
Eu tenho de confessar que sempre fui um critico de Jesualdo, e não é pelo facto de este ter feito uma muito boa campanha na Liga dos Campeões esta época, de estar na final da Taça de Portugal com muito boas possibilidades de a ganhar e de estar quase a ganhar um Campeonato (o seu 3º título consecutivo) que não deixo de criticar o Professor. Alias quem é verdadeiramente Portista sabe muito bem que neste Clube a Critica é algo de saudável e que faz parte do ADN de qualquer adepto e dirigente Portista, pois ao contrário de outros, o nível de exigência é uma realidade e todos querem trabalhar para ganhar, daí que eu não queira fugir á regra e mantenha sempre a minha critica construtiva para com Jesualdo.
A questão da Renovação de Jesualdo a meu ver tem doiss grandes pontos e cada um deles com um peso igualitário que tornam muito difícil qualquer decisão quanto á renovação. Ora vejamos:
Se por um lado temos o trabalho do Professor bem patente na equipa Portista, com a descoberta de muitos e bons jovens jogadores como Rolando, Hulk, Aly Cissokho, Fernando, Anderson, entre outros, a recuperação de jogadores como Mariano e Farias, fez de Lucho, Meireles, Bruno Alves e Lisandro as pedras Nucleares do actual Futebol Clube do Porto e pretendidos pelos grandes emblemas da Europa e do Mundo, conseguiu ganhar dois campeonatos seguidos e está quase a ser o 1º Treinador Português a vencer 3 Campeonatos seguidos, esta época que está a terminar fez uma excelente campanha na Liga dos Campeões fazendo vergar um emblema como o Manchester United que eliminou o Porto com um lance de pura sorte, soube lidar com a pressão da retirada de Baía e o Processo Apito Dourado, e muitos outros aspectos positivos.
Por outro lado, Jesualdo foi sempre muito contestado pelos adeptos, a forma pouco clara e muito atribulada como foi contratado não agradou a muita gente dentro da SAD e adeptos Azuis e Brancos, muitas contratações foram um fiasco com Jesualdo no comando da equipa, sendo o Argentino Lucas Mareque o maior “barrete” do Professor, na Europa do Futebol a equipa Portista sofreu por três vezes goleadas de equipas Inglesas, Jesualdo foi também o responsável pelo desaparecimento de um dos Jogadores que deu dois títulos de Campeão Nacional ao Futebol Clube do Porto como foi o caso de Adriano, arrumou com o prodigioso Ibson para o Brasil onde é considerado um dos melhores do Brasileirão, Jesualdo trouxe um dos piores Treinadores Adjuntos que alguma vez passaram pelo Futebol Português como é o caso de José Gomes e Jesualdo Ferreira sofre de um enorme problema que ainda não solucionou que é a sua lentidão e medo de tomar decisões sobre pressão. Existem muitos outros senãos, mas não me estou a recordar de mais nenhum.
Portanto, se eu fosse o Presidente Portista e tivesse de tomar uma decisão sobre a renovação ou não de Jesualdo, optaria por não renovar o Contrato apesar da seu muito bom trabalho que este tem feito ao longo dos últimos anos, pela simples razão de que este não sabe trabalhar sobre pressão e para a próxima época os Adeptos e SAD vão exigir muito mais a Jesualdo, mas tendo em consideração todos os aspectos positivos que fiz referencia, seria um ainjustiça não renovar o contrato com o Treinador…
Sendo assim é mesmo caso para se dizer: Renovar ou não renovar, eis a questão.Não é Portista quem quer, só é Portista quem pode
3 comentários:
Este é um assunto pertinente que a Comunicação Social tem evidenciado, para procurar tirar dividendos, na esperança de lançar alguma desestabilização.
Também fui critico de Jesualdo nos momentos em que o professor acusou medos injustificados.
Mas reconheço a sua evolução e a sua capacidade.
Entendo que Pinto da Costa espera o final da temporada para fazer o balanço e decidir.
Para mim, a renovação dependerá dos resultados finais.
Se Jesualdo for capaz de vencer as duas provas nacionais, será muito difícil não continuar à frente da equipa. Caso contrário não terá direito a renovação.
Esta será mais uma razão para o total empenho da equipa técnica.
quanto amim o contrato deve,e já está negociado!isto é apenas um jogo com a cumunicação social!
Dragaopentacampeao eu fui, sou e serei um critico de Jesualdo, pois no dia em que os adeptos do FC Porto baterem palmas a tudo o que um Treinador diz e faz então é sinal de que algo vai muito mal...
A Critica Construtiva é algo de muito importante e necessário para a evolução de um Clube e até mesmo das pessoas.
Naturalmente que este evoluiu, mas ainda tem um enorme defeito e que faço referencia no meu Post... O seu Medo de tomar uma decisão sobre pressão... Daí que a sua renovação seja algo na qual eu tenho algumas reservas.
Contudo concordo com o Anónimo quando diz que a renovação do Prof. já está mais do que realizada, faltando apenas a sua publicitação... O que não invalida que se opine sobre a sua justiça ou não.
Saudações Portistas!!!
Não é Portista quem quer, só é Portista quem pode
Enviar um comentário