quarta-feira, 23 de março de 2011

Portistas e Gentes do Norte

Com alguma naturalidade os nossos vizinhos espanhóis, mais propriamente os Catalães, tem várias vantagens em relação a nós Nortenhos Portugas, pois são uma região autónoma, rica e próspera e nós por cá, continuamos a depender da vontade e misericórdia do centralismo bafiento do Terreiro do Paço. Com a devida distância na dimensão, as sanguessugas do centralismo de Madrid que também existe na Espanha,roem-se de inveja da capacidade Catalã e a verdade é que tentam manter alguma preponderância se bem que em vão é certo, porque o Governo Regional Catalão sabe o que vale e fundamentalmente o que quer e pode.

A «União do Reino Espanhol» continua intocável, mas escrevendo numa linguagem mais brejeira, poderemos dizer que: «cada macaco no seu galho»! Claro que há, uma enorme diferença entre a Região Norte de Portugal e a Catalunha, nem sequer me atrevo a comparar e logo à partida, por esta ser autónoma e muito rica, para além também de ser mais que auto-suficiente e nós por cá que, também o poderíamos tentar ser, com o apoio da região autónoma da Galiza que, há anos nos tem estendido a mão para tal, mas o centralismo lisboeta, não abre mão da nossa Região Norte, mantendo-nos sobre o seu domínio absolutista, evitando assim que, tão importante parcela do nosso território, possa vir a definir o seu futuro e no caso em apreço, dominar conjuntamente com a Galiza, o importante eixo estratégico Atlântico do Noroeste Peninsular. Esta comunhão geoestratégica, nunca tirará à soberania nacional o Norte, ao nosso País, como alguns detractores tentam fazer incutir em mentes menos esclarecidas, pois a Região do Grande Norte, será sempre Portugal e a Galiza será sempre a Espanha!

Este texto parecerá mais político, que futebolístico mas, não é essa a intenção pois não vos quero, Portistas e Nortenhos, incutir regionalismos e politiquices, que até poderão ser mal interpretados por alguns, ao lerem num blogue sobre desporto, tal argumento. Peço-lhes por isso que, prestem atenção ao seguinte vídeo, com o (som alto) e depois concentrem-se um pouco, de olhos cerrados, no que acabam de ver e verificarão quão semelhante está a Catalunha,à nossa Região Norte e Barcelona,à nossa capital regional o PORTO!


Entretanto; Cada vez mais próximo está, a cerimónia da colocação das faixas de Campeão Nacional 2010 / 2011, na nossa equipa FC Porto. Como já escrevi preferia festejar esta vitória no estádio do Dragão, em nossa casa e não em casa alheia, mas o destino por vezes prega-nos partidas e se calhar, estamos condenados a festejar em casa do nosso visceral adversário, no estádio da Luz. Não é que seja coisa que não nos orgulhe, pois o ano passado, este mesmo adversário preparou-se para festejar tal acontecimento no estádio do Dragão, apesar de não o ter conseguido. Poderá até a título de desforra, desta vez, o FC Porto o consiga


A ver vamos como diz o cego! Tenho entretanto e por mera curiosidade, visitado blogues desportivos da concorrência que, perante esta flagrante evidência de pontuação do FCP, auto apelidam, com toda a convicção que, este campeonato foi “comprado” pelo FC Porto! Sempre é uma maneira de menorizarem a dor da auto estima e no fundo, conseguirem dormir umas horitas mais descansadas e fundamentalmente com menos azia esofágica! Se o FC Porto não tivesse “comprado” este campeonato, seriam eles sim, merecedores de renovarem o bi-campeonato!

Escrevem isto nos blogues, sem o mais pequeno pejo ou vergonha. Escrevem isto sonegando exibições paupérrimas que,se testumunharam no início do campeonato e até no estádio da Luz, assobios e impropérios, contra o palavroso treinador catedrático, acompanhados de variadíssimos fechar de olhos, das arbitragens que, ao longo deste campeonato, lhes tirariam muitos pontos, comparativamente aos que agora tem o privilégio de somar (indevidamente). Recordo somente os 3 pontos que roubaram à Académica, num golo único do desafio, em dupla e flagrante falta, não sancionada pelo cego árbitro e fiscal de linha.



Enfim, é uma doença hereditária de avós, para pais e netos e mais grave, sem tratamento à vista, pois acreditem, é doença incurável! Curioso é que, estes auto-convencidos desportistas,dos Alto de Moinhos não conseguem escrever uma letra, sobre a saída do seu clube, pela porta da “estrebaria” da Champions League.


Como foram humilhados, na Europa, não se lê uma única letra, sobre este falhanço desportivo/futebolístico, deste clube que, até reconhecidamente por todos, teve a sorte de ser colocado então, no grupo mais acessível, desta prova maior do futebol europeu. A culpa foi de certeza do FC Porto, não tenham dúvida desportistas. O desempenho desta equipa, com por exemplo, Hapoel de Telavive, deve ter tido dedo do FC Porto! Aqui fica bem demonstrado o desalento da derrota humilhante que sofreram


Falemos de coisas bem mais reais e interessantes que, são por exemplo, o FC Porto ser o melhor líder de Campeonato desde há 38 anos. Um marco histórico para o nosso clube que, consegue atingir esta marca com o treinador mais jovem e com menos curriculum que há memória no futebol! Naturalmente que este facto, tem sido altamente codificado e censurado pelos “medias” Lisboetas que, de maneira nenhuma realçam este feito desportivo! Fosse o contrário e estaríamos hoje, já enjoados de tanta e repetida notícia!
A tal doença hereditária é tão grave que, se consegue escrever esta notícia no jornal A Bola:

«Retirada do brilhante artigo de Rui Moreira, no dito pasquim.»
Por fim, um assunto que virá ainda dar muito que falar, acreditem, que foi a aprovação na generalidade dos estatutos “ inconstitucionais” da «FPF». Parece que o assunto não estará resolvido e ainda correrá muita tinta sobre este caso. Aguardemos, mas palpita-me que a aprovação na generalidade dos estatutos, (inconstitucionais segundo o Profº. Drº José M. Meirim), a «Federação Portuguesa de Futebol», será alavancada agora, pelo putativo, isento e imparcial candidato Dr.º Fernando Seara, conhecido Presidente de Câmara de Sintra, e comentador televisivo ao serviço do SL Benfica, que em part-time dará uma perninha na corrida à presidência da FPF!

É que se assim for, a «FPF», ficará muito mais transparente e será finalmente, levado a efeito a ambicionada «purga», para erguer bem alto a «Verdade Desportiva no Futebol Português», tão almejada, pelos que por hábito, não sabem ganhar dentro das quatro linhas.

Este que vos estima

2 comentários:

JOSE LIMA disse...

Excelente comentário caro Tavares
Como dizia o meu Avô "são verdades como punhos".
Já agora, e porque está fresquinha, temos que falar da absolvição pelo TAS, de Carlos Queiroz.
Nós que sempre o defendemos contra os pasquins do costume, e diga-se em abono da verdade, que o nosso amigo The Blue One, também, fomos dos poucos que percebemos toda a tramoia que estava montada.
E olhe! Viu o resultado? Mais um xito do nosso querido Presidente. O "grande crime" de Queiroz foi o de ter sido apoiado pelo Senhor Pinto da Costa, o que despoletou a ira desse iluminado do doping, o inefável luis horta.
Por isso, agora os meus amigos compreendem porque é que ele tem andado tão nervoso. Já lhe devia estar a cheirar a esturro. Não é por acaso que a comunicação do TAS, saiu logo a seguir à não-eleição de Madail.
Nós que andámos cá há muito tempo, somos mesmo difíceis de engolir.
Eu, se fosse o senhor Madaíl que está em fim de mandato, agora agarrava na inevitável "faturinha" que vai chegar à FPF e despachava-a para ele.
Já sei que vai dizer que o homem é inimputável, tal como o senhor Laurentino que felizmente vai de vela dentro de pouco tempo. Eu sei, meu caro, mas era só para chatear.
Abraço

Pedro Silva disse...

Caro Tavares, sobre o seu texto apenas tenho uma questão a colocar:

Que motivo leva os Portistas a colar a imagem do nosso Clube ao do Barcelona?

Eu ainda sou jovem, mas já vi este tal Clube que dizem parecer tanto com o nosso a tratar o Dragão abaixo de cão e a maltratar de uma forma atroz e sem piedade os seus Atletas.

Vítor Baía saiu de lá maltratado e dado como "morto" para o futebol. Deco foi usado e abusado até o deitarem fora e Fernando Couto sofreu o mesmo tratamento que o Luso-brasileiro.

Daí que eu pergunte o porque de tanta bajulice a um Clube que já foi humilde e trabalhador... Agora não passa de mais um que tem a mania que é o maior da minha rua.

E há outra cosia, isto da Luta contra o centralismo em Espanha não cola. Aqui em Portugal até que existe este grave problema e o simples facto de nenhumas das nossas Regiões ser auto-suficiente faz com que esta doença do centralismo seja cada vez pior.

Em Espanha este problema não se coloca e acredite que aquilo ainda não se transformou numa manta de retalhos porque internacionalmente ainda não houve esta oportunidade... Falando num Portuguès correcto e sincero:

A Catalunha está-se a marimbar para nós e para tudo o resto.

@ Lima

Mais uma "lambada" de luva branca que damos aos detractores do costume.

Este fim-de-semana irei colocar aqui um artigo sobre esta vitória de Queiroz sobre a massa corrupta e sem vergonha que grassa e manda no nosso País.

Não podia terminar este meu comentário sem falar no clima de guerra que se está a instalar antes do Clássico da próxima semana:

È triste e lamentável que Porto e Benfica tenham chegado a este ponto.

Não me interessa quem começou nem que tem mais protecção do Governo ou não, o que me interessa é que é preciso que acabem de uma vez por todas com isto. E não é nada disto que tenho lido na Blogosfera Portista que cada vez mais tem atirado lenha para a fogueira.

Cumprimentos a todos.