sábado, 2 de maio de 2009

Comunicado da Direcção: Petição

A pedido de um Leitor do Blog Mística Azul e Branca, a Direcção vèm por este meio divulgar a seguinte Petição do Sr. Rui Martins da Silva e do Sr. Jorge Pereira da Silva, Sócios do Clube de Futebol Estrela da Amadora e criadores do Movimento Sempre TRICOLORES:

O objectivo desta Petição é o de revolucionar o Futebol profissional em Portugal, pela implementação de um novo modelo de gestão, financiamento e organização.
As propostas aqui apresentadas não são originais, até porque algumas já estão implementadas no Futebol Europeu, sendo defendidas ao nível nacional por vários especialistas. Nesta Petição reunimos as medidas que consideramos fundamentais para uma verdadeira Revolução no Futebol em Portugal:
► Criação de um organismo governamental responsável pela controlo permanente da gestão financeira dos Clubes, com capacidade para penalizar o incumprimento de obrigações assumidas no início de cada época desportiva.
► Centralização da gestão das receitas de marketing associadas às competições oficiais, com especial destaque para a negociação colectiva dos direitos de transmissão televisiva dos jogos, tal como já acontece em países como a Inglaterra, França, Itália e Alemanha. A adjudicação dos direitos de transmissão deve resultar de um concurso público aberto a todos os operadores de mercado, por forma a permitir a livre concorrência e a justa valorização de um grande espectáculo como o Futebol. A principal parcela das receitas provenientes desta negociação deve ser distribuida de forma equitativa pelos Clubes, reconhecendo a igualdade e importância de todos os participantes na competição. A classificação obtida, a média de assistências e os níveis de audiência televisiva de cada Clube devem ser critérios a considerar na repartição do restante valor. Exemplo de repartição de receitas:
- 50% a dividir em partes iguais por todos os Clubes
- 30% a dividir de acordo com a classificação dos Clubes na época anterior
- 20% a dividir de acordo com outros critérios determinados (média de assistências/níveis de audiência...)
► Integração obrigatória de uma maioria de jogadores portugueses no 11 inicial de cada equipa - regra 6+5 proposta pela FIFA e UEFA.
► Profissionalização da Arbitragem e introdução no jogo de meios complementares de análise que potenciem a verdade desportiva e credibilizem o Futebol.
Os promotores desta Petição (já acima mencionados) assumem o compromisso de fazer chegar esta petição aos responsáveis da Secretaria de Estado da Juventude e do Desporto, Federação Portuguesa de Futebol e Liga Portuguesa de Futebol Profissional.
Presidente do Mística Azul e Branca
The Blue One
Não é Portista quem quer, só é Portista quem pode

Sem comentários: