terça-feira, 21 de julho de 2009

O novo F. C. Porto

A pré-época está ainda no inicio e por isso é sempre complicado fazer grandes previsões... O Benfica é já, como todos os anos, o campeão da pré-temporada e provavelmente será o único título que conquistará o ano todo a par do torneio do Guadiana e a Taça Amizade… O Sporting que era o clube que menos tinha mudado na estrutura e que por isso entrava para esta época com a vantagem da continuidade, não gera a euforia do Benfica e tem desiludido adeptos. O F. C. Porto perdeu referências importantes (mais uma vez 3 jogadores, o que nos levaria á velha questão de como é possível ano após ano, por mais dinheiro que entre, o passivo continuar a ditar que se vendam 2 ou 3 jogadores…), mas este texto é para discutirmos o plantel deste ano. O bom, o mau, fazer projecções e ver o que está a ser bem feito; em resumo, analisar o planeamento desta nova época e para onde nos leva.

Á 1ª vista e sempre com a margem de erro enorme que a pré época confere, dá a impressão que o F. C. Porto este ano tal como o ano passado parte com um onze mais fraco que o da época passada ( decorrente da perda de 3 elementos titulares, dois deles fulcrais no tetra) devido ao facto de os novos jogadores que chegam para substituir os 3 jogadores que partiram necessitarem de tempo para se adaptarem a uma nova realidade e a própria equipa necessitar de tempo para se adaptar a eles. Mais um grande trabalho para Jesualdo que terá pelo 4º ano consecutivo que repor peças básicas no puzzle da equipa do Porto e assim alterar de forma algo substancial o modelo de jogo. Já no ano passado teve que o fazer, alterando o estilo de jogo que se fazia pelas alas com o repentismo de Quaresma e as subidas de Bosingwa. Perdeu um elemento no ataque capaz de pausar mais o jogo e de o decidir num lance individual e percorrer em movimentos interiores desestabilizando assim marcações mais fechadas, dificultando por isso muitos jogos em casa contra equipas que estacionavam o autocarro. O Porto teve uma metamorfose que vinha sendo cozinhada para uma equipa cada vez mais de transições fortes, menos toques na bola, um futebol mais rápido e vertical até á baliza. Demorou tempo. Não é fácil quebrar rotinas… Foi preciso arranjar um modelo que potenciasse Rodriguez que não era um extremo como Quaresma, e ficamos entre um 4-4-2 e 4-3-3 quando Rodriguez abria do meio para a esquerda com bola. Demora tempo e principalmente quando se trabalham com jogadores jovens, tem ainda por cima que se corrigir aspectos tácticos ao longo da competição e fazer trabalho específico, tudo enquanto se vai construindo uma equipa. Porém, creio que mais que nunca, considerando todos os anos que Jesualdo leva do Porto este desafio será talvez o maior.

Porque se havia alguém no Porto que dentro de algumas inovações no modelo de jogo, mantinha o ADN da equipa de ano para ano e era mais influente na forma de jogar da equipa ser de uma forma e não de outra...Esse alguém era Lucho. O jogo todo passava pelos seus pés, não era um 10 mas era um 8 com classe de um 10, capaz de acelerar o jogo da equipa nas transições rápidas com passes decisivos e ao mesmo tempo baixar o ritmo de jogo quando a isso se recomendava… Jesualdo nunca o dispensou, porque sabia que Lucho mesmo estando mal fisicamente, nas ocasiões em que estava, só a sua influência no capitulo do passe e de organização de jogo o tornavam fundamental e sem substituto de características sequer semelhantes no plantel. Ele era a voz de Jesualdo em campo e também era ele o cérebro da equipa que mais fielmente incorporava e transmitia as suas ideias de futebol de transições rápidas, inteligente e em que se tenta simplificar processos ao máximo e potenciar a velocidade na saída para o ataque sem mastigar muito o jogo (por isso Ibson nunca se enquadraria neste estilo de jogo).

Beluschi chega e tem dado boas indicações. Parece ser mais 10 que Lucho, gosta mais de aparecer nas costas dos avançados, gosta mais de transportar a bola e é dono de boa qualidade técnica, mas com ele todo o modelo terá que sofrer alterações que, como é óbvio, demorarão tempo a efectivar-se, tal como demoraram no ano passado. Esperemos é que mais uma vez Jesualdo consiga fazer em tempo record uma nova equipa, com processos diferentes mas com uma filosofia igual se bem que com alterações no modelo.

Mas não é apenas no meio que o Porto sofre mudanças. No ataque, aquilo que no ano passado era o plano B; ter um jogador mais estático na área (com a entrada do Farías), coisa que Jesualdo sempre evitou no Porto por preferir para o seu futebol de transições 3 jogadores rápidos na frente e versáteis, capazes de mudar de posição constantemente e confundir marcações, este ano com a saída de Lisandro perde um dos elementos que tornava esse estilo de jogo mais natural. Com Falcão o Porto parece ganhar um jogador ,mais do que nunca, de área, mais fixo, posicional obrigando a que outro jogador do lado direito se cole mais á faixa (Hulk) e Rodriguez tenha que ser extremo (onde o seu futebol fica mais preso) . Esta não será talvez a melhor formula e talvez Jesualdo tenha outra solução trabalhada. Poderia tentar manter o mesmo estilo de jogo no ataque, mas para isso teria que apostar em Varela, um excelente reforço, que pode ainda acusar o peso da camisola, mas trata-se de um jogador que é muito explosivo e com características mais coaduanantes com a forma de jogar do Porto nos últimos anos. No entanto pelo investimento feito em Falcão, não se espera que seja para ele ficar no banco. Assim sendo, a solução poderá passar por mudar o processo ofensivo de uma forma mais acentuada. No meio campo deixar cada vez mais Rodriguez como interior esquerdo e fazer subir uns metros Beluschi encostando Meireles mais na ajuda a Fernando. No ataque fixar Falcão entre os centrais e dar liberdade total a Hulk para percorrer toda a linha ofensiva partindo preferencialmente da direita mas acabando por jogar como uma espécie de 2º avançado nas costas de Falcão, aproveitando para tabelar com ele, e ganhar as segundas bolas por ele conquistadas.

Para substituir Cissokho optou-se por um lateral esquerdo também é forte fisicamente e capaz de fazer todo o flanco, com a vantagem de trazer um entendimento com Rodriguez já da selecção. As mudanças aí não serão tão drásticas e ganhamos ainda uma opção capaz de jogar em todo o flanco esquerdo.

Mas se no onze titular e na forma como esta nova equipa e consequente forma de jogar ainda podem suscitar dúvidas e debate, acho que a política de contratações este ano já não tanto. Vê-se o dedo de Antero Henriques na constituição deste plantel cada vez mais… Os negócios estranhos de jogadores de qualidade duvidosa e com contornos pouco claros pelo seu pouco rendimento desportivo como: Tomás Costa, Benitez, Mareque etc, deixam de ter tanta visibilidade, e há uma clara aposta no mercado nacional, com jovens jogadores com margem de progressão e no recurso ao mercado sul americano aposta-se em jogadores com créditos firmados, jogadores que brilham nas suas respectivas ligas e não jogadores suplentes… A única excepção e ponto de interrogação que coloco é na contratação de Valeri, uma promessa que se vinha perdendo espaço e que já não era titular absoluto numa equipa que está longe de ser uma potência… Já Benitez era suplente lá e ainda hoje não se percebe o que faz no Porto. Espero que Valeri não seja mais um Benitez e que venha acrescentar algo.

Mas no resto, notou-se o critério. O Porto pode ainda não dar indicações precisas se o onze será melhor, sabe-se que tal como ano passado, de inicio em princípio e acima de tudo no principio.. não será, e terá que crescer, mas há algo que melhoramos substancialmente à partida.

Estou a referir-me ás opções que teremos no banco. Beto, Nuno André Coelho, Maicon, Miguel Lopes, Mariano , Varela, Orlando Sá etc. Há mais opções, mais argumentos para poder gerir melhor o plantel e haver maior rotatividade sem que a equipa se ressinta. Até a posição do Fernando foi acautelada. Era a única pecha. Madrid era um mero suplente e não visto como um jogador capaz de assumir o lugar. O Porto ao contratar um internacional argentino como Pediger. Mesmo não conhecendo muito do jogador, as referências são boas e já chegou a uma selecção como a argentina com muito tenra idade. Sinal claro que vem para o Porto não para dormir à sombra de Fernando, mas claramente para não deixar Fernando adormecer e, acima de tudo, permitir uma adaptação do atleta ao clube com o tempo necessário para no dia que tenhamos que perder Fernando a sucessão seja mais pacífica e tranquila.

O Porto deu sinais de ter preparado atempadamente as saídas de Lisandro, Cissokho e de Bruno Alves. Lucho viu-se que foi algo que teve que se resolver de outra forma e é a perda mais dolorosa. Creio que perdendo Lisandro, Cissokho e Bruno Alves dava para receber já uma quantia boa para sair do vermelho, e mantínhamos o Capitão de equipa e um jogador que pelo que faz a equipa jogar e simboliza no balneário seria para manter até ao final da carreira. A sua substituição é a que obriga a mais mudanças estruturais. Já mais problemático será a não saída de Bruno Alves...

1º porque ao contrário de Lucho ele manifestou vontade clara em sair,

2º porque tem um pai que fala demais e pode desestabilizar o grupo,

3º porque o clube ao chamar Nuno André Coelho e ao contratar Maicon claramente tratou de acautelar a sua saída. E caso fique agora, fará com que dois excelentes centrais sofram um revés na sua evolução dentro do grupo. E não tenho dúvidas que quer um quer outro poderiam substituir Bruno Alves sem que a equipa se ressentisse muito.

De todas as saídas, a de Bruno Alves era a que menos me preocupava, por o Porto ter reforçado muito bem o sector e já ter nos seus quadros uma grande promessa que é o N. André Coelho que faz lembrar o Ricardo Carvalho e tem tudo para ser uma referência no clube como é hoje Bruno Alves. Precisa é de oportunidades para jogar…

E vocês caros blogueiros, que acham sobre o plantel deste novo Porto época 2009-2010?

22 comentários:

André disse...

A minha grande preocupação é o meio campo. O Tomás costa é jogador para o banco ou bancada assim como o guarin.
Estou curioso para perceber o belluschi, tenho receio da incostãncia do argentino.
O Alvaro Pereira foi uma excelente aquisição, é muito rápido e pode manter a produção do nosso lado esquerdo, trazendo ainda mais profundidade ao ataque.
Francamente não preocupa a saida do BA, estamos bem servidos de centrais.
O Fucile tem atinar de uma vez por todas, por vezes é capaz de cometer infantilidades sem nome.
Varela vai supreender e o Hulk vai explodir.
Aguardo um cebola mais maduro e goleador.

Quanto ao Falcao...a ver vamos, confesso qu tenho medo de um Farias 2.

O Raul Meireles está já numa forma impressionante e o Fernando é pêndulo do costume.

Vi o jogos dos lagartos e lampiões(estes fraquissimos nas alas) e, por ai, estou tranquilo.

Que a época comece rapidamente que já estou com fome de bola!

Cumprimentos

Jorge disse...

como todos os anos, no início da época estou sempre com um misto de apreensão e motivação, tanto por não conhecer a fundo a maior parte dos jogadores, tanto porque estou farto de Verão sem bola!
de qualquer forma, Meireles está a tomar as rédeas da equipa, Fernando está um belo trinco e o Hulk parece na melhor forma desde que chegou. Quando me lembro que ainda falta o Cebola para a frente de ataque até se me coloca um sorriso nos lábios :)
estou um pouco preocupado com a quantidade de jogadores, especialmente caso Bruno Alves não saia. Stepanov está no limbo para ir para o Málaga, mas na minha opinião Benítez e Guarín estão a mais na equipa. Talvez Guarín possa ficar mais um ano (nunca se pode ter médios a mais, especialmente na Liga dos Campeões) mas Benítez creio que deveria ser despachado rapidamente...

boa análise!
Jorge (Porta19)

Bad Boy disse...

Boas

Em relação ao sector defensivo há pouco a discutir.

Olhando para as incógnitas, saliento as certezas.:
1) O Fernando rende melhor jogando sozinho a pivot (6).
2)O Cebola a ala, trazendo a bola de trás para a frente, e não a extremo.
3)O Hulk tem de jogar com uma referência (9) para ter liberdade para aparecer em todo lado e criar os desequilíbrios que conhecemos.

As minhas apostas para o início de época:
JF deverá começar por utilizar, Fernando, Meireles, Cebola, Mariano e: Hulk/Falcao ou Belluschi/Hulk.

No último binómio, julgo que Falcao terá vantagem se for bem sucedido nos primeiros jogos. Isto por que requer menos mexidas com todos os outros, especialmente o Hulk.

Belluschi terá de evoluir noutros aspectos ainda não focados. Estes passam pela sua intermitência (mais regular e constante) e no trabalho defensivo (significa impor rotinas mas também melhorar os índices físicos).

Na minha opinião, Meireles deverá assumir as funções de Lucho que, entre outras coisas, será o de pautar as transições, apoiar nas alas e aparecer nas segundas bolas.

Deixei para o fim o Varela, por que para mim vai ser a grande revelação. É um jogador "à Jesualdo". Assim que assimilar os processos (já deu um "cheirinho" na apresentação) e rectificar alguns aspectos será fortíssimo na transição ofensiva por que apresenta todas as potencialidades para tal: Mudanças de velocidade, 1-contra-1, finta curta, técnica e finalização (já jogou a 9).

Cumps

Pedro Silva disse...

Antes de mais boa noite a todos

Eu tive o prazer de ver o jogo de apresentação no Dragão e confesso que gostei muito do Varela, que é um jogador muito esforçado e que trabalha para a equipa. Tendo em consideração o Sistema de Jesualdo o Varela é um jogador perfeito (partilho da opinião do Bad Boy).

O que vi de Belluschi também me agradou, mas tal como disse o Ricardo Costa na sua Crónica, este não é um Lucho e muito menos será o organizador de jogo do FC Porto. Este papel,para mim, será de Raul Meireles que está a ter um arranque de época fabuloso.

Quanto ao Falcão, vou-lhe dar o beneficio da dúvida, mas quando um Jogador já vem com alcunha e fama de estrela geralmente dá asneira, mas vamos esperar para ver.

O onze ideal para o FC Porto atacar o Penta e não só seria na minha opinião este:

Beto, Fucile (tem de ganhar mais juízo), Bruno Alves (Maicon se este sair), Rolando, Alvaro Pereira (gostei bastante deste moço, se bem que por vezes na hora de cruzar hesita um pouco), Fernando, Raul Meireles e Belluschi, Cebola, Varela e Hulk a ponta de lança (o Falcão ia pondo aos poucos para que este não seja queimado pelos adeptos).

Discordo de ti Ricardo quando dizes que o Bruno Alves vai destabilizar a equipa. Quando muito se o Bruno não sair agora, não sai nunca mais e vamos voltar a ter um Portista como Capitão, fazendo lembrar os tempos do Jorge Costa.

Saudações Portistas!!!

Não é Portista quem quer, só é Portista quem pode

ricardocosta disse...

Obrigado a todos pelos comentários e pela oportunidade de podermos discutir o ponto em que se encontra a equipa.
.
Partilho a preocupação com o André relativamente a Falcao poder ser um Farias 2...Por ser um jogador com características que dizem ser parecidas ás de Farías e acima de tudo por dizerem que ele é suplente do Renteria na selecção da Colombia,o que não é um bom cartão de visita...
.
Mas prefiro não fazer julgamentos precipitados e esperar para ver, embora considere que o Porto deveria ter contratado um avançado com características mais próximas das de Lisandro.Mais móvel, capaz de finalizar mas também com qualidade técnica para vir atrás se preciso.
.
Dá a idéia que temos 3 jogadores de características semelhantes embora não idênticas: Farías,Falcao e ainda o jovem Orlando Sá que merece oportunidades.
.
Se era para trazer um jogador mais posicional sabendo que Jesualdo tem optado por um ataque mais móvel,então teria lógica ter vendido o Farías...Ter dois jogadores mais fixos de área e ainda o Orlando Sá que é também de jogar mais fixo não me parece a melhor fórmula...
.
.
Até porque concordo com voces em algo:Varela pode explodir este ano no Porto com Jesualdo que é o treinador certo para explorar a sua capacidade de desiquilibrar em movimentos de ruptura do flanco para o meio e versatilidade para percorrer toda a frente de ataque...
.
Temo que pelo imediatismo e a pressão inerente ao investimento feito em Falcão, o Varela seja prejudicado na luta por um lugar no onze.
.
.
Quanto ao Beluschi a idéia que me dá é que ele não será o novo Lucho tal como não será o Meireles.O modelo terá que ser necessariamente diferente sem Lucho e mudar alguns processos.
.
Meireles terá que encostar mais no Fernando para compensar as subidas de Beluchi que se encosta mais no ataque e que gosta mais de transportar a bola que Lucho e não tem tanta cultura táctica.
.
Logo Meireles será o 1º a construir desde trás,recebendo a bola mais perto de Fernando e Belucshi será quem a transportará e criará desiquilibrios pelo meio com a bola controlada vindo de trás cumulando essa função com Rodriguez que já a fazia ano passado, principalmente em jogos da Champions.
.
.
Sobre o que o Bad Boy disse de Hulk ser um 9...Este último jogo deixou-me muitas dúvidas da sua maturidade para jogar como referência no ataque...
.
Hulk pode tornar-se um ponta de lança notável,mas creio que mais á frente na sua evolução como jogador. Actualmente ainda tem alguma anarquia na sua forma de jogar e é um jogador que precisa de espaços para arrancar com a bola desde trás e criar desiquilíbrios.
.
Como 9 ele perde alguma mobilidade e recebe muitas vezes a bola de costas para os adversários o que não o favorece.Acho que o seu futebol atinge maior dimensão jogando solto no ataque nas costas de outro avançado ou jogando em cunha com ele...Ou então jogando tal como Varela de uma faixa para o meio.Neste caso poderia ser Hulk pela direita e Varela pela esquerda, para favorecer os seus movimentos interiores que desposicionam as defesas contrárias.
.
.
saudações portistas

Bad Boy disse...

Ricardo Costa, eu disse que o Hulk precisa de jogar com uma referência e não como referência, ou seja, com alguém à frente dele que o permita jogar de forma mais vagabunda.

Ninguém irá fazer o que o Lisandro e o Lucho faziam por que não há jogadores iguais. Mas julgo que o Meireles deverá ter as funções do antigo 8, jogando à Meireles. Encostá-lo ao pivot não será benéfico para a forma de jogar do Fernando. O Belluschi é que terá de se adaptar (quando o Deco chegou ao Porto também jogava mais perto dos avançados e depois tornou-se num exímio recuperador de bolas).

Quanto ao Beto acho que já vimos o máximo que rende no ano passado. Tem algumas limitações, em especial no jogo aéreo, por isso julgo que Hélton é melhor guarda-redes, embora circunstancialmente tenha de se ver "ameaçado" para não lhe dar aqueles relaxamentos. No entanto, admiro o carácter e a determinação do Beto.

hurakatai disse...

Dispensa de Pelé e contratação de Prediger

Pinto da Costa: - Mister Jesualdo, trago aqui o pão de forma Pelé 6 milhões de altíssima qualidade cozido nos mais refinados fornos italianos. Já dizia o Marco Bellini, o segredo está na "massa", se é que me entende (fazendo com o indicador e polegar da mão direita o gesto característico de dinheiro).

Jesualdo: - Pois, Marco Bellini é que sabe. Deixe cá ver o pão de forma Pelé 6 milhões. Há algo aqui que me desagrada. Tem... tem... tem... tem côdea, Presidente.

Pinto da Costa: - Côdea, Mister? Bom, não tem problema. Dê cá o pão de forma Pelé 6 milhões. Espere só um momento.

Passados uns minutos, volta Pinto da Costa com outro pão de forma todo sorridente.

Pinto da Costa: - Mister. Problema resolvido. Despachei o pão de forma Pelé 6 milhões para uns espanhóis quaisqueres. Trago agora outro pão de forma Prediger 3 milhões. Também de altíssima qualidade cozido nos mais refinados fornos argentinos. Veja lá. Se não gostar, não tem problema. A gente vai buscar outro. Enquanto houver "massa", não há problema nenhum.

hurakatai disse...

Ricardo,

Um post sobre esta dispensa do Pelé 6 milhões, a venda do Quaresma e a contratação do Prediger não seria mal visto. Uma achega à contratação do Valeri com um empréstimo por 2 épocas por 2,3 milhões também não lhe faria mal nenhum.

São negócios com muita "massa".

Pinto da Costa é que sabe.

ricardocosta disse...

Caro Bad Boy:
Neste caso estamos de acordo,Hulk rende mais com liberdade no ataque para receber a bola de frente para os defesas.
.
No que diz respeito ao Meireles. Eu acho que ele não terá que encostar no Fernando nem jogar como trinco, ele terá apenas que baixar uns metros no terreno e auxiliar o Fernando, principalmente para lhe abir a 1ª linha de passe porque naturalmente o Belucshi pelas suas características transportará mais e organizará menos.
.
.
Muitos se queixava da falta de um 10,eu próprio sentia que algumas vezes precisavamos de alguém que levasse a bola desde o meio e desiquilibrasse aí como antes havia Anderson.
.
Com Anderson no meio, tinhamos que fazer Lucho baixar mais no terreno e agora caberá a Meireles baixar um bocado.
.
.
Obviamente que isso não invalida que um trabalho individualizado tenha que ser feito com Beluschi para que ele dê mais apoio na recuperação de bola e na pressão ofensiva.
.
.
Sobre o Beto:é um reforço que me agradou bastante.
Fez uma excelente época,é português, é para mim o melhor guarda redes português da liga e tem um grande carácter determinação como Bad Boy escreve e bem.
.
Não sei se será titular.Mas acho que não tem grande lógica vir para ser o 3º guarda redes numa fase em que até é convocado para a selecção...
.
O Nuno já deveria ter terminado a carreira,Beto ser o 2º guarda redes e apostar num jovem para 3º...Tem sido esse o hábito e parece-me que bem.
.
Só compreendo a continuidade do Nuno se for para ser 3º guarda redes e para ser referência no balneário.
.
.
Helton depois da saída de Baía nunca mais foi o mesmo. Joga demasiado relaxado e é por vezes displicente já nos tendo valido inclusive eliminações na champions.
.
Com Beto ele não poderá dormir na forma e acho que se se justificar o Beto deve ter as suas oportunidades para provar se pode ou não destronar Helton da titularidade, como Helton teve com Baía e como o Nuno teve com o próprio Helton.
.
.
saudações portistas

ricardocosta disse...

Caro Olympus:
Quando escrevia no portistas já fiz na época um post sobre a venda do Quaresma.Achei um negócio em que o Pinto da Costa saíu mal na fotografia por ter pedido os 40 milhões e depois o ter vendido na prática por 18.
.
.
A vinda do Pélé não me parecia má.Eu conhecia o Pélé da selecção de sub 20 e ele mostrava ter grande talento, muita força no meio campo e um estilo a fazer lembrar o Patrick Vieira.
.
Por isso o Inter o contratou...Mas ele ser cedido ao Porto no negócio contando como o seu passe valesse 6 milhões de euros é que me pareceu apenas uma forma de fazer parecer que a transferência do Quaresma teria valido mais aos cofres do clube do que valeu.
.
Pélé havia sido contratado por menos de 2 milhões de euros 1 ano e meio antes, não fez assim tantos jogos pelo Inter para se poder valorizar e para vir para o Porto passou a valer 6 milhões...
.
.
O problema do Pélé é que pelos vistos em Itália aprendeu as mil e uma maravilhas da noite e deixou o futebol um bocado de lado.
POr isso o Mourinho foi inteligente ao despachá-lo como moeda de troca.
.
.
Sobre o Pedigrer nã acho que 3 milhões à partida se foram pela totalidade do passe sejam totalmente descabidos,tornando-se num jovem já convocado para a selecção argentina e uma das revelações da liga argentina.
Teremos que ver o que vale.
Mas traz boas referências e vem para uma posição em que só tinhamos Fernando.
.
.
Estranho e o Benfica pagar 7 milhões de euros por Javi Garcia...Depois de já ter gasto fortunas ano passado e este ano,sem champions,sem vender jogadores,sem nada...
.
E com o próprio administrador para a área financeria a dizer qe no ínicio da época o Benfica tinha mesmo que vender jogadores...
.
.
No Porto pergunto-me por vezes onde estará o dinheiro que recebemos ano após ano de vendas milionárias,uma vez que estamos com o passivo na forma que está e temos sempre todos os anos de vender jogadores...
.
.
No caso do Benfic é oposto,de onde lhes sai aquele dinheiro todo,numa equipa sem champions,sem valorização de activos,sem mais valias...
.
E falamos de negócios caríssimos...E eu sentiria que nos estariam a passar um atestado de burrice era se me disessem que a contratação mais cara do clube fosse o Javi Garcia...O gajo até mais caro que o Saviola foi...
.
E os benfiquistas batem palmas alegremente...Bem vamos nós enquanto eles continuarem assim...
.
.
Sobre o Valeri já o disse no meu texto.Creio que foi o único negocio menos claro que passou este ano...Sente-se que o Antero mandou uma mensagem para dentro logo no ínicio do ano quando falou que a política estava definida e passava por aposta no mercado nacional...
.
Mas ainda há alguns interesses...Este negócio do Valeri num meio campo que já está hiper povoado com outros flops como Guarín e Tomás Costa não se entende muito bem...
.
E o curioso é que Benitez veio do mesmo Lanus num negócio também ele com contornos estranhos pelo seu fraco rendimento desportivo...
.
.
O Porto agora tem por hábito ir buscar jogadores ao Lanuz que nem titulares indiscutíveis são por lá e é algo difícil de explicar realmente.
.
.
Esperemos que este Valeri não seja como o Benitez...
.
.
saudações portistas

Pedro Silva disse...

