quinta-feira, 30 de julho de 2009

O Melhor Treinador Português

Há uns tempos para cá que a nossa Comunicação Social lançou para a Praça Publica o debate de quem será o Melhor Treinador Português a treinar em Portugal. É um tema deveras engraçado e que até poderia ser construtivo, não estivessem no meio os Srs. do costume que todas as Pré Temporadas tem de colocar o que é do Benfica num pedestal de ouro… O problema é que os adeptos demoram a perceber que este tal pedestal não é de ouro, mas sim de areia e que ao mínimo abanão este cai por completo, destruindo a imagem de quem estava em cima dele.

Uma coisa é certa e por muito que possam não gostar, neste momento, o Melhor Treinador Português é José Mourinho. Este conquistou este estatuto com muito suor e dificuldade, pois quando esteve ao serviço do Benfica, foi tal como muitos outros que por lá passaram e ainda passam, “endeusado”, colocado no tal Pedestal de Areia que depois de acontecer o que aconteceu em Vigo e não só, ruiu, passando Mourinho a ser a besta negra no campo dos Treinadores. Uma passagem pela União Desportiva de Leiria com excelentes classificações, e a sua vinda para o FC Porto serviram apenas para acentuar ainda mais esta imagem de “besta”, pois como os Benfiquistas não o podiam acusar de ser mau Treinador, eis que começaram a apontar os seus defeitos pessoais como a arrogância, etc. O que é Verdade é que os tais Srs. de Vermelho da Comunicação Social tudo fizeram para destruir o “Deus” que criaram.

Mas os resultados falam muito mais alto, e eis que Mourinho a nível interno além de ter ganho tudo o que havia para ganhar, fez com que pela primeira vez a Taça UEFA fosse pertença de uma equipa Portuguesa e no ano a seguir fez do Futebol Clube do Porto Campeão Europeu, seguindo-se depois as Conquistas em Inglaterra e Itália. Portanto, quanto ao Melhor Treinador Português da actualidade, não há duvidas que este é Mourinho e mais nenhum.

Como esta é uma ponta com um nó muito bem dado, eis que há que pegar no assunto de outra forma, ou seja, vamos procurar saber quem é o melhor Treinador Português a actuar em Portugal. Lá está a nossa mania dos títulos e de pormos rótulos ao pessoal todo, mas o facto é que se mantém o pessoal entretido com este tipo de coisas e como há que entreter 6 milhões de pessoas tristes, então toca lá a dar o Titulo de Melhor Treinador Português a actuar em Portugal a … Jorge Jesus!?!?!?

Mas porque raio de motivo se nomeou assim sem mais nem menos o Jorge Jesus como o Melhor Treinador em Portugal quando este não ganhou nada até á data???

Jesus não tem um único Título de Campeão no seu currículo, nunca ganhou uma única Taça (sendo que a única coisa mais próxima disto que Jesus teve foi uma Final da Taça de Portugal com o Belenenses e até foi cilindrado pelo Sporting) e não impediu a descida do Felgueiras na altura em que era Treinador desta equipa e do Belenenses (tendo-se apenas safado graças ao caso Mateus). E não me venham dizer que um Titulo de Campeão dos Distritais dos tempos do Amora é suficiente para ser considerado pela Imprensa como o Melhor Treinador Português a actuar em Portugal… Isto só num País de parvos com toda a certeza.

Afinal que mostrou o Jesus para ser o Melhor? Esteve no Felgueiras há uns longos anos e desceu á 2ª Liga, esteve ausente durante muito tempo do Futebol Nacional (é neste período que os seus admiradores afirmam que esteve a “estudar”), depois assinou pelo Belenenses onde teve épocas terríveis, tendo mesmo descido numa delas, contudo esta longa estadia em Belém permitiu-lhe montar uma boa equipa que esteve ás portas da UEFA e que quase venceu uma Taça de Portugal. No Braga, apesar de ter destruído os Jogadores, cumpriu com os objectivos mínimos tendo classificado o SC Braga para a Pré Eliminatória da Liga Europa (sucessora da Taça UEFA), tendo ficado atrás do Nacional de Manuel Machado que até tinha á sua disposição um Plantel muito mais fraco do que o de Jesus… E mesmo assim Jesus é o Melhor? Só se for na Terra dos Sonhos…

Vamos então utilizar aquilo que temos em cima dos ombros e que é muitas vezes utilizado por muita gente apenas para pentear o cabelo e não para pensar… Quem foi o Treinador Português que em Portugal nestas 3 últimas épocas ganhou 3 Títulos de Campeão Nacional da 1ª Liga Portuguesa, uma Taça de Portugal, chegou ao Quartos de Final da Liga dos Campeões e está quase a vencer a sua primeira SuperTaça de Portugal?

A resposta é muito simples: Jesualdo Ferreira!!! Confesso que não sou nem nunca fui um grande admirador de Jesualdo e por muito que muita gente o apelide como um Grande Treinador, eu não o considero deste calibre, sendo para mim um bom profissional que se desenrasca bem com o que lhe põem á frente, defendendo a sua entidade patronal.

Mas tendo em consideração os resultados que este tem alcançado, o Melhor em Portugal é somente ele e mais ninguém. O Chefe da Aldeia é só ele. È o Treinador que melhor serviço fez ao leme da sua equipa, e não se pense que esta sua tarefa foi muito facilitada pelo facto de ser o FC Porto, alias foi até bem difícil tendo em consideração os Jogadores que são postos á sua disposição e a embrulhada em que o FC Porto esteve metido por causa do Apito Dourado.

Portanto, vir dizer com toda a pujança e orgulho que Jesus é o melhor é um acto de puro desespero, e que serve apenas para dar uma falsa esperança a quem a tem em quantidades industriais por esta altura do ano como é o caso dos Benfiquistas… Fica aqui o meu apelo aos Srs. Jornalistas: Por favor sejam Profissionais!!! Já é chegada a altura de se terminar com esta mania de passarmos a nós próprios um atestado de burrice. È que mal visto no Mundo já nós estamos por natureza e escusamos de passar por estas figurinhas tristes do “mais melhor” apenas porque o Jesus assinou pelo Benfica.

16 comentários:

Ricardo de Sousa disse...

Blue One,

A ilusão comanda a vida dessa corja jornaleira!
Mestre da táctica?
Fez na minha opinião uma época fraquíssima no Braga. Com aquela equipa e orçamento, deveria ter feito bem melhor!

Abraço

pquental disse...

Muito bom!

O caro Blue One sabe que eu também não gosto particularmente do Jesualdo, mas de facto os resultados alcançados fala por si!

Deixe-os sonhar, afinal estamos na altura certa da temporada para os sonhos... vermelhos!

S. disse...

Bem, para sermos justos, o Jorge Jesus ganhou a Taça Intertoto, o Torneio de Amsterdão e de Guadiana. Portanto, temos mestre.

De resto, não há dúvida que Mourinho é o melhor treinador de portugues da actualidade e talvez o melhor de sempre. Não tenho a noção do que houve antes da minha consciência futebolística mas, tendo ganho em Portugal o que ganhou e lá fora também, acho que não há dúvidas.

Cá dentro, acho que só quem é cego não consegue reconhecer que Jesualdo é o melhor treinador português da actualidade. Sim, talvez suportado pela estrutura do FC Porto. Mas mesmo assim, teve mérito no que conseguiu.

Pedro Silva disse...

Caro Ricardo, o facto é que a tal corja jornaleira passa a Vida a meter estas ilusões e o pessoal vai todo atrás... Maior profissionalismo exigia-se a estes Srs. que manipulam as massas. Até quando isto vai ser assim?

