quinta-feira, 16 de julho de 2009

O Mestre da Táctica

Mais uma nova temporada e mais euforia vinda dos lados da Luz. Mais jornais vendidos com grandes nomes, títulos espectaculares e o esgotar de todos os elogios do dicionário. O tradicional “este ano é que vai ser”, a equipa maravilha, o ataque fabuloso e o treinador que é o “mestre da táctica” Como já é habitual ,como em todos os anos,o Benfica em apenas 2 jogos amigáveis já se tornou o campeão do defeso. Se contassem todos esses títulos, o Benfica já tinha mais títulos que o Real Madrid e o Milan juntos…

O engraçado é que a massa benfiquista parece sofrer de amnésia…Porque ano após ano passa pelo mesmo estado de euforia na pré época…e no final de cada ano entra em depressão profunda…para logo depois entrar outra vez em euforia.
.
Mas sempre encontram razões…” É que este ano temos o Saviola e o Ramires” mas esquecem-se que no ano anterior diziam “Este ano ninguém nos pára com o Reyez, o Aimar e o Suazo”. O Aimar é outro denominador comum… É o único que acompanha a euforia de um ano para o outro e todos falam do ataque mágico e da dupla mágica de Aimar e Saviola, que juntos nas suas duas últimas épocas em Espanha, não devem ter feito metade dos jogos que fez Raul Meireles pelo Porto só no último ano por exemplo…

Outro denominador comum é o treinador. Ano passado esgrimiam que o grande Quique, com métodos fantásticos e inovadores, com um dos melhores preparadores físicos do Mundo que até tinha trabalhado no Liverpool etc…No final queixavam-se que a equipa arrastava-se… Este ano porém a histeria é maior… Porque este ano o técnico é o “mestre da táctica”. Jorge Jesus,o típico treinador da velha escola portuguesa, empírico, ou seja, que faz as coisas por intuição e comportamento repetido mas sem perceber nem dominar muito bem os conceitos e metodologias. Fez carreira em equipas pequenas e a coloca-las a praticar um futebol agradável mas tal como muitos outros treinadores da velha escola conseguiu, tal como Carlos Brito, José Mota, etc., sem que isso lhe desse qualquer tipo de crédito…
.

A diferença é que Jesus tem bons conhecimentos na imprensa, tem gente que lhe fez o trabalho de vender a sua imagem…E o treinador que dava para sketches humorísticos no Gato Fedorento quando treinava o Belenenses passou de repente a ser “um dos melhores treinadores portugueses”... Não se sabe muito bem é por alma de quem e do quê acima de tudo… A imprensa enalteceu a época fantástica que ele fez no Braga, como se tivesse feito algo fora do comum, e o seu grande conhecimento do futebol português e espante-se de táctica… Falavam que ele havia estagiado com grandes treinadores e que fez um grande percurso no futebol português… Não sei... Dizem isto baseados em quê… Num 5º lugar com o Braga e uma final da taça com o Belenenses?

A dada altura, a imprensa de Lisboa reparou que por falta de liquidez teria que surgir uma solução meio de recurso e bem baratinha para o sucessor de Quique, dado que o Benfica teria um enorme gasto para conseguir desvincular-se de Quique… Então nada melhor que ir preparando o caminho para Jorge Jesus… Com elogios e reportagens constantes para ele se vangloriar… E os esquecimentos das suas célebres calinadas e o facto de ser um treinador que nem sequer sabe ter um discurso e postura de treinador de uma grande equipa.

O que mais me surpreendeu, foi ver muitos portistas a meio do ano a deixarem-se levar na cantiga do “mestre da táctica” e a criticarem o professor Jesualdo... Esse sim, sabe muito de táctica e de treino acima de tudo, porque estudou e muito para fazer o que faz hoje, tem método e escola e tem conhecimentos ciêntificos, coisa que JJ não tem…

Jesualdo para além disso tudo, tem algo fundamental num clube que queira ter dimensão mundial como o Porto tem e que participa sempre na champions e que tem no seu treinador um embaixador e uma voz do clube. É um treinador sério, metódico, culto, inteligente e com um discurso cuidado e de personalidade humilde mas de grande carácter. A imagem do seu técnico é fundamental para uma equipa com projecto que vai para além das nossas fronteiras. Não queremos um bronco qualquer a dizer nas conferências de imprensa bacoradas atrás de bacoradas…

Já Jorge Jesus tem dificuldade em articular uma frase, pouco ou nada estudou ou sabe de metodologia de treino e todo o seu saber é empírico e no entanto convenceu-se ser o Mourinho dos cabelos brancos… Diz pérolas como o de ter inventado a defesa á zona quando treinava o Felgueiras e logo na sua apresentação encheu o peito para dizer que faria o Benfica jogar o dobro e que o dobro até era pouco se calhar…

O impressionante é haver gente ligada ao nosso clube a engolir o que a imprensa do Sul diz ao criar o mito do grande “mestre da táctica”… Jesualdo tem 3 ligas ganhas, é um professor, sabe da ciência do jogo, da metodologia do treino e já a ensinou a várias gerações, teve escola e fez escola, coisa que Jorge Jesus nunca teve nem fez… Jesualdo foi um dos visionários na forma como mudou o método de trabalho das selecções jovens juntamente com Queiroz, responsável pela criação da geração de ouro e pela 1ª vez se encarar o futebol como um desporto passível de ser estudado e aprofundado muito para além dos treinos básicos do mandar correr á volta do campo e fazer uns remates á baliza.

Falam do trabalho de Jesus como se fosse brilhante o que ele fez em Braga… Mas esquecem-se de vários pequenos, mas grandes pormenores… Quem começou o projecto do Braga? Um tal de Jesualdo Ferreira, que apanhou uma equipa que estava a lutar para não descer no 14º lugar, e nos 3 anos seguintes a consolidou como a 4ª melhor de Portugal, antes de sair e ir para o Porto numa das fases mais complicadas da história do clube e com uma série de dificuldades vencer 3 ligas seguidas com inéditas 3 qualificações consecutivas para os oitavos da champions. No Braga falhou apenas no projecto europeu e na taça (mas apesar disso sempre ficou mais perto da final que Jorge Jesus no Braga), e é bom não esquecer que na época nunca o Braga teve um orçamento tão vasto como teve com Jorge Jesus…Um plantel caro, o mais caro a seguir aos 3 grandes e ainda que contava com uma série de jogadores emprestados pelo Porto…

Apesar disso, o máximo que Jesus conseguiu foi passar a fase de grupos da taça uefa, fazer alguns bons jogos, contrastados com banhos de bola e tácticos (curiosamente) como aquele que levou de Quique Flores (o tal que JJ acha ser capaz de fazer o dobro do que ele fez…) quando o Benfica goleou o seu Braga em jogo decisivo na luta pelo 3º lugar e ainda o banho de bola que levou do Porto jogando em Braga… Um Braga com uma equipa como nunca teve mais nenhum treinador, mas que no final das contas fez pior que Jesualdo com menor orçamento em 3 anos seguidos… Com uma diferença… Jesualdo nunca se pôs em bicos de pés. Nunca teve ninguém na imprensa a puxá-lo, nem nunca embarcou em discursos babocos e populistas só para se aproximar do grande público que adora um treinador que mande uns bitaites engraçados e que dê a ideia que o futebol afinal não é complicado e que qualquer um pode entender de treino e táctica sem se formar e estudar o jogo, como se o futebol não tivesse evoluído nos últimos anos ao ponto de já não haver lugar para treinadores básicos com conhecimentos básicos nas grandes equipas.

Jorge Jesus, curiosamente, ficou atrás de outro professor… Manuel Machado, que fez uma época a nível interno bem superior á do Braga. Com um orçamento infinitamente inferior e sem empréstimos dos grandes conseguiu ficar á frente do Braga no campeonato e ainda chegar mais longe na taça de Portugal perdendo só para o Porto… É por demais sabida a rivalidade entre ambos…Daí não ter surpreendido a ironia de Manuel Machado quando falou que se sentia honrado por ficar na frente do “mestre da táctica”, também ele ciente que neste país mais vezes mais vale cair em graça que ser engraçado. Toda a imprensa só tinha páginas para enaltecer o fabulástico trabalho de Jorge Jesus, que na prática dos resultados não foi assim tão bom, sendo inferior aos 3 anos de Jesualdo em Braga e tendo a vergonha de ficar atrás de um Nacional com um orçamento bem inferior e com um dos planteis mais jovens da liga e sem ter uns 6 emprestados de um clube grande como tinha Jorge Jesus…

