O FC Porto derrotou a Académica por 1-0, com um autogolo de Luiz Nunes à passagem do minuto 62, e vai agora esperar pelos resultados de domingo da Carlsberg Cup para saber se conquista um lugar nas meias-finais da prova. Num jogo em que a Académica controlou as operações no primeiro tempo, valeu a segunda parte positiva da equipa de Jesualdo Ferreira.
O FC Porto subia ao relvado do Estádio do Dragão com a obrigação de vencer a Académica para poder ter esperanças em seguir em frente na Taça da Liga, mas o que é certo é que na primeira parte o controlo do jogo pertenceu à formação de Domingos Paciência. Os Dragões detinham domínio territorial, em grande parte concedido pelos estudantes, que com uma boa atitude e organização defensivas conseguiram impedir que o ataque Portista assustasse Rui Nereu. O guarda-redes da Académica não fez nenhuma defesa na primeira parte, tendo sido incomodado apenas por uma vez num cabeceamento de Bruno Alves na sequência de um canto.
O quarteto do meio-campo que o técnico estudante optou por utilizar no Dragão esteve irrepreensível, já que mesmo em posse de bola conseguia fazer chegar a bola ao seu ataque tendo criado algumas situações de calafrio para Ventura. O guarda-redes Portista foi obrigado a trabalhar bem mais do que certamente estaria à espera, já que a bola esteve por várias vezes próximo de entrar na sua baliza. O nulo ao intervalo castigava a inoperância do FC Porto, que não jogava com qualidade, e revelava grandes dificuldades em parar a boa troca de bola academista.
A pausa fez bem aos jogadores Azuis e Brancos que surgiram para a segunda parte com maior acutilância, e com a saída de Tarik para a entrada de Farías, que implicou o recuo de Hulk no terreno, os Dragões começaram a aniquilar a boa organização da Académica que aos poucos dava sinais de maior dificuldades quer a defender quer a atacar. Apesar da superioridade Portista ser maior, as jogadas de perigo continuavam a ser raras para Rui Nereu e o primeiro golo do jogo surgiu mesmo de uma infelicidade dos visitantes.
Aos 62 minutos, Lucho González procurou solicitar Farías na área mas foi Luiz Nunes a ganhar nas alturas ao avançado argentino. No entanto o defesa brasileiro cabeceou a bola na direcção da sua baliza onde o desamparado Rui Nereu não foi capaz de impedir que a bola se aninhasse no fundo das redes. Estava feito o primeiro do jogo, com a Académica a não conseguir reagir à desvantagem, face a um cada vez maior domínio da equipa da casa. Foram várias as situações criadas pelos Dragões, que por Hulk, Farías, Fernando, Guarin e Sapunaru poderiam ter chegado ao 2-0, mas a falta de pontaria na hora do remate foi mais uma vez evidente.
Foi uma vitória fraquinha do FC Porto, mas que faz com que os Dragões tenham ainda possibilidades de estar nas meias-finais da Carlsberg Cup. Os comandados de Jesualdo Ferreira lideram nesta altura o grupo A com 6 pontos e vão esperar pelos resultados dos jogos de amanhã para saberem a posição no grupo (1º ou 2º) e em caso do segundo lugar terão de esperar pelos resultados do grupo B.
FICHA DE JOGO
Taça da Liga, 3ª fase, 3ª jornada
17 de Janeiro de 2009
Estádio do Dragão, no Porto
Assistência: 17.512 espectadores
Árbitro: Carlos Xistra (Castelo Branco)
Assistentes: Luís Marcelino e Jorge Cruz
4º assistente: Cosme Machado
F.C. PORTO: Ventura; Sapunaru, Stepanov, Bruno Alves e Cissokho; Lucho «cap», Fernando e Guarin; Sektioui, Hulk e Rodríguez
Substituições: Sektioui por Farias (46m), Rodríguez por Tomás Costa (75m) e Hulk por Hugo Viana (85m)
Não utilizados: Nuno, Pedro Emanuel, Bolatti e Ivo Pinto
Treinador: Jesualdo Ferreira
ACADÉMICA: Rui Nereu; Pedrinho, Luiz Nunes, Orlando e Pedro Costa; Pavlovic; Cris, Miguel Pedro e Nuno Piloto «cap»; Sougou e Lito
Substituições: Miguel Pedro por Diogo Gomes (66m), Lito por Madej (66m) e Nuno Piloto por Licá (75m)
Não utilizados: Peskovic, Carlos Aguiar, Gonçalo e Tiero
Treinador: Domingos Paciência
Ao intervalo: 0-0
Marcadores: Luiz Nunes (64m, a.g.)
Disciplina: nada a assinalar
Não é Portista quem quer, só é Portista quem pode
Sem comentários:
Enviar um comentário