quarta-feira, 5 de setembro de 2012

A saída de Hulk.(parte1)

5ª maior transferência de todos os tempos. Acima apenas CR7, Zidane, Kaká e Ibrahimovic. Falamos de 3 jogadores que já foram considerados os Melhores do Mundo (dois deles que serão considerados já dos melhores de todos os tempos). Pois bem, Hulk sai do Porto, da liga portuguesa (não da inglesa, italiana ou espanhola) por 60 milhões de euros numa época de recessão. Este simples facto, por si só, já deveria valer uma notícia e o elogio inequívoco da qualidade do jogador, da capacidade tremenda da estrutura F. C. Porto na detecção e promoção de talento e ainda uma prova mais da enorme capacidade negocial do F. C. Porto que sempre fez escola.
 
Mas não. Não podia ser assim. Obviamente que teriam que aparecer alguns iluminados a mando de outro clube, tentarem desvirtuar o peso dos factos. A estratégia está gasta, mas parece que ainda serve para vender jornais aos adeptos desse clube que tem um presidente que já um dia disse que Mantorras valia 20 milhões de contos, ou que tinha uma equipa maravilha e que seria campeã da Europa… Um clube que vive de ilusões e de poucos títulos nos últimos 20 ou 30 anos.
Apesar de tudo devo confessar que não pensei que esse clube e a imprensa que trabalha em prol dos interesses desse clube, tivessem os seus adeptos/leitores em tão baixa consideração. Uma primeira página de jornal ao dizer que Witsel rendeu o mesmo que Hulk foi ainda mais ridícula que outra 1ª página anterior em que se dizia que o Benfica rejeitara uma proposta de 90 milhões por 3 jogadores (um deles já vendido, outro que nem convocado é e outro que acaba de ter um concorrente de seu nome Lima).
 
De um momento para o outro descobrimos que afinal as transferências não se medem pelo valor que um clube paga para contratar um jogador… Medem-se pelo valor líquido que entra nos cofres do clube. Assim sendo, nessa lógica retorcida, toda a imprensa mundial está enganada. Hulk não foi vendido por 60 milhões mas sim “apenas” por 40 milhões. Afinal o Porto só tinha 85% do passe…Pois se por 85% do passe o Zenit pagou 40 milhões, então como é que anunciaram a aquisição de 100% do passe do jogador? Melhor ainda, como é que o Porto informa a CMVM que o mecanismo de solidariedade e outros encargos ficarão a cargo do Zenit (algo que horas antes já o empresário de Hulk o havia confirmado). E atenção que não é o F. C. Porto que costuma ser constantemente sancionado pela CMVM por falsas informações…
 
É uma prática comum na imprensa do regime. A de esmiuçar as transferências do F. C. Porto para tenter diminuir os méritos das negociações. Afinal descobriram que os empresários recebem 10% de comissão, que existe uma percentagem que é detida por fundos e investidores que têm direito a receber uma fatia do bolo…É engraçado que tenham descoberto isso tudo, mas que ainda não se tenham apercebido que isso acontece em todos os negócios no mundo do futebol. Ou acham que o Manchester United recebeu na totalidade o valor que o Real Madrid pagou por CR7? E os 10% do Jorge Mendes? E o mecanismo de solidariedade?
Porque é que o mesmo jornal, anunciou a venda de Javi Garcia por 20 milhões mais variáveis? Segundo a nova lógica de que o valor da transferência é o que entra nos cofres do clube e fica lá, então deveriam informar os seus leitores que o Benfica já não detinha há algum tempo os 100% do passe do Javi Garcia e como tal desses tais 20 milhões podem logo tirar fora 20%. Para além disso poderiam informar que, como em todas as transferências, o empresário de Javi tem direito aos seus 10% e esses 10% saem do bolo total da transferência. Ou seja, o Benfica recebe e depois tem que distribuir. O City negoceia com o Benfica, acorda um preço, mas depois cabe ao Benfica distribuir o que se destina a terceiros.
 
Mas podemos falar noutros negócios… Fábio Coentrão. Outro excelente negócio… 30 milhões. Acontece que F. Coentrão foi formado no Rio Ave e como tal o Benfica dos 30 teria sempre que retirar uma parte para o Rio Ave, fora isso o passe de Coentrão também não pertencia na totalidade ao Benfica, já tinham sido alienados 20%. Como tal, os 30 milhões nunca entraram nos cofres da Luz. Porque é que não noticiaram o negócio desta forma? Para o Porto as transacções contam-se de uma forma, para o Benfica é de outra forma.
 
O Benfica vive num mundo aparte, um mundo em que não existem mecanismos de solidariedade, comissões de empresários, prémios de assinatura, fundos de investimento etc etc. É quase como jogar um simulador como o Football Manager. O dinheiro entra logo na conta e a pronto. Era tão interessante que se deixassem de hipocrisias. O Porto no negócio de Falcao vendeu o colombiano por 40 milhoes mais variáveis, mas também apenas recebeu líquidos cerca de 20 milhões, um pouco mais. Porque tinha compromissos com terceiros no que diz respeito à realização de uma mais valia e ainda tinha que distribuir as despesas de intermediação e ainda o mecanismo de solidariedade. A diferença é que isso, nós vemos nos jornais, já os do clube da 2ª circular, nada se sabe. E ainda se fala em transparência para aqueles lados…
Por isso não deixa de ter a sua piada, ver o vice-presidente Rui Gomes da Silva tentar colocar em causa o valor da transferência de Hulk quando o F. C. Porto informou de forma clara a CMVM dizendo que apenas detinha 85% do passe e que por isso receberia a verba líquida de 40 milhões de euros e que os restantes encargos ficariam entregues ao Zenit. Já o Benfica informa que recebe o valor da clausula de 40 milhões, mas fica por saber quanto é que detinha do passe do atleta, se tem que pagar algo ao investidor que o auxiliou na aquisição do médio belga e quanto deverá pagar pelo mecanismo de solidariedade. Por estes motivos, de todas as formas, qualquer notícia que tente comparar a venda de Witsel à de Hulk colocando-a no mesmo patamar é mentirosa.
 
Mas entende-se a estratégia. Seria difícil explicar aos benfiquistas que o seu clube ficou com um deserto a meio campo e preferiu gastar 4,5 milhões num avançado de 29 anos em fim de contrato ao invés de contratar um lateral esquerdo…
 
Pior é ver a rede de influência em termos de comunicação que o Benfica tem. Quando vejo a Sic Notícias a colocar imagens de Pinto da Costa a dizer que rejeitou uma proposta de 50 milhões por Hulk e que afinal acabou por vender por 40… Enfim. Ou quem tem o dever de informar é incompetente, ou é mal intencionado e claramente está a dar a notícia que alguém lhe soprou ao ouvido para dar. De qualquer das formas é tratar os telespectadores como burros.
Pinto da Costa em nada se contradisse no que diz respeito à proposta. O F. C. Porto aceitando uma proposta de 50 milhões para o Hulk, tendo em conta que só detém 85% do passe e que 15% do valor seria para o fundo de investimento, ficaria apenas com 30 milhões líquidos. Valor inferior à transferência global de Falcao. Ao vender por 60 milhões, vê entrar o valor líquido de 40 milhões. Pinto da Costa aceitou uma proposta de 60 milhões. O resto terá que ir para quem de direito, mas a proposta aceite é de 60 milhões. Porque caso contrário teria que dizer que LFV também vendeu Witsel por menos que a clausula, porque pelo que já se foi sabendo apenas 26m entrarão nos cofres da Luz, porque tem ainda que pagar o mecanismo de solidariedade e tem ainda mais valia que tem que ser partilhada com o investidor e a percentagem do empresário…Sim porque também já li algures que por ser o valor da clausula o empresário não recebe nada…Lembro apenas quanto ganhou Jose Veiga quando Figo trocou Barcelona por Madrid também pelo valor da multa rescisória…
 
Mas até nisso “A Bola” tentou ser original e inventar uma notícia insólita. É que afinal o Zenit até ia pagar o mecanismo de solidariedade… Como? Então o Zenit não bateu a cláusula segundo informações do Benfica? Se bateu a cláusula não tem que pagar seja o que for a mais ninguém. Isso é problema do Benfica. Seria original um clube bater o valor de uma cláusula mas depois por caridade aceitar ser ele ainda que paga o mecanismo de solidariedade e ainda demais encargos com terceiros Esse jornal já perdeu totalmente a noção do ridículo.

