sábado, 11 de julho de 2009

Mesmo de propósito

Na minha última crónica eu tive a ideia de fazer uma critica construtiva sobre a política de contratações/vendas do FC Porto, que apesar de ter rendido muitos e bons milhões ao Dragão não tem servido para amortizar um passivo que tem aumentado de ano para ano. Não se entende porque motivo o Porto prefere apostar em jogadores que são estrelas feitas nos seus Países de origem e que depois chegam ao nosso clube e não passam de flops…. Mas flops bem caros e com ordenados elevados, e que depois são difíceis de se transferir e de emprestar. Não se entende porque razão a SAD insiste em não apostar na prata da casa, vendendo os nossos miúdos que depois se tornam em craques no estrangeiro.

Agora é chegada a vez de Nuno Coelho, que é mais um produto das escolas de formação do Dragão que vai emigrar sem ter tido uma única oportunidade de mostrar as suas qualidades no plantel principal. È um negocio parecido com o do Paulo Machado, só que desta vez não vem nenhum jogador em troca, ficando o clube onde o Nuno Coelho vai jogar por empréstimo com a opção de compra do seu passe. Não sei se este jogador é de qualidade, pois não tive a oportunidade de o ver jogar, uma vez que este passou por vários clubes de escalões inferiores sempre na condição de emprestado (e muito bem diga-se desde já, pois é desta forma que o jogador amadurece e se vê se tem “estaleca” suficiente para jogar ao mais alto nível), mas se vai estar emprestado ao Villarreal, mesmo que seja na equipa B, é porque tem qualidade, ou não fosse o Submarino Amarelo uma equipa espanhola que milita numa das melhores Ligas do Mundo.

O que foi exposto atrás é apenas um dos pontos de interrogação que qualquer Portista deve colocar relativamente a este empréstimo/futura transferência, pois se este jogador tem qualidade para ingressar numa equipa Espanhola, porque razão não teve um oportunidade de ingressar no Plantel Principal do FC Porto. Outra questão que se coloca e que a meu ver é o cumulo, é o facto de neste momento não haver no actual Plantel sénior do Clube Azul e Branco um suplente de Fernando, e este Nuno Coelho faz, entre outras, a posição de Médio Defensivo tal como o Fernando. Ora se isto é realmente assim, então porque razão se vai “despachar” este jovem que parece ser promissor? A resposta é muito simples e mais uma vez não vai agradar a muita gente: Comissão. È que saindo um potencial suplente de Fernando e que até poderia trazer uma saudável competitividade na conquista da titularidade da posição de 6 do Meio Campo Portista, e tendo em consideração de que azares podem acontecer e o Fernando pode-se lesionar, surge a importante necessidade de se contratar um reforço para aquela posição (lembrem-se de que Guarin não consegue render a Médio Defensivo e que Tomás Costa é um desastre nesta posição e já disse mais do que uma vez que é um organizador de jogo e não um recuperador de bolas). Naturalemnete que a solução passará por contratar mais uma Vedeta da América do Sul ou outro qualquer que seja das reservas do Inter de Milão ou de qualquer outro colosso Mundial.

Custa-me imenso perceber esta situação e faz-me uma certa confusão saber que, por exemplo, Paulo Machado aparecia como um dos emblemas maiores do Saint-Etienne, segundo a imprensa nacional Francesa. Este Jogador foi somente um de entre muitos outros ilustres desconhecidos que “empurraram” o Clube Francês para os Quartos de Final da antiga Taça UEFA!!! Que tem o Colombiano Guarin de melhor que o Portista e Portuense Paulo Machado? Nada, sendo até de uma qualidade bem inferior a este… Então porque motivo não se deu mais oportunidades ao Paulo para este mostrar o seu valor no Plantel Principal? Os únicos que poderiam e deviam responder a estas questões estão caladinhos e com toda a certeza com os bolsos bem cheios.

Naturalmente que esta é apenas a minha opinião, e que com toda a certeza pode estar errada, uma vez que eu não sou nem quero ser o Senhor das Verdades Absolutas, pois se o fosse seria uma espécie de Ditador irracional, e quando estiver enganado serei sempre o primeiro a reconhecer este meu erro, mas situações como a do Paulo Machado e a mais recentemente de André Coelho fazem-me pensar que no Porto há muita gente a viver á sombra da bananeira, e como o Futebol Clube do Porto tem ganho Campeonatos e Taças, a maioria dos adeptos mantêm-se calada e animada, batendo palmas a tudo o que os Srs. da SAD dizem e fazem, não parando para reflectir e discutir saudavelmente porque motivo não se aposta em rapazes como os da imagem em baixo que foram somente Campeões Nacionais de Juniores.


Longe vai o Tempo em que o FC Porto ia buscar três ou quatro miúdos aos seus escalões de formação e punha-os a rodar no plantel principal e em outras equipas, para mais tarde serem símbolos do Clube. Foi assim com Jorge Costa, Domingos, Fernando Couto, Vítor Baía, André, Rui barros, etc. Agora o que interessa é manter o pessoal caladinho com vitórias, esbanjar dinheiro em contratações de estrelas cadentes e de preferência encher os bolsos até um dia isto dar o estouro… Depois quando isto acontecer é pôr-se a milhas e os Adeptos que resolvam p problema… Um filme muito parecido com o do Boavista.

Não é Portista quem quer, só é Portista quem pode

4 comentários:

Anónimo disse...

Se o portistas de bancada retirou o vosso link do blog deles, por que razão o link deles continua no vosso Café do dragão?

Favores com favores se pagam.

Pedro Silva disse...

Caro Anónimo se no Mística Azul e Branca somos um espaço democrático e respeitador de cada opinião e Blog, porque razão iriamos tomar a medida ditatorial de remover um espaço que não concorda com a nossa linha de pensamento?

È uma questão de coêrencia e bom senso.

Saudações Portistas!!!

Não é Portista quem quer, só é Portista quem pode

Anónimo disse...

A retirada do vosso link no portistas não tem nada a ver com a vossa linha de pensamento. Foi retirado por o ricardo costa se ter transferido para o vosso blog.

Foi uma atitude de baixo carácter. Provavelmente, nem conhecem sequer a vossa linha de pensamento. Foi uma medida contra o ricardo costa. Se o ricardo agora é dos vossos, quem se meter com ele, mete-se com todos. Por isso, acho que deviam pagar com a mesma moeda, até por solidariedade ao ricardo.

Mas vocês é que sabem.

Olho por olho, dente por dente.

Pedro Silva disse...

Caro Anónimo, confesso que tem muita razão naquilo que diz, mas prefiro falar com o propio Ricardo Costa antes de tomar a medida que me propõe.

Durante esta semana tomaremos uma posição muito clara sobre isto e será notória aqui no Blog.

Confesso que o tipo de linguagem que está a ser utilizada no Portistas de Bancada é de baixo nível e já faz lembrar um famoso Blog Anti Porto (Anti Tripa). Tenho mesmo muita pena que aquilo tenha ficado assim.

Grato pela preocupação. Deixo-lhe um forte abraço Azul e Branco.

Não é Portista quem quer, só é Portista quem pode