Mas a bajulação gratuita continua… Eu até pensei… Se calhar estou a ser injusto, o homem pode não ser um “mestre da táctica” mas saber algo de futebol, ter tentado aprender algo, estudar por conta própria ou acompanhar-se por gente capaz nas áreas do saber que ele não domina como o treino… Mas logo na sua apresentação fiquei estarrecido… Quando o vejo a tentar utilizar palavras caras (que só o ridiculariza ainda mais, pois todos sabem que ele não tem o dom da palavra claramente) e quando afirmou que a sua equipa técnica era constituída por um adjunto para a defesa e outro para o ataque… 1º pensei logo… e quem treina o meio campo?? 2º O Jorge Jesus sabe alguma coisa de treino…???

Um amigo meu, curiosamente benfiquista, com alguma graça disse-me que ele já está muito á frente dos demais, treina futebol como se fosse futebol americano e tem um adjunto que treina só o ataque e outro que treina só a defesa como na modalidade americana de futebol… Se um qualquer treinador dissesse esta barbaridade, seria logo ridicularizado… Como treina o Benfica, ninguém achou estranho.

Depois o seu método de treino… Falam de métodos novos, mas ele é totalmente old school…Treinos a puxar o físico para deixar os jogadores de rastos, correm uns 7 kms por dia quase sem bola, como se fossem preparar-se para o atletismo e não para jogar futebol… Há muito que a teoria dos picos de forma e o treino físico como fase separada do treino foi afastada pela nova metodologia e por quem estuda o treino. Mourinho seguindo alguns ensinamentos do mestre Vitor Frade fez com que todos os técnicos dessem o passo evolutivo para o sistema de treino integrado…Aquele em que a parte física é integrada no treino táctico e técnico, porque é importante a bola estar presente em todos os exercícios, porque trata-se do treino de uma equipa de futebol e não de atletismo. A ideia de que o futebol vive de picos de forma ao longo de uma época e não de tentar manter a equipa estável fisicamente ao longo de toda a época, é algo que já foi desmontado há anos…Pelos vistos para todos menos o “mestre da táctica”.

Alguém tão vaidoso e que se deixou convencer ser mesmo o melhor treinador português como até já lhe chamou o seu presidente… (o mesmo que fala em equipas maravilha e que diz que o Benfica é o melhor clube do Mundo…). Gosto de ver a forma como ele lida com os jornalistas quando diz “ vou simplificar isto para vocês perceberem…” quando ele próprio nem sequer sabe o que é um sistema de treino integrado nem domina uma série de conceitos básicos de treino…

Fala-se do seu 4-4-2 originalíssimo…Tão original como aquele que o Mourinho já usava em 2003, há 6 anos atrás, e como o que Paulo Bento tem vindo a usar e abusar no Sporting há 4 anos sem sucesso… Uma grande inovação táctica sem dúvida. Tão vaidoso que arrisca até a integridade física dos seus jogadores deixando-os jogar 2 jogos seguidos em menos de 24h e não fazendo substituições cedo arriscando a lesões musculares só para ler páginas dos jornais a elogiar uma vitória do seu Benfica contra o vencedor da Taça Uefa e ele aparecer com o seu cabelo recém platinado a pavonear-se…
.
Falamos de um técnico que tem uma metodologia de treino interessantíssima desde a pré época… Daquela escola que acha que jogadores devem é correr kms e kms nas pré épocas e não treinar com bola… Separa todas as vertentes do treino e basicamente lhes dá tareias físicas e confia nos tais picos de forma… Depois surpreende-se que ao longo da época os seus jogadores tenham uma série de lesões… Será por acaso que Domingos se queixa da herança que recebeu no Braga…? Diz que em anos de futebol nunca viu tantos jogadores com lesões musculares… Será por acaso que o Braga ano passado acabou a época com apenas uns 13 jogadores disponíveis e o resto tudo lesionado…? Será por acaso, que também no inicio do ano e a meio o Braga parecia em grande forma., bem fisicamente e tecnicamente mas depois para a metade final da época foram totalmente abaixo fisicamente e foram inclusivamente ultrapassados por Nacional da Madeira e mais jornadas houvesse na liga e mais abaixo teria terminado o Braga…?

Mas claro… O Braga fez uma grande época por causa da mestria táctica e qualidade de treino de Jorge Jesus…Nunca antes o Braga havia ficado em 5º…Proeza cósmica do melhor treinador português…Mourinho? Jesualdo? Naa… Bom é o “mestre da táctica” com o seu discurso preciso, rico em conteúdo e cheio de conhecimento cientifico… Curioso, o Manuel Machado fez melhor que ele este ano, com uma equipa inferior e não vi a Bola ou o Record falarem nele como o “mestre da táctica”, mesmo tendo ele feito muito melhor época que Jorge Jesus e também já conte com bons trabalhos em outras equipas pequenas, com a pequena diferença de ele ter conhecimentos científicos que Jorge Jesus não tem…

Mas lá está, a imprensa estigmatizou o Manuel Machado pelo seu discurso demasiado técnico e sempre gozou com ele… Tal como fazia com as argoladas de Jorge Jesus… Mas de um momento para o outro, um mereceu uma lavagem de imagem pública por parte de várias publicações enquanto o outro tendo mais conhecimentos e tendo feito melhor trabalho, este ano foi vetado ao esquecimento, pois não convinha dizer que alguém tinha feito mais que o famoso “mestre da táctica”… Porque será? Será tudo isto por acaso…? Jorge Jesus apareceu assim do nada, passou de um parolo que até se safa de vez em quando em equipas médias e pequenas como tantos outros, a ser melhor treinador português só porque teve um grupo de pressão que o colocou no Benfica…

É assim que neste país que as coisas funcionam…Em que se chamam doutores e mestres a qualquer pessoa e não a quem de facto estudou para ter esse título… Mais vale vender bem o produto, do que a qualidade do produto falar por si…Pelo menos no inicio das épocas em que tudo ainda anda às cegas e ainda não se diferenciam os bons dos maus, os que têm um sucesso por acaso ou uma carreira construída por mérito e um sucesso sustentado e não baseado pura e simplesmente num saber empírico que funciona uma vez ou duas quando calha… Por isso por mais que a imprensa me queira vender um grande Jorge Jesus ou um grande Benfica…Eu continuo a não trocar Helton ou Beto pelos frangueiros: Quim, Moretto e Moreira, não troco Fucile e Cissokho por Maxi Pereira e Shaffer, nem Luisão e Miguel Vitor por Rolando e N. André Coelho. Muito menos comparo um Ramires que apareceu agora, a um Fernando que já se impôs como o melhor trinco do campeonato, nem penso duas vezes entre um intermitente Di Maria por um raçudo e consistente Cristian Rodriguez, nem troco o melhor médio de transições em Portugal, Raul Meireles, por o instável Carlos Martins que nem lhe chega aos calcanhares, nem troco um Saviola que é uma promessa que ficou por cumprir a um Hulk que enquanto Saviola está no percurso descendente da carreira apanha o Hulk no percursso ascendente para ser o que Saviola nunca foi…Um dos melhores avançados do Mundo. Só não comparo Belusschi com Aimar, porque pouco vi dele, nem o Falcão com Cardozo(dos poucos jogadores do Benfica que gostaria de ver no Porto) porque também pouco vi do Falcão.
.
Mas para concluir, por mais que o tentem pintar a ouro, e até conseguiram em períodos da época passada levar muitos portistas a entrar na “mestredatácticomania”, eu nunca trocaria um verdadeiro mestre por mérito próprio e conhecimento científico adquirido, e com uma postura séria e sóbria coadunante com um grande clube, por um fanfarrão feito mestre por ele próprio e pela imprensa e não pelo seu próprio saber…

Já nem entrei na comparação de presidentes…Porque aí nem sei o que dizer, tamanha a diferença de um para outro…Mas também não trocava como é óbvio o presidente mais titulado da história do futebol pelo presidente das equipas maravilhas que vende Kits quase tão bem como vende pneus.

O engraçado é que no meio disto tudo, o Sporting que até foi dos 3 grandes quem menos abalos sofreu na sua estrutura e tem ficado sempre na frente do Benfica, parece que até deixou de existir…sufocado pelo genila Benfica de Jorge Jesus…Tal como acontecia no ano passado com O Benfica de Quique, Aimar, Reyez, Suazo etc…
.
Não sei porquê mas tal como no ano passado, vejo o Sporting como adversário mais sério neste campeonato ao nosso clube, e mais uma vez vejo que Jesualdo terá que construir uma equipa em tempo record depois de perdas importantes…Mas desta vez acho que pela parte do Benfica, o facto de ser Jorge Jesus o treinador dará ainda mais tempo a Jesualdo para poder construir essa equipa nas calmas, sem grandes pressões por parte do Benfica… E ou muito me engano ou no estado que as coisas estão a classificação no campeonato será a mesma das 3 últimas edições no que aos 4 primeiros lugares diz respeito…

8 comentários:

pquental disse...

Mais um fantástico (apesar de muito longo) artigo! Mais uma vez, aqui deixo os meus parabéns!

Continuem com o bom trabalho!

ricardocosta disse...

Obrigado, e volta sempre, e estás sempre á vontade para comentar:)
.
.
As crónicas do Postiga,são as crónicas do Ricardo Costa,o amigo blue one terá que aterar esse aspecto:P
.
saudações portistas

Pedro Silva disse...

Antes de tudo dois pontos MUITO importantes:

O Ricardo Costa, ilustre Comentador deste espaço, já foi durante bastante tempo, Atleta de Alta Competição, tendo jogado Futebol e isto para não falar que está muito proximo das instituições do Futebol Português e seus representantes, pelo que aquilo que este escreve no Texto não é PERSEGUIÇÃO e muito menos DESVALORIZAÇÃO do Jorge Jesus, mas sim uma forte critica a uma Comunicação Social que faz de um Pato um Cisne.

Segundo, o Post Pontapé de Canto com as i8magens sobre o FCP x Leixões, por minha e só minha culpa foi indevidamente postado, dado que primeiro está a Crónica do Ricardo Costa e depois as Participações dos Leitores. Sábado este mesmo Post será novamente colocado no Mística. Fica só a ressalva de que a continuidade do Pontapé de canto está em analíse.

Paulo, já sabes que neste espaço és um convidado de honra... E se te apetecer podes levar este texto para o sitio dos costume ;)

Saudações Portistas!!!

Não é Portista quem quer, só é Portista quem pode

Anónimo disse...

Três notas:

1- O "a" sozinho com acento é sempre "à" e nunca "á". Exemplo: "...superior à do Braga."

2- O Nacional foi eliminado da taça de Portugal pelo Paços Ferreira.

3- O JJ é um escovinha masca-chiclas.

ricardocosta disse...

1-Subway isso é péssimo hábito de escrever rápido e num teclado, mas obrigado pelo reparo. Passou quando fui ler o texto todo,mas obrigado por reparares nos pormenores

2-Tens razão,mas não invalida que o Nacional caíu apenas nas semi finais da Taça,chegando mais longe que o Braga de JJ,isto já nem contando que chegou mais longe na taça da liga
.
3-Esqueci-me desse facto, para além de tudo não gostaria de ver no Port um treinador a mascar pastilha elástica de boca aberta.

Bad Boy disse...

Concordo com o texto mas num blog do FCP dedicar tantas palavras a um treinador dos rivais parece-me desajustado.

Pedro Silva disse...

Bad Boy, por vezes quando se quer expor uma ideía, meia duzia de palavras náo chega, senão corre-se o risco de fazer figura de inculto.

É sobre o rival, e como os adeptos deste rival não são capazes de fazer uma analise seria aquilo que tem em sua casa, cabe-mos a nós como pessoas sérias e amigas do pobres de espirito, fazer.

Saudações Portistas!!!

Não é Portista quem quer, só é Portista quem pode

ricardocosta disse...

Bad Boy, foi apenas para desmascarar uma invenção da imprensa e uma estratégia montada para valorizar o Jorge Jesus e de forma indirecta falei sim do nosso clube...
.
.
Que essa estratégia não nos deve fazer desviar do caminho,nem na época nem agora.
.
E como lês no final não trocaria nenhum jogador do onze do Benficz praticamente pelo onze do Porto e muito menos o treinador...No entanto quem lê os jornais desportivos quase que pensa que o Benfica é o novo Real Madrid e o Porto até nã tem jogadores internacionais de grande craveira e não ex promessas do futebol...
.
.
Saudações portistas