6 comentários:

RBN disse...

Mainada.

O que vem daqueles lados da pasquinada é só pra entreter, agradar e vender papel a um público específico de estúpidos e burraldos, no caso os benfas.

A capa da bosta de hoje é mais uma das já incontáveis provas disso mesmo.

Querem fazer crer, por quaisquer meios e motivos, sejam eles verdadeiros ou não, que os slbecas saem sempre por cima, os campeões das 1ªs páginas que nas 4 linhas não correspondem aos títulos épicos das manchetes.

Por isso, vejo (não leio) apenas as notícias da edição online e as gajas boas que aparecem por lá, seja na bosta ou no rascord e mainada.

Mas, assim como os tais 30 de cuentrão vieram à tona, estes também virão, porque as finanças do governo estão sempre de olho em cima disso tudo, e vendo tanto dinheiro entrando em Portugal, vão querer saber tintim por tintim das contas dos clubes, e como já se sabe, a CMVM nunca chateou o FCP, ao contrário de outros mais a sul.

Abraço.

Ricardo Costa disse...

Ora nem mais caro @RBN.
Não é por acaso que é o Benfica que já foi penalizado mais que uma vez pela CMVM por prestar falsas declarações e por fazer especulação.
Daqui a bocado a CMVM também é do Porto...Até fica em Lisboa,mas devem ser todos portistas...lol.
.
Já vi que "A Bola" continua na sua demanda por querer desvalorizar a transferência do Hulk. É vergonhoso o que estão a fazer,mas o engraçado é que desta vez até já nem falam do Witsel...Podiam falar tambem que o Zenit não disse que pagou o Witsel a pronto ao contrário do que alega o Benfica...
.
Estejamos atentos ao relatório e contas do Benfica e se eles não ocultarem os valores das transferências veremos quanto de facto ganhou o Benfica...O silêncio do Benfica após o repto lançado pelo Porto para que divulgassem os contornos do negócio,é sintomático....

Fernando Tavares disse...

Caro Ricardo
Muito bom este artigo,pois põem os pontos nos IIs dessa cambada vigarista e ordinária que são os jornalistas e fazedores de notícias por encomenda.
Sabujos, vendidos e sem um pingo de dignidade pululam por aí, nas TVs e Jornais como baratas em café com pouca limpeza.Nada valem.

Quanto ao Sr.Rui Gomes da Silva a Procuradoria G da Republica, devia investigar profundamente este caso encarnado, para mais, quando uma alta individualidade diz não haver corrupção em Portugal!
O graveto que ele diz que o Benfica recebeu onde está?
Aguardemos pelo RC do Benfica para saber onde para tanto dinheiro!

Este individuo não é um simpatizante, ou simples sócio, do clube encarnado, é Vice-Presidente o que o obriga a ter responsabilidade no que afirma, se é que este sujeito saiba o que é isso!
Abraço Ricardo

Penta disse...

ps:

ainda não o "disse", mas gostei da remodelação visual e gráfica que fizeram na "casa"
bem catita, sim senhor ;)

abr@ço
Miguel | Tomo II

Ricardo Costa disse...

Obrigado pelo comentário caro @Fernando Tavares.

Duvido que o Benfica esclareça a transferência de Witsel...Afinal que eu saiba já a sua contratação nem sequer aparece comunicada à CMVM e nem consta no último Relatório e Contas. Pelo menos,não a encontrei...
.
O F.C. Porto lançou o repto para que fossem transparentes e anunciassem também o contrato de Witsel...O que veio de lá? Nada. O Rui Gomes da Silva a atirar areia para os olhos dos benfiquistas mas sem uma única palavra que esclarecesse os números da transferência de Witsel...

Um abraço.

Pedro Silva disse...

"ainda não o "disse", mas gostei da remodelação visual e gráfica que fizeram na "casa"
bem catita, sim senhor ;)"

Obrigado Miguel. Já há muito que andava para fazer do Mística um Blog mais "simples" e com uma imagem mais acessível para os olhos de todos nós.

Foi bom ter tirado a "tralha" toda que por aqui grassava. Ainda bem que o meu caro amigo gostou!

Aquele abraço!!!