segunda-feira, 27 de julho de 2009

O Super Hulk

O FC Porto entrou da melhor forma na Peace Cup vencendo o Lyon por 2-0, com Hulk em destaque ao apontar os dois golos da vitória portista. Os comandados de Jesualdo Ferreira marcaram logo aos 9 minutos num grande remate fora da área de Hulk e geriram da melhor forma a vantagem ao longo do restante tempo, dominando por completo as operações.

O treinador portista fez alinhar de início a equipa esperada, com Hélton na baliza, Fucile, Rolando, B. Alves e Álvaro Pereira na defesa, o meio campo foi composto por Fernando, Meireles e Belluschi, e no ataque alinharam Varela, Mariano e Hulk. Demonstrando grande maturidade e processos já assimilados, os dragões adiantaram-se logo aos 9 minutos, numa grande jogada de Hulk, que de meia distância rematou um autêntico míssil à baliza adversária, fazendo o 1-0, com o guarda-redes do Lyon a poder ter feito algo mais no lance.

Com vantagem no marcador o FC Porto controlou o jogo, com o quarteto defensivo a demonstrar grande coesão e qualidade na defesa da baliza de Hélton, com destaque para o reforço Álvaro Pereira que esteve intransponível. Apesar da vontade em restabelecer a igualdade, o Lyon «embateu» sempre na muralha defensiva azul e branca, com os dragões ainda a desenharem boas combinações ofensivas.

Na segunda parte a toada do jogo manteve-se, com o Lyon incapaz de criar perigo para Hélton. Aos poucos adivinhava-se o segundo tento portista, depois de boas oportunidades de Mariano e Hulk, que surgiu aos 75 minutos já Falcao estava em campo. Hulk combinou com o reforço colombiano e isolado frente ao guardião francês não perdoou, fazendo o bis com enorme classe. Meireles ainda teve oportunidade de fazer o 3-0, mas o resultado não sofreria alterações, pese embora o domínio cada vez mais notório dos campeões nacionais.

Apesar de não ter realizado uma exibição de «encher o olho», o FC Porto demonstrou frente ao Lyon uma grande maturidade e capacidade de controlo de jogo. Os jogadores demonstraram que processos defensivos e ofensivos estão perfeitamente assimilados, o que se reflectiu num quase controlo absoluto da partida ante o adversário mais forte até agora encontrado na pré-época. Este foi o quinto jogo de preparação do FC Porto, que mantém-se 100% vitorioso.

FICHA DO JOGO

Peace Cup (Grupo D)
Estádio El Colombino, em Huelva

Árbitro: Iturralde González (Espanha)
Assistente: Roberto Palomar e Jon Fernández
4º árbitro: Fernando Vitienes

LYON: Vercoutre; Reveillere, Cris «cap.», Mensah e Cissokho; Toulalan e Jean Makoun; Michel Bastos, Pjanic e Mounier; Piquionne
Substituições: Piquionne por Ederson (46m), Mounier por Kallstrom (56m), Toulalan por Gouvou (56m), Pjanic por Tafer (74m) e Michel Bastos por Grenier (86m)
Não utilizados: Hartock, Clerc, Grosso, Gonalons e Bodmer
Treinador: Claude Puel

FC PORTO: Helton; Fucile, Rolando, Bruno Alves «cap.» e Alvaro Pereira; Fernando, Belluschi e Raul Meireles; Mariano González, Hulk e Varela
Substituições: Varela por Falcao (59m), Belluschi por Guarín (63m), Mariano por Valeri (85m), Hulk por Farías (86m) e Fucile por Nuno André Coelho (90m)
Não utilizados: Beto, Nuno, Benítez, Maicon, Tomás Costa, Miguel Lopes
Treinador: Jesualdo Ferreira

Ao intervalo: 0-1
Marcadores: Hulk (9 e 75m)

5 comentários:

Bad Boy disse...

Biba

Não vi o jogo. Como estiveram os reforços?

Pedro Silva disse...

Viva Bad Boy

A. Pereira pegou de estaca na Defesa do FC Porto. O Lateral Esquerdo deste ano será este Uruguaio que tem estado muito bem.

Esta foi uma partida em que o Meio Campo do FC Porto teve de trabalhar muito, dai que Belluschi não esteve tanto em evidencia, tendo que trabalhar mais para a equipa e não esteve nada mal. Continua a ser um Médio muito ofensivo, participando muitas vezes em jogadas de ataque e surgindo na zona de finalização.

Varela esteve muito bem para não variar, não deu muito nas vistas mas deu cabo da cabeça a Cissocko. Falcao fez o passe para o 2º Golo de Hulk e Valeri jogou muito pouco para que se desse por ele em campo.

Quarta feira veremos como se portarão os reforços dado que Jesualdo deverá por em campo uma equipa completamente diferente da que entrou hoje.

Saudações Portistas!!!

Bad Boy disse...

Obrigado. Estou a ver que o Belluschi continua a evidenciar as mesmas lacunas. Com o tempo irá lá, espero.

Duarte disse...

Só vi a parte final do jogo e também os golos no telejornal! Gostei, no entanto, de saber que o Porto entrou a ganhar. Realça o prestígio e sempre é um bom augúrio vencer o detentor da Peace Cup!
Outra boa razão para ganhar esta taça é que no fim há 2 milh~es de EUROS para o vencedor!

Pedro Silva disse...

Bad Boy, não tens nada que agradecer. è para isto que aqui estamos.

Para te ser sincero, não considero esta tendência que Belluschi tem para o ataque um defeito. È para mim uma vantagem, pois é mais um jogador do Meio Campo que remata bem á baliza e que não olha a meios para fazer o gosto ao Pé.

Naturalmente que não tem o jeito de Lucho para organizar o Jogo, dado que esta é uma característica do El Comandante. O novo organizador do Meio Campo será, a meu ver, Raul Meireles.

Duarte não te esqueças de realçar que o FC Porto venceu somente a equipa que o ano passado tinha conquistado a Peace Cup.

Dinheiro fresco precisa-se e nunca é mal vindo, daí que outra coisa não se espera senão um FC Porto na Final.

A ver vamos o que vão fazer hoje os Jogadores e Treinadores do Dragão.

Sudações Portistas!!!