quinta-feira, 16 de julho de 2009

Bom desempenho na Terra dos Ovos Moles

O FC Porto venceu o Leixões por 3-1, num jogo que pode ser considerado como o primeiro jogo a «sério» desta pré-temporada. O primeiro golo da partida foi apontado pelo estreante Belluschi, após um excelente passe de Hulk. Nos primeiros minutos da segunda parte Raúl Meireles fez o segundo golo portista, aproveitando da melhor forma um passe de Mariano Gonzalez. O mesmo Mariano Gonzalez apontou o terceiro aos 88 minutos. Já antes aos 82 minutos o Leixões tinha chegado ao golo por Faioli na marcação de uma grande penalidade.
No primeiro teste a sério do FC Porto, era esperado a estreia de algumas das contratações realizadas pelo campeão nacional. Jesualdo Ferreira apostou numa nova dupla de centrais, com Nuno André Coelho e Maicon, que alinharam à frente de Nuno, que foi o guarda-redes escolhido para iniciar a partida. Nas faixas Fucile e Cissokho, muito falado nos últimos dias numa possível transferência para o Lyon, completavam o quarteto defensivo.

Para o meio-campo o técnico portista apostou em Fernando, Tomás Costa e Belluschi, com o jogador que chegou do Olympiakos a assumir-se como o organizador de jogo. Na frente Mariano Gonzalez e Silvestre Varela posicionaram-se nos flancos fazendo companhia a Hulk, que actuou no papel de ponta-de-lança.

Do lado matosinhense, destaque para a chamada de Diego, Caué, Faioli, Nélson e Trombetta na equipa que foi liderada pelo adjunto de José Mota, visto que o treinador leixonense ainda se encontra a cumprir castigo referente à época passada.

Numa primeira parte que se disputou a um ritmo característico nestes jogos de início de época, foi o FC Porto quem teve mais posse de bola e quem criou as melhores jogadas do encontro. Foi assim com naturalidade que a equipa de Jesualdo Ferreira chegou ao golo, depois de uma boa jogada de envolvimento, com Hulk a descobrir o argentino Belluschi, que depois com grande frieza apontou o seu primeiro golo com a camisola azul-e-branca.

Para a segunda parte o técnico portista realizou muitas alterações, com a equipa a voltar dos balneários apenas com 6 jogadores que iniciaram a equipa, fazendo entrar 5 jogadores.

E logo aos 3 minutos da segunda parte o FC Porto chegou ao segundo golo, depois de uma boa transição ofensiva onde Hulk desmarcou Mariano Gonzalez que efectou um bom cruzamento, e Raúl Meireles no lado contrário a bater o guardião adversário. O Leixões conseguiu chegar mais vezes com perigo à baliza do FC Porto, desta feita defendida por Beto, mas Faioli nunca foi capaz de bater o guardião portista que foi contratado ao Leixões.

No FC Porto o destaque ia para Hulk, que parece já se encontrar em grande forma, disputando todos os lances com uma grande entrega, como se de um jogo oficial se tratasse.Aos 82 minutos o Leixões conseguiu reduzir o resultado por intermédio de Faioli, na cobrança de uma grande penalidade que pareceu ser mal assinalada.

Já quando faltavam 2 minutos para o final da partida, Mariano Gonzalez apontou o terceiro golo portista, depois de aparecer isolado frente ao guarda-redes do Leixões, e a não ter dificuldade em fazer o resultado final.

Foi um teste positivo para a equipa de Jesualdo Ferreira, que apesar de ter sempre o jogo controlado, ficou a ideia que na primeira parte o FC Porto esteve melhor. Pelo contrário o Leixões na segunda parte conseguiu ser mais perigoso do que no primeiro tempo.O próximo jogo do FC Porto está marcado para o próximo sábado às 21h00 frente ao Monaco no Estádio do Dragão, numa partida que vai servir de apresentação aos seus associados.

FICHA DO JOGO

Jogo de preparação (15 de Julho de 2009)
Estádio Municipal de Aveiro

Árbitro: José Rodrigues

FC PORTO: Nuno «cap.»; Fucile, Nuno André Coelho, Maicon e Cissokho; Fernando, Belluschi e Tomás Costa; Mariano Gonzalez; Hulk e Varela
Jogaram ainda: Álvaro Pereira, Raul Meireles, Guarin, Bruno Alves, Rolando, Beto e Benitez
Treinador: Jesualdo Ferreira

LEIXÕES: Diego; Laranjeiro, Trombetta, Nuno Silva e Nélson; Bruno China «cap.», Cauê e Hugo Morais; Braga, Faioli e Zé Manel
Jogaram ainda: Berger, Ruben, Jean Sony, Gallo, Joel e Seabra
Treinador: Jorge Mendonça

Ao intervalo: 1-0

Marcadores: Belluschi (20m), Raul Meireles (48m), Faioli (81m, g.p.) e Mariano (88m)
Disciplina: Cartão amarelo a Hugo Morais (22m), Nélson (63m), Bruno Alves (79m) e Raul Meireles (80m)

Não é Portista quem quer, só é Portista quem pode

7 comentários:

Pedro Silva disse...

Na minha modesta opinião e mesmo só tendo visto a 2ª parte desta partida, foi um bom jogo do FC Porto para o momento da época em que estamos.

Hulk mostrou a Falcão que terá de correr muito para ser o ponta de Lança Portista;

Nuno André Coelho esteve muito bem e mostrou poder ser adaptado a outra posição na defesa;

Alcaro Pereira esteve razoável por assim dizer;

Varela começou bem o johp, mas com o passar do tempo foi ficando muito trapalhão;

E Beto esteve muito bem na baliza Portista, só não defendo uma Grande Penalidade inexistente que foi muito bem marcada.

O Leixões foi também um adevrsário "macio" que deu alguma luta na 2ª parte.

Espero que o Porto jogue assim no Dragão no próximo Sábado.

Saudações Portistas!!!

Não é Portista quem quer, só é Portista quem pode

Jorge disse...

simples, eficaz, fácil demais. venha sábado!

Dragaopentacampeao disse...

Para primeiro jogo não foi mau, face à escassez de tempo de preparação.

Algumas notas sobre os novos:

Beto mostrou-se confiante, prometendo luta pela titularidade.

Nuno André Coelho esteve mais participativo que Maicon, mostrando qualidades.

Álvaro Pereira defendeu mal mas atacou muito bem. Mostrou velocidade, inteligência, decisão e visão na colocação da bola.

Belluschi compensa a sua estatura média com arte e técnica pouco comuns. Mostrou argumentos para se tornar rapidamente o patrão do meio campo. Jogador ofensivo, apareceu várias vezes desmarcado em posição de facturar. Aproveitou a primeira ocasião com classe e serenidade, falhando uma segunda por uma questão de... estatura.

Silvestre Varela não esteve feliz. Sentiu grandes dificuldades com o terreno escorregadio, ainda assim foi um avançado irrequieto que deu que fazer à defesa contrária.

Sobre os Tetracampeões:

Fucile pareceu-me pouco atento. Deixou o seu adversário directo muito solto, permitindo algum caudal ofensivo pelo seu lado. Ainda não se encontra bem fisicamente, o que até é natural.

Bruno Alves esteve à Bruno. Imperial e a meter na ordem alguns excessos matosinhenses.

Cissokho esteve brilhante e a jogar assim é evidente que só podia ter pretendentes. Ao que parece o Lyon vai mesmo dar os 15 milhões. Tenho pena pelo lado desportivo mas reconheço a oportunidade financeira.

Hulk continua incrível... enquanto o permitirem claro! A corja de apitadores já estudaram bem a lição e até neste tipo de jogos não conseguem disfarçar. Está visto que vai ser sempre assim, a sofrer faltas, a levar forte e feio e...nada! Ou melhor, falta ao contrário!

Em conclusão, continua a haver matéria prima para continuarmos a ambicionar títulos.

Um abraço

Pedro Silva disse...

Dragaopentacampeao como sempre é um prazer receber a tua visita.

Posso pedir-te uma opinião? Depois desta partida com o Leixões, qual é para ti o melhor Reforço do FC Porto (bem sei que é cedo, mas já dá para tirar uma pequena conclusão).

Nuno André Coelho e Maicon aguçaram-me o apetite para a nova época... A "luta" na defesa vai ser renhida.

Saudações Portistas!!!

Não é Portista quem quer, só é Portista quem pode

Anónimo disse...

Sendo de Aveiro, tive a felicidade de ir ver o jogo, algo que já não fazia há algum tempo.

De resto, acho que foi um ensaio interessante.

Hulk fez das suas: pegou na bola, não teve medo e fez o que sabe fazer melhor.

Quanto a alguns reforços, perdi-me à procura de Bellushi (tão pequeno que é dentro do campo) e honestamente não consigo opinar algo de jeito sobre ele. Digo no entanto que é bom ter um jogador que seja frio no um-contra-um como o foi no golo que marcou. Não inventou, o que é bom.

Também ao contrário do que li, gostei por vezes o Varela que mostrou ser um jogador importante para as alas. Apesar de se atrapalhar ainda, não tem medo do confronto o que é de louvar. Mostra querer um lugar no onze.

Talvez seja pelo que leio, mas apesar de não ter acompanhado o percurso do N.A. Coelho no Estrela, o facto de já o chamarem o novo R. Carvalho faz dele um jogador que goste bastante. Se o Bruno sair, espero que ele faça dupla com o Rolando (desde que o mereça claro). Não se adaptou à lateral no início mas isso não impede de ter estatura para ser grande no eixo.

De resto, foi bom poder ter visto em acção o Porto. Rumo ao PENTA!!

Saudações.

//samueljalmeida

Pedro Silva disse...

Muito bem vindo ao Mística Mister Samuel

Nem uma linha sobre o Maicon? Realmente vai ser uma pena ver o Nuno André Coelho e o Maicon tapados pelo Rolando e Bruno Alves...

Quanto ao Bellushi tenho algumas reservas, mas quero esperar para ver em vez de andar a pinta-lo de vedeta.

Volta mais vezes Samuel.

Saudações Portistas!!!

Não é Portista quem quer, só é Portista quem pode

Anónimo disse...

Já lá vão alguns dias e portanto já não me lembro bem da performance do Maicon :)

Creio que quando tiver a confiança necessária terá uma boa hipótese de brilhar e tirar lugar a um dos outros rapazes :)

E já agora, voltarei sempre!!

//samueljalmeida