sábado, 9 de março de 2013

Marcar cedo e cedo dominar dá uma soneira do carago!

Na antecâmara de Málaga, o FC Porto não perdeu a cabeça nas tarefas internas e bateu o Estoril Praia por 2 x 0, no jogo que abriu a cortina da jornada 22 do Campeonato Português. Para já, há liderança à condição no Dragão, sobrando para o Benfica a resposta ao desafio Portista.
A ponte era tão antiga quanto traiçoeira, a que liga o quotidiano da bola nacional e o charme do palco maior do futebol europeu: a Liga dos Campeões. O FC Porto, líder deposto há uma semana, precisava de a correr esta sexta-feira à noite, começando na ponta amarela do Estoril Praia antes de poder virar a cabeça na direção de Málaga. Havia perigo, mas o Dragão mostrou passos firmes e seguros desde o primeiro metro, resolvendo a travessia sem problemas.
Antes do jogo, os intervenientes. Após quatro jogos a lançá-lo a “conta-gotas”, Vítor Pereira decidiu entregar a titularidade a James Rodríguez e quem pagou com o lugar foi o russo Izmaylov. Novidade também na outra ala, onde o ganês Atsu mereceu prioridade à frente de Silvestre Varela. Vítor Pereira queria mais velocidade, mais verticalidade, depois do nulo em Alvalade e de exibições menos fulgurantes.
Posto isto, a história do FC Porto que atravessou a ponte sem problemas, fruto de um início de caminhada decidido e imperial. Os primeiros minutos mostraram a intenção, o quarto e o 14º confirmaram a entrada forte. Primeiro foi Maicon a subir mais alto que o oponente «Canarinho» e a desviar o canto batido por James Rodríguez para golo; depois foi Jackson Martínez a converter a grande penalidade que castigou a mão de Mano.
Tudo simples, tudo fácil, tudo resolvido. Que sossego de serão para Vítor Pereira, que aos 15 minutos da travessia já via sem preocupação o La Rosaleda, do outro lado da ponte, a quatro dias de caminho e com os quartos-de-final da Liga dos Campeões como destino do roteiro Portista.
Nesta caminhada que se previa a dois na noite do Porto, nem houve tempo para o agradável Estoril Praia desta época se ambientar e ajustar ao jogo. Perdeu-se na entrada e nunca mais encontrou o caminho de volta à estrada desta ponte. Da primeira parte sobra, por exemplo, um livre de Carlos Eduardo ao poste (39’), mas nada mais.
Do outro lado, previsível à distância de uma viagem a Málaga, o FC Porto travou o ritmo do jogo, sentindo-o seguro depois do duplo golpe madrugador. Abrandou-o para rotações sonolentas e Vítor Pereira não gostava – pelo menos foram esses os sinais; e os adeptos muito menos, manifestando um descontentamento de luxo sobre uma vantagem que lhes roubou o espetáculo cedo de mais.
Para lá da gestão activa em campo desde o minuto 15, o FC Porto assumiu declaradamente nos primeiros minutos do segundo tempo que o jogo estava talhado à medida para poupanças nas peças-chave, já a pensar no desafio em Málaga, na próxima quarta-feira; assim o confirmaram as saídas, primeiro de Lucho González e James Rodríguez, aos 56 minutos, e depois de Steven Defour, aos 70’.
Entre tudo isto – e para lá disto – viu-se um jogo com sentença ditada nos primórdios desta história. Sem verdadeiras ocasiões de perigo de parte a parte - com excepção a um cruzamento de Varela (84') que Jefferson quase desviava para autogolo -, o FC Porto jogou sempre com o futuro próximo em mente e o Estoril quase nunca foi capaz de espalhar um pouco do futebol que o tem notabilizado em 2012/13. Ficam os três pontos na Invicta e o transfer de pressão para a Capital, onde no Domingo o Benfica recebe o Gil Vicente em busca de uma liderança temporariamente perdida. 

Retirado de zerozero

Melhor em Campo: Christian Atsu

1 comentário:

  1. Depois de um calendário rigoroso e antes de um jogo para a Champions, não me choca este tipo de exibições, tanto mais que ela aconteceu depois de quase garantida a vitória.

    É verdade que esta equipa, mesmo em poupança, tinha a obrigação de oferecer melhor espectáculo.

    Agora todos esperamos um bom desempenho frente ao Málaga, até para justificar de algum modo esta economia de esforço.

    Um abraço

    ResponderEliminar

Acabaste de entrar em Campo. Dá o pontapé de Saída neste jogo e mostra que sabes driblar os Comentadores do Mísica Azul e Branca.

Deixo o desafio para que marques mais golos do que qualquer um de nós!!! Expressa a tua paixão pelo Futebol e pelo FC Porto.

Atenção: Este é um espaço público. Por favor não utilizem linguagem imprópria, ofensiva ou grosseira.