domingo, 20 de maio de 2012

Regresso á velha formula

Confesso que no início da Temporada estava um pouco apreensivo com o rumo que os Dragões estavam a tomar. Treinador arranjado em cima do joelho, Jogadores contrariados e com afirmações públicas de que queriam sair do Clube e as estranhas e nada claras vendas de Falcao e Micael fizeram com que me viesse á memória a malfadada Época 2004/2005.

Contudo chegado ao final eis que tudo parece estar aos poucos a regressar á velha normalidade. O Futebol Clube do Porto renovou o Título de Campeão Nacional (foi ás três pancadas é verdade, mas o que interessa é que mais uma vez o Bicampeonato é Azul e Branco), a SAD levou a cabo importantes alterações a meio da Temporada que fizeram com que a opção Vítor Pereira fosse solidificada e valorizada e agora temos que o Clube começou a vender o excedente que têm no Plantel.

E destas vendas a que para já tem nota de destaque é a cedência do Passe de Guarín ao Inter por 11 Milhões de euros. 

Fabuloso! Simplesmente genial este trabalho de Pinto da Costa e seus pares no caso do Colombiano Guarín. Conseguir vender o passe de um “trambolho” como o Guarín ao Inter de Milão pela módica quantia de 11 Milhões de euros não é mérito mas sim mestria na arte de bem negociar. Só mesmo o Presidente Azul e Branco para fazer uma tão elevada margem de lucro com um Jogador que por norma só começa a jogar alguma coisa nas segundas metades das épocas. 

Para além do bom encaixe financeiro que os Dragões fizeram e que lhes vai permitir desafogar um pouco as finanças, eis que matam dois coelhos de uma "cajada" só, pois mostram aos que ainda estão na Equipa que se não querem cá ficar que a porta está aberta e ao mesmo tempo conseguem retirar da sua vasta folha salarial um Jogador de mediana qualidade que quando não jogava com regularidade tinha uma forte tendência para a indisciplina.

Resta agora saber quem vão ser os Senhores que se seguem na lista de vendas. È importante que o FC Porto tenha consciência de que este Título de Campeão Nacional caiu-lhes aos pés por manifesta aselhice do SL Benfica e que nas Competições Europeias é fulcral fazer muito mais e melhor. E nem meto aqui a Taça de Portugal onde os Portistas já têm muita Tradição.

Daí que seja fundamental ceder os passes de Jogadores como o Alvaro Pereira e Rolando e de valorizar ao máximo Maicon e Sapunaru por exemplo. Um Futebol Clube do Porto á sua imagem exige que os seus Dirigentes percam de vez a mania de fazer uma Equipa de Galácticos. O Real Madrid CF uma vez foi por este caminho e depois foi o que se viu.

È chegada a hora de o Clube contar somente com aqueles que pro cá querem ficar. Agora os que apenas querem dar o salto para outro qualquer Clube Europeu que aproveitem para fazer as malas assim que arranjarem alguém que pague o devido valor dos seus passes. Espero é que tanto o James e o Danilo tenham percebido bem esta mensagem. Quem cá está tem de dar o máximo pelo Clube e não andar a dar uma de Vedeta em tudo quanto é Órgão de Comunicação Social. Não querem cá estar, então ponham-se a andar.

2 comentários:

Anónimo disse...

Limpar a casa de vedetas e juntar mais jogadores portugueses que sentem as cores do clube. Aumentamos o nº de jogadores elegiveis para a UEFA e damos continuidade á nossa Mística Azul e Branca!!!
Abraço. Saraiva

Pedro Silva disse...

@ Saraiva

È isto mesmo meu caro.

O FC Porto tem alguns Jovens Jogadores da formação a rodar por este Portugal fora (e não só) que podem fazer muito melhor figura que as "vedetas" que existem no Plantel.

Castro, Atxu, André Pinto e Abdoulaye são alguns destes bons exemplos.

Cumprimentos.