Nas últimas duas décadas, o F.C. Porto está no trono, entre os clubes dos 12 campeonatos com melhor ranking da UEFA. Os dragões venceram 13 títulos e estão a caminho do 14.º, o que permite manter a senda vitoriosa.Mais nenhum clube festejou tanto. O F. C. Porto é o rei da Europa, em matéria de títulos nacionais conquistados nas últimas 20 épocas. Com 13 campeonatos alcançados em Portugal, ou seja, sozinhos venceram mais vezes do que toda a concorrência interna junta, os dragões têm também o melhor registo europeu, estatuto que se preparam para prolongar em breve, com o mais do que provável carimbo no tetracampeonato.
À conhecida hegemonia interna, o F. C. Porto consegue aliar uma saborosa liderança, em termos de vitórias em campeonatos nacionais, nas últimas duas décadas, no panorama europeu. Se se juntar os dados referentes às 12 Ligas com melhor ranking da UEFA, os portistas, com os seus 13 títulos em 20 possíveis, lideram a tabela, seguidos do Dínamo de Kiev, com 12. Aliás, os ucranianos, nos últimos 20 anos, ainda festejaram mais um título (1989/90), mas esse foi averbado numa fase em que o país estava integrado na ex-União Soviética.
O último lugar do pódio é repartido por Bayern Munique, da Alemanha, PSV Eindhoven, da Holanda e Olympiacos, da Grécia, todos com 11 títulos. Curiosamente, os gregos, que aliás já asseguraram mais um campeonato nacional, alcançaram 11 troféus nas últimas 12 épocas, tendo interrompido o ciclo apenas em 2003/ /04.
Com três títulos consecutivos, a que se prepara para juntar um quarto, o F. C. Porto venceu 65% dos últimos campeonatos portugueses, com destaque para o inédito penta, entre 1994/95 e 1998/99. O clube azul e branco nunca esteve mais de três anos sem vencer, o que aconteceu entre as épocas 1999/00 e 2001/02 e confirmou o seu domínio nacional, com cinco vitórias nos últimos seis anos, com o pormenor de já ter mais um êxito à vista.
No nosso país, os portistas têm a larga distância o segundo clube com mais títulos, concretamente o Benfica (quatro), seguido pelo Sporting (dois) e Boavista (um). Um panorama completamente diferente do que se passa, por exemplo, na vizinha Espanha, em que Real Madrid e Barcelona somaram cada qual oito títulos, deixando para a concorrência apenas quatro troféus, designadamente Valência (dois), Deportivo da Corunha e Atlético de Madrid (um).
Apesar de, entre os principais campeonatos, o F. C. Porto ter sido o mais titulado, há um clube, fora do ranking principal, que venceu mais vezes. Trata-se do Rosenborg, da Noruega, com 15 títulos, 13 dos quais consecutivos. E o Glasgow Rangers, na Escócia, também venceu, tal como os dragões, 13 títulos nos últimos 20 anos.
Não é Portista quem quer, só é Portista quem pode
Sem comentários:
Enviar um comentário