quinta-feira, 31 de maio de 2018

O Cantinho das Modalidades

Andebol

- O FC Porto falhou a qualificação para a final da Taça de Portugal ao perder frente ao Sporting (30-21), no Pavilhão Municipal do Peso da Régua, nas meias-finais da competição.

- Os Dragões Alfredo Quintana, Daymaro Salina, Diogo Branquinho, Rui Silva e Miguel Martins integram a convocatória da seleção portuguesa para o duplo embate frente à Sérvia, referente ao Play-Off de acesso ao Campeonato do Mundo 2019, que se realiza de 9 a 27 de janeiro do próximo ano, na Alemanha e na Dinamarca.

Basquetebol

- O FC Porto iniciou da melhor forma a disputa da meia-final dos Playoffs da Liga Portuguesa de Basquetebol. Os Dragões demonstram a sua força no Jogo 1, vencendo o Benfica na Luz (90-79) com uma grande exibição coletiva.

- O FC Porto perdeu diante do Benfica (77-75), no Pavilhão da Luz, no Jogo 2 das meias-finais dos Playoffs da Liga Portuguesa de Basquetebol. Depois do triunfo na passada sexta-feira (90-79), os azuis e brancos não conseguiram voltar a levar a melhor sobre os lisboetas e a eliminatória segue empatada para cidade do Porto. O Jogo 3 disputa-se no dia 1 de junho (sexta-feira), às 20h30 (Porto Canal), enquanto o Jogo 4 está marcado para dia 3 de junho (domingo), às 18h30, ambos no Dragão Caixa.

Hóquei em Patins

- O FC Porto Fidelidade venceu a Oliveirense, por 4-1, em jogo da 24.ª jornada do Campeonato Nacional de hóquei em patins. No clássico do Dragão Caixa, Reinaldo García, Telmo Pinto, Gonçalo Alves e Hélder Nunes foram os autores dos golos do triunfo portista, que devolve à equipa de Guillem Cabestany a possibilidade de depender apenas de si para voltar a ser campeã nacional. Na próxima jornada, a penúltima do campeonato, os azuis e brancos, segundos classificados (64 pontos), jogam em Alvalade frente ao líder Sporting (65).

Bilhar

- A Academia de Bilhar do Estádio do Dragão volta a receber em 2018, entre os dias 6 e 10 de junho, a Taça da Europa de Clubes de bilhar às três tabelas. A 60.ª edição da prova, a quinta organizada pelo FC Porto, começará com as qualificações, que contarão com um total de 24 equipas, campeão e vice-campeão dos 12 países que participam na competição: Portugal, Espanha, Itália, França, Holanda, Bélgica, Alemanha, Dinamarca, República Checa, Turquia, Grécia, Áustria. Deste lote, que será dividido em seis grupos de quatro equipas cada, serão conhecidos os oito finalistas.

- A equipa feminina de bilhar do FC Porto sagrou-se tetracampeã nacional ao bater a Académica de Coimbra, por 2-0, na final do campeonato.

O triunfo foi alcançado através de Vânia Franco, que se superiorizou a Ana Oliveira (6-1), e de Kamila Kodoyeva, que venceu Sara Rocha (7-2). Inês Silva, Marta Tavares e Ágata Castro também fizeram parte da equipa portista que se sagrou campeã em Soure.

Ciclismo

- Ao terminar no terceiro lugar, César Fonte foi o melhor ciclista da W52-FC Porto na primeira etapa da edição de 2018 do Grande Prémio Jornal de Notícias. Os primeiros 129,2 quilómetros da prova tiveram início e fim na cidade de Viseu e terminaram com uma discussão ao sprint, numa chegada muito técnica.

- Na segunda etapa do 28.º Grande Prémio Jornal de Notícias, que ligou Viana do Castelo a Monção, num total de 127,5 quilómetros. João Rodrigues, que terminou na 17.ª posição, 48 segundos depois do vencedor Rafael Lourenço (Liberty Seguros-Carglass), foi o melhor portista da tirada.

