domingo, 23 de março de 2008

Estrelas do passado: Barrigana

Barrigana, ou o “mãos de ferro” como lhe chamou um jornalista francês após um jogo da Selecção Nacional, nasceu no dia 28 de Abril de 1922.
Começou a jogar futebol no Montijo, mas aos 18 anos ingressou no Sporting onde se manteve três épocas. Entretanto surgiu o interesse do Futebol Clube do Porto que procurava um guarda-redes para o lugar do húngaru Béla Andrásik. Assim com 21 anos, Barrigana mudou-se para a cidade do Porto e rapidamente agarrou a titularidade da baliza portista.Infelizmente não ganhou qualquer título com a camisola do FCP apesar de ter estado 14 anos no clube, mas nessa altura os azuis e brancos atravessavam uma fase má onde estiveram afastados dos títulos ao longo de 16 temporadas.
Em 1947 recebeu uma oferta do Vasco da Gama que o queria contratar e lhe oferecia 10 vezes mais do que aquilo que ganhava no Futebol Clube do Porto, mas Barrigana rejeitou e preferiu continuar de Dragão ao peito.
Curiosamente o Futebol Clube do Porto sagrou-se Campeão Nacional logo após a saída de Barrigana. Yustrich chegou para treinar a equipa portista e dispensou o guardião que se mudou para o vizinho Salgueiros. No clube de Paranhos esteve durante três temporadas, até abandonar a carreira de futebolista em 1958.
Estreou-se pela Selecção Nacional no dia 21 de Março de 1948 e foi 12 vezes internacional.
O Mãos de Ferro morreu no dia 30 de Setembro de 2007 no Hospital de Águeda, vitima de doença pulmonar.

3 comentários:

Pedro Silva disse...

Mais um excelente trabalho Paulo!!! Lembrar um tão nobre jogador que mesmo não ganhando nada ao serviço do Clube não quis sair. Foi um gesto da mais pura nobreza deste grande Mãos de Ferro.

Uma Santa Páscoa para ti e mais uma vez um muito obrigado pela tua tão preciosa ajuda Paulo. Sem ti este Blog não teria tanto sucesso.

Não é Portista quem quer, só é Portista quem pode.

dragao vila pouca disse...

Nunca o vi jogar, mas o meu avô dizia-me maravilhas dele.Pena que quando o Yustrich chegou tenha sido vítima de uma limpeza de balneário(já havia disso naquela altura)sendo dispensado para o Salgueiros.Um abraço

Paulo Moreira disse...

Nestes ultimos dias tenho estado um pouco ausente.
Obrigado pelas tuas palavras, mas o sucesso deste blog é todo teu e deve-se ao bom trabalho realizado por ti. Eu apenas dou uma pequena ajuda.

Esper oque tenhas tido uma excelente Páscoa, assim como todos aqueles que aqui nos visitam.

Abraço