domingo, 18 de janeiro de 2009

Apito ao Raio X: FC Porto x Académica (17/01/2009)

A equipa de arbitragem chefiada por Carlos Xistra realizou um bom trabalho. Não houve lances polémicos e para isso contribuiu a boa colocação do árbitro. Também não houve nenhum cartão, ou seja, o jogo foi correcto. Dúvidas apenas num fora-de-jogo assinalado ao FC Porto e há um único engano a assinalar e que diz respeito à decisão de considerar - na parte final dos primeiros 45 minutos - que foi Bruno Alves quem fez falta sobre Sougou quando, na verdade, sucedeu o contrário.

Momento mais complicado: 62'

Autogolo de Luiz Nunes. No momento do cruzamento de Lucho, Farías estava em fora-de-jogo?

António Rola: Não. No momento do cruzamento de Lucho, Farías encontrava-se em linha com o penúltimo defesa da Académica. O árbitro-assistente esteve bem ao nada assinalar.

Outros casos:

6': Tarik estava em posição irregular como considerou o árbitro-assistente Jorge Cruz?

António Rola: No momento em que a bola lhe foi passada, Tarik estava ligeiramente adiantado em relação ao penúltimo defesa. Sendo assim, esteve bem o árbitro-assistente ao indicar a respectiva infracção.

11' : A entrada de Pedrinho sobre Lucho era merecedora de sanção técnica e disciplinar?

António Rola: Não. Neste lance, Lucho foi rasteirado pelo adversário. Uma acção que era merecedora somente de sanção técnica. Situação que não aconteceu, dado que o árbitro deixou seguir o jogo.

40': Sougou, avançado da Académica, estava em fora-de-jogo?

António Rola: Estava. No momento do passe, o jogador da Académica encontrava-se em posição irregular. Decisão acertada do árbitro-assistente.

41': Bruno Alves salta sobre Sougou. Correcta a decisão de assinalar falta a favor da Académica?

António Rola: Lance que se pode interpretar de duas formas: Sougou provocar a queda de Bruno Alves ou este saltar sobre o adversário. Neste caso, foi o academista que se baixou e provocou a queda de Bruno Alves.

51': Pedrinho intercepta o cruzamento de Cissokho com a mão. Acção intencional?

António Rola: Não. O remate foi executado muito perto do jogador da Académica, com alguma violência. A bola embateu-lhe no braço, pelo que o árbitro esteve bem ao nada assinalar.

Não é Portista quem quer, só é Portista quem pode

Sem comentários: