domingo, 19 de julho de 2009

Comunicado da Direcção do Mística Azul e Branca: Esclarecimento sobre a minha saída do Portistas de Bancada, actual Bancada do Zé Luis

Para esclarecer a minha saída do Portistas de Bancada e por lá haver censura e terem mencionado o meu nome sem direito de resposta deixo aqui o meu testemunho. O único ponto de discódia no blog, foi o facto do Zirtaev ter aceite que um comentador (Zé Luis) me insultasse quando eu pura e simplesmente discordava e de forma fundamentada de uma opinião dele. Aí sim, estragou-se totalmente o normal funcionamento do blog. Quando não havia sequer respeito pela pluralidade entre comentadores e se aceitava de forma gratuita que um insultasse outro e até colocassem em causa a sua formação académica (talvez porque quem a colocava em causa não ter uma). Aliás ao longo do tempo, não era a 1ª vez que Zé Luis demonstrava ter algum tipo de recalcamento em relação a mim. Mas aí mostrou a sua verdadeira cara, entrando no insulto. Insulto esse aceite pelo Zirtaev, mas não me permitindo a mim responder ao seu comentário, uma vez que dizia que como o blog ía passar a ser do Zé Luis não queria estar a apagar os comentários dele. OZé Luis já teceu insultos como filho da p... Que por medo o Zirtaev apagou de forma prudente com medo de alguma acção judicial contra esse senhor.

O blog era para acabar, foi essa a informação dada pelo Zirtaev... Depois, por ameaças do Zé Luis em ir para outro blog concorrente, de repente deram-lhe o blog para as mãos... Com o nome e peso do Portistas de Bancada, conhecido como um blog independente e plural, ocupado por uma pessoa totalmente seguidista e sem capacidade de argumentar ou aceitar opinião alheia sem insultar. A bancada deixava de ser dos portistas, os mais seguidistas, os menos,os mais críticos, os menos, deixava de ser um espaço livre e democrático e até incómodo como o próprio Zirtaev fala no seu texto de despedida ,para ser um blog seguidista como qq outro, e com uma pessoa que não pensa pela sua própria cabeça nem é capaz de tecer uma crítica, só vê méritos em tudo no que diz respeito á Sad e Pinto da Costa. Méritos têm muitos e todos sabem quais são, mas é importante que se discutam também as falhas e que se reflicta sobre o futuro do clube e sobre algumas falhas a serem corrigidas e acima de tudo, que se dê oportunidade a que todos sejam ouvidos, gostem mais ou menos da Sad, tenham mais ou menos posters do Pinto da Costa no quarto.

O Zé Luis estava-se a marimbar para o Portistas, visto que tanto lhe fazia escrever nele ou noutro qualquer blog...Chegou a ameaçar deixar o blog antes do tempo ,e talvez isso fez com que o Zirtaev se sentisse pressionado em lhe dar o blog. O objectivo era o blog acabar mas com todos os comentadores a ficarem até ao último dia, que seria o dia do seu aniversário… Mas pelos vistos o Zé Luis já andava com ideias de voar para outros lados, não respeitando esse desejo do Zirtaev. Afinal só lhe interessava continuar a escrever fosse no Portistas ou em qualquer outro, e não tanto que o blog continuasse a existir na forma que foi criado pelo seu fundador.

Eu e outros tentamos que o blog se mantivesse vivo, como sempre foi, plural e nas mãos do Zirtaev e não apenas um blog de uma voz só, de uma corrente só e muito menos um blog manejado por alguém que só sabe insultar, que não tem formas nem educação e que só aceita comentários que concordem com ele e apaga ou insulta todos os demais. O Zé através de ameaças de ir para outro blog e mostrando indiferença para com os destinos do blog e apenas preocupado com ele continuar a escrever, tudo fez para pressionar para que o blog passasse a ser apenas dele... Não posso dizer com convicção… Mas nem sei se a proposta para outro blog era verdadeiro ou se foi apenas muito conveniente ao Zé Luis poder ficar com o nome e o público que o blog já tinha ( à custa de várias pessoas e acima de tudo do Zirtaev por permitir a pluralidade no blog) e mandar embora todas as vozes que fossem discordantes da dele. Podendo assim silenciar todos aqueles que ele sempre sonhou silenciar mas que antes não podia por o blog ser plural e democrático como o Zirtaev sempre quis que fosse…. Falta de tentativa de soluções propostas por mim e outros para que o blog se mantivesse do Zirtaev e o mais plural possível, não faltaram... Zé Luis conseguiu a marca que queria para ele, e fazer do Portistas, blog que é muito mais que ele, o blog do seu culto pessoal.

E nem a coragem teve de assumir os seus textos, e mudar o nome do blog para a bancada do Zé Luis, pois foi isso que se tornou. Uma bancada que insulta, que duvida do portismo dos demais, que só aceita uma voz e uma versão e censura e foge de todas as outras... Prova disso é que este comentário foi escrito para o portistas mas foi estrategicamente apagado, como foram todos os meus comentários a responder a uma série de insultos e calúnias por parte do Zé Luis… Ele foi mais longe ainda… Tentou descredibilizar-me junto dos demais blogueiros mentindo e dizendo que havia descoberto que eu assinava por outras pessoas quando ele como comentador e o próprio Zirtaev poderiam ver que só tinha dois mails registados e só assinei sempre ou como Ricardo Costa ou Ricardo. Se há coisa que bem ou mal, sempre distinguiu a minha participação no blog, é que eu sempre dei a cara pelos meus textos. Assino com o meu nome. Não tenho pseudónimos, nem nomes inventados. Ricardo Costa é o meu nome, e assumo tudo o que escrevo, sempre o fiz.
Curiosamente após essas mentiras pedi uma reacção ao Zirtaev, e ele certificou-se que eu tinha razão e que o Zé Luis mentia ao acusar-me de assinar por outras pessoas… No entanto não me deixou repor a verdade nem ele próprio o quis fazer, afinal dizia ele que o blog passaria a ser do Zé Luis e ele Zirtaev não o queria chatear ou contrariar… O Zé Luis basicamente achava que todos os que não concordavam com os textos dele ou o criticavam eram todos a mesma pessoa….eu.LOL. Desculpem mas o LOL ali era mesmo necessário. Porque pelos vistos são várias as pessoas que não concordam com a forma de actuar do Zé Luis e o criticam…Teria mesmo que assinar por muita gente…
Não será por acaso que de todos os convidados, poucos ou nenhum se identifiquem com o senhor Zé Luis nem queiram o nome associado a um blog dele...Também a Catarina,o Rui MOreira foram insultados e ameaçados como eu ou o Zirtaev por não sermos seguidistas como o Zé Luis e não termos medo de expressar uma opinião, fosse ela a elogiar ou a criticar quando tinha que ser...
19/7/09 19:45
Por isso, desafio o Zé Luis a mudar o nome para a bancada do Zé Luis,porque aquele blog de portistas de bancada já só tem o nome. A essência que era a pluralidade de opiniões, o espaço livre e democrático e não uma voz encomendada e seguidista igual a tantos outros...esse espaço morreu hoje, aliás já vinha morrendo nesta transição...
O Zé Luis tudo fez para ficar a falar sozinho e a escrever sozinho, para que lhe prestassem o seu culto pessoal e não ter outras vozes que pudessem roubar-lhe a razão ou pura e simplesmente o protagonismo e exposição que ele tanto deseja...

Obrigado ao Zirtaev pelo oportunidade que me deu e pela liberdade de escrita e a forma como me tratou até esta transição. Aí a reverência para com o Zé Luis toldou-lhe a sua acção e fez perder muitos pontos junto de mim e de muitos outros. Quando aceitou que um convidado insultasse outro e não apagou esse comentário por medo...A partir muita da admiração ruiu... Obrigado a todos os Portistas que leram os meus textos e estão todos convidados para continuar a fazê-la na renovada Mística do grande Portista que é o The Blue one.

Um blog plural e democrático, a única forma que me faria aceitar escrever para um blog sobre o nosso clube,e o factor decisivo para aceitar o convite do Zirtaev há tempos atrás...Se fosse o blog que é hoje, nem pensaria sequer duas vezes e rejeitava na hora. Por conhecer bem o The blue one, e saber que discordamos várias vezes em várias coisas relativamente ao nosso clube mas sempre com respeito mútuo e por conhecer a grandeza do projecto deste blog que dará voz a várias pessoas com opiniões diferentes mas sempre com algo a acrescentar, por isso aceitar continuar a escrever depois de sair do Portistas. Porque aqui encontrei o espaço que encontrei no antigo Portistas de Bancada antes de passar a ser a Bancada do Zé Luis, e aqui sei que estarei exposto a crítica livre desde que educada, tal como todos os demais. E poderemos debater a vida do clube sem insultos ou acusações, coisa que se tornou impossível no portistas. Agora apenas elogios á Sad e Zé Luis serão permitidos e o espaço de discussão morre.
Obrigado ao The Blue One pela vontade de elevar este projecto grande, de oferecer um blog feito para todos os Portistas e não apenas alguns. Que oferece informações do clube, história, transmissão de jogos e ainda dá o espaço à opinião e debate livre de ideias.