Caro Olympus, há bem pouco tempo eu tive a oportunidade de fazer um Post sobre as Contratações e politica de Vendas do FC Porto, pelo que não vejo qual será a necessidade de a curto prazo o Ricardo voltar a falar neste tema.

Se bem me recordo um destes Post tem o Titulo de "Mesmo de proposito".

Continuo a manter que o Beto é melhor GR do que o Helton que nas horas decisivas faz cada frango que até mete medo. Agora é claro como água que o Beto nem ao Banco vai graças ao Sr. Espírito Santo...

Saudações Portistas!!!

Não é Portista quem quer, só é Portista qeum pode

André disse...

As referências que fui recebendo do valeri são francamente boas, titular, não podendo de forma alguma ser comparado com o Benitez.
É um médio prático que joga sempre de "cabeça levantada" e talvez traga mais coesão do que o Bellushi.

Estou com a impressão que o Mariano vai ser titular, não sou um fã mas tenho de admitir que começa o ano com uma rotação elevada.

Quanto aos lampiões e ao seu poço de petróleo, estamos a assitir à típica fuga para a frente. Os galinácios estão nas mão do BES, mais um ano sem nada ganhar e é o principio do fim. Sem CL e sem vendas resta-lhes rezar e pressionar a todo custo.

Aliás o problema destes pobres iabos é ontológico:

A merda que julgam que são não tem nada a ver com a merda que verdadeiramente são"

cumprimentos

pquental disse...

Excelente artigo! 5 estrelas!

Mais uma vez, os meus parabéns!

Bad Boy disse...

Vítor Baía. Quantas vezes não repetimos este nome quando ele deixou as nossas balizas? (a última em definitivo). Quantos guarda-redes nos devolveram a estabilidade nesta posição depois de Baía? Apenas Hélton. Quantos foram passagens fugazes? Imensos (Rui Correia, Ericksson, Hilário, Paulo Santos, Kralj, o próprio Nuno, etc.).

É preciso perceber que o Baía irá ser "sombra" na nossa baliza e de todos o que o viram jogar durante muito tempo. Por isso não desdenho o trabalho que tem tido Hélton em manter a tranquilidade. Tem tido os seus erros mas os benefícios, na minha opinião, têm sido maiores. Errou contra o Chelsea mas o Bruno Alves também errou este ano e não é por isso que o nosso apreço diminuiu. E nos momentos decisivos desta época, nomeadamente, na 2ª mão com o ManUtd, efectuou grandes intervenções que nos permitiu sonhar até ao último minuto. Quem tiver dúvidas procure no youtube.
Para não falar na sua personalidade que tem enorme peso no balneário, tem tido um comportamento exemplar, basta ler as declarações que teve para com Beto, quando este estava no Leixões e agora há poucos dias.

Por isso penso que a contratação de Beto foi efectuada mediante dois propósitos: "Acicatar" a competitividade de Hélton e assegurar uma alternativa no caso deste sair (O FCP não costuma fazer estas remodelações em cima do joelho).

P.S.: Não penso que Tomás Costa e Guarin sejam flops assim como Bollati não era. São jogadores úteis, especialmente Tomás que já está mais adaptado. Estive em Aveiro e Guarin foi o que mais me irritou mas teve também 2 ou 3 passes de grande qualidade. Tem potencial, mas tem sofrido pela falta de confiança (ao que não é alheio a impaciência dos adeptos) e tal como em França, ainda não se adaptou ao ritmo do futebol europeu, no que diz respeito à rapidez de decisão. É o handicap sul-americano onde se tem tempo e espaço para tudo. Mas lembro, com Mariano também foi assim... Bollati sofreu do mesmo com a agravante de não ter jogado na sua posição que não é a do típico trinco de Jesualdo (neste caso seria mais fácil de o utilizar com Meireles a dividir a tarefa, tal como refere o Ricardo Costa). No último caso são suposições que nunca saberemos se resultariam já que o argentino em principio não volta.

Pedro Silva disse...

Caro Bad Boy

Nunca duvidei que o Beto foi contratado apenas para "picar" o Helton e o obrigar a trabalhar que é coisa que este por vezes se esquece de fazer...

Helton fez enormes defesas contra o Man. Umited, mas fez um frango de todo o tamanho contra o Atlético, contra o Chelsea e contra o Schalke 04.

Helton tem falhado muito nos momentos decisivos e isto marcou imenso a sua carreira, pois de Internacional Brasileiro passou a simples desconhecido.

Quando Helton veio para o FC Porto e destronou Baía mostrou ser Sr. de enormes qualidades, mas pelos vistos foi-as perdendo e jogadores destes não me agradam. Se é uma excelente pessoa não duvido, mas como profissional deixa a desejar.

Beto já mostrou que tem imensa qualidade para ser o GR que o FC Porto precisa para manter o seu domínio interno e ir ainda mais longe na Europa do Futebol.

Quanto ao Guarin e companhia, a minha opinião é muito simples: não servem para o FC Porto, pois já tiveram o seu tempo de adaptação, e se mesmo assim não conseguem fazer alguma coisa de jeito só mostra que são de má qualidade, Arranjava-se muito melhor na 2ª Liga Portuguesa e com salários bem mais reduzidos.

Pois, Mariano tem subido de forma e tem-se esforçado muito, mas quando se lhe toca a bater o pé a um Man. United ou outro qualquer grande da Europa, este esforço do Mariano de nada vale, pois a sua qualidade é igual a 0.

Numa cois estamos de acordo, Baía houve e há só um o Vitor Manuel Martins e mais nenhum.

Saudações POrtistas!!!

Não é Portista qumm quer, só é Portista quem pode

Fredy disse...

lol li este artigo noutro site e ao ler a opinião sobre o Tomas Costa lembrei-me logo do ricardo do portistas de bancada..depois carrgo na fonte e nao é que vi que era o ricardo que tinha escrito o post hehehe devia ir para bruxo :P

de rest concordo com boa parte!

e fico contente por alguém como eu parecer ter 2 olhos na cara! falo do Blue e do que ele escreveu aqui em cima de mim:

"Pois, Mariano tem subido de forma e tem-se esforçado muito, mas quando se lhe toca a bater o pé a um Man. United ou outro qualquer grande da Europa, este esforço do Mariano de nada vale, pois a sua qualidade é igual a 0."

finalmente alguem concorda comigo! ou então a excitação pós man utd já passou e os portistas já o tão a ver como realmente ele é!

é esforçado, para ganhar internamente e contra os cepos que jogam cá pode muito bem dar..mas em jogos a sério (contra os grandes ou champs) ele é uma nulidade completa e só atrapalha!

era rpeferivel ter mais um "varela", outro extremo qualquer, do que mantê-lo! mas enfim..logo que não seja titular o mal o menos!

ricardocosta disse...

Sobre o Mariano acho que ele tem-se esforçado pelo menos ao ponto de poder ser uma alternativa para ter no banco. Tacticamente cumpre,é esforçado,com confiança consegue até desiquilibrar,mas não tem qualidade para ser mais do que suplente do F. C. Porto.
.
.
Varela tem que partir com vantagem em relação a ele,porque vejo nele mais qualidade e margem de progressão...Como aliás já a via em Hélder Barbosa mas nunca lhe foram dadas as inúmeras oportunidades como deram a Mariano...Talvez por não ter sido reforço e ser formado na casa...
.
.
Mas esse tema abordarei em futuro post.
.
.
Freddy.,ainda bem que por outros caminhos vieste ter à mística...Espero que venhas para ficar e que continues a comentar.
.
.
.
André: espero mesmo que tenhas razão em relação ao Valeri...A informação que recebi é que ele prometeu muito há dois anos atrás,mas que depois de uma lesão nunca mais teve o mesmo brilhantismo e que nesta época até pelo banco passou...
.

saudações portistas

hurakatai disse...

Meus caros,

Já pensaram em renovar o vosso blog com um novo layout e uma nova sidebar?

Pedro Silva disse...

Caro olympus

Para falarmos melhor sobre este assunto, por favor mande um Mail para o endereço que se encontra aqui no Mística.

Saudações Portistas!!!

Não é Portista quem quer, só é Portista qumm pode

hurakatai disse...

Foi só uma questão. Mais nada. Curiosidade apenas.

hurakatai disse...

Até porque não percebo nada de blogs e de internet.

Pedro Silva disse...

Caro olympus

É precisamente para o esclarecer de todas as duviads que tiver sobre este Blog/Blogs que lhe estou a dizer para mandar um Mail para o Mística.

Terei todo o prazer em esclarecer e ajudar no que for preciso.

Saudações Portistas!!!

Não é Portista quem quer, só é Portista quem pode