sábado, 15 de maio de 2010

A Eterna Questão do Jamor

No próximo Domingo, dia 16 de Maio, pelas 17H, o Futebol Clube do Porto entra em Campo no Estádio Nacional, que se situa no Complexo Desportivo do Jamor, para disputar contra o Finalista surpresa Desportivo de Chaves a conquista da sua 15ª Taça de Portugal. Até aqui nada a assinalar e há que salientar a nobreza e humildade dos Flavienses, que mesmo tendo a sua casa desfeita por dívidas e problemas salariais, conseguem alcançar a Final da Segunda Prova mais importante do nosso Futebol.

Segundo os Regulamentos desta Competição, que é orientada pela Federação Portuguesa de Futebol, a Final da Taça de Portugal tem de ser disputada sempre no Estádio Municipal de Oeiras (também conhecido por Estádio Nacional ou Jamor). E é aqui que reside um enorme problema que ninguém leva a sério por causa das manias divisionistas do actual Presidente Portista.

Não é só um problema, o Complexo Desportivo do Jamor tem problemas de segurança, de qualidade do estádio, acessos e vigilância. Geralmente quando o Porto chega á Final da Taça de Portugal, os adeptos Portistas, tal como fazia Pinto da Costa há bem pouco tempo, utilizam o facto do Jamor ser na Capital do nosso País para darem força á Regionalização. Afirmam estes que o facto da Final ser em Lisboa que é um reflexo do Centralismo e do Poder abusivo da Capital e todo o demais “paleio” da Regionalização e do Norte Independente… Mal sabem estes “pobres Diabos” que com tal discurso apenas fomentam, ainda mais, a Divisão num País tão pequeno como o nosso e afastam as pessoas dos Verdadeiros problemas do Estádio Nacional.

Se olharmos para Inglaterra, vamos constatar que as Meias-Finais da Taça de Inglaterra são realizadas na Capital Londres, mais concretamente no Estádio de Wembley que tem uma capacidade de 90.000 pessoas, oferece um conforto extraordinário a quem lá vai ver um jogo de futebol, tem uma série de acessos que facilitam a deslocação a qualquer adepto e é a “Casa” da Selecção Inglesa.

A Final da Taça de Itália esta Temporada foi disputada no Olímpico de Roma, sendo que uma das Equipas Finalistas era a “Dona” da Casa (AS Roma). Tal impediu o Inter de Mourinho de vencer a Taça de Itália e de se deslocar quase sem polémica á Capital Romana? Não, inclusive o Estádio esteve cheio, as condições de segurança são excelentes e trata-se de um Palco do Futebol Mundial que já recebeu muito recentemente uma Final da Liga dos Campeões e já foi um dos Palcos do Mundial de Futebol de 90.

Aqui em Portugal continua-se a apostar num Estádio que não tem condições nenhumas para receber eventos de Selecções, as Bancadas fazem lembrar os Estádios dos princípios dos anos 80 (e não fossem as Cadeiras, este ainda teria uma capacidade acima dos 37.593, colocando em perigo os Adeptos que lá se deslocam para ver a Final). Se somarmos a isto o facto de já ter sido assassinado, em plena luz do dia, um Adepto do Sporting Clube de Portugal que se encontrava na Bancada do Jamor, o facto de os Acessos serem terríveis, de não ser nada barata uma deslocação de qualquer ponto do País á Capital, eis que se coloca a questão: Porque é que o Jamor tem de ser sempre o Palco da Final da Taça de Portugal se não tem condições para tal? Porque não fazer a Final em Leiria ou em Coimbra que tem Estádios Modernos que herdamos do EURO 2004?

Estas é que eram as questões racionais que os Adeptos Portistas, e não só, deveriam colocar á Federação. È que se a questão fosse esta e não a do bairrismo do costume, eu acredito piamente que a Federação Portuguesa de Futebol não se desculparia com os Regulamentos.

Uma nota Final para dizer que “A Mística Azul e Branca” vai ao Jamor e esperamos sair de lá com a 15ª Taça de Portugal na mão!!!

Aproveito para pedir aos Adeptos do Futebol Clube do Porto que vão a Lisboa ver o nosso Clube, para que não liguem a qualquer provocação que os Adeptos do Benfica vos dirijam. São Campeões, deixem-nos ser Felizes de 5 em 5 anos ou de 10 em 10… Sejamos Portistas e Desportistas, pois para o Ano há mais e lembrem-se sempre: Não é Portista quem quer, só é Portista quem pode.

1 comentário:

dragaovenenoso disse...

FCPorto Bicampeão Nacional de Andebol!! Mais um título! Parabéns a todos!