
Foi o primeiro atleta do FCP a participar nos Jogos Olímpicos, nomeadamente os Jogo Olímpicos de Amesterdão de 1928, em representação de Portugal e marcou o primeiro golo da Selecção contra o Chile nessa competição.
Vestiu a camisola da Selecção Nacional por 21 vezes e em uma dessas vezes marcou 3 golos contra a Selecção de Itália, um jogo que Portugal venceu por 4-1.
No Futebol Clube do Porto desde os iniciados, Valdemar Mota já como sénior, fez parte da equipa treinada por Joseph Szabo que durante as épocas de: 1927/28 e 1934/35, venceu 1 Campeonato da Liga, 1 Campeonato de Portugal e 8 Campeonatos do Porto.
Formou juntamente com Pinga e Acácio Mesquita o célebre meio-campo do equipa portista que ficou apelidado de “os três diabos do meio-dia” depois do FCP ter vencido em alturas do natal de 1933 o First de Viena e uma Selecção da Budapeste, jogos que foram realizados por volta do meio-dia.
Depois de abandonar o futebol, Valdemar Mota ficou ligado ao comércio. Possuía uma mercearia fina que tinha clientela seleccionada, o estabelecimento ficava próxima da entrada do Mercado do Bolhão e era frequentada pela burguesia da cidade do Porto.
2 comentários:
Uma vez que não parece o meu comentário e porque pode ter sido algum problema...vou fazer outro, agradeço em caso de aparecer o anterior que apagues este.
É pena que não haja nada onde se possa ver a qualidade dessa grande referência do F.C.Porto. Segundo dizem os mais velhos era um jogador extraordinário.
Um jogador com raça, alma e classe.
Um abraço
Dragão Vila Pouca o teu Comentário só apareceu uma vez portanto não há necessidade de se pagar seja o que for. Aliás os teus Comentário não são de se pagar mesmo que repetidos dada a sua qualidade.
Mais uma vez muito bem Paulo, trouxeste á lembrança alguém que tem estado esquecido e que é sempre posto para 2º Plano por jogadores como o Pinga.
Não é Portista quem quer, só é Portista quem pode.
Enviar um comentário