segunda-feira, 8 de junho de 2009

Rumo ao Mundial: Testar alternativas em final de temporada

A selecção portuguesa de futebol defronta quarta-feira a Estónia, em jogo particular de final de temporada, que servirá para Carlos Queiroz testar novas alternativas e continuar o processo de renovação da equipa lusa.
Após a sofrida vitória sobre a Albânia (2-1), em jogo de qualificação, o seleccionador português referiu que o encontro de Tallin servirá para "dar experiência" a jogadores menos rotinados, lembrando que poderá haver lesões que afastem os habituais titulares dos encontros com a Hungria e a Dinamarca, que, em Setembro, serão decisivos na qualificação para o Mundial2010.
A vitória de sábado na Albânia, conseguida aos 93 minutos, com um golo de Bruno Alves, manteve Portugal na luta pela qualificação para o Mundial2010, embora, com a vitória da Dinamarca sobre a Suécia, o objectivo pareça ter passado a ser um dos melhores oito segundos lugares, que darão acesso a um "play-off".

Neste momento, Portugal soma nove pontos, menos sete do que a Dinamarca e menos quatro do que a Hungria, e passou a ter uma vantagem de três pontos sobre a Suécia, que tem menos um encontro.

Para o encontro de Tallin, em que se celebrará o centenário do primeiro jogo da selecção da Estónia, Carlos Queiroz dispensou, por razões técnicas, Deco, Bosingwa e João Moutinho, perdendo Simão e Cristiano Ronaldo por lesão.

Na continuidade da renovação que prometeu fazer na selecção portuguesa, Carlos Queiroz poderá promover na Estónia mais quatro estreias - os guarda-redes Beto e Moreira, o defesa Zé Castro e o médio Eliseu -, aumentando para 12 os jogadores que cumpriram a primeira internacionalização sob o seu comando.

O encontro do Estádio Le Coq servirá, para além de festejar o centenário do primeiro encontro internacional da Estónia, para fazer a despedida do “eterno” guarda-redes Mark Poom, que poderá somar a 120ª internacionalização.

Este será o sexto encontro entre as duas selecções, com Portugal a somar seis triunfos, sendo que em apenas um deles a equipa portuguesa venceu pela margem mínima, em 2005, na qualificação para o Mundial2010.

Da actual equipa lusa, apenas Ricardo Carvalho, Miguel, Boa Morte e Tiago já defrontaram a Estónia, tal como os dispensados Cristiano Ronaldo, Deco e Simão.

Não é Portista quem quer, só é Portista quem pode

Sem comentários: