Na longa conferência de imprensa de balanço ao Euro-2008, em Viena, o presidente da UEFA, Michel Platini, voltou a ser confrontado com outros temas de actualidade do futebol europeu. Como não podia deixar de ser, a situação do F.C. Porto na Liga dos Campeões foi um deles. Dias depois de, em entrevista ao «Mundo Deportivo» ter manifestado o seu incómodo com o volte-face na decisão de excluir o campeão português da prova, Platini foi, desta vez, muito mais contido, limitando-se a fazer um ponto de situação onde reafirmou o que já dissera há três semanas.
«Repito que é um objectivo claro da UEFA combater todas as formas de batota. O que se passou foi que o F.C. Porto foi acusado de corrupção na época 2003/04 e, pelos novos regulamentos, criados depois do caso Milan, em 2006/07, fomos obrigados a debruçar-nos sobre o assunto. Depois, houve complicações jurídicas e a situação mudou. Mas repito que na UEFA combateremos todas as formas de corrupção», sublinhou Platini, antes de passar a bola a David Taylor, secretário-geral da UEFA, que completou a posição institucional do organismo: o F.C. Porto estará na próxima edição da Liga dos Campeões, mas o processo não está encerrado.
«Foram criados novos regulamentos para punir quem interfira com o normal desenrolar de jogos. O comité disciplinar decidiu afastar o F.C. Porto da Liga dos Campeões, depois do recurso, o corpo de apelo decidiu a favor do clube. Para nós o caso não está fechado, mas qualquer medida só será possível depois de todos os processos legais, incluindo recursos, se esgotarem», resumiu Taylor. Ou seja: como já tinha ficado claro, o F.C. Porto estará na Liga dos Campeões 2008/09, o que não invalida que possa vir a ser sancionado no futuro, quando os processos estiverem concluídos.
E Platini ainda fechou o tema com um aparte sorridente: «E não nos esqueçamos de que entretanto o Benfica já recorreu para o TAS.»
Fonte: MaisFutebol
Portanto, o Sr. Platini começa serenamente, como quem não quer a coisa, esta Conferência de Imprensa, e de "mansinho" acaba a mesma com mais uns ataques ao FC Porto... E a cereja no topo do bolo é esta linda frase:
"E Platini ainda fechou o tema com um aparte sorridente: «E não nos esqueçamos de que entretanto o Benfica já recorreu para o TAS.»"
E o Guimarães? Não existe? Também não recorreu para o TAS?
Começo a ficar com a impressão de que Platini tem algum problema pessoal contra os Portugueses e contra o seu Campeão Nacional (Futebol Clube do Porto), senão não teria este tipo de reacções.
Começo a achar que nos Tribunais "ad hoc" da UEFA a Presunção de Inocência não se aplica e o que impera são os caprichos de alguns que gostam de protagonismo e de falar antes do Tempo.
Se o faz assim tanta impressão ao Presidente da UEFA que o FC Porto participe na Liga dos Campeões, então porque não se manifesta contra a sua querida Juventus que foi mesmo CONDENADA pela Justiça Italiana por actos CONSUMADOS e PROVADOS de Corrupção? Senão atentemos nesta frase:
"Foram criados novos regulamentos para punir quem interfira com o normal desenrolar de jogos."
Mas pelos vistos os tais novos regulamentos apenas se aplicam a alguns e não a todos e deve ser muito complicado sancionar o Milan e companhia...
E ainda melhor:
"Para nós o caso não está fechado, mas qualquer medida só será possível depois de todos os processos legais, incluindo recursos, se esgotarem», resumiu Taylor. Ou seja: como já tinha ficado claro, o F.C. Porto estará na Liga dos Campeões 2008/09, o que não invalida que possa vir a ser sancionado no futuro, quando os processos estiverem concluídos."
E se o Conselho de Disciplina e os Orgãos portugueses competentes para a ánalise do Apito Final e demais recursos derem razão ao FC Porto e ficar provada a sua inocência? Vão aplicar sanções na mesma só para agradar a Platini e amigos?
É caso para se dizer que as "Bestas" tem palas nos olhos. Aguardemos pelo que vai acontecer...
Não é Portista quem quer, só é Portista quem pode
Sem comentários:
Enviar um comentário