domingo, 30 de agosto de 2009

Com mais 3 pontos vai-se construindo uma equipa

O F. C. Porto soma e segue. Quando muitos vaticinavam o fim do mundo azul por causa da falta de Hulk, eis que sem ele o F. C. Porto prova que o ponto forte é e sempre foi o colectivo. Obviamente que era muito mais fácil ter uma equipa que se mantivesse ano após ano e assim trabalhasse perante uma base já consolidada. O Porto não se pode dar a esse luxo… Enquanto os nossos concorrentes da Champions tem um orçamento superior ao nosso: Chelsea e Atlético, isso permite-lhes manter a mesma equipa de um ano para o outro…

O Porto tem que ser melhor, perdendo de ano para ano pelo menos 3 jogadores fulcrais na equipa, construindo equipas novas para ser melhor do que outras com orçamentos superiores e que mantêm sempre a sua base…Isto é a nossa realidade.

Hoje demos mais um passo nesse crescimento. Sem Hulk, com Rodriguez ainda a recuperar a boa forma, Jesualdo repetiu o 4-3-3 clássico com Falcao no meio e Mariano e Varela nas faixas. O Porto teve uns primeiros 15 minutos de bom ritmo, boas combinações ofensivas e daí resultou uma boa jogada do ataque portista, iniciada por Varela e finalizada com uma assistência de Mariano para o golo do inevitável Falcao, para já o melhor marcador do campeonato.

Após o golo viu-se uma equipa adormecida, permissiva, que deixou a Naval subir e criar perigo. Mais que a falta de Hulk o Porto tem sentido falta do verdadeiro rendimento dos que estão em campo. Nos últimos dois jogos tem sido claro um sub- rendimento de Raul Meireles, assim como , ainda que num grau menor, de Fernando. Juntando-se a isto um Beluschi que ainda anda meio perdido nas funções que deve ter no meio campo, isso permite por vezes que o meio campo do Porto seja algo permeável, ainda mais quando Meireles não é o líder que devia ser no meio campo.

Durante a 1ª parte viram-se também algumas desatenções e saídas em falso de Helton que poderiam ter resultado em golo da Naval… À atenção de Jesualdo quando se aproxima um jogo no estádio em que Helton nos tirou para fora da Champions há 3 épocas atrás.

No 2º tempo Jesualdo sentiu que necessitava de mexer com o jogo e acrescentou Rodriguez. A grande notícia não só para o jogo, mas para o futuro da equipa,foi o facto de Jesualdo manter Varela no onze e não o inoperante Mariano, que apesar da assistência não é jogador para ser titular do Porto.
Com Rodriguez notou-se um maior respeito por parte dos defesas da Naval e o Porto voltou a pegar no jogo e numa boa combinação de Falcao com Varela, o português demonstrou frieza na altura de finalizar e dar o 2-0. A partir daí o Porto voltou a cair no conformismo e dando algumas facilidades. Numa delas Rolando marcou na própria baliza.

Entretanto Jesualdo já tinha feito entrar Farías para o lugar de Falcao fazendo já gestão de esforço que se calhar vinha cedo demais… O que vale é que "Tecla" Farías mais uma vez demonstrou que apesar da fraca qualidade técnica é um jogador de área e que quando mais espicaçado é mais rende. Respondeu ao golo do concorrente Falcao, com um golo em pouco mais de 15 minutos em campo que selou definitivamente a vitória do Porto.

3 pontos conquistados num campo complicado, local aonde o F. C. Porto tinha perdido a época passada. O mais importante é que se vê que o F. C. Porto está a crescer, a assimilar processos e mesmo assim vai amealhando os pontos necessários e demonstrando um bom entrosamento para esta fase da época para uma equipa nova que se está a construir.

Mau seria como outros clubes que prepararam a equipa para render o máximo logo no inicio da época para motivar as massas, e que não deslumbram na altura que deviam estar no pico da forma… Agora imaginem quando vier o meio da época… Muitas lesões e falta de capacidade física… Já se viu isso com o Braga ano passado, do mesmo “mestre da táctica”.

O Porto descansa-nos, porque não queimou etapas. Preparou-se a equipa tal como na época passada para crescer com o decorrer da competição, dando passos firmes, entrosando novas caras com uma estrutura nova e criando novas rotinas sem deixar de ser competitivo durante esse processo de crescimento. Mais para meio da época estes pontos serão fundamentais, e aí a qualidade exibicional e o entrosamento da equipa serão outros…. E se mesmo assim, sem Hulk, com Rodriguez a meio gás e numa fase inicial de construção de um novo onze o Porto já joga com a segurança que joga e faz os pontos necessários…imagine-se mais para a frente.

Preocupante são aqueles que prepararam tudo para voar logo neste inicio de época e o seu melhor não consegue apresentar mais qualidade que uma equipa que optou por chegar a patamares mais elevados mais tarde e ainda não tem figuras importantes a jogar com regularidade como Hulk e Rodriguez…
Mais 3 pontos e mais um passo firme na construção de uma equipa que se pretende pentacampeã e competitiva na champions.


Melhor em campo: Silvestre Varela.

Varela mais uma vez voltou a dar um claro sinal de querer o seu lugar na equipa do Porto e não ser encostado com o regresso dos titulares Hulk e Rodriguez. Pelo menos não se sentará no banco sem dar luta. E claramente a sentar-se tem que ser a 1ª solução a sair dele e não o trapalhão Mariano. Varela esteve em 2 dos 4 golos da equipa. Foi ele que iniciou a jogada que rsultaria em golo de Falcao e foi ele, que a passe do mesmo Falcao que com classe passou pelo guarda redes da Naval e fez o 2-0.

Para além de estar nesses momentos chave, demonstrou maturidade a segurar a bola, velocidade e técnica no momento certo para desconcertar a estratégia defensiva da Naval. Uma boa dor de cabeça para Jesualdo saber o que fazer, agora que Hulk e Rodriguez estão de regresso e com Falcao a jogar como ponta de lança com 3 golo em 3 jogos.

Aliás a escolher outro melhor em campo neste jogo seria mesmo o ponta de lança colombiano.




Link: Resumo Naval vs Porto

14 comentários:

Pedro Silva disse...

Vi a partida pela TV e confesso que fiquei deveras satisfeito com esta equipa do FC Porto.

Nota-se já algum entrosamento entre os sectores e o Calendário também tem dado para que certos recém chegados ao clube se tenham adaptado com muita calma, o que contribui para a crescente eficácia da equipa.

Falcao (e não Falcão) tem me calado com golos, agora vamos é a ver se isto é para durar ou se é como o Farias que nas últimas temporadas marca uma serie de golos e depois fica o resto da Liga a ver a banda a passar e a falhar golos de baliza aberta.

Helton anda a falhar demais... Se eu fosse o treinador punha o Beto á baliza por umas Jornadas para mostrar ao Brasileiro que não tem lugar cativo.

Quanto á nomeação do Homem do Jogo, estou inteiramente de acordo, pois Varela tem mostrado ser um Jogador fenomenal. Não sei porque razão Queiroz o deixou de fora para este duplo confronto da próxima semana.

Agora é apoiar a nossa Selecção que vai ao Mundial.

Saudações Portistas!!!

ricardocosta disse...

Eu sei caro the blue one...O Professor Queiroz parece ultimamente preferir jogadores para lá dos 31 anos e com sotaque do Brasil...Varela é jovem e é made in Portugal...Logo a partir daí é esquecido.
.
.
Quanto ao Falcao,tem justificado o investimento com golos e boas exibições.Nestes últimos dois jogos foi o melhor em campo a seguir a Varela.
Para mim isso não invalida que o Porto precise de outro avançado com outras características que se adeque mais ao 4-3-3 de Jesualdo
.
.
.
Falcao era um jogador que precisavamos desde a época passada.Agora falta também um jogador que substitua Lisandro,que tenha características distintas de Farías e Falcao.
.
Mas Falcao até agora tem.se revelado um bom reforço e ainda com margem de progressão.



saudações portistas

Pedro Silva disse...

Viva Ricardo. Tudo bem?

Não creio que a chamada de Liedson á Selecção seja uma vontade de Queiroz, mas sim fruto de uma pressão feita por uma uma Comunicação Social que tem destruído o nosso Seleccionador Nacional pelo simples facto de este não levar para a Selecção a Espinha Dorsal do Benfica como eu já li algures. Mas isto é um assunto de que falaremos mais tarde...

Quanto a uma nova Contratação, não creio que esta se realize neste época de transferências, uma vez que esta fecha amanhã dia 31 de Agosto.

Neste momento também creio que Jesualdo tem muitas opções... Algumas de pouca qualidade, mas tem.

Saudações Portistas!!!

ricardocosta disse...

Eu gostava muito que Queiroz tivesse sucesso...Mais que nunca porque precisavamos de um selecionador a sério depois de Scolari mas infelizmente Queiroz manifestou ser um valente flop.
.
.
Só diz parvoíces,convoca jogadores que não lembrar a ninguém como quando andou a convocar o Edinho,Boa Morte e agora Rui Patrício etc.
.
.
Esta do Liedson foi a gota de água.Andou a criticar o Scolari por não encontrar soluções de futuro para a selecção principalmente na baliza,na lateral esquerda e no ataque...E o que faz ele?Convoca um naturalizado que há um ano atrás dizia que queria jogar pelo Brasil...
.
.
E isto nada tem a ver com a comunicação social...Foi o próprio Queiroz que começou a falar disso quando sentiu que estava entalado na qualificação.
E ele próprio em entrevista publicada hoje no Record defende a convocação do Liedson.

.
Basta lembrar que o Madaíl neste aspecto inicialmente até estava renitente...Foi o Queiroz a lançar o tema...Custa-me sendo de alguém que foi contratado por ter criado a geração de ouro e de trabalhar bem a formação.
.
.
Um bluff autêntico.Dá um bom adjunto,falta-lhe personalidade forte e liderança para treinador principal.
.
.
O futuro e a identidade da selecção Portuguesa são mais importantes que a qualificação para um Mundial.
.
Ele hipotecou tudo isso e expos-nos ao rídiculo de sermos gozados como a selecção B do Brasil só porque não conseguiu fazer o trabalho dele com os jogadores que tem que são mais que suficientes.
.
Aindas para mais convoca Liedson numa fase em que nem um golo marca...Para fazer o q ele tá a fazer,mais vale convocar Varela e adaptar CR9 a ponta de lança.
.
.
saudações portistas

Pedro Silva disse...

Mais uma vez estamos em desacordo Ricardo... Para mim Queiroz tem muitas qualidades, está é rodeado (estava até há pouco Tempo) de incompetentes como por exemplo o Rui Caçador que não ajudou á promoção de nenhuma Jovem Promessa Portuguesa.

Como queres que Queiroz faça Pão sem farinha? Ele bem tenta, indo buscar Jogadores que a maioria diz estarem mortos só porque não puseram o seu pé no "Glorioso"...

Nem imaginas as pressões que a Comunicação Social do Benfica tem feito... Tenho lido muitas opiniões a bater no Queiroz só porque este despreza os Jogadores do "Maior do Mundo" (e muito bem, dado que qualidade este não tem nenhuma assim como o nº de Portugueses).

Quanto a Liedson já sabes bem que não concordo, e há que procurar alternativas Portuguesas e não em ressabiados do Brasil.

Naturalmente que casos como o Edinho e Boa Morte são casos perdidos e que não merecem ser chamados á Equipa de todos nós, mas a herança de Scolari foi esta: uma selecção de velhos, com uma Estrela que despreza os seus Colegas de equipa e sem um sistema Tactico definido.

O que Scolari fez foi aproveitar a "mina" Mourinho enquanto esta durou...

"Agora que se amanhem" disse o Brasileiro quando se foi embora.

Mas a seu tempo iremos debater melhor este assunto...

Saudações Portistas!!!

ricardocosta disse...

É claro que o Scolari só aproveitou o trabalho de Mourinho e não deixou uma equipa para o Queiroz herdar.Mas ele já sabia disso tudo.Ele próprio andou a criticar o Scolari por não arranjar soluções para o futuro da selecção dando a entender que ele faria melhor...
.
.
Ele chega e o que faz?Mantém os erros de Scolari ao convocar Boa Morte,não tem um lateral esquerdo,inventa Pepe a trinco,inventa Zé Castro a trinco, tem um discursso rídiculo de vacas sem leite e de levar gente pa selva.
.
.
Péssima política de comunicação,embirrou ao não convocar Nuno Gomes quando na selecção era preciso um jogador experiente como ele e que até quando chamado foi dos melhores no destastre em Braga com a Albánia...
.

Em vez disso andou a inventar e a convocar Edinhos e outros que tais que ninguém conhece.
.
.
Manteve o erro de nunca dar uma chance a Pedro Mendes.
.
Continuou com a burrice de apaparicar o CR7 e manteve a braçadeira de capitão que Scolari lhe deu de forma irresponsável quando há outros jogadores com mais perfil e mais internacionalizações que ele para serem capitães.
.

Na baliza deixou o Ricardo de fora,mas arranjou o Ricardo 2 que é o Eduardo em vez de apostar no Beto que é actualmente o melhor guarda redes português mesmo não sendo um Baía.
.
.
Para além disso tudo,esperava-se que Queiroz viesse para preparar soluções para o futuro...Pergunto,como prepara ele o futuro da selecção ao convocar um brasileiro de 31 anos que disse ainda há meses que vinha fazer um favor à selecção portuguesa que precisava dele....
.
O mesmo que se diz brasileiro e que há dois anos queria jogar pela selecção do Brasil...
.
.
Não é como Pepe e Deco que chegaram no seu melhor momento,para serem mais valias e que optaram por Portugal quando teriam lugar no Brasil.
.
.
Trata-se num jogador em fase descendente da carreira que está-se a marimbar para Portugal.
.
.
Queiroz preferiu agarrar-se ao seu emprego em vez de ser homenzinho e assumir as suas responsabilidades e construir uma equipa e não ir pelo caminho mais fácil das naturalizações...Assim é fácil arranjar soluções...Naturaliza mais um defesa esquerdo e um guarda redes e está feito.
.
.
A comunicação social que o crtica,nada tem a ver com o Benfica.Até porque o Benfica não tem portugueses no onze para serem convocados...A imprensa de todo o país e adeptos de todo o país,inclusive portistas crticam o Queiroz porque infelizmente ele revelou-se um bluff,um grande flop.
.
.
Como adjunto pode ser muito bom,mas como principal já demonstrou que não dá para mais.
.
.
Um discursso rídiculo,derrotista e idiota...Basta ver que ele na entrevista do Recird praticamente assegura que Liedson vai jogar quando ele mal acaba de ser convocado e quase que o transforma em salvador da pátria...
.
Queiroz tá preocupado é com o lugar dele,daí já vale tudo,até recorrer ao Liedson...Se se preocupasse com o futuro,mantinha a aposta em portugueses e convocava o Varela e o Nuno Gomes por exemplo e mesmo que não se qualificasse ia preparando uma equipa para o futuro.
.
.
.
Assim cada vez mais gozarão com Portugal chamandod e equipa B do Brasil como já o fazemo os brasileiros.
.
Prefiro uma selecção portuguesa que mantenha os seus valores,a uma selecção descaracterizada com jogadores que não sentem o hino.
.
.
O Queiroz entrou em total contradição com aquilo que criticava no Scolari e até com o seu percursso na formação da geração de ouro com esta convocação do Liedson.
.
.
Vergonhoso simplesmente.

ricardocosta disse...

Beto
Bosingwa
Bruno Alves
Ricardo Carvalho
Paulo Ferreira
Pepe
Meireles
Deco
Simão
Nani
CR7
.
.
Com opções no banco como: Hugo Almeida, Maniche, João Moutinho, Nuno Gomes,Varela, Miguel Veloso, Pedro Mendes, Rolando, Quaresma etc.
.
.
Não me digas que esta farinha não é melhor que a que tem o selecionador da Dinamarca ou o da Húngria....
.
.
O Queiroz tem jogadores mais do que suficientes para se qualificar para o Mundial sem necessitar de no desespero convocar um brasileiro de 31 anos que se está a marimbar para Portugal e que só se lembrou de ser português agora que não tem chances de jogar pelo Brasil...


Ps-Pelo argumento que ele deu,que quem tem o passaporte se for bom tem o direito de ser convocado...então por aí que convoque o Paulo Assunção,também tem dupla nacionalidade...Porque não o convoca também?
.
.
Se for assim chegará um dia em que teremos um 11 com mais naturalizados que portugueses de origem.
.
saudações portistas

Pedro Silva disse...

Quarta falamos melhor sobre o assunto Queiroz.

A tua teimosia parece que te cega ou então sou eu que não me consigo expressar correctamente sobre o Queiroz e sobre o Jesualdo.

Até lá vamos deitar um pouco de água na fervura que hoje estás numa de me queimar publicamente.

Muitas das razões que apontas no teu Comentário anterior eu partilho delas, mas há outras com as quais não concordo. Mas quarta falamos sobre isto.

E vê lá se te acalmas pah.

Saudações Portistas!!! (forte abraço também)

Jorge disse...

O jogo é mais facilmente descrito com uma onomatopeia: zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz.
Bons primeiros 15/20 minutos e depois de algumas displicências Heltonianas (e não só) e o proverbial auto-golo, acabou por ser uma vitória fácil, como deveriam ser todas as vitórias frente a equipas como a Naval 1º Maio, claramente abaixo de qualquer nível de exigência para o primeiro campeonato de Portugal.

ricardocosta disse...

The Blue One,eu compreendo bem os teus argumentos e acho que tu os meus,apenas discordamos em relação ao Queiroz.
.
.
Tudo normal.
.
.
Eu gostava muito de o poder elogiar e dizer que tem feito um bom trabalho,porque não suportava o Scolari e achava que Portugal precisava de um bom treinador e acreditei que Queiroz podia dar um projecto para Portugal,criar algo como fez com a geração de ouro.
.
.
Ao invés disso apareceu-me um treinador perdido de idéias,a repetir erros do Scolari e que contrariou tudo aquilo que ele representava para o futebol português com a convocação do Liedson.Mas vou aproveitar isto para o post de 4ª para falr da convocação do Liedson que é uma vergonha.
.
.
Não estou numa de te queimar publicamente,estamos a dar cada um a sua opinião e a esgrimir argumentos.
Não estamos de acordo em relação ao Jesualdo e ao Queiroz,mas acho que estamos de acordo no fundamental que é que ambos tenham sucesso.
.
.
Digo o que digo do Queiroz com muita pena, porque fui um dos que sempre defendi a sua vinda para a selecção e até um dia o quis no Porto...
.
Agora vejo que lhe falta liderança para ser mais do que um excelente treinador de camadas jovens e adjunto.
.
saudações portistas e que Portugal ganhe na 4ª mas sem golos do Levezinho e que ele nem levante o cú do banco.(coisa que duvido pelo que disse o Queiroz ao Record).
.

Pedro Silva disse...

Viva Jorge, na minha modesta opinião o jogo do FC Porto contra a Naval não foi assim tão booooring (como faria o Homer dos Simpsons), mas também não foi muito entretido... Foi o normal para a altura da época em que estamos e para o nível de futebol que temos em Portugal.

Deu ao menos para ver um varela de classe e um Falcao que aos poucos me tem vindo a calar... Vamos a ver se dura.

