Todos os clubes que conheço o têm. Qualquer agremiação desportiva, desde a mais pequena aos maiores clubes do Mundo, encontram um pequeno espaço para colocarem os seus motivos de orgulho: os troféus. Todos os clubes? Todos não. Tal como a aldeia do Astérix, um clube (ainda por cima com um palmarés imenso) resiste à tentação de criar um espaço para o seu adepto ou associado apreciar as conquistas pelas quais chorou, gritou e vibrou. Infelizmente esse clube é o FC Porto, que há mais de uma década coloca as suas taças - desde as que são ganhas a nível nacional até à mais cobiçada de todas, a Taça dos Campeões - nos gabinetes da SAD! «Para que querem os adeptos ver os troféus?», devem pensar o Presidente e os administradores da SAD. «Eles só gostam de ir ao Estádio», devem pensar. Nada de mais errado!
De facto, desde que a efémera Sala de Troféus Afonso Pinto de Magalhães acabou - ainda as Antas davam muitas alegrias - que os troféus se tornaram invisíveis para os adeptos. Sporting e Benfica têm os seus museus, e nisso - e só nisso - eles podem rir-se de nós! Estes dois clubes rivais tiveram a preocupação de criar museus ao planificarem os seus novos estádios. O FC Porto, na planificação do Dragão no início da década, criou também um espaço para colocar os «canecos». Mas desde a inauguração que este espaço se encontra fechado, ali na bancada Norte, onde as palavras "futuro museu" se encontram comidas pelo Sol.
Imagino o turista, adepto de futebol, habituado a visitar espaços como o Museu do Barcelona ou do Liverpool, a chegar ao Estádio do Dragão curioso por ver os troféus e as memórias que projectaram o FC Porto para o topo do futebol mundial e espantar-se, depois de dar uma volta completa ao Estádio, por não encontrar o Museu. «Contentem-se antes em gastar na Loja Azul», devem dizer os Administradores se questionados porventura sobre esta situação. «As taças são bons pisa-papéis», devem pensar baixinho.
A importância económica de um Museu é considerável, para além do prestígio e do orgulho que é o adepto poder apreciar as réplicas das Taças dos Campeões, da Taça UEFA e poder ver a verdadeira Taça Intercontinental! Podem usar o argumento de que o Museu não é o mais importante, que é a construção de um presente e de um futuro continuamente gloriosos que interessam. É verdade que o passado não ganha taças nem campeonatos. No entanto, ele é catalisador para novas vitória que se querem, é querer repetir feitos que por vezes parecem irrepetíveis mas que, apesar de únicos, ninguém os considere como tal (como mostra Mourinho no final do seu primeiro livro).
A antiga sala de troféus do FC Porto situava-se no saudoso Estádio das Antas debaixo da Arquibancada. A entrada era gratuita aos sócios. Era uma sala, uma grande sala cheia de troféus e glória. Recordo-me de a visitar ainda na minha meninice com a curiosidade natural de uma um pequeno adepto iniciado no amor a um clube. Lembro-me de me maravilhar com tantas taças (agora seriam muitas mais), de ver a primeira taça conquistada em 1915 (a taça Monteiro da Costa), de ver a gigantesca Taça da vitória contra o Arsenal de Londres, de ao centro do Museu estar a réplica (em ponto pequeno) da Taça dos Campeões com a fotografia do onze que entrou em campo a coroá-la. Anos mais tarde, muito antes no entanto do Dragão ter aparecido, a sala também fechou, sendo substituída pelos serviços administrativos.
Deste modo, julgamos urgente a abertura de uma Sala museu do FC Porto para deleite de sócios, adeptos e visitantes. Um local onde se sinta a chama do Dragão, onde se perceba a sua história, para poder sonhar com novos feitos. Depois da inauguração do Dragão Caixa e do Vitalis Park, esta deve ser a próxima aposta da Administração a nível de Infra-Estruturas. Esperemos que as taças não continuem, por muito mais tempo, a enfeitar as salas da SAD.
P.S.: Acompanham este post algumas imagens de uma antiga sala de troféus do FC Porto no final da década de 80. Foram retiradas de alguns calendários avulsos que guardamos com orgulho, testemunhos de um passado.
5 comentários:
Se construir um museu desse direito a comissões, já estava construído há muito. Até teríamos mais do que um. Assim, não interessa para nada. Para quê um museu? Onde param as taças? Em Cedofeita, na cave? Onde estão?
Esta SAD é um orgulho. Têm um enorme respeito pela história do FC Porto. Tanto sacrifício para conquistarem as taças para depois ficarem escondidas numa cave qualquer deste país. Uma vergonha.
Esta gente da SAD mete-me nojo.
Valeri jogou apenas 23 minutos, distribuídos por três jogos.
Gastaram-se 4.2 milhões para isto. Quanto é que fulano nos vai custar ao minuto? Ainda vai ficar mais caro do que o Balboa.
Caro 1893, se bem me lembro ,e o meu caro também deve estar recordado, Pinto da Costa sempre disse que primeiro faria um Estádio Novo, depois um Pavilhão e por último o Museu.
Até agora este cumpriu sempre com o que disse, pois temos um bonito Estádio e um útil Pavilhão.
Perante isto, parece-me um exagero o seu comentário, embora seja a sua opinião e eu a respeite como é óbvio.
No caso do Valeri e de outros que entram no Plantel apenas para fazerem de pesos mortos que se juntam aos "toscos" que já habitam no plantel Portista apenas para encher certos bolsos já lhe dou uma grande margem de razão.
Saudações Portistas!!!
Caro The Blue One,
Quer dizer que, enquanto o Pinto da Costa for presidente do FC Porto ainda vai muito a tempo de cumprir o que disse. Não interessa se é para o ano ou daqui a 20 anos. O que interessa é que vamos ter museu. Quando? Isso agora não interessa nada.
Mas eu compreendo. Não temos dinheiro para construir um museu. 65 milhões não são suficientes.
Então este post do museu é despropositado. O Pinto da Costa ainda vai muito a tempo de cumprir o que disse. Muito a tempo. Enquanto isso, as taças - as tais que exigimos que nos entreguem e que muito nos esforçamos para as conquistar - vão acumulando pó numa cave qualquer deste país.
Compreendo perfeitamente e dou-te total razão.
Caro amigo 1893
O facto de o Autor do Post ter sido um dos elementos da Direcção não faz com que eu tenha de concordar a cem por cento com ele.
Segundo o que eu percebi, o Duarte fez um apelo á criação de um Museu que parece nunca mais aparecer. Não fez uma critica á SAD.
Por muito que o meu amigo critique as obras têm sido feitas, demorando o seu tempo, mas tem sido feitas.
Não se esqueça que o FC Porto contraiu um empréstimo obrigacionista para fazer o Dragão e o Pavilhão, e que este vence em Dezembro do corrente ano. Pelo que todo o € é pouco neste momento.
Se me disser que a SAD Portista atira com imenso € pela janela fora e enche os bolsos de muitos "amigos" com a contratação de Guarin, Mariano, Bollati, Valeri entre outros eu já lhe dou toda a razão do Mundo. Fora disto discordo.
Saudações Portistas!!!
Enviar um comentário