- Na terceira etapa do 28.º Grande Prémio Jornal de Notícias a W52-FC Porto colocou por esta altura dois ciclistas no top-5 da prova: António Carvalho e Gustavo Veloso são quarto e quinto classificados, respetivamente, a quatro e seis segundos do líder, o russo Aleksandr Grigorev (Sporting-Tavira). A terceira etapa dividiu-se em dois setores: o primeiro entre Monção e Viana do Castelo, e o segundo, um contrarrelógio individual, em Barcelos (10 quilómetros).

Desporto Adaptado

- O Campeonato Nacional Individual de Boccia decorreu na Nave Desportiva de Espinho e o FC Porto fez-se representar por seis atletas em diferentes classes e divisões. Na Primeira Divisão competiram João Pereira (BC2), Tiago Tavares (BC3), Pedro da Clara (BC4) e Carla Oliveira (BC4), enquanto Pedro Ferreira (BC2) e Alice Moreira (BC3) entraram em prova na Segunda Divisão.

Na classe BC4, Pedro da Clara sagrou-se campeão nacional e juntou ao título a convocatória para a seleção nacional que vai disputar a BISFed 2018 World Open, que se realiza na Póvoa de Varzim, de 2 a 9 de julho deste ano. Alice Moreira também se sagrou campeã nacional na classe BC3, mas da Segunda Divisão, na qual Pedro Ferreira foi vice-campeão de BC2. João Pereira, por sua vez, ficou na quarta posição em BC2 na Primeira Divisão, enquanto Carla Oliveira e Tiago Tavares ficaram pela fase de grupos nas respetivas classes.

No 2.º Torneio de Ténis de Mesa CAID “Terras de Jesuítas”, Pedro Cardoso terminou em primeiro lugar na classe de deficiência intelectual, tendo conseguido a mesma posição em pares, juntamente com colega de equipa António Macedo. No que diz respeito à equipa portista de Goalball, perdeu diante do Castêlo da Maia GC (15-12) e da Associação Jorge Pina (11-8), em jogos da terceira eliminatória da Taça de Portugal, sendo assim eliminada da prova.

Natação

- Realizou-se o XXII Trofeo Internacional Villa de Gijón, em Espanha, com oito medalhas para atletas do FC Porto. A competição contou com a participação de 343 atletas, em representação de 26 clubes ou seleções.

Ana Rita Faria venceu as provas de 100 metros e 200 metros livres, enquanto Alexandre Amorim foi primeiro nos 50 metros bruços. Os atletas portistas integraram um selecionado regional da ANNP (Associação de Natação do Norte de Portugal).
 
-Os nadadores portistas garantiram ainda medalhas de prata nos 100 metros bruços (Alexandre Amorim), 200 metros mariposa (Mariana Barbosa), 100 metros costas (Ana Rita Ramos) e medalhas de bronze nos 200 metros costas (Ana Rita Ramos) e 800 metros livres (Maria Carolina Costa). - Com seis nadadores portistas no grupo, a seleção nacional absoluta venceu a 3.ª etapa do Circuito Luso-Andaluz, XXII Troféu Internacional Villa de Mairena, que decorreu em Sevilha.

O sénior Alexandre Amorim, um dos nadadores do FC Porto, esteve em grande plano e conquistou duas medalhas de prata, nos 50 (29,83") e nos 100 metros bruços (1' 05,60"). A sénior Ana Faria e os juniores Pedro Santos, Maria Costa, Mariana Barbosa e Ana Ramos foram os outros portistas que marcaram presença na prova, tal como o treinador Paulo Nascimento.

A baixa temperatura da piscina olímpica da cidade andaluza acabou por afetar seriamente o rendimento dos nadadores. Ainda assim, foram 637 os atletas que competiram, em representação de 53 formações de Portugal e Espanha.

Sem comentários: