sexta-feira, 31 de julho de 2009

Faleceu um Oficial e Cavalheiro

Sir Bobby Robson, lenda do futebol e antigo treinador do FC Porto, morreu aos 76 anos, depois de uma longa batalha contra o cancro. A notícia foi divulgada esta sexta-feira. Sir Bobby Robson era considerado como um dos melhores e mais carismáticos treinadores de futebol do mundo.

A nível de Selecções, o seu trabalho será recordado por ter levado a selecção inglesa à semi-final do Mundial de 1990. Nos clubes, Robson deu nas vistas ao vencer Taça da Liga Inglesa e a Taça UEFA pelo Ipswich, onde permaneceu 13 anos. Seguiram-se o PSV Eindhoven, o Sporting Club de Portugal, o FC Porto - clube ao serviço do qual conquistou dois campeonatos e um taça de Portugal - e Barcelona, antes de terminar a carreira no Newcastle em 2004.


3 comentários:

ricardocosta disse...

RIP Sir Bobby Robson...Um autêntico Sir em toda a sua carreira. Nunca me esquecerei dos títulos e épocas de futebol de qualidade que nos proporcionou.
.
Do seu jeito brincalhão mas respeituoso e da sua enorme paixão pelo jogo.
.
Assim como aquele fantástico Barcelona de Ronaldo,Figo,Baía,Couto,Stoichkov,De la Peña que ele cosntruiu e me fez ver dos melhores jogos de futebol que me lembre...Como aquela vitória sobre o Atlético de Madrid para a copa do Rei.
.
.
Obrigado por tudo Sir Bobby Robson.
O futebol fica mais pobre.

Bad Boy disse...

Na minha opinião, não vi treinador que tenha posto o FCP a jogar futebol-espectáculo como Sir Bobby Robson. Nem Mourinho. Com ele nenhum jogo era macilento.

Lembro-me que chegou ao FCP a meio da época quando andávamos a fazer jogos medíocres com Ivic, com empates vergonhosos em casa a 0 (ex. Paços de Ferreira), em que a equipa tinha meia dúzia de golos marcados no campeonato.
Logo num dos primeiros jogos que fizemos, quando chegou, foi em Famalicão. Fomos lá e demos logo 5 sem resposta, com a dupla maravilha que eram Domingos e Kostadinov que iriam fazer tantos estragos daí para a frente.
Pouco depois fomos à Luz e já a perder 1-0, F. Couto é expulso depois de uma cotovelada a Mozer. O que faz Robson? Joga 3vs3 na defesa, "Estávamos a perder, porquê tirar um avançado e pôr um defesa". Perdemos 2-0 mas percebemos que com o inglês iria ser sempre de cabeça levantada, olhos nos olhos.
Fomos bicampeões nos 2 anos seguintes e chegámos às meias da Champions, onde fomos batidos naquele malogrado jogo em Nou Camp (3-0) perante uma equipa que era grande, achou-se enorme e depois foi humilhada em Atenas pelos experientes rossoneri que jogavam mais do que falavam.

Em Barcelona o espectáculo continuou e aquele 5-4 referido pelo Ricardo Costa foi sem dúvida um jogo fabuloso, com golos fantásticos e uma recuperação impressionante (0-3 ao intervalo).

Na sua paixão pelo futebol, poucos o podem igualar.

Pedro Silva disse...

Foi com este Sr. no banco do FC Porto que despertei de vez para o Futebol. Até á data era Portista, mas não ligava muito devido ás influências do meu Pai que abomina o Desporto Rei.

O FC Porto com este Sir jogava um Futenol de ataque e muito ofensivo, e ainda me está na memória o 7 a 2 ao Salgueiros nas Antas. Mas Bobby Robson tinha outra grande caracteristica e que fazia dele único: era Disciplinador, pois recordo-me mnuito bem que depois de o Porto ter ganho por 5 bolas á União de Leiria este castigou os Jogadores pondo-os a fazer exercicios no relvado.

E os seus Adjuntos aprenderam imenso e são actualmente excelentes Treinadores.

Bons Tempos estes...