O Sp. Braga venceu o FC Porto em casa por 1-0, com um tento solitário de Alan aos 69 minutos. Depois de uma primeira parte dividida, em que nenhuma das equipas se superiorizou, o segundo tempo foi de domínio bracarense com os dragões a mostrarem incapacidade de reacção à desvantagem.
As duas equipas entraram em campo com tácticas idênticas de 4x3x3, e o encaixe de jogadores em campo foi evidente pelo equilíbrio que foi nota dominante durante largos períodos de jogo. As jogadas de perigo surgiram nas duas balizas, com Eduardo e Helton em apuros por diversas vezes, mas o golo não apareceu muito por culpa do desacerto na finalização por parte de ambas as equipas.
Os campeões nacionais foram a equipa mais controladora, procurando sair em transições rápidas com Hulk, Falcao e Varela como referência, mas o Braga fez juz ao facto de ocupar o primeiro lugar e com Mossoró, Alan e Hugo Viana em bom plano manteve a defensiva do FC Porto em sentido. O nulo ao intervalo era justificado face ao equilíbrio de força, se bem que os dragões apresentaram uma subida de rendimento nos últimos minutos, que resultou em alguns calafrios para Eduardo.
A verdade é que na segunda parte o Sp. Braga começou mais dominador e o FC Porto não conseguiu exibir a troca de bola do primeiro tempo. Os comandados de Domingos Paciência anularam as peças ofensivas dos campeões nacionais, com Hulk, Falcao e Varela praticamente inexistentes no jogo, e aos poucos o domínio dos da casa ia sendo mais evidente. No entanto as oportunidades não surgiam junto da baliza de Helton, até que aos 69 minutos Alan inaugurou o marcador de forma feliz, com um remate da zona lateral que bateu em Varela traindo Helton.
Com desvantagem no marcador Jesualdo Ferreira procurou dar mais pendor ofensivo ao fazer entrar Farías e Rodríguez para os lugares de Meireles e Falcao, mas com o aproximar do minuto 90 o FC Porto o nervosismo apoderou-se dos jogadores azuis e brancos que não conseguiram causar perigo para Eduardo, apenas tendo oportunidade para empatar já muito perto do apito final de Pedro Proença.
Com este resultado o Sp. Braga soma a 5ª vitória consecutiva e continua líder da Liga Sagres, enquanto o FC Porto soma a primeira derrota na competição, a segunda consecutiva se contadas todas as competições.
FICHA DO JOGO
Liga 2009/10 (5ª jornada, 19 de Setembro de 2009)
Estádio Municipal de Braga
Árbitro: Pedro Proença (Lisboa)
Assistentes: Tiago Trigo e Ricardo Santos
4º árbitro: Pedro Henriques
SP. BRAGA: Eduardo; João Pereira, Moisés, Leone e Evaldo; Vandinho «cap.», Alan, Hugo Viana e Mossoró; Meyong e Paulo César
Substituições: Paulo César por Matheus (80m), Mossoró por Madrid (82m) e Meyong por Diogo Valente (84m)
Não utilizados: Kieszek, Yazalde, Filipe Oliveira e Ney Santos
Treinador: Domingos Paciência
FC PORTO: Helton; Fucile, Rolando, Bruno Alves «cap.» e Álvaro Pereira; Fernando, Guarín e Raul Meireles; Varela, Falcao e Hulk
Substituições: Falcao por Rodriguez (63m) e Raul Meireles por Farías (63m)
Não utilizados: Beto, Belluschi, Mariano, Maicon e Sapunaru
Treinador: Jesualdo Ferreira
Ao intervalo: 0-0
Marcadores: Alan (69m)
Disciplina: Cartão amarelo a Falcao (25m), Hulk (27m), João Pereira (36m), Mossoró (44m) e Matheus (81m)
4 comentários:
Este FC Porto tem ainda um longo percurso a percorrer para se aproximar das equipas que venceram o Tetracampeonato.
Nas quatro jornadas anteriores, a equipa deu uma imagem pálida, só abrilhantada em alguns momentos dos jogos, recordo, contra equipas de segundo plano. Com o inicio do ciclo mais complicado (Chelsea, Braga, Sporting, Atlético Madrid)os Dragões abanam, apesar da melhor exibição da época em Londres, e já levam duas derrotas consecutivas.
Talvez a «vitória moral» tenha contribuído para o mau desempenho de Braga. Os jogadores ter-se-ão envaidecido e convencido que a equipa portuguesa seria fácil de bater.
É naturalmente especulativo tirar tais ilações, a verdade é que não é tolerável perder um jogo em que pouco ou nada se fez para vencer, e o pouco foi sempre muito mau.
O Professor vai necessitar de muita reflexão e apostar sem medos nos atletas que melhor rendimento lhe garantam, sem olhar a nomes ou estatutos.
O sinal de comando pertence-lhe e não basta confessar a sua vergonha.
Vamos a isso enquanto é tempo.
Um abraço
Dragaopentacampeao, a equipa que na época passada era TriCampeã também sofreu 2 derrotas seguidas e no final sagrou-se TetraCampeã... Não nos podemos esquecer que a Liga Sagres é uma prova de regularidade e que o Campeão é aquele que aguenta um ano de Competição e que faz mais pontos e não aquele que goleia tudo e todos no inicio.
E vamos dar valor á vitória do Braga que é uma equipa muito bem orientada por um Treinador que sempre mostrou ser dos melhores em Portugal (só não tem é uma C.S: que o apoia como o "Mestre").
Mas numa coisa estou de acordo contigo, o que faltou ao nosso Porto nesta partida foi atitude, mas isto é algo que Jesualdo já mostrou saber incutir na equipa quando esta treme.
Um forte abraço caro Dragaopentacampeao e saudações Portistas!!!
Apenas duas notas. Incapacidade de Jesualdo para disciplinar Hulk tem consequências nefastas para a equipa. E esta, mais usual, que é o hábito de Jesualdo "esperar para ver" antes de fazer substituições.
Bad, na minha opinião o "caso" Hilk em nada tem a ver com o Jesualdo, porque por muito que se discipline um jogador não se lhe consegue tirar a tal mania que este tem de tentar resolver uma partida que por falta de atitude dos seus colegas não se resolve.
Creio que foi isto que aconteceu com Hulk... Agora se Jesualdo pode fazer algo para melhorar isto?
Pode, mas para tal terá de ter a coragem que muitas vezes não tem para encostar o Hulk ao banco, mas se o fizer e a coisa correr mal lá estarão os adeptos do costume a mandar as suas bocas.
Só ainda não percebi o porquê da cisma de Jesualdo para com Belluschi...
De resto também eu acho que Jesualdo demora muito a fazer as substituições, mas isto é uma mania antiga que não o tem impedido de ganhar...
Vamos a manter a calma que mais cedo ou mais tarde o FC Porto chega ao 1º Lugar para nunca mais de lá sair e este Braga irá até onde o deixarem podendo até ficar á frente do Benfica se assim o deixarem como é óbvio.
Saudações Portistas!!!
Enviar um comentário