Como já te tinha dito Paulo, esta é a única altura do ano em que o pessoal do Benfica anda de peito feito com a sua Camisola... Depois nem os vejo. È como se tomassem um Chá de sumiço.

Samuel, gostei da tua ironia :-P Qualquer pessoa com dois dedos de testa tem a capacidade de se aperceber que esta do Jesus ser o Melhor Treinador Português é apenas conversa fiada para manter o adepto Benfiquista feliz e bem disposto. Pela frieza dos nsº o Melhor em Portugal é , até ao momento, Jesualdo e o resto é música.

Saudações Portistas a todos!!!

Bad Boy disse...

Eu gosto do JJ, ou como lhe chamo "O Trauliteiro", não por ele ser o melhor treinador português mas porque sempre que ele fala fico logo mais bem-humorado.

Desde dizer que o Weldon é o jog. mais rápido do campeonato (alguém lhe mande os vídeos do Hulk), até dizer que Beto não serve para GR porque é muito baixo (Moreira e Quim têm para cima de 2.00 m., mas o mais certo é apostar no Moretto que com aquela altura é um excelente GR por certo) ou ainda afirmar que foi ele que inventou a defesa à zona nas bolas paradas, é inquestionável o seu talento para a animação.

Por isso assentou como uma luva naquele clube. Contrate agora o Jaime Pacheco para adjunto e temos campeonato pela certa.

Quanto a treinadores, propriamente dito, já nem adianta falar sobre o Zé. Quanto ao Jesualdo tem uma coisa que me agrada, nunca se acomoda, apesar de já não caminhar para novo. Procura sempre desenvolver mais as suas competências nas diferentes áreas do jogo e tem a humildade de corrigir o que está mal sem fugir aos seus princípios. Outros há, mais novos, que andam há 4 anos a jogar da mesma forma, com os mesmos resultados.

Pedro Silva disse...

Bad o teu comentário está genial LOL E esta do JJ dizer que o Betio é baixo para GR e depois ver o Eduardo a dar a passagem á fase seguinte da Taça UEFA ao PSG foi demais.

Ponto assente, eu não pus o Pedroto neste Lote nem o Artur Jorge por puro lapso, porque estes são de longe os melhores dos Melhores.

Actualmente o Melhor é Mourinho sem dúvida e no nosso Portugal é Jesualdo e só não vê isto quem não quer ou se quer fazer passar por burro.

Saudações Portistas!!!

Anónimo disse...

Quem é o melhor treinador português?

Treinadores diferentes treinando clubes diferentes torna difícil dizer quem é o melhor. O Jesualdo agora é campeão porque treina o FC Porto. Nunca o foi antes.

Eu avalio o trabalho dum treinador pelas espectativas dos resultados para cada clube. Qual foi o treinador que na época passada superou claramente as espectactivas de resultados? Para mim, José Mota do Leixões. É o melhor treinador português em Portugal? Não sei. Na época passada foi, apesar de não gostar muito da sua forma de estar no futebol.

Para mim, o Jesualdo não superou as espectivas de resultados para o FC Porto. Não acho que tenha feito algo de especial na época passada. Montou uma equipa? Sim, mas quantos treinadores não têm que montar equipas todos os anos? Conquistou a dobradinha? Também o Adriense. Chegou aos quartos-de-final da Liga dos Campeões? Não é nada de extraordinário para um clube que está habituado a passar a fase de grupos. Fez duas grandes exibições em Madrid e Manchester? Fez e superou as expecitativas exibicionais nesses dois jogos. Ganhou 11 jogos consecutivos fora de casa para a Liga Sagres? Ganhou e quantos pontos perdeu em casa?
Não é um treinador que me entusiasme. Já provou que é treinador para ganhar o campeonato e pouco mais.

Pedro Silva disse...

Night shadowm como eu disse no Post, não sou grade admirador de Jesualdo e sei muito bem que este tem algumas limitações. Alìas o teu comentário mostra bem isto.

