segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Jornada de empates

O F. C. Porto entrou com um empate na liga deste ano num jogo fraco, mais lutado que jogado e que teve como destaque, o aviso do que poderão ser as dificuldades da equipa este ano: perseguição a Hulk, falta de soluções de qualidade vindas do banco para a fase de construção de jogo e no plano ofensivo na ocupação da faixa central (apesar do golo de Falcao) e ainda arbitragens manhosas e tendenciosas como a que o senhor Carlos Xistra teve.
Uma arbitragem habilidosa que teve o condão de enervar os jogadores do Porto com uma série de faltas por marcar, principalmente sobre Hulk, com foras de jogo mal tirados, nomeadamente duas situações em que os jogadores do Porto partiam em vantagem para a baliza adversária. O escândalo no entanto deu-se na forma de como mais uma vez, o jogador mais castigado da Liga Portuguesa que leva nas pernas em todos os jogos, é ainda ele que é admoestado, e até parece que os árbitros têm vontade de o fazer.

Hulk leva o 1º amarelo de forma perfeitamente incrível após simplesmente rir-se da enésima vez no jogo em que o árbitro não marcou uma falta contra ele…Xistra achou que ter a audácia de rir dá direito a um cartão amarelo… Curiosamente nunca vi que rir agora é punido…Retire-se o riso dos relvados portugueses…uma vergonha, bom mesmo é insultar os árbitros… Ou fazer como os jogadores do Paços e simular lesões e agressões dos seus colegas de profissão como fez o Paulo Sousa após levar um leve e involuntário toque na cara de Hulk enquanto protegia a bola…
O mesmo Xistra que numa jogada em que o jogo é interrompido por fora de jogo e o jogador do Paços continua com a jogada como se nada fosse e queima tempo, não achou necessário dar um cartão… Ainda se se tivesse rido como o Hulk…

O 2º amarelo nasce de uma entrada mais viril de Hulk mas em que ele tenta disputar a bola e efectivamente toca na bola, mas lá está, mais uma vez o jogador do Paços deu 30 voltas no chão que mais perecia ter partido uma perna… Tal como na 1ª parte parecia que Paulo Sousa tinha partido a cana do nariz com a festinha de Hulk…

Comportamento eticamente reprovável dos jogadores do Paços, anti jogo puro muitas vezes, mas nada que surpreenda vindo do treinador que é…. Aquele que é totalmente dominado na final da Taça e queixa-se do árbitro por uma falta que ele achava que devia ter sido marcado a meio campo… Hoje depois de ter tido a chance de jogar uma grande parte do tempo com mais um jogador e fazendo anti jogo, e perdoando-se uma série de lances de fora de jogo em que jogadores do Porto se isolavam para a baliza, achou ainda que havia sido prejudicado e queixou-se do árbitro…

Esta nova época promete pelo que se viu hoje do senhor Xistra…

Jesualdo tinha um plantel limitado pelo desgaste das selecções e sabia que ia jogar na Mata Real, um campo complicado, pequeno, com poucos espaços e contra uma equipa que se iria fechar muito e bem.
Como tal Jesualdo depois de ter dado minutos a Hulk como ponta de lança num processo já admitido pelo Professor como importante para o crescimento de Hulk como jogador, para o tornar mais completo e imprevisível, Jesualdo voltou a colocar Hulk aonde rende mais, na faixa.

Este jogo, pelas características que apresentaria aconselhava um jogador mais de área, e Jesualdo não tinha como não dar a chance a Farías depois deste ter sido decisivo na vitória da supertaça. Mais ainda, quando Falcao vinha de uma viagem desgastante após jogo da sua selecção.

Entre Mariano que já está integrado nos mecanismos da equipa e Varela que fez boa pré época mas que vinha perdendo fulgor nos últimos jogos, Jesualdo optou por Mariano para dar corpo ao seu 4-3-3, até porque Varela pela sua velocidade e explosão seria uma melhor solução a ser lançado no decorrer do jogo, do que propriamente Mariano, um jogador mais cumpridor do ponto de vista táctico, mas muito trapalhão, sem grande explosão nem classe.

O Paços entrou forte no jogo, a querer discutir o jogo com o Porto e teve felicidade de num lance fortuito num canto após um ressalto de bola de chegar à vantagem.

O Porto foi entrando no jogo, mas naquele campo era difícil circular a bola, pois o Paços cobria bem todos os espaços, parava em falta sempre que Hulk se escapava e abusava do anti jogo.
Belluschi ameaçava com duas boas iniciativas individuais e demonstrava ter poder de fogo, mas ainda não sabe fazer a ligação do meio campo com o ataque… Tal como Farias era uma nulidade no ataque como costuma ser sempre que tem que sair da área…Basicamente, a equipa ainda está a evoluir para uma nova forma de jogar e era impossível não sentir a falta de Lucho e Lisandro para quem via o jogo…Era o que faltava…Mas este Porto terá que ser diferente.

Daí estamos a assistir a mais do mesmo….Tal como na época passada Jesualdo perde jogadores importantes, esta época de importância ainda maior, e não vê chegarem substitutos de valor semelhante na fase inicial com capacidade de assumir logo um lugar de destaque na erquipa-… Recebe alguns jogadores que ainda pouco ou nada demonstraram e outros com algum potencial como Falcao e Beluschi mas muito longe ainda de poderem ser sucessores à altura de Lucho e Lisandro e de assumirem papel relevante na equipa titular.

Quem perde jogadores de craveira mundial e recebe outros que ainda têm muito que aprender, já se sabe que o processo de aprendizagem não se faz de um dia para o outro… Por isso não surpreende que tal como na época passada, este Porto demore a engrenar…Principalmente quando ainda por cima se acresça a ausência de um jogador importante como Rodriguez, num sector que este ano está bem desfalcado que é o ataque.

Falcao ainda merece crédito. Mas já deu para ver que não é o tal avançado móvel que Jesualdo espera num ataque de 3, parece um Farias mais mexido e com melhor qualidade técnica. Mas tem características parecidas…. Isso torna premente que o Porto ataque o mercado para trazer um avançado. Não um ponta de lança fixo, mas sim um avançado, alguém com mobilidade como tinha Lisandro e se adapte melhor ao processo ofensivo da equipa de transições rápidas.

Porque a chegada de Falcao só não chega. Já ano passado se via que o Porto para além de Lisandro precisaria de outro avançado, mais fixo, mais de área para por vezes alterar o plano de jogo e que teria que ser alguém melhor que Farías… Chega Falcao para substituir Lisandro quando ele devia chegar para substituir Farias e dar direito a entrada a mais um avançado para o lugar de Lisandro… Aí sim o ataque estaria acautelado, ainda para mais com chegada de Varela para assumir a vaga de 1ª opção a sair do banco na frente de Mariano.

Se algo se viu hoje é que jogadores como Mariano, Farías, Tomás Costa não têm capacidade para serem titulares de uma equipa que tenha as ambições que o Porto tem.
Mariano e Tomás Costa arrisco-me a dizer são dos jogadores tecnicamente menos inteligentes e dotados que me lembro de terem tantos minutos de F. C. Porto…
Mariano num jogo ou outro lá entra e faz uma exibição aceitável e gera logo uma onda de que parece que deve jogar mais…Mas não deve. Para se jogar a titular no Porto não basta cumprir tacticamente e ser esforçado…Principalmente a extremo… Exige-se qualidade técnica e classe, e isso Mariano já provou há muito tempo que não tem. Pela sua seriedade e dedicação no máximo merece ser parte do plantel… Tal como o Farías, mas que só serve para marcar golos a equipas pequenas e quando marca… Um jogador que joga num espaço demasiado curto para uma equipa com um modelo de jogo tão dinâmico como a do Porto..

A defesa do Porto não comprometeu pelo meio, pois a dupla Rolando/ Bruno Alves está bem mecanizada, e mesmo no processo defensivo os mecanismos estão solidificados… O problema apresenta-se com a forma de alguns jogadores…Meireles chegou esgotado após ter sido utilizado muito tempo no jogo da selecção e Fucile foi dos piores em campo devido à sua enorme displicência que vem demonstrando nos últimos tempos… Claramente deveria o Professer Jesualdo abrir a luta pela vaga de defesa de direito do Porto e dar uma chance a Miguel Lopes, para picar Fucile, que já demonstrou ser , tal como Helton, um jogador que psicologicamente apresenta algumas falhas de concentração, principalmente quando se sente seguro de ter um lugar no onze.

Já Helton mostrou-se seguro como não se mostrou noutros jogos, talvez por ser diferente olhar para o banco e ver o veterano Nuno ou ver o internacional português e melhor guarda redes da liga passada: Beto…

Na 2ª parte e com a dificuldade do Porto em penetrar a defesa do Paços, Jesualdo colocou Falcao para se juntar a Farías na luta pela bola na área do Paços e pretendeu abrir bem Mariano e Hulk deixando Beluschi e Fernando ao meio… O problema é que Xistra fez o favor de retirar Hulk ao jogo ainda cedo e dificultar ainda mais um jogo já de si difícil ao Porto…

Beluschi demonstrava bons pormenores, mas jogando mais nas costas dos avançados e nºao tanto sendo capaz de ligar o jogo da equipa, que se ressentia de alguém que pausasse e pensasse o jogo.
Os minutos iam passando e o meio campo do Porto cedendo pelo desgaste…Aí Jesualdo acrescenta a tenacidade de Tomás Costa ao jogo… Com isso perdeu-se qualidade na posse de bola e acutilância que havia com Beluschi que tem mais qualidade técnica e ganhava-se mais pulmão a meio campo, e deixava-se espaço livre a Varela para dar asas ao Porto após a saída de Hulk.