Ricardo eu queria guardar esta nossa troca de argumentos para Quarta, mas tu não deixas LOL

Neste dia até estarei mais desafogado com os meus afazeres para a OA e terei mais paciência para trocar argumentos contigo.

Também não me acredito que o "velhote" do 31 vá entrar em campo frente á Dinamarca... Mas para tal é preciso que a rapaziada entre em campo a matar e um CR no seu melhor sem as suas manias.

Saudações Portistas a ambos!!!

Pedro Silva disse...

Ora viva Dragaopentacampeao, é com muito gosto que vejo o teu regresso aos Comentários no Mística Azul e Branca.

Comentadores do teu calibre são sempre bem vindos a este espaço, pois a tua opinião enriquece este Blog.

Quanto ao que dizes sobre o jogo, estou de acordo, mas também não podemos exigir muito mais de uma equipa que está a começar a temporada e ainda por cima a ganhar... Outra equipa dita "maravilha" e com um certo "Mestre" ainda só somou um empate e uma vitória com uma ajuda divina qualquer.

Vamos dar tempo ao tempo...

Espero ver mais vezes os teus Comentários aqui no Mística.

Saudações Portistas e um forte abraço!!!

mary disse...

Fui ver o jogo, o mais positivo foi mesmo a vitoria, marcamos cedo e depois a equipa adormeceu um bocado.
A nossa defesa esteve fraquinha o bruno Alves falhou varias vezes e em lances pelo ar, fucile depois de ter feito um grande jogo com o nacional voltou a ter umas paragens cerebrais estúpidas e sem necessidade nenhuma que podiam ter comprometido a nossa baliza e com helton lá não convêm muito, anda desconcentrado e relaxado demais.
Mas o nosso pior sector neste momento é o meio campo a bola parece que queima tem muito que melhorar aquele meio campo, estou contente com o beluschi tem raça passa bem mas ainda não encaixou bem na equipa o que é normal tem que ter tempo, meireles continua abaixo do que pode fazer o que acentua ainda mais isso.
O ataque acabou por ser o melhor sector com varela e falcao a jogarem muito bem, falcao está a ser uma agradável surpresa, tal como varela que vai ser uma boa dor de cabeça para o treinador quando hulk e cr10 estiverem disponíveis.
Dos suplentes, o cebola deixou bons apontamentos, farias o golo da praxe, e de saudar o regresso de sapunaru que tem condiçoes para jogar na defesa e se não jogar vai obrigar os uruguaios a aplicarem-se o que é positivo.

Já agora quanto á selecção acredito que nos vamos qualificar, o Queiroz foi infeliz neste tempo á frente da selecção, por diversos motivos desde logo aquele jogo em alvalade que todos vimos, lesoes que foram muitas aos guarda redes que não temos etc. Agora as coisas parece que estão a entrar nos eixos carvalho e deco jogam no chelsea, tiago joga na juve, até o veloso já anda a jogar.

Pedro Silva disse...

Antes de mais seja muito bem vinda a este espaço Maria. Faltava uma participação feminina para que este Espaço esteja próximo da perfeição.

Quanto ao seu Comentário apenas posso dizer que está 5 estrelas!!! E ai de quem diga que as Mulheres não percebem de Futebol!!! Parabéns.

Naturalmente que os problemas que a Maria faz referência no seu Comentário são, a meu ver, fruto de um ínicio de época, se bem que se perdoam mais estes "deslizes" ao Meio Campo que está em construção com um Belluschi que é um 10 e se quer um 8.

Agora as asneiras de Helton e de Fucile já começam a roçar o exagero e acho que seria muito boa ideía Jesualdo por o Beto e o Miguel Lopes de inicio para dar um sério aviso ao Brasileiro e ao Uruguaio.

Quanto ao assunto da Selecção, também partilho da sua opinião, mas mais desenvolvimentos da minha parte ficam para o Post desta quarta da autoria do Ricardo Costa.

Espero vê-la mais vezes a comentar aqui no Mística, pois a sua opinião é de Mestre.

Saudações Portistas!!!