Que o Dragão aqueça a fria Moscovo com as suas Labaredas é com toda a certeza o desejo de todos os Portistas para mais esta eliminatória da Liga Europa. Quis o destino que, tal como na Gronelândia, o Fogo e o Gelo voltassem a medir forças fazendo recordar um CSKA Moscovo x FC Porto pós Campeão Europeu 2004 que os Azuis e Brancos venceram com imensa dificuldade.
Confesso que sinto um carinho e admiração muito grande por esta Equipa Russa que conta nas suas fileiras com Jogadores que dão pelo nome de Igor Akinfeev (talentoso, frio e ágil Guarda-redes), Sergei Ignashevich (Central Russo de grande valia e que impõe respeito na Defesa Moscovita), Keisuke Honda (um Maestro do País do Sol Nascente), Mark González (Chileno que dá um toque Sul Americano a esta Equipa do Leste Europeu), Seydou Doumbia (o “matador” da Liga Europa) e Vágner Love (histórico Brasileiro que declarou amor eterno á quase sempre gelada Moscovo).
Podemos afirmar que os Russos possuem um Plantel curto e com poucas opções para uma partida que vai começar hoje e só terminar daqui a duas semanas, mas este CSKA têm dois factores que poderão fazer pender a balança para o seu lado:
- As condições Climatéricas que são sempre muito complicadas nesta altura do ano e às quais os Moscovitas já estão muito habituados;
- A equipa da Capital Russa está neste momento a arrancar a sua Temporada, o que faz com que os seus níveis físicos estejam no máximo.
Por isto afirmo com toda a certeza que esta será a partida mais complicada que a turma de Villas-Boas tem pela frente neste percurso que todos queremos que termine na Final de Dublin. Alias, estou totalmente de acordo quando Pinto da Costa afirma que o FC Porto para ser favorito á conquista do Troféu tem primeiro de ganhar a partida de hoje e de passar aos quartos-de-final.
Portanto, optimismo sim, mas o Dragão só poderá descongelar a fria Moscovo se deixar tudo em campo e se mantiver uma postura defensiva muito concentrada e a um nível muito elevado.
As entradas de Hulk, Sereno e Souza são os destaques da Convocatória de André Villas-Boas para o encontro da primeira mão dos oitavos-de-final da Liga Europa.
Lista de Convocados: Helton, Maicon, Guarín, Belluschi, João Moutinho, Falcao, Cristian Rodríguez, Hulk, Fucile, Rolando, Sereno, Varela, James, Sapunaru, Souza, Beto, Fernando, Rúben Micael e Otamendi.
Em comparação com a Lista de Seleccionados para a partida anterior (FC Porto x V. Guimarães, 2 x 0, 22.ª Jornada da Liga), saem Alvaro Pereira, a cumprir castigo, e Mariano Gonzalez, não inscrito.
Onze provável (sistema 4x3x3): Helton, Sapunaru, Rolando, Otamendi, Fucile, Fernando, Guarín, João Moutinho, Hulk, Varela e Falcao.
O FC Porto defronta hoje o CSKA Moscovo, às 21H locais (18H em Portugal Continental), no Estádio Luzhniki e esta partida pode ser acompanhada em directo aqui no Mística..
2 comentários:
Bom dia,
Hoje teremos um jogo difícil em Moscovo.
Ao longo da sua história o FC Porto tem dado provas que em situações climatéricas adversas, sempre dá a volta por cima, adapta-se, luta e vence.
O relvado é artificial e tem aquecimento, por isso espera-se um relvado sem muita neve. Esperemos que os nossos jogadores se adaptem à relva artificial.
Somente o frio e a longa viagem poderão condicionar a nossa equipa.
O CSKA perdeu diante do Zenit o primeiro troféu russo da época - a supertaça - e por certo irá entrar motivado para tentar dar uma resposta aos seus adeptos.
O CSKA apesar de não ter sido campeão na época passada, é uma equipa muito organizada, que conta com excelentes valores individuais como o guarda-redes Akinfeev, os defesas Ignashevich,Semberas, e os irmãos Berezutski.
No meio campo contam com Tosic (excelente jogador, mas que está lesionado e vai falhar esta 1ª. mão), Aldonin, o japonês Honda (um excelente jogador) e Dzagoev (o melhor jogador russo da actualidade).
No ataque tem dois excelentes finalizadores o jovem checo Necid e o experiente Wagner Love.
As estatísticas jogam a nosso favor, nos 4 confrontos com o CSKA, nunca perdemos, ganhamos sempre fora, empatamos sempre em casa, e nunca sofremos um golo desta equipa.
Não obstante o nosso favoritismo, temos de ter uma atitude guerreira, e jogar com afinco.
É muito importante marcar fora.
Espera-se um FC Porto forte para dar já amanhã um passo importante rumo aos quartos de final.
Abraço e boa semana
Paulo
http://pronunciadodragao.blogspot.com/
Falavam em faixas. Aqui estão elas:
http://www.youtube.com/watch?v=xFJTdTYE_Ss
Enviar um comentário