Amanhã a tão aguardada época futebolística começa oficialmente em Portugal com a disputa da Supertaça Cândido de Oliveira em Aveiro. FC Porto e Paços de Ferreira defrontam-se naquela que é a 25ª final dos Dragões nesta competição. De facto, não há troféu que melhor ilustre, desde o seu arranque na época 1978/79, o poderio azul e branco a nível nacional nos últimos trinta anos. Só por cinco vezes o clube do Dragão falhou esta final, ganhando mais de metade dos troféus existentes.
Na memória ficaram páginas de glória inesquecíveis (mas também alguns desaires, infelizmente) como as finalíssimas em Coimbra contra o Benfica, referentes às épocas 1990/91 e 1992/93, cujas vitórias foram arrancadas a ferros nos penaltys. Na memória fica também a goleada na velha Luz por 5-0 contra o clube das Águias. Entre outras tantas recordações!
Apesar da boa contabilidade do Porto, o título de campeão da Supertaça já não mora no Dragão à duas épocas, tendo o Sporting ganho as duas últimas finais.
Jesualdo Ferreira quer agora juntar à sua contabilidade pessoal de treinador campeão e vencedor da Taça a Supertaça, já que na última vez que o Porto a ganhou se encontrava recém-contratado nas bancadas do Municipal de Leiria, estando Rui Barros a comandar a equipa na vitória por 3-0 frente ao Setúbal no arranque da época 2005/06. Podemos, por isso, contar com um jogo em que Jesualdo quer acima de tudo pôr a mão num troféu que lhe escapa à duas épocas. Para além disso, podemos contar com um Paços desmoralizado pela eliminação precoce na Liga Europa contra uma equipa israelita desconhecida. Ansiosos estão também, certamente, alguns reforços para mostrar o seu valor, casos de Belluschi e Álvaro Pereira, para além de contarmos com um Hulk em boa forma. Da equipa do ano passado entrarão em campo grande parte dos jogadores, apesar de Lucho, Lisandro e Cissohko já cá não morarem.
Da lista de convocados de Jesualdo destaque para a não inclusão de Beto como segundo guarda-redes, repetindo-se assim a dupla de guardiões mais frequente na época passada. Os reforços Falcao e Orlando Sá não constam também na convocatória, o primeiro por ainda não ter chegado o certificado internacional. O segundo devido a lesão. Também lesionado e por isso também não convocado continua Cristián Rodriguez.
O árbitro do encontro é Jorge Sousa.
Lista de convocados do FC Porto:
Guarda-redes: Helton e Nuno.
Defesas: Fucile, Miguel Lopes, Bruno Alves, Rolando, Maicon e Álvaro Pereira.
Médios: Fernando, Raul Meireles, Tomás Costa, Guarín, Belluschi e Valeri.
Avançados: Mariano, Hulk, Farías e Varela.
Sem comentários:
Enviar um comentário