domingo, 9 de janeiro de 2011

E a Verdade foi reposta

A expectativa em redor do FC Porto era elevada para saber como iria reagir a equipa de André Villas-Boas à primeira derrota da temporada, logo a abrir o ano 2011. O Marítimo, que nunca tinha vencido no Estádio do Dragão, queria conquistar os três pontos pela primeira vez, ou, pelo menos, ganhar um ponto, à imagem do que já havia feito em duas ocasiões.

No entanto, os Líderes do Campeonato responderam à derrota do último fim-de-semana com uma vitória clara sobre os Madeirenses e mantém-se invictos no Campeonato, tendo agora, embora de forma provisória, 11 pontos de avanço sobre o Benfica, que apenas joga hoje em Leiria.

A equipa de Pedro Martins tentou dificultar ao máximo a tarefa do FC Porto. Os insulares começaram por exercer uma pressão alta, impedindo os Azuis e Brancos de trocarem a bola e a turma de Villas-Boas começou por sentir dificuldades para chegar à baliza de Marcelo.

Em algumas fases, os Dragões davam mostras de alguma inquietação e intranquilidade por o jogo não estar a correr de feição, apesar de o Marítimo não criar qualquer incómodo a Helton. No entanto, aos 38 minutos, a estratégia forasteira foi derrubada por um grande golo de Guarin, num portentoso remate a 37 metros da baliza, que não deu qualquer hipótese de defesa ao Guarda-redes do Marítimo.

Um excelente golo do Colombiano, que terminou o encontro com dois tentos apontados, que serviu para provar a André Villas-Boas que quer manter a titularidade, apesar de Fernando já estar clinicamente apto e de, inclusive, ter entrado aos 67 minutos para o lugar de Varela, que também regressou à competição e foi titular.

O FC Porto passou a jogar com outra segurança e, uma vez em vantagem, o objectivo passou a ser ir em busca do segundo golo, de forma a dar mais tranquilidade. O jogo dos Azuis e Brancos tornou-se mais rápido e os Portistas só não foram para o intervalo a vencer por 2 x 0 porque o poste impediu João Moutinho de marcar o segundo golo com a camisola do FC Porto e o seu primeiro no campeonato.

Não marcou João Moutinho a fechar o primeiro tempo, marcou Hulk aos 15 minutos da etapa complementar. Numa altura, em que o FC Porto mandava na partida, o internacional Brasileiro, ainda fora da área, conseguiu colocar-se em posição frontal para a baliza e marcou o segundo golo num belo remate, após uma jogada da qual Belluschi e James Rodriguez fizeram parte.

No entanto, e apesar do domínio do FC Porto, o Marítimo não desistiu de lutar pelo resultado e num lance de bola parada reduziu para 2 x 1, por intermédio de Babá. Todavia, ao golo sofrido, o FC Porto reagiu da melhor maneira e apenas demorou cinco minutos para ampliar o resultado para 3 x 1. Mais uma vez, Guarin bateu Marcelo e marcou o golo que carimbou em definitivo o triunfo dos Azuis e Brancos.

Contudo, o golo do médio não foi o último do encontro, pois, ao minuto 80, outro Colombiano, James Rodriguez, fez o 4 x 1 final, após um bom lance de ataque entre João Moutinho e Hulk.

A ganhar por 4 x 1, ainda houve tempo para André Villas-Boas fazer a vontade aos adeptos e lançar Mariano Gonzalez o Trambolho em jogo numa partida em que o FC Porto deu uma boa resposta à primeira derrota da temporada. Quanto ao Marítimo, ainda não foi desta que venceu no Dragão.

Melhor em Campo: Freddy Guarín

7 comentários:

Dragus Invictus disse...

Bom dia,

Ontem tivemos a atitude certa, diante de um Marítimo que veio fazer jogo passivo, abdicou de atacar, e tinha como clara estratégia chegar ao intervalo com o marcador a zero, e jogar com o nosso possível nervosismo na segunda parte.

Mas Guarin com um golaço abriu o marcador e deu justiça ao marcador à partida para o intervalo.

Nota para Carlos Xistra, na primeira parte, que fartou-se de apitar, teve má avaliação de lances, de interpretação de leis da vantagem etc.
Deveria ter expulso Ricardo Esteves que num lance sem bola deu com os braços no rosto de Belluschi. No lance do golo do Marítimo, é Sapunaru que é pisado, sai mesmo lesionado e ainda leva amarelo, quando o amarelo seria para Djalma, ou seja segundo da noite para Djalma e que portanto deveria ser expulso.
Felizmente este lance não teve influência no resultado, pois nós fizemos um jogo bravo e vencemos bem, e para penalizar a atitude do Marítimo, devia ter sido por score mais elevado.

Guarin foi o homem do jogo. Neste esquema de jogo de Villas-Boas em que não há um médio defensivo fixo, Guarin pela sua força, capacidade técnica, resistência física e capacidade de remate de longa distância, tem vindo a ganhar o seu espaço na equipa, aproveitando bem a lesão de Fernando.
Vai ser uma boa dor de cabeça para AVB decidir quem ocupará a posição mais recuada do meio campo.

