sábado, 22 de agosto de 2009

Até quando?

Tomando um pouco de arrasto o texto do Ricardo Costa que critica a nossa Comunicação Social Desportiva, eis que coloco a questão de até quando vamos deixar que nos roubem o € dos impostos que pagam os ordenados dos péssimos e tendenciosos Jornalistas Desportivos da RTP e Antena 1 (Televisão e Rádio Publica respectivamente).

Comecemos pela Antena 1 que é a Rádio que eu e muitos outros desportistas utilizamos para acompanhar a bola, e apesar de ser a única estação que acompanha quase todos os eventos desportivos realizados em Portugal ou no estrangeiro onde actuam atletas Portugueses, nos últimos tempos tenho verificado que esta estação tem sido completamente entregue á bicharada, tendo a isenção, profissionalismo e universalidade de opinião sido substituídos por um Benfiquismo doentio que roça o fanatismo, a parcialidade passou a ser a nota dominante de quem relata os jogos e de quem comanda a emissão e a falta de coerência é a marca de qualquer comentador sempre que o relato envolva o Benfica.

Pura e simplesmente lamentável... É triste verificar que uma Rádio que foi a minha companhia em muitas tardes de futebol e não só e que primava pela sua diversidade, se tenha transformado numa sub espécie da Benfica TV e que é sustentada pelos Contribuintes Portugueses.

Para quem discorda desta minha ideia e impressão, eu convido a que sigam uma qualquer jornada em que Benfica e FC Porto entrem em campo no mesmo dia e em horários diferentes como aconteceu no dia 16 de Agosto.

Neste dia tive o prazer de acompanhar o jogo da Liga Portuguesa que o FC Porto foi disputar a Paços de Ferreira contra a equipa local na SPPRTV, ouvindo o relato na Antena 1, e a dada altura em que o jogo estava empatado a uma bola e o Porto enfrentava sérias dificuldades para manter este empate e até para vencer, eis que surge um lance de fora de jogo muito duvidoso no ataque Portista e que foi assinalado pelo Sr. Carlos Xistra que era o Árbitro da partida. E como o lance deixou muitas dúvidas ao Repórter que estava a fazer o relato, eis que este resolve perguntar ao Coordenador da Emissão em Lisboa (tinha de ser, pois temos a mania de centralizar tudo na dita “capital”) que estava a seguir o jogo pela TV se o Xistra tinha estado bem ou mal ao assinalar o Fora de jogo do FC Porto, ao que este respondeu que não podia dar a resposta á pergunta que o seu colega lhe fez, dado que as Câmaras da SPORTV não lhe tiravam as dúvidas por completo (facto que eu comprovo porque também estava a ver o jogo pela TV). Isto passou, e pouco tempo depois, o Paços tem um contra ataque em que um dos seus Jogadores surge quase isolado em frente a Helton, mas vê este seu esforço ir por água abaixo porque o Assistente de Xistra marcou Fora de Jogo, e tal como no lance anterior o Jornalista que estava a relatar pergunta ao seu Colega de Lisboa se o Assistente do árbitro fez bem em assinalar esta irregularidade, ao que este responde desta forma:

Fora de jogo mal tirado ao ataque do Paços!!! O FC Porto poderia ter sofrido o 2º golo. Carlos Xistra esteve muito mal neste lance”.

Sinceramente eu fiquei parvo com esta frase do tal Coordenador… Ora no lance em que o FC Porto atacou e viu o seu esforço travado por um Fora de jogo duvidoso e do qual não havia certezas de ter sido bem ou mal assinalado o tal Sr. diz que não se podia pronunciar porque o ângulo das câmaras da SPORTV não permitiam fazer um julgamento correcto, mas ao contrário já deixou de ter dúvidas… Como diria o outro; ”Ganda” Profissional Pah!!! Não deixes a camisola do teu clube em casa não.


Pior do que esta cena triste e que mostra o tipo de Profissionais que temos á frente da Rádio de todos nós, é o relato que foi feito do Benfica x Marítimo. È que só faltou o Jornalista Nuno Matos (foi este quem fez o relato da partida) gritar a plenos pulmões pelo Benfica. Este “profissional”, como não consegue deixar a camisola do Mantorras á porta da estação onde trabalha e tem sempre postos os seus óculos Benfiquistas, durante o seu trabalho em que deveria ser imparcial e sério, prestando desta forma um serviço honesto aos Cidadãos Portugueses que lhe pagam o Ordenado ao fim do mês, resolve por o coração na boca e depois dá uma série de bacoradas ao longo do relato que só visto, transformando um qualquer remate de um jogador do Benfica que passe 5 metros ao lado da baliza num super e portentoso remate carregado de perigo… Critica as Arbitragens consoante estas erram contra o Benfica, pois se for ao contrário deixa de haver problemas e consegue chegar ao ponto de, durante os 90 e poucos minutos em que dura a partida do seu Benfica se contradizer vezes sem conta e de transformar os Jogadores de Heróis em Bestas como foi o caso do David Luiz que antes de ter feito a G.P. a favor do Marítimo era a Revelação do Benfica e passou logo a ser o maior desastre que Jesus pôs em campo…

Naturalmente que só me rio quando ouço os relatos deste tal Benfiquista, mas não deixa de ser grave o que se está a passar na Rádio de todos os Portugueses. Eu e muitos outros pagamos os nossos impostos que mantêm a Antena 1 longe da manipulação da publicidade como sucede nas outras Rádios e dos interesses que rodeiam e manipulam os Jornais Desportivos, para não falar na "idolatração" do Morto Benfica por parte da SIC e TVI para poderem aumentar as suas audiências (a conclusão do Jornalista da TVI 24 de que há 5 anos atrás o FC Porto empatou na 1ª Jornada da Liga Portuguesa de Futebol e o Benfica foi Campeão Nacional e que este ano acontecerá o mesmo pelo facto de o Dragão ter empatado em Paços é um exemplo vivo disto mesmo), e mesmo assim o que se verifica nesta Rádio que se quer isenta e de todos é precisamente o que o que referi atrás.

Afinal para quê andar a sustentar esta situação? Entreguem de vez a Antena 1 á Benfica TV ou então assumam o Anti Portismo que grassa na vossa estação e o Benfiquismo doentio de que muitos dos vossos jornalistas padecem.

Para terminar uma palavra sobre a RTP (Rádio Televisão de Portugal), que é somente a Televisão do Estado e que é sustentada pelos Impostos dos Contribuintes, e que mais uma vez faltou ao respeito ao TetraCampeão Nacional de Futebol Português como é o caso do Futebol Clube do Porto. Desta feita o atentado á inteligência foi no Jornal da tarde do dia 17 de Agosto, quando o Jornalista que fez o resumo do Benfica x Marítimo afirmou que ficou uma Grande Penalidade por marcar a favor do Benfica, pois o jogador da equipa da Madeira ao deslizar na relva (note-se bem, AO DESLIZAR NA RELVA), levou com a bola no braço que neste deslizar ficou naturalmente para trás. Fica a minha proposta para que daqui para a frente todos os Jogadores menos o Guarda-redes não tenham Braços para que não se apoiem quando caiam ao chão e assim se vejam costas rasgadas e narizes partidos.

Mas o tal Jornalista não viu a cotovelada por parte do Atleta do Benfica que daria direito ao consequente Cartão Vermelho por Agressão… É isto de andar a trabalhar com a camisola do Clube é lixado, pois os Srs. Reporteres são obrigados a contradizer-se a serem motivo de crítica e chacota por parte de quem os ouve, lê e vê.



Para finalizar fica um apelo ao Sr. Rui Santos:

Em vez de andar a promover a Venda da tralha que os Ingleses querem despachar para o Mundo da Bola como os Chips nas Bolas e as Câmaras mágicas, deveria era apelar aos seus Colegas de Profissão que no desempenho da sua profissão sejam imparciais ajudando á tal Verdade Desportiva, em vez de andarem a defender o seu Clubezito que foi Campeão no ano em que a Corrupção e a Pouca Vergonha tomou conta do Futebol Português como foi o ano de 2004 /2005 em que o Clube do Fascismo foi Campeão Nacional e Finalista vencido da Taça de Portugal.

Sem comentários: