    Isso que eu saiba é uma forma de batota...e não vejo nada de gentleman nisso...
    .
    Como treinador diria mais que é um falso humilde e isso roça a hipocrísia. Envolveu-se em insultos com um treinador de uma pequena equipa dinamarquesa, no último jogo com Valência após o golo do Barça provocou o banco do Valência por eles terem regado pouco o relvado...
    O mesmo Guardiola que num jogo com o Madrid escondeu a bola de CR7 quando este se preparava para a lançar,sendo que por sua culpa instalou-se uma grande confusão...
    .
    O mesmo Guardiola que não falava de árbitros mas que depois de se ver a 7 pontos começou a falar...
    Sobre a sua capacidade como treinador e o facto de não ter mais nada a provar… Aí é que te enganas…Mourinho já ganhou mais que Guardiola e por clubes como o Porto sem os meios do Barça e nem por isso deixou de se colocar à prova e de ir para outros países demonstrar que é o melhor do Mundo e um dos melhores de todos os tempos. Vai ser o 1º treinador da história a fazer o grand slam e a ganhar as 3 principais ligas europeias.
    Porque Guardiola não tenta o mesmo? Por estar em casa? Tretas…Ele quer ser outro Cruyff. Aproveita agora o sucesso e sai em grande sem ter que provar nada fora de Barcelona…Assim fica só a mandar palpites como o Cruyff e não tem que ser posto à prova como técnico.
    Uma coisa é treinar no Barça que já tem uma filosofia consolidada, outra é ter que ir para outro clube sem esses meios, sem essa filosofia e ter que criar um trabalho de raiz. Isso é que faz com que Mourinho seja o melhor. Já o provou em vários clubes. Pep não.
    E se ele tivesse tanto amor ao Barça como dizes, então não renovaria contratos ano a ano….Faria a vontade do povo e assinava um contrato por mais anos…Ele faz contratos só ano a ano para poder estar livre de dar o fora e sair em grande…Outra hipótese que se falou é de ele ir treinar para o Dubai…Realmente, que grande ambição…
    Mas não se pode censurar…ele não quer perder essa aura de vencedor. Nem todos têm a capacidade e a coragem de Mourinho de abraçar novos projectos e colocar o seu ciclo vitorioso em causa… Veja-se o que ganhou Rijkard depois de sair de Barcelona…Pep arriscava-se a ir pelo mesmo caminho…Assim não. Ficam só com a imagem dele no Barça e ele não tem que provar o que é capaz de fazer noutro clube, noutro país, noutra cultura.

    .
    Gostava que comentasses estes meus apontamentos. Como leitor acho que seria interessante para dinamizar o blog e ler as tuas explicações quando confrontado com outros factos não enunciados por ti no teu texto.
    .
    um abraço.

    ResponderEliminar
  2. estes mourinhistas rasga camisolas já chateiam.
    desejo-lhe o mesmo que ele desejou ao rui jorge. lol

    ResponderEliminar
  3. @Ricardo Costa: não vou perder o meu tempo a responder ao teu comentário porque eu apenas respondo a quem tem uma opinião fundada em razão. A tua é fundada no puro ódio. Desculpa dizer-te mas há limites. Não enumeras factos mas deitas afirmações em defesa de um tipo que de gentleman não tem nada. É pena.
    Um abraço

    @pedroto
    É de um péssimo gosto o que escreves sobre o mourinhista. Desejar-lhe o que o outro ser humano de carácter pouco recomendável é igualar-se a ele. Mesmo que seja piada o que escreves ao ricardo costa é de um péssimo mau gosto que não posso deixar de censurar, e que me custa mais quando é dirigida a uma amigo.

    ResponderEliminar
  4. @ Duarte

    Nada tenho contra o Pep Guardiola. Ele e o Messi são as únicas personagens do actual FC Barcelona pelas quais tenho uma enorme consideração e respeito (ao contrário de ti que odeias o José Mourinho quando todos sabemos que os autores das palhaçadas no FC Porto foram os SDs e o artista do PC/Carolina).

    Contudo penso que no final da actual Temporada é que vamos ver daquilo que o Guardiola é mesmo capaz.

    Isto de pegar numa equipa em que 90% dos Jogadores jogaram ao seu lado e que fizeram parte da sua Equipa B é uma coisa. Outra bem diferente é pegar numa equipa e construi-la de raiz com Jogadores que o clube contrata.

    E aliás já se começa a notar que o tempo de Guardiola no Barcelona está a chegar ao fim ou não andasse o Espanhol com uma Candeia á procura de sucessores para o Xavi, Iniesta e outros tantos que já não suportam o ritmo do jogo Catalão sem irem para o estaleiro durante não sei quantos meses.

    E isto aliado a um Presidente que está sempre mais preocupado em mandar bitaites para os rivais e para os árbitros não abona muito a favor do futuro do Guardiola.

    Vamos indo e vamos vendo. Para já o Pep tem tido a "papinha" toda feita. Quando ele um dia resolver enfrentar o desafio de sair do "colinho da Mãe" a gente conversa sobre o Homem de Barcelona.

    Ainda não me explicaste esta do Futebol lendário...

    Por acaso o Futebol do Barcelona trouxe algo de novo ao Mundo da Bola ou foi somente uma adaptação do Futebol Total da Holanda de Cruyff e companhia?

    Grande abraço.

    ResponderEliminar
  5. Amigo @João Duarte, não tenho qualquer tipo de ódio pelo Pep como tu tens pelo Mourinho.
    O que me questiono é...Quando Mourinho estava no Porto não gostavas dele? Ele não mudou. Então porque é que passou de genial a um ser odioso?
    .
    Tudo o que escrevo nada tem a ver com ódio. Respeito o Pep. Mas não embarco naquela onda de que ele é um Nobel da Paz. Nisso prefiro um Mourinho com todas as virtudes e defeitos.Não gosto de falsos humildes.
    .
    O que escrevo no meu comentário são factos, @João Duarte.
    O Barça de Cruyff foi goleado por 4-0 pelo Milan de Capello e a 1ª champions do Barça foi ganha à Sampdoria no prolongamento...
    .
    Tal como é um facto que o Pep Guardiola esteve suspenso por causa de doping enquanto jogador...
    Enquanto treinador,criticas o Mourinho, mas o Pep também já teve casos de falta de fair play,fosse com o treinador de uma equipa da Dinamarca,fosse no lance do CR7, ou mais recentemente com o Valência, em que provocou os rivais após o golo do Barça.
    .

    Sobre o seu futuro dei uma opinião fundada. Rijkard saiu de Barcelona e não ganhou mais nada. Pep tem medo de que lhe aconteça o mesmo. Por isso é que não renova com o Barça por mais de um ano e por isso tem tantas dúvidas se deve prosseguir a carreira,retirar-se ou ir para o Dubai ter uma reforma dourada...
    .
    Enquanto isso, Mourinho continua a ganhar.

    @Pedroto, se era uma piada foi de franco mau gosto. Apenas lhe desejo muita saúde para continuar a ter que ver as vitórias de Mourinho...Ingratidão é algo muito feio...
    .
    um abraço

    ResponderEliminar

Acabaste de entrar em Campo. Dá o pontapé de Saída neste jogo e mostra que sabes driblar os Comentadores do Mísica Azul e Branca.

Deixo o desafio para que marques mais golos do que qualquer um de nós!!! Expressa a tua paixão pelo Futebol e pelo FC Porto.

Atenção: Este é um espaço público. Por favor não utilizem linguagem imprópria, ofensiva ou grosseira.