domingo, 15 de fevereiro de 2009

Estrelas do Passado: Pinga

Artur de Sousa Pinga (Funchal, 30 de Setembro de 1909 — Porto, 12 de Julho de 1963) foi um futebolista português.

Um dos mais proeminentes jogadores do futebol Português, Pinga (que jogava, quer na frente de ataque ou na ala esquerda), ganhou fama no CS Marítimo em 1930 aquando da sua primeira chamada à equipa nacional portuguesa.

Seguido pelo FC Porto, entrou para o clube ainda no mesmo ano, e rapidamente se tornou o principal jogador das vitórias do Dragão nos anos de 31-32 e, posteriormente, no Campeonato de Portugal de 36-37 (o antecessor da Taça de Portugal).

Pinga ainda era um membro do FC Porto quando surgiu a primeira competição nacional (que se tornou naquilo que é agora conhecido como a Liga Sagres), e o Porto foi o vencedor das duas primeiras edições.

Pinga retirou-se do futebol em 1946 após uma cirurgia ao menisco, pois nesta época tais operações ainda ofereciam muitos riscos. Durante a sua carreira ele foi considerado o melhor jogador nacional de sempre, com 394 golos em 400 jogos. Artur de Sousa só jogou por duas equipas - Marítimo e FC Porto.

Depois de ter terminado a sua carreira de Jogador de Futebol, optou por ser Treinador, e na sua primeira temporada causou uma enorme polémica quando o Tirsense venceu o Sporting. Seguiram-se Sanjoanense e Gouveia antes de regressar ao FC Porto como Treinador Adjunto. Faleceu em 1963, ainda ao serviço do FC Porto como Treinador das equipas Juniores.

Pinga foi mais tarde idolatrado por Pedroto, que passaria a ser uma outra grande estrela no Porto. Ambos tiveram os seus nomes sugeridos para o Estádio do Dragão. Pinga foi um dos mais importantes atletas nascidos na Madeira (alguns dizem que o seu legado vive na moderna estrela Cristiano Ronaldo), e tem uma Rua com o seu nome na sua cidade natal (Funchal).

Não é Portista quem quer, só é Portista quem pode

Sem comentários:

Enviar um comentário

Acabaste de entrar em Campo. Dá o pontapé de Saída neste jogo e mostra que sabes driblar os Comentadores do Mísica Azul e Branca.

Deixo o desafio para que marques mais golos do que qualquer um de nós!!! Expressa a tua paixão pelo Futebol e pelo FC Porto.

Atenção: Este é um espaço público. Por favor não utilizem linguagem imprópria, ofensiva ou grosseira.