Agora em Portugal e tendo em consideração os Títulos que se ganham, porque o que interessa para o Totobola são os Títulos, o Melhor é Jesualdo e pouco mais interessa.

Naturalmente que podemos ter uma ou outra simpatia por este ou aquele Treinador, mas aos Jornalistas pede-se que sejam frios e sobretudo racionais e não afirmar com todas as letras que um treinador que só por ter assinado pelo Benfica é o Melhor de todos em Portugal. É ai que quero chegar.

E mais uma vez obrigado pelo Flash que ofereceste ao Mística. Estará sempre no canto Direito deste Blog.

Espero ver-te mais vezes por aqui.

Saudações Portistas!!!

ricardocosta disse...

Night Shadow...Realmente 3 ligas consecutivas,3 apuramenos consecutivos para os oitavos da champions(inédito no clube) dois deles em 1º do grupo (inédito também) e ter entrado para a história como único treinador português tricampeão...Realmente,nada demais mesmo...
.
.
Bom é o Zé Mota,esse homem que sabe da ciência de jogo,de treino.Ele e o Jorge Jesus o mestre dá táctica.
.
.
Bom lembrar-te que o Jesualdo em Braga "apenas" foi 3 vezes seguida o 4º classificado da liga.Cimentando o Braga como 4º grande...
.
Pouca coisa...Afinal ele quando pegou no Braga,esta equipa lutava para não descer...Nos 3 anos seguintes foi 4º sempre com ele...
.
.
Muitos treinadores têm que montar equipas novas...?Sim...Mas quantos o fazem sendo campeões de forma clara e destacada,chega aos quartos de final da champions fazendo os jogos que o Porto fez e jogando com uma equipa com miúdos que nunca tinham jogado um jogo da champions antes sequer...?
.
.
Comparar o Professor Jesualdo,alguém que estudou para ser o que e hoje tal como Mourinho e outros que têm o domínio do que é o treino e de metodologia do mesmo a empíricos como Zé Motta ou fanfarrões como Jorge Jesus é no mínimo hilariante a meu ver...
.
.
Daqui a bocado vão-me dizer que o Scolari é um dos melhores treinadores do Mundo...
.
.
Actualmente a seguir a Mourinho o Jesualdo é claramente o melhor treinador português.Os resultados e a qualidade do seu trabalho falam por ele,independentemente de ainda haver gente que tem problemas em admiti-lo e engolir o enorme sapo,porque muitos achavam que ele no Porto nada ganharia,e ele não pára de ganhar e bateu records no clube que nennhum outro técnico bateu...
.
.
Que mais pode ele ganhar?Champions??Só se for...Mas com Farias,Guarin,Tomas Costa no banco e a perder jogadores todos os anos nem Mourinho conseguia...
.
Comparem a equipa de Mourinho de 2003 para 2004 e vejam a diferença...Jesualdo perde 3 jogadoeres fundamentais nos últimos 2 anos e tem que reconstruir novas equipas,o Mourinho de 2003 perdeu Postiga que não era um jogador fundamental na equipa e ganhou Mccarthy,Pedro Mendes,Bosingwa e ainda ficou com mais opções do que já tinha...
.
.
E não tinha que levar com contentores de sul americanos com qualidade do Tomás Costa,Benitez,Guarín etc....
.
Inventar falhas no Jesualdo é algo mesmo para quem tem algum preconceito contra o professor e vai continuar a ter nem que ele ganha a liga dos campees pelo Porto com Mariano e Farias a jogarem.
.
.
saudações portistas

Anónimo disse...

Onde se lê "espectativas", deve-se ler "expectativas".

Anónimo disse...

Ricardo,

Há alguma possibilidade de respeitares a minha opinião?

Já sei que temos opiniões diferentes em relação ao Jesualdo. Também sei que se alguém não valoriza o Jesualdo na mesma bitola do que tu, "saltas" logo em defesa do nosso treinador.

Eu tenho uma forma de ver o futebol e tu tens outra. Respeito a tua. Agora, respeita a minha, sff. Obrigado.

Anónimo disse...

Já expliquei qual o meu critério para avaliar o trabalho de um treinador.

Tendo em conta que te dirigiste a mim, expressões do tipo:
"... é no mínimo hilariante a meu ver..."
"...ainda haver gente que tem problemas em admiti-lo e engolir o enorme sapo,porque muitos achavam..."
"...Inventar falhas no Jesualdo é algo mesmo para quem tem algum preconceito contra o professor..."

não são correctas até porque não me conheces de lado nenhum para poderes afirmar este tipo de coisas.

Este blogue prima pela liberdade de expressão que cada um teria para poder emitir a sua opinião e, penso eu, sem ter "levar" com determinadas expressões só porque se pensa de forma diferente.

Um abraço.

Pedro Silva disse...

Pessoal, vamos manter a cabeça fria e não vamos por caminhos que são percorridos por uns anti qualquer coisa.

Radicalismos que fiquem á porta do Blog.

Repito: o objectivo deste Post não é nem nunca foi o de determinar quem é o melhor Treinador Português, pois para isto teria que aprofundar muito mais o meu Post e meter no meio o José Maria Pedroto e o Artur Jorge.

O que está em analíse é o simples facto de a nossa Comunicação Social ter rotulado de melhor de Portugal um gajo que não ganhou nadinha como é o caso de Jesus, pondo de lado alguém que com trabalho ganhou quase tudo em Portugal como é o caso de Jesualdo.

Calmex e saudações Portistas!!!

ricardocosta disse...

Respeitaria mais se a explicasses...
.
.
O José Mota é bom treinador porquê?O que sabe ele de treino?De táctica?Que resultados apresenta?
Que trabalho a níverl de conhecimento deixou publicado ou deixou como legado?
.
.
O que precisa de fazer o Jesualdo para ser um bom treinador para ti?Não basta bater todos os recordes que já bateu?Ganhar a champions,é só o que te falta pedires...
.
.
Também não me disseste quem reconstruiu equipas como ele e apresentou os resultados q ele apresentou com tantos jovens na equipa?
.
.
O quem valorizou um Cissokho em tão pouco tempo,ou um Fernando ou quem fez o Bruno Alves ser o que é hoje e por aí fora...

Anónimo disse...

Ricardo,

Não existe o "respeitar mais ou menos".

Ou se respeita-se a opinião dos outros, ou não.

Quem pertence à Direcção do Mística Azul e Branca deve, digo eu, receber bem quem vier por bem. Em nenhum momento, deve provocar ou emitir juízos de valor sobre quem não conhece se não for provocado ou atingido por alguma afirmação.

No meu primeiro comentário, não me dirigi a ti em nenhum momento. Posteriormente, não disse se a tua opinião estava certa ou errada. Se andavas a engolir sapos ou não. Se tinhas preconceitos ou não. É a tua opinião. É legítima e respeitável. Só espero que faças o mesmo relação à opinião dos outros, principalmente, em relação à minha.

Se achares que tua forma de proceder é a correcta, nada mais tenho a dizer.

Sobre o assunto "Jesualdo", não vou entrar mais em diálogo contigo.

Um abraço.

ricardocosta disse...

Eu respeitar posso respeitar,isso respeito todas,mas se foram fundamentadas.
.
Tu não fundamentaste a tua.Mas o espaço é totalmente livre de dizeres o que pensas,mesmo que não o fundamentes.
.
Apenas considerei que terias uma participação mais rica se a preenchesses com mais fundamentação.
.
.
Serás sempre bem recebido,não deves confundir o facto de eu não entender um comentário teu e de discordar dele com o não seres bem recebido.
.
Aqui não te chamarão de benfiquista nem te apagarão comentários muito menos te insultarão podes ter certeza...
.
saudações portistas