quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Habemos Liderança

Três golos do FC Porto, duas expulsões no Vitória de Setúbal e os três pontos no bolso Azul e Branco. Os Bicampeões Nacionais colam-se ao Benfica no topo da classificação e terminam - tal como o rival Encarnado - a primeira volta sem derrotas.
 
Vitória de Setúbal e FC Porto subiram ao relvado do Estádio do Bonfim para colocarem as contas da Liga Portuguesa em dia. No último jogo da primeira volta da Liga - encontro que ficou em atraso da 12.ª jornada devido ao mau tempo – os Bicampeões Nacionais tiveram uma entrada forte e podiam ter chegado à vantagem bem cedo.
 
Aos sete minutos, Jackson Martínez apareceu isolado na cara de Kieszek, tirou o Polaco da frente mas rematou para fora. Ainda assim, a jogada foi invalidada por Pedro Proença por fora-de-jogo no ataque Portista.
 
O árbitro Português – que Lucho González achou estranho não ser chamado ao clássico com o Benfica – voltou a ser o Juiz da partida no Bonfim (tal como o seria no dia em que foi adiado o jogo) e, aos nove minutos, assinalou uma grande penalidade a favor dos Portistas. Proença entendeu que Pedro Santos, do Vitória de Setúbal, carregou Varela pelas costas. Chamado a marcar o pontapé dos onze metros... Jackson Martínez não falhou e colocou os Azuis e Brancos na frente.
 
Pouco depois, aos 10, foi Kelvin a ficar perto do segundo. O Brasileiro atirou para uma boa defesa do guarda-redes Sadino, após cruzamento rasteiro de Lucho. O FC Porto, sobretudo nos primeiros 25 minutos, ia mostrando que queria resolver rapidamente a partida.
 
Quanto ao Vitória de Setúbal, por seu lado, não conseguia sacudir a pressão a que era sujeito pelos Nortenhos. De resto, apenas aos 22 minutos, os Setubalenses chegaram com perigo à baliza de Helton; Meyong atirou com força mas a bola foi embater em Mangala. Na recarga, Bruno Turco ganhou um canto.
 
Este foi o primeiro de vários lances que levaram algum calafrio à defesa Portista. É que até ao final da primeira parte, o FC Porto tentou colocar "gelo" na partida mas os Sadinos tentavam – aqui e ali – ameaçar as redes de Helton. Seja como for, os Portistas foram a vencer por 0 x 1 ao intervalo.
 
No recomeço, o Treinador do FC Porto deixou Kelvin nos balneários e lançou em campo o regressado Maicon. A equipa Azul e Branca arrumou-se, pois, da seguinte forma: Alex Sandro a extremo, Mangala desviou-se para o lado esquerdo da defesa e Maicon passou a assumir a zona central ao lado de Otamendi.
 
Tal como na primeira parte, o FC Porto voltou a tentar imprimir dinâmica no seu jogo na busca do segundo golo. E ele podia ter chegado logo ao segundo minuto da segunda metade; Moutinho, de livre direto, levou perigo para a baliza de Kieszek.
 
Com Ricardo Sá Pinto a assistir ao encontro e pouco mais de duas mil pessoas numa fria noite em Setúbal, seria a vez de Helton, pouco depois, testar o coração dos Portistas. O internacional Brasileiro, em lance individual à entrada da área, tirou três adversários do caminho, empurrou um deles e depois sacudiu a bola para longe. Vítor Pereira, no banco, não gostou da iniciativa do guarda-redes Portista.
 
Os minutos que se seguiram foram de fraco futebol. O encontro foi sofrendo várias paragens, perdeu andamento e ambas as equipas iam jogando afastadas das respectivas zonas de perigo. A equipa do FC Porto ia gerindo a sua magra vantagem de um golo e os Vitorianos não pareciam ser capazes de ameaçar Helton.
 
Até ao final, o FC Porto segurou e ainda aumentou a vantagem. Aos 86 minutos, o Cha Cha Cha aproveitou o espaço dado pela defesa Sadina e, à entrada da grande-área, rematou rasteiro e bateu Kieszek. Aos 90', Lucho fechou a contagem num remate cruzado, após um passe de classe de João Moutinho.
 
Assim, os Azuis e Brancos colam-se ao Benfica no topo da classificação com 39 pontos. Os Portistas, tal como os Benfiquistas, encerram a primeira volta sem derrotas, tendo apenas perdido três pontos (fruto de três empates). Já a equipa do Vitória de Setúbal, que acabou a partida reduzida a nove jogadores por expulsão de Bruno Gallo e Jorginho, continua nos lugares baixos da classificação.
 
Retirado de zerozero
 
Melhor em Campo: Lucho González

Sem comentários: