sexta-feira, 28 de abril de 2017

O Cantinho das Modalidades

Andebol

- O FC Porto venceu a formação do Águas Santas, por 26-24, na quinta jornada da segunda fase do Andebol 1. Esta vitória, a terceira consecutiva na fase decisiva, mantém os Dragões como líderes destacados da prova: são agora quatro os pontos de vantagem para o Sporting.

- A equipa de andebol do FC Porto somou o segundo desaire da presente temporada no Andebol 1, ao perder no Funchal, frente ao Madeira SAD, por 28-24, na sexta jornada da segunda fase. A derrota mantém os Dragões no comando isolado do campeonato, mas agora com o Sporting, segundo classificado, à distância de dois pontos, quando faltam disputar quatro jogos para o final da prova.

Basquetebol

- O FC Porto venceu o Illiabum (88-44), em Ílhavo, na oitava e antepenúltima jornada da segunda fase da Liga Portuguesa de Basquetebol. Com este triunfo, os campeões nacionais passam a somar 54 pontos e seguem firmes na liderança da prova.

- Foi preciso uma hora de basquetebol, com dois prolongamentos, e a melhor versão de Sasa Borovnjak para o FC Porto vencer o Vitória de Guimarães (101-96) no Dragão Caixa e confirmar o primeiro lugar da fase regular da Liga, ainda com uma jornada por disputar. O sérvio fez um duplo-duplo de 31 pontos e 10 ressaltos, e os azuis e brancos beneficiaram da derrota do Benfica em Oliveira de Azeméis. Aconteça o que acontecer no Barreiro, frente ao Galitos, já ninguém tira o fator-casa aos campeões nacionais nos Playoffs.

Hóquei em Patins

- O FC Porto Fidelidade venceu no Pavilhão do Paço de Arcos, por 10-4, no jogo da 20.ª jornada do Campeonato Nacional de hóquei em patins. Os golos da sexta vitória consecutiva dos Dragões foram apontados por Vítor Hugo (2), Hélder Nunes (6), Reinaldo Garcia e Rafa. No que respeita à classificação, os três primeiros continuam assim separados por dois pontos, com a Oliveirense na liderança (54 pontos) e o Benfica no segundo posto (53). Com menos um, no terceiro posto, seguem os Dragões. 

Bilhar

- O espanhol Daniel Sanchez venceu a segunda etapa da Taça do Mundo de bilhar às três tabelas, batendo na final do torneio que decorreu em Luxor o companheiro de equipa Dick Jaspers, por 40-28. O espanhol, que com este triunfo ascendeu ao segundo lugar do ranking mundial, que é liderado por Jaspers, fixou ao longo do torneio um novo recorde mundial, conseguindo um total de 200 carambolas em 71 entradas, o que resulta numa média de 2,817.

- O FC Porto bateu o BC Porto, na Academia de Bilhar do Estádio do Dragão, por 3-1, em jogo da 11.ª jornada da zona Norte do Campeonato Nacional de bilhar às três tabelas. Foi a 37.ª vitória consecutiva na prova, o que faz dos campeões nacionais a única equipa invicta das 16 que disputam esta primeira fase da competição. Na zona Norte, os azuis e brancos têm agora 33 pontos, mais dez do que o Leça, segundo.

- O FC Porto continua intratável no Campeonato Nacional de bilhar às três tabelas, no qual somou a 38.ª vitória consecutiva. A última derrota portista, recorde-se, remonta a julho de 2015, diante do Sporting. Na 12.ª jornada da zona Norte, os Dragões bateram o Famalicense (3-1), na Academia de Bilhar do Estádio do Dragão, e seguem firmes na liderança, agora com 36 pontos, mais sete do que o Leça FC.

- O FC Porto venceu a Portuguesa de Leça, por 4-0, na 13.ª e penúltima jornada da Zona Norte do Campeonato Nacional de bilhar às três tabelas, elevando assim o recorde de triunfos consecutivos no campeonato, que agora se fixa em 39.

- O FC Porto apurou-se para os quartos de final da Taça de Portugal, após bater o BC Porto por 2-0, na Academia de Bilhar do Estádio do Dragão. A eliminatória foi disputada em sets de 15 carambolas e à melhor de três sets - como nas mesas dois e três foi ganho pela maior margem, não foi necessário acabar o jogo nas mesas um e quatro.

Ciclismo

- Daniel Freitas foi o melhor ciclista da W52-FC Porto-Mestre da Cor na primeira etapa da edição de 2017 da Volta à Bairrada em bicicleta, que marcou também o arranque da Taça de Portugal das categorias Elite e Sub-23. O portista concluiu a tirada de 146,7 quilómetros entre a Mealhada e Casal Comba em 3m25m04s, apenas um segundo mais lento do que o vencedor da tirada Jesús Ezquerra (Sporting Tavira).

- Terminou a edição de 2017 da Volta à Bairrada em bicicleta, com dois ciclistas da W52-FC Porto-Mestre da Cor a concluírem entre os 10 primeiros da classificação geral. Ricardo mestre, que ficou com quinto posto, terminou a prova a 18 segundos do vencedor, Antonio Angulo (LA Alumínios, 7h29m08s), enquanto Rui Vinhas, que terminou em sexto, gastou mais 45 segundos do que o espanhol.

- A edição de 2017 do Grande Prémio de Mortágua terminou com quatro ciclistas da W52-FC Porto-Mestre da Cor entre os dez primeiros a cruzar a meta em Mortágua, ponto de partida e de chegada de mais uma prova pontuável para a Taça de Portugal de Elite e de Sub-23.

Desporto Adaptado

- A portista Carla Oliveira (categoria BC4) sagrou-se, pela primeira vez, campeã regional de boccia, após vencer o companheiro de equipa Pedro da Clara (BC4) na final da fase regional do Campeonato Nacional, que durante o fim de semana decorreu no Pavilhão Municipal de Ponte de Lima.

- Carla Oliveira (Pares e Individual - BC4) e Bruno Ribeiro (Pares e Individual - BC3), atletas do FC Porto, foram convocados para representar a seleção nacional no BISFED 2017 Regional Open. Trata-se de uma competição que vai decorrer entre 6 e 9 de julho, na Polónia, e que será importante para o apuramento para os Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020.

- A seleção portuguesa de Futebol de 7 (Paralisia Cerebral) que vai participar na edição inaugural da Sal Beach Soccer Cup é composta unicamente por jogadores do FC Porto: Jesus Barbosa, Jorge Pereira, Lucas Pinheiro, Luís Ferreira, Pedro dos Santos, Rui Gonçalves, Telmo Baptista, Tiago Ramos, Vasco Santos e Vítor Vilarinho.

Natação
- O FC Porto venceu coletivamente o Open Vale do Sousa, que decorreu na Piscina Municipal de Felgueiras (25 metros). A equipa azul e branca, que apresentou apenas três nadadores seniores, somou 552,5 pontos, seguida pelo Fluvial Portuense, com 361, e da Seleção Nacional Júnior, com 221.

Sem comentários: