Tomislav Ivic (nascido o 30 junho de 1933 em Split) foi um jogador de futebol jugoslavo (atacante) e mais tarde treinador.
Ivic iniciou a carreira de treinador em 1969 no RNK Split e quatro épocas depois, já ao serviço do Hajduk Split, foi campeão jugoslavo. Como treinador foi campeão em 4 clubes: Hajduk Split, Ajax, Anderlecht e FC Porto.
Chegou ao FC Porto na época 1987/88, vindo do Dinamo Zagreb, mas apesar de nas Antas ter vencido 5 troféus (Taça Intercontinental, Supertaça Europeia, Campeonato Nacional, Taça de Portugal e Supertaça), a verdade é que nunca lhe foi reconhecido muito mérito nessas conquistas.
Tomislav Ivic foi sempre considerado pela imprensa, e pelos adeptos, um treinador demasiado conservador e defensivo. Em 87/88, quando orientou o FC Porto campeão europeu, Ivic chegou a ensaiar um sistema de três defesas. Foi em Setúbal numa partida com muitos golos (4-4). Nesse jogo, o FC Porto alinhou com 3 centrais: Geraldão, Eduardo Luís e Celso.
Apesar da má experiência em Setúbal, Ivic voltaría a repetir o Sistema Táctico na sua segunda passagem pelo FC Porto em 1993/94. Foi na 2ª mão da eliminatória de acesso à fase de grupos da Liga dos Campeões frente ao Feyenoord. Depois da vitória nas Antas por 1-0 (golo de Domingos), o FC Porto apresentou-se na 'Banheira de Roterdão com Aloísio, Jorge Costa, Zé Carlos e Fernando Couto. O jogo acabou empatado a 0, seguindo o FC Porto para a fase de grupos da competição.
Mas nesta sua segunda passagem pelos Azui e Brancos o sucesso nada quis com Ivic que acabou por ser substituído a meio da época por Bobby Robson. Depois de sair do FC Porto não mais voltaría a ser campeão, vencendo apenas um troféu (Taça do Rei, Espanha) ao serviço do At. Madrid. O último clube que orientou foi o Marselha na época 2001/02.
Não é Portista quem quer, só é Portista quem pode
Sem comentários:
Enviar um comentário