quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Caros Portistas (II)

Tal como na semana passada eis que venho dar continuidade á reflexão e analise do actual estado do nosso FC Porto. Tinha dito na minha última crónica que ira opinar sobre o actual Treinador Jesualdo Ferreira e sobre os Adeptos Azuis e Brancos. Comecemos então pelo primeiro ponto.

Jesualdo Ferreira

Quem acompanha a minha escrita já percebeu que não sou adepto e muito menos simpatizante de Jesualdo, mas esta minha antipatia nada tem a ver com o seu passado Benfiquista e muito menos por ser do tipo de pessoa que não me agrada, é só pura e simplesmente porque acho que este Sr. Professor nunca teve categoria para ser o Treinador do FC Porto.

Comecemos pelo princípio, ou seja, comecemos pelo historial de Jesualdo como Técnico principal. O que ganhou o Mestre antes de vir para o Dragão?

Nada, absolutamente nada!!! Esteve nas camadas jovens do Benfica, mais tarde chegou a ocupar o cargo de Treinador Adjunto e foi a solução de recurso que a Direcção Benfiquista da altura encontrou para colmatar a saída do Treinador principal e enquanto Jesualdo esteve neste cargo, o Benfica teve a sua pior classificação de sempre na Liga Portuguesa e foi eliminado da Taça de Portugal em casa pelo Gondomar que na altura militava na Segunda Divisão B.

Jesualdo teve também uma passagem pelos Sub-21 e Sub-20 de Portugal, chegando a orientar a equipa Nacional no Mundial de Sub-20 na Nigéria e que terminou com uma campanha miserável, tendo Portugal averbado duas derrotas e um empate no seu grupo, mesmo com jogadores que na altura já eram estrelas como o jovem Ricardo Sousa, Caneira e outros.

Ingressou mais tarde no Sporting de Braga onde se destacou pelos excelentes arranques de Temporada e conseguiu derrotar o FC Porto por 4 bolas a 0 no Dragão. È este o historial de Jesualdo até ingressar no Porto.

Caros Portistas, sinceramente, é currículo que vocês achem ser suficiente para ser Treinador do FC Porto? A meu ver não e só mostra que o Sr. Jesualdo não tem estofo para “pegar” em equipas grandes, mas sim em equipas medianas como o Braga, Boavista, etc., que lutem pela Europa ou por uma boa classificação na Liga Portuguesa.

E como um mal nunca vem só, a forma como o Prof. Jesualdo assinou pelo FC Porto foi a mais baixa possível, pois pouco tempo depois de ter assinado pelo Boavista FC, e de ter formado um Plantel, eis que “foge” á primeira oportunidade deixando o Clube do Bessa sem Treinador e com um Plantel feito por ele… Mais rasca do que isto é impossível.

Portanto, sem analisar a falta de cultura táctica de Jesualdo, a sua postura vingativa perante os jogadores e a forma desprezável como os trata (veja-se o caso Ibson, Leandro Lima, Leandro, Alan, Pitbull, Adriano, etc.), a sua postura em campo (pois quem orientava o aquecimento da equipa e as substituições nos jogos era o seu ex-adjunto Carlos Azenha), as suas reacções depois de uma derrota ou empate (a culpa nunca é dele, mas sim dos outros, e entenda-se outros por Jogadores e Benfica), a sua falta de capacidade para avaliar jogadores (Bollati, Mariano, Farias, Stepanov, etc.), a sua não aposta na Formação Portista e muito mais leva-me a concluir que Jesualdo não é nem nunca será Treinador para uma equipa como o FC Porto. E esta época está-se a ver bem o verdadeiro trabalho de Jesualdo, pois as “muletas” que o ajudaram a vencer os dois títulos de Campeão Nacional (a excelente herança de Adriaanse e Carlos Azenha) já não existem e o FC Porto este ano corre o sério risco de não ganhar um único titulo. Mas no final cá estaremos para ver se eu tinha razão ou não.

Como já me alonguei muito na minha Crónica, o tema Adeptos fica para uma próxima análise (tema este que também tem muito que se lhe diga).

Não é Portista quem quer, só é Portista quem pode

2 comentários:

Anónimo disse...

Concordo plenamente com essa Analise ao "nosso" mestre. Permite-me apenas que faça um reparo... Jesulado ganhou no Dragão por 3-1quando ainda era treinador do Braga. Esse jogo precipitou a saída de Fernandez. 15 dias antes, o Nacional, esse sim, venceu-nos por 4-0.

Abraço

Pedro Silva disse...

Obrigado Nando. Foi um lapso da minha parte, mas erros só não acontecem a quem cá não anda.

Volta sempre e comenta sempre que quiseres.

Saudações Portistas!!!

Não é Portista quem quer, só é Portista quem pode