
Segundo avançou o jornal OJOGO na sua edição de Sábado, existe um acordo verbal entre Pinto da Costa Presidente Portista e Jesualdo Ferreira Treinador dos Azuis e Brancos para que este continue mais um ano á frente da equipa técnica, o que desde logo me fez parecer que é mais uma jogada que só o Jorge Nuno sabe fazer dado que depois da frustrante eliminação da Liga dos Campeões ante um sortudo Schalke 04 o Treinador Portista iria encontrar-se numa posição delicada, dado que as expectativas eram elevadas e a exigente massa associativa dos Dragões não perdoaria este deslize apesar do excelente trabalho da equipa (e não do seu Treinador) e utilizaria esta derrota como alçapão para atirar com Jesualdo pela borda fora dado que poucos são os adeptos Portistas que morram de amores pelo “Alheiras”… Mas mais uma vez a astúcia de Pinto da Costa veio ao de cima e numa tentativa de proteger o “Mestre” dá a entender que conta com ele para a próxima época.
Excluindo a via europeia, que se ficou pelos objectivos mínimos nestes dois anos, houve uma inegável evolução noutros pontos: a caminhada na Taça de Portugal, claro, mas também a do campeonato, onde, desta vez, não se registaram oscilações de rendimento depois das férias de Natal. Estes dados são menos objectivos do que os números, mas entraram também no prato da balança favorável à renovação. Outro ponto: o técnico ganhou ainda a batalha dos reforços, teimando numa adaptação progressiva que nem sempre foi bem vista fora do clube. A Taça da Liga, que terminou aos pés do Fátima logo na primeira jornada, foi a face mais negra da época. Antes disso, também a Supertaça Cândido de Oliveira acabou nas mãos do Sporting. A hipótese de garantir a dobradinha, este ano, ajuda a atenuar esses lados menos positivo.
Pela lógica Jesualdo merece ficar mais uma ano e continuar o seu bom trabalho, mas no Futebol a lógica que domina é a Lógica da Batata que nos diz que as bolas são quadradas e não redondas daí que a minha posição pessoal seja a de que não ficaria nada mal ao Prof. fazer as malinhas e ir ensinar para outros lados dado que o seu estatuto de Mestre ajuda a uma fácil colocação em qualquer outro clube á dimensão da sua Mestria.
Saudações Portistas!!!
5 comentários:
Amigo Pedro tenho que te dizer que discordo totalmente...
Jesualdo goste-se ou não do estilo fez do Porto duas vezes campeão e em anos muito dificeis,principalmente em que chegou já com o barco em andamento e totalmente desapoiado pela direcção acossada pelo apito dourado.
Jesualdo num dos anos mais complicados da história do clube deu a cara pelo clube em vezes que nem Pinto da Costa deu e foi campeão caíndo na champions apenas nos oitavos por culpa de um frango do Helton.
Este ano ainda fez melhor,criou uma maquina trituradora como chamou Jaime Pacheco que atropela tudo e todos em Portugal e na Europa passou em 1º num grupo com Liverpool caindo nos oitavos num jogo em que a sorte não acompanhou a equipa mas que deixou todos os portistas orgulhosos.
Se o porto ganha o mérito é só dos jogadores??
E quem os treina?Quem cria os automatismos?Quem conseguiu extrair o melhor futebol de Lisandro Lopez,Tarik,de Bruno Alves e Bosingwa?
Esta equipa do Porto,forte do ponto de vista colectivo e muito forte nas transições é a cara de Jesualdo Ferreira e do cunho que deixa em suas equipas e o mérito dele é inquestionável.
E ele não tem assim um plantel tão bom.Basta ver que os reforços deste ano foram bem fraquinhos,nenhm com condições de ser titular do Porto...
Sería adecisão mais idiota da historia do clube despedir um treinador bicampeão praticamente e que colocou em dois anos seguidos o Porto nos oitavos da champions e a jogar um futebol extremamente competitivo.
Acho que chegou a hora de uma vez por todas os portistas se renderem á qualidade do trabalho realizado pelo mestre jesualdo ferreira.
Grande abraço Pedro
Acho que o amigo Ricardo Costa disse tudo! O Professor Jesualdo Ferreira merece muito mais respeito e crédito da massa adepta do FC Porto. Claro que cada um tem direito à sua opinião, mas o trabalho de Jesualdo e da restante equipa técnica tem alcançado o êxito e isso devia ser suficiente para lhe reconhecermos mérito.
Cumprimentos.
Acho que ainda é cedo para dizer se clube faz bem em renovar o contrato com Jesualdo.Acho que a reflexão tem de ser profunda e abordar vários factores.Uma nota apenas: desde que J.N.Pinto da Costa é presidente do F.C.Porto todos os treinadores campeões, ganharam também a taça,com excepção de C.A.Silva que foi bi-campeão.Curiosamente viria a sair.Portanto o que quero dizer é: uma coisa é o prof.ganhar apenas o campeonato outra é fazer a dobradinha. Creio que com este de alguma forma fica explícito o que penso.
Um abraço
Para mim qualquer treinador que venºa uma liga com a vantagem esmagadora deste ano só por isso já merece renovar o contrato...
Ha que saber diferenciar o não simpatizar com uma pessoa e admitir o seu mérito.
Nennhum treinador do Mundo é despedido de um clube depois de ser campeão dois anos seguidos e sendo líder durante todas as jornadas desses 2 anos.
Só um motivo de força maior como o que se passou com Adrianse faría ter alguma lógica demitir um treinador campeão com tanta vantagem.
Adrianse tinha porém o handicap de ter tido das participações mais desastrosas e humilhantes do Porto numa Champions League.
Jesuado cumpriu com a sua obrigação colocando o Porto duas vezes no oitavo,com boas exibições e num dos anos passando até em 1º do grupo algo que nem Mourinho conseguiu fazer no Porto campeão europeu.
A taça de Portugal nada me diz do trabalho de um treinador,o que me diz é o campeonato,a prova da regularidade em que a equipa mesmo sendo prejudicada pelos árbitros ou tendo azar num jogo ou outro se for melhor vence.
Imagina que o Porto em Setubal é roubado(esperemos que não) e cai nas meias finais,por isso Jesualdo será pior treinador?
Temos é que analisar o rendimento da equipa,e esse é excelente do melhor que vi no Porto desde José MOurinho e foi conseguido numa época mais difícil em que o Porto foi mais prejudicado pelas arbitragens do que alguma vez foi nos ultimos 15 anos.
Acho que ninguém minimamente consciente e imparcial pode apontar o que seja á qualidade do futebol desta equipa.,a sua atitude e a coesão deste grupo.
Brilhante o trabalho de Jesualdo,dá gosto de ver uma equipa tão forte e dominadora como este Porto.
abraço
Nicolau de Almeida, Dragão Vila Pouca e Ricardo Costa ou Postiga como eu e os amigos lhe gostamos de chamar, já sabes que eu não gosto do Jesualdo e ponto, assim como também não gostava do Adriaanse mas o Holandês teve o mérito de por um Quaresma em sentido, descobriu um Pepe, um Anderson, trabalhou um Bosingwa e Jesualdo nada fez... Adriaanse quando tinha de atacar ia tudo para a frente e Jesualdo o que faz? Põe o Mariano, tira o Lisandro e troca-o pelo Farias e mete o Lino no minuto 90 dos jogos... É cobarde a meu ver...
Quanto á vantagem na Liga, sem querer tirar brilho a esta equipa Portista á qual continuo a dizer que é urgente um 10 no Meio campo para que a Maquina seja ainda mais trituradora tem um vantagem muito grande, mas também é um facto comprovado que os adversários directos se matam a eles próprios e burro seria aquele que não aproveitasse isto. Portanto, Jesualdo é Mediano e a meu ver não serve para o FC Porto, há mais e melhor... E porque não um Camacho a um Jesualdo?
Saudações Postitas e um abraço muito especial para o Postiga (o pessoal tem saudades tuas aqui em Portugal)
Enviar um comentário