Chegou finalmente o dia em que Futebol Clube do Porto pode conquistar uma das 3 frentes que fazem parte dos seus objectivos. A partida de hoje na Luz está portanto revestida de uma enorme importância pois pode consagrar o justo Campeão Nacional que tem sido o Dragão até esta altura do Campeonato onde ainda não sentiu o sabor amargo da derrota.
Contudo, á espera dos Portistas vai estar um ambiente pesado e muito minado pela Direcção Benfiquista que tudo tem feito para que os ânimos dos seus Adeptos se exaltem e para que estes recorram aos sempre deploráveis actos de violência que em nada dignificam a instituição Benfica e a sua História centenária. Só espero sinceramente que o espectáculo Futebol seja muito superior á idiotice dos Dirigentes e de quem faz da rivalidade um ódio pessoal e doentio.
Por outro lado, e partindo para a parte que realmente interessa, a defrontar os Dragões vai estar uma equipa Encarnada que vai dar tudo por tudo para adiar por mais uma Jornada a conquista do Título de Campeão por parte dos Azuis e Brancos. Surgiram rumores de que Carlos Martins e Cardozo são baixas para esta partida por parte do Benfica, mas é certo que Jorge Jesus conta nas suas fileiras com Jogadores de enorme qualidade e aos quais os Portistas devem dar uma atenção redobrada. Aimar, Coentrão, Sálvio e Gaitan são apenas alguns dos nomes que o Treinador André Villas-Boas deve chamar a atenção para evitar dissabores que podem estragar uma festa quase anunciada e já há muito merecida.
È extremamente importante que o FC Porto entre em campo mais logo com a ideia de que vai defrontar umas das Equipas que melhor futebol pratica em Portugal e que a questão da invencibilidade é secundária. O importante é que os Dragões entrem em campo com vontade de trabalhar muito e de sofrer bastante pelos 3 pontos que estarão em disputa. Seriedade, concentração e muita coragem exige-se a quem vai entrar em campo de Azul e Branco vestido.
Uma das grandes lacunas do actual Benfica está na defesa. Mais concretamente na baliza onde habita um Guardião Espanhol, de nome Roberto, que tem uma extrema dificuldade em sair dos postes nos lances de bola pelo ar. A outra lacuna está no excesso de dedicação e velocidade com que o Benfica começa os seus jogos, pois se o golo surge aquando deste imenso esforço físico as coisas correm bem e não se desgasta psicologicamente o ânimo dos Atletas, mas se a coisa corre mal e o adversário marca primeiro então toda a estratégia cai por terra e o Benfica perde pontos.
Para esta importante partida André Villas-Boas promoveu duas alterações: regressam Sapunaru e Otamendi; saem Mariano e Sereno (uma mostra da seriedade com que o Treinador dos Dragões está a enfrentar esta partida, para além de que ao deixar de fora os dois piores Jogadores de sempre da história do Futebol Clube do Porto demonstra que tem imenso respeito pelo adversário).
Lista de Convocados: Helton, Maicon, Alvaro, Guarín, Belluschi, João Moutinho, Falcao, Cristian Rodríguez, Hulk, Fucile, Rolando, Varela, James, Sapunaru, Beto, Fernando, Rúben Micael e Otamendi.
Analisando ao de leve a Lista de Convocados de AVB, não creio que o Técnico vá inventar e muito menos alterar a forma de estar da equipa, pelo que o onze que deverá entrar mais logo em campo será este (sistema táctico 4x3x3):
- Helton, Sapunaru, Rolando, Otamendi, A. Pereira, Fernando, João Moutinho, Belluschi, Hulk, Varela e Falcao.
Não veio que este seja o jogo ideal para Guarin entrar de inicio porque o Benfica não vai entrar em campo para defender um empate e muito menos vai praticar um futebol lento que possibilite ao Colombiano poder jogar á vontade. Na minha opinião a aposta num Meio Campo rotinado, equilibrado e veloz será o ideal.
O FC Porto visita hoje o SL Benfica, às 20h30, no Estádio da Luz e esta partida pode ser acompanhada em directo aqui no Mística.
1 comentário:
Que seja o dia C!
Campeão, Hora Be(i)jamos!
En Passant
Enviar um comentário