Saudações portistas

5 comentários:

HuRaKaTai, O Regresso disse...

O mais impressionante foi a forma como o zirta permitiu esta rambóia toda. O mais correcto seria o "portistas" terminar dignamente. Depois, cada um que seguisse o seu caminho. O zequinha que criasse o seu próprio blog. O zirta abandonou o barco e deixou-o nas mãos de um kamikaze. Faz-me lembrar a passagem de testemunho do Loureiro-pai para o Loureiro-filho com os resultados que se conhecem. Andou o zirta construir um blog durante 3 anos, para o zequinha o fazer definhar em poucos meses.

Esse blog ficou entregue à bicharada.

Quem ficou muito mal nesta história foi o zirta. Não havia necessidade. Podia ter saído por cima com obra feita e sai desta maneira. Lamentável.

De que tiveste medo, zirta?

ricardocosta disse...

Também fiquei algo desiludido hurakatai...Até porque tinha muita estima por ele e continuo a ter pelo grande trabalho que fez no blog...Mas nesta parte final, na ânsia de não sei o quê permitiu tudo,inclusive quis perpetuar o nome do blog mesmo permitindo q ele morresse nas mãos do Zé Luis...
.
.
O Zé Luis não teve a coragem de assumir um blog por conta própria.Se o incomodava escrever com pessoas diferentes dele, o mais certo seria fazer um blog só dele...Mas ele não quer isso...Quer o nome do Portistas e o sucesso do portistas com a assinatura e a opinião apenas dele e dos seus amigos,afastando todos os demais...
.
.
Uma pena que depois de 3 anos de uma grande obra,o Zirtaev a tenha feito ser destruida da pior forma...
.
.

Se não tivesse tão procupado com a saída do Zé Luis antes de tempo e o que iam pensar e mais com o bom nome do blog,teria saido em grande.
.
.
saudações portistas

Pedro Silva disse...

E espero sinceramente que este assunto fique arrumado de vez e que não seja necessário mais Comunicados para esclarecer seja o que for.

Quer-se fazer do Mística um Blog de opinião e não de Guerra. Não entendo nem quero saber porque razão o Mística Azul e Branca foi apagado da Lista de Links do Portistas, e muito menos vou lá pedir satisfações, pois entendo que com gente desta especie não vale a pena perder tempo.

Quem quiser falar do que interesa (sobre o FC Porto) que leia e comente o texto que está em baixo.

Saudações Portistas!!!

Não é Portista quem quer, só é Portista quem pode

André disse...

Frequento os blogs do FCPorto e o que se passou nos portistas deixou-me triste.
Concordava e discordava do Rc e do Zluis mas smpre pensei que existia um respeito mutúo. Mas o insulto "filho da puta" ultrapassou todos os limites.
Continuo a visitar os portistas mas evito comentar, perdeu-se a pluralidade e o ambiente de sã convivência entre portistas.

Continuo a achar que somos todos portistas e somos todos importantes!

Aliás nunca percebi a saída do Miguel teixeira, o FCPorto é muito maior do que a cidade ou região.
Dá um pouco a ideia que alguns Portistas ainda não se aperceberam que crescemos como clube local e somos agora um clube UNIVERSAL!!!
Provavelmente, a este ritmo, seremos o clube com mais adeptos no espaço de 25 a 30 anos.
Somos imparáveis...Somos Portistas

Pedro Silva disse...

Caro André, antes de mais seja bem vindo ao Mística Azul e Branca e espero que esta seja uma visita que se repita por muito tempo.

A minha solideriedade para com o Ricardo Costa mostrou-se a partir do momento em que eu o convidei a fazer parte deste espaço para que possa livremente e sem restrições expressar a sua opinião.

Eu e ele temos muitos pontos em que discordamos, mas nunca caimos na cena triste do insulto gratuito, pois não faz parte do nosso ADN e muito menos da nossa maneira de ser.

Nunca fui um comentador assiduo do Portistas ou de qualquer outro Blog, mas parece-me que a mania de querer ser melhor do que o Bibo o Porto Carago desviou o Portistas de um bom caminho, sendo agora comparado a um qualquer AntiTripa (vulgarmente conhecido pela sua linguagem grosseira e mal educada).

Mas cada um tem o espaço que merece e se calhar o Zirtaec e os seus seguidores não merecem melhor.

Saudações Portistas!!!

Não é Portista quem quer, só é Portista quem pode