Moutinho foi o pêndulo da equipa, fantástico.
James também está a aproveitar bem as oportunidades, e em jogos que tem mais espaço, demonstra toda a sua capacidade.
Hulk está a fazer uma época fantástica, e ontem esteve bem.
Helton transmite serenidade, Otamendi foi um "bombeiro", Sapunaru e Rafa também estiveram bem.
Destaque também para o regresso de Mariano e para o público.

Concluímos a 1ª. volta com um excelente registo e agora temos 8 jogos fora e 7 em casa até final do campeonato, que vamos lutar para vencer e reconquistar o ceptro de campeões que nos foi roubado na época passada.

Abraço

Paulo

http://pronunciadodragao.blogspot.com/

Penta disse...

caríssimos,

é com vitórias suadas como a de ontem - principalmente num terreno de jogo muito inclinado pelo Xistrema - que se fazem os Campeões!
e acredito que vamos sê-lo, esta época! ;)

por último e não menos importante, a «pressão» está de novo no lado do sr. Chiclete.

saudações PENTAcampeãs!

Tomo I

rui disse...

Grande vitoria e grandes golos.
O jogo começou aos vinte minutos apesar de Carlos Xistra tudo ter tentado fazer para ofuscar a grande vitoria do FCP,não teve tempo,Guarin respondeu com um golaço ás criticas,com outro grande golo e uma força interior e fisica que sempres lhe reconheci.É um jogador á FCP tal como João Moutinho,chega a assustar as suas vindas á frente e a força fisica como recupera a posição defensiva.
Toda a equipa correspondeu e teve a atitude desejada em campo,saliento em primeiro lugar a equipa apresentada pelo André Villas Boas,o Fernando não deve estar totalmente recuperado daí a entrada de Guarin que soube corresponder,talvez em jogos deste tipo e com este tipo de adversarios seja dele o lugar.Otamendi correspondeu inteiramente e ainda fez o lugar do lado direito.James provou que tambem sabe defender.Varela ainda a recuperar mas um poço de força.Hulk igual a si proprio,um gigante.
Contudo uma preocupação,o golo consentido do Maritimo,estão dois jogadores sozinhos para cabecear e fica-me a duvida se a bola não é do Helton,a corrigir.
Sapunaru,Belhuchi e Rafa cumpriram muito bem.
Arbitragem - deste individuo para ser meigo nada mais se pode esperar é uma segunda versão do pobre Paixão. O amarelo a Sapunaru é miseravel...
Nota final - Walter ficou a ver o jogo.espero que tenha gostado e quando novamente entrar em campo dê tudo o que tenha.Mariano parece recuperado,vamos ver o que dá,ele ainda não provou,mas tem atitude,para quem está parado desde Março a sua entrada foi um pequeno estímulo,aguardemos.

Pedro Silva disse...

Confesso que não entendo o encanto que os Adeptos Portistas tem pelo Guarín e Mariano.

Será que todos viram o mesmo jogo do que eu? Será que todos se esqueceram do quão maus são estes dois Jogadores?

Antes do Colombiano ter marcado o primeiro golo fartou-se de fazer disparates e de fazer passes errados. Depois marcou como é a sua obrigação e pronto toda a gente lhe perdoa a falta de jeito.

Outro que também estava a fazer asneiras a torto e a direito e a ver se o Xistra o punha na rua era Otamendi. Só melhorou quando passou a jogar a Defesa Direito que é onde este joga como deve ser.

E depois existe a inexplicável histeria com Mariano... Será que já toda a gente se esqueceu da porcaria que é este tipo? Ouvi dizer que o Argentino quer renovar o contrato... O FC Porto que o ponha a milhas e rápido porque o Dragão não é a Santa casa da Misericórdia.

Pronto o FC Porto ganhou e agora já toda a gente acha que o Plantel é o melhor do Mundo. É uma pena que os Adeptos do FC Porto não venham com um Manual de Instruções de 5.000 páginas para ver se alguém os percebe.

Cumprimentos a todos.

JKL disse...

Grande Guarin,que para muitos é considerado um flop e outras coisas bem piores.Para mim,acima de tudo,é um atleta do F.C. do PORTO.

Pedro Silva disse...

Eu quero ver esta do "Grande Guarin,que para muitos é considerado um flop e outras coisas bem piores.Para mim,acima de tudo,é um atleta do F.C. do PORTO." quando o Colombiano fizer exibições ao seu nível normal (entenda-se reduzido, muito fraco e a dar pancadaria em tudo o que é pernas).

Cumprimentos JKL e apareça mais vezes.

Pedro Silva disse...

"Foi uma resposta «à Porto», como o momento exigia, para descansar os adeptos e preocupar os adversários."

100% de acordo consigo caro Dragaopentacampeao.

Cumprimentos.