O voo de Falcao devolveu o Porto ao jogo e a equipa demonstrou muito carácter ainda na procura da vitória e na forma como lidou num campo difícil, contra um adversário a fazer anti jogo e uma arbitragem adversa,… Nunca deixou de acreditar e lutar pela vitória…Viu que não dava para praticar um grande futebol e então deu entrega e lutou com as armas que tinha.

Iniciar com um empate nunca é bom… Mas não nos esqueçamos que jogamos sem Rodriguez, contra uma arbitragem tendenciosa que nos tirou Hulk deste e do próximo jogo e ainda estamos a construir uma nova forma de jogar e adaptar jogadores que não chegam com a qualidade daqueles que saíram…Não se trata de uma simples reposição de peças, porque as que chegam têm que ser ainda muito bem trabalhadas até conseguirem engrenar na máquina montada…

Lições a tirar. Farias e Mariano não podem ser titulares desta equipa. O Porto deve enquanto é tempo contratar um avançado e não esperar até Janeiro por ele, e enquanto não o faz deve dar mais chances a Falcao e deixar Mariano para 2º plano e apostar mais no rápido Varela, mais acutilante e tecnicamente muito mais evoluído. Com capacidade de ser um elemento muito útil esta época.

Não é de descartar também a passagem de Fucile para o banco por troca com o excelente Miguel Lopes. Fucile está demasiado relaxado e a cometer demasiados erros defensivos. Miguel Lopes merece demonstrar o porquê de ano passado ter sido dos melhores laterais direitos da liga e de também poder demonstrar a Fucile que se quiser ser titular do Porto terá que nos mostrar o melhor Fucile. O raçudo, atento, concentrado e veloz, e não aquele displicente e apático que temos visto.

De salientar que nesta jornada os grandes empataram mas pelos vistos ficamos a saber pelo mestre da táctica, que o empate do Benfica valeu o dobro… Afina hoje aprendi que uma equipa que empata em casa com o Marítimo com o jogo nos últimos minutos dá prova de ter grande classe e que se assistiu a um massacre… Um treinador que após empatar 1-1 em casa com o Marítimo fala em massacre…Bem estamos conversados…Comparem o discurso fanfarrão e bacoco do “mestre da táctica” à eloquência do Professor Jesualdo e sua seriedade na análise ao jogo …
É que o Benfica jogou em casa com o Marítimo até penaltis a seu favor teve desperdiçados e um árbitro a empurrar o Marítimo para trás o tempo todo com sucessivos livres à entrada da área…O Sporting empatou fora mas mais uma vez sem marcar um único golo tal como com o Twente….O Porto empata na Mata Real, num jogo em que foi prejudicado pela arbitragem e empata o jogo após sofrer um golo totalmente fortuito e chega ao empate a jogar com 10 e sem o seu melhor jogador…
Mas claro, esmagador foi o Benfica galáctico do “mestre da táctica” que conseguiu a proeza de 11 contra 11 galácticos de empatar no seu próprio estádio mesmo com penaltis a seu favor…

O Antero bem tinha avisado…Agora ia começar o campeonato real… Acabaram as taças Guadiana e taças Eusébio…
Talvez por isso, a preocupação desde já de arrumarem Hulk para canto… Se não é possível com porrada porque ele insiste em levantar-se sempre, será fazendo as coisas “ de outra forma” citando esse grande presidente que em anos num clube conquistou dois títulos da forma que se viu…
Mas foi bom, deu para ver o que nos espera este ano e que teremos que estar mais fortes e unidos que nunca… O engraçado é…O Porto é prejudicado pela arbitragem do senhor Xistra e não se queixa…O Benfica que pela voz do seu presidente anunciou que este ano nunca falaria de árbitros, mal acabou o “grande massacre” do 1-1 na Luz foi ver Jorge Jesus a queixar-se do árbitro…
O campeonato começou, e este ano mais que nunca vamos para uma guerra, mais que nunca há um clube que ou ganha o campeonato ou entra quase em falência depois do endividamento que fez para conseguir chegar-se ao F. C. Porto… logo teremos que estar atentos, que como sempre o nosso rival jogará em vários tabuleiros e não apenas no campo…Se fosse só no campo, aí a nossa vitória seria bem mais previsível.

Sem comentários: