O FC Porto venceu esta noite no Restelo por 1-3, com golos de Hulk, Cristian Rodriguez e Lucho para os «dragões», e com Rolando, na própria baliza, a marcar o tento da equipa da casa. O campeão nacional mantém assim a vantagem de 1 ponto sobre o Benfica, recebendo na próxima semana os encarnados no Dragão.
O FC Porto, com Lisandro Lopez no banco de suplentes, entrou bem na partida, conquistando muito bem espaço nas costas da defesa do Belenenses, com Hulk e Mariano Gonzalez em posição de destaque.
A equipa campeã nacional marcou por duas vezes em cerca de 3 minutos, primeiro com Hulk a responder com o pé esquerdo a um cruzamento de Mariano na direita, e depois através de Cristian Rodriguez a finalizar muito bem de cabeça um novo centro do flanco direito, desta feita por Lucho Gonzalez.
Os Dragões continuaram a ganhar espaço através de rápidos movimentos ofensivos, com o espectro do 3º golo a pairar em várias ocasiões, nomeadamente em lances de Mariano, Hulk e Raul Meireles. O Belenenses parecia algo perdido nas marcações, mas uma dupla substituição de Jaime Pacheco permitiu à equipa estabilizar, e um golo aos 35 minutos permitiu mudar o rumo da partida. Saulo remata à entrada da área, e Rolando desvia a bola para o interior da baliza de Hélton, num lance em que Marcelo está em situação de fora de jogo (de muito difícil análise para o árbitro auxiliar) por estar mais avançado em relação ao penúltimo homem da defesa portista, e estar a obstruir a acção do defesa azul e branco.
A partir daqui o Belenenses cresceu e criou grandes dificuldades aos comandados de Jesualdo Ferreira, tendo mesmo criado oportunidades para ter empatado a partida ainda antes do intervalo. Destaque ainda nestes primeiros 45 minutos para o cartão amarelo exibido a Fucile, num lance muito discutido pelos homens do FC Porto, e que colocaria o defesa uruguaio fora do clássico do Dragão.
No segundo tempo o encontro foi mais equilibrado durante toda a sua extensão, ao invés de uma primeira parte onde existirão dois períodos de domínio repartido.Também ao contrário dos primeiros 45 minutos as ocasiões rarearam, e apenas nos últimos 5 minutos o perigo voltou a rondar as balizar com Lisandro, acabado de entrar, a colocar Lucho na cara do golo, com o capitão portista a finalizar com muita tranquilidade.
Ainda antes do apito final Fucile viu o segundo cartão amarelo por demorar a repor a bola em jogo num lançamento lateral.
Com esta vitória o FC Porto mantém a diferença de 1 ponto sobre o Benfica, na semana que antecede o clássico do Dragão que terá Hulk e Lisandro... e ao que tudo indica também Fucile, pois com o cartão vermelho exibido poderá cumprir o jogo de castigo no jogo da Taça da Liga frente ao Sporting.
FICHA DE JOGO
Liga Portuguesa 2008/09 - 16ª jornada
1 de Fevereiro de 2009
Estádio do Restelo, em Lisboa
Árbitro: Duarte Gomes (AF Lisboa)
Assistentes: Pedro Garcia e José Lima
4º Árbitro: Luís Estrela
BELENENSES: Júlio César; Cândido Costa, Rodrigo Arroz, Carciano e Tininho; Diakité, Mano, Silas «cap.» e José Pedro; Wender e Marcelo
Substituições: Wender por Saulo (30 min), Cândido Costa por Ávalos (30 min) e Marcelo por Roncatto (65 min)
Não utilizados: Costinha, China, Porta e Kiko
Treinador: Jaime Pacheco
F.C. PORTO: Helton; Fucile, Rolando, Bruno Alves e Cissokho; Fernando, Raul Meireles e Lucho «cap.»; Mariano, Hulk e Rodríguez
Substituições: Mariano por Farías (64 min), Raul Meireles por Guarín (80 min) e Hulk por Lisandro (85 min)
Não utilizados: Nuno, Pedro Emanuel, Sapunaru e Tomás Costa
Treinador: Jesualdo Ferreira
Ao intervalo: 1-2
Disciplina: cartão amarelo a Saulo (35 min), Fucile (39 e 89 min), Rodríguez (52 min), Cissokho (74 min), Diakité (84 min); cartão vermelho a Fucile (89 min)
Marcadores: Hulk (20 min), Rodríguez (23 min), Saulo (35 min) e Lucho (86 min)
Não é Portista quem quer, só é Portista quem pode
1 comentário:
Vitória justa, mas sofrida, pois como não matamos o jogo e não sabemos controlar, sujeitamo-nos a passar por isto, que é a nossa sina com Jesualdo.
Temos mais vitórias e mais golos marcados fora de casa que no Dragão e é preciso alterar isso e nada melhor que no jogo contra o Benfica.
Conseguimos manter a liderança e isso era muito importante.
Muito bem Hulk - grande jogador -, Lucho e C.Rodríguez - para desespero do Vasconcelos.
Muito bem pensada a gestão dos amarelos. Andamos a dormir ou quê?
Um abraço
Enviar um comentário