domingo, 25 de dezembro de 2016

O Cantinho das Modalidades

Andebol

- O FC Porto venceu no Pavilhão do Águas Santas, por 27-21, em jogo da 18.ª jornada do Andebol 1. Os Dragões alcançaram a 17.ª vitória consecutiva no campeonato, tantas quanto os encontros disputados, e mantêm a liderança da prova, somando agora 51 pontos, mais um do que o Sporting, que tem um jogo a mais. No que diz respeito à presente temporada, os azuis e brancos continuam a só saber o que é ganhar: 24 triunfos em 24 jogos. Para o ano há mais, pois este foi o derradeiro compromisso de 2016.

- Melhor era impossível. O andebol azul e branco chega às férias de Natal e Ano Novo só com vitórias em todas as competições (ao todo são 24, 17 no Andebol 1, seis na Taça EHF e uma na Taça de Portugal), o que é um registo único nas 20 principais Ligas do ranking da Federação Europeia de Andebol. Há oito equipas sem derrotas nos respetivos campeonatos – Barcelona (Espanha), PSG (França), Riko Ribnica (Eslovénia), Kielce (Polónia), Meshkov Brest e SKA Minsk (Bielorrússia), Motor Zaporozhye (Ucrânia) e Tatran Presov (Eslováquia) –, mas todas somam desaires nas provas europeias. No caso do Barcelona (Liga dos Campeões) e do Riko Ribnica (Taça EHF), trata-se mesmo de apenas uma derrota.

- O guarda-redes Alfredo Quintana, o central Rui Silva e o pivô Daymaro Salina são os três portistas convocados para representar a seleção portuguesa de andebol no próximo dia 7 de janeiro, no jogo particular frente à Áustria.

O primeiro teste do ano para a equipa orientada por Paulo Pereira está agendado para as 15h00 (TVI 24), no Centro Multiusos de Lamego, e terá entrada livre.

A concentração da equipa está prevista para o segundo dia de janeiro, também em Lamego.

Basquetebol

- O FC Porto recebeu e bateu o Eléctrico (97-76), no Dragão Caixa, naquela que foi a décima vitória em 12 jogos na Liga Portuguesa de Basquetebol. Em partida referente à 12.ª jornada do campeonato, os azuis e brancos suplantaram a formação de Ponte de Sor e continuam a dividir a liderança da prova com o Galitos Barreiro, ambos com 22 pontos. Os campeões nacionais voltam a entrar em campo a 30 dezembro (sexta-feira), às 21h00, no Pavilhão da Luz, em Lisboa, frente ao Benfica. O encontro, referente à 13.ª ronda, terá transmissão em direto no Porto Canal.

Bilhar

- A equipa de bilhar do FC Porto venceu a Académica de Leça, por 4-0, conquistando o segundo triunfo em dois jogos realizados no Campeonato Nacional de bilhar às três tabelas (zona Norte) e fixando um novo recorde de 28 triunfos consecutivos para o campeonato.

Desporto Adaptado

- O Pavilhão Municipal da Maia recebeu o Campeonato Regional de boccia de pares e equipas e as duas formações com que o FC Porto se apresentou em prova conseguiram resultados de destaque.

Na categoria BC4, o par constituído por Carla Oliveira, Hugo Vilela e Pedro da Clara deu continuidade ao "bom hábito" de vencer e conquistou o tricampeonato regional, enquanto em BC3 o par Bruno Oliveira, Tiago Tavares e Rui Ribeiro, cujas parceiras de competição são respetivamente Carmo Costa, Maria Costa e Ângela Botelho, subiram também ao pódio, terminando a prova no terceiro lugar.

- O treino da passada quinta-feira de natação adaptada da equipa do FC Porto, que como habitualmente decorreu nas Piscinas de Campanhã, ficou marcado por um incidente com uma nadadora do sexo feminino, de 25 anos, que durante o mesmo sofreu um ataque epilético.

O incidente obrigou a nadadora a ser transportada para o Hospital de Santo António, tendo tido alta na manhã desta sexta-feira. O incidente aconteceu por volta das 20h45 e uma das treinadoras socorreu de imediato a atleta, que nessa altura voltou a sofrer um segundo ataque.

Após a segunda ocorrência, a atleta portista foi transportada por uma equipa do INEM para o Hospital de Santo António.

Despistadas eventuais lesões e sequelas neurológicas, teve alta na manhã desta sexta-feira depois de confirmado que tudo estava bem.

Apesar de não ter passado de um susto, o FC Porto informa que os procedimentos de segurança vão ser reavaliados.

Natação
 
- A equipa da natação feminina do FC Porto concluiu a participação no Campeonato Nacional de Clubes, terminando os dois dias de prova no segundo posto, com um total de 119 pontos. Depois de vencer as últimas oito edições da prova, as nadadoras azuis e brancas foram ultrapassadas pelas atletas do Algés e Dafundo (143 pontos) na prova que decorreu na Piscina Municipal da Póvoa do Varzim.

No segundo dia de prova, os melhores resultados das nadadoras portistas foram obtidos na categoria 50 metros bruços e nos 100 metros mariposa. Nos bruços a vitória sorriu a Paula Alexandra Oliveira (33,52s), enquanto na mariposa Sara Freitas Oliveira venceu a prova com a marca de 1m02,66s.

Na vertente masculina, os nadadores do FC Porto concluíram o campeonato na sexta posição, somando 68 pontos.

Sem comentários: