domingo, 4 de outubro de 2009

El Tigre á solta em Olhão

O FC Porto venceu o Olhanense por 3-0, num bom jogo de futebol disputado no Estádio José Arcanjo. Os golos dos Azuis e Brancos foram apontados pelo inevitável Falcao (14 e 85 min.) e por Bruno Alves (45 min.). Com este resultado a equipa de Jesualdo Ferreira mantém-se a 5 pontos do Sp. Braga, deixa o Sporting a também 5 pontos e pressiona o Benfica para o encontro de segunda frente ao Paços Ferreira.

Foi com um grande ambiente nas bancadas que o jogo teve início, com ambas as equipas a apresentarem esquemas bastante semelhantes, com quatro defesas, uma linha de 3 jogadores no meio-campo e 3 jogadores mais avançados. A equipa de Jorge Costa entrou com muita vontade no jogo, conseguindo criar boas jogadas de envolvimento com bastantes homens a participar. O FC Porto tentava aproveitar os espaços deixados pela movimentação do adversário para chegar com perigo a defensiva contrária. Por esta altura o equilíbrio reinava, onde nenhuma equipa conseguia o domínio sobre o seu rival.

Os Dragões tentavam entrar na área contária através de triangulações rápidas com Belluschi em plano de destaque no meio-campo Portista. Aos 14 minutos o FC Porto colocava-se na liderança do marcador, por intermédio de Falcao, que sem marcação cabeceou para o fundo da baliza depois de um bom cruzamento de Belluschi. apontado assim o seu 6º golo na prova. Nos minutos seguintes o FC Porto continuou a criar jogadas de grande perigo, com destaque para Falcao que, passados 2 minutos, podia ter bisado no encontro não fosse a bela defesa de Bruno Verissímo. O Olhanense tentava agora reduzir a velocidade do jogo, para voltar a praticar o futebol com que iniciou o encontro.

No FC Porto, Belluschi estava a registar uma bela exibição sendo o principal municiador dos avançados Portistas. Aos 29 minutos a bola chega a Belluschi que desmarcou Hulk, o brasileiro ficou completamente isolado mas não foi capaz de bater o guardião Bruno Verissímo depois de ter corrido sozinho uns bons 20 metros.

Assistiu-se depois a uns minutos em que o Olhanense conseguiu de novo praticar o futebol que foi praticado no início do jogo. Aos 35 minutos o Olhanense beneficia de um pontapé de canto, Hélton não consegue aliviar correctamente e Bruno Alves também falha o alívio, a bola sobra para Sandro que à entrada da área remata à barra da baliza do FC Porto. Ainda antes do intervalo o FC Porto chegou ao segundo golo, novamente com Belluschi a fazer a assitência para Bruno Alves cabecear ao segundo poste batendo Bruno Verissímo, depois de uma jogada de laboratório do ataque portista na marcação de um livre directo.

Para a segunda parte o Olhanense voltou a entrar muito bem no jogo à procura de um golo que a voltasse a colocar na luta pelo resultado. Pelo seu lado o FC Porto, continuava a manter a postura da primeira parte, tentando aproveitar os espaços deixados pelos jogadores do Olhanense.

Nesta segunda parte a Olhanense teve mais posse de bola e conseguiu mesmo chegar mais vezes à área portista, mas o FC Porto também teve mais oportunidades para jizar os seus ataques rápidos com Belluschi e Hulk em plano de destaque. Neste período a equipa de Jorge Costa poderia perfeitamente ter chegado ao golo.

Aos 74 minutos um rápido contra-ataque do FC Porto tem como protagonista Hulk, que depois de deixar Miguel Garcia pregado ao chão, disparou uma autêntica bomba ao poste da baliza algarvia. Cada vez havia mais espaço para os jogadores do FC Porto fazerem as suas transições rápidas, e aos 85 minutos o ponta-de-lança colombiano Radomel Falcao apontava o seu segundo golo na partida, depois de uma bela assistência de Hulk. Ainda antes de terminar o jogo, Hulk voltou a acertar no poste da baliza de Bruno Verissimo, num remate em jeito disferido ainda fora da grande área.

Com este triunfo no Algarve, o FC Porto mantém a distância de cinco pontos para Sp. Braga e deixa o Sporting também a cinco pontos, ficando agora à espera do desfecho do encontro que vai opôr o Paços Ferreira ao Benfica.

Melhor em Campo: Falcao

FICHA DO JOGO

Liga 2009/10 (7ª jornada, 4 de Outubro de 2009)
Estádio José Arcanjo, em Olhão
Assistência: 7.984 espectadores
Árbitro: Pedro Henriques (Lisboa)
Assistentes: Hernâni Fernandes e Gabínio Evaristo
4º árbitro: Luís Catita
OLHANENSE: Bruno Veríssimo; Miguel Garcia, Sandro, Éder Baiano e Carlos Fernandes; Rui Baião, Castro e Rui Duarte «cap.»; Toy, Rabiola e Ukra
Substituições: Toy por Nwokolo (46m), Rui Baião por Guga (46m) e Rabiola por Zequinha (82m)
Não utilizados: Ricardo Ferreira, Tengarrinha, Messi e Paulo Sérgio
Treinador: Jorge Costa
FC PORTO: Helton; Fucile, Rolando, Bruno Alves «cap.» e Alvaro Pereira; Fernando, Belluschi e Raul Meireles; Hulk, Falcao e Mariano Gonzalez
Substituições: Mariano por Guarín (57m), Belluschi por Tomás Costa (79m) e Raul Meireles por Valeri (8m)
Não utilizados: Nuno, Maicon, Farías e Prediger
Treinador: Jesualdo Ferreira
Ao intervalo: 0-2
Marcadores: Falcao (14 e 85m) e Bruno Alves (45m)
Disciplina: Cartão amarelo a Alvaro Pereira, Rui Duarte (53m), Guarín (68m) e Guga (68m)


highlights - MyVideo

5 comentários:

Gaspar Lança disse...

Foi um jogo interessante.
Entrámos bem em campo, e marcámos cedo e continuámos a assustar.
Gostei.
Falcao, espectacular mesmo.
Hulk e Belluschi também estiveram muito bem mesmo.

Gaspar

Pedro Silva disse...

Ora viva Gaspar, tudo bem?

Eu gostei mesmo muito desta partida que o FC Porto disputou em Olhão contra um adversário que se bateu muito bem contra o TetraCampeão Nacional.

Falcao está aos poucos a calar-me e a fazer-me reconhecer que se calhar estava errado por ter estado contra ele. Vamos a ver se a sua veia goleadora se mantêm.

Hulk quando tem cabeça mostra que sabe jogar á bola e Beluschi nunca me fez duvidar do seu valor.

Abraço e saudações Portistas!!!

Pedro Silva disse...

Dragaopentacampeao já te tinha dito que prefiro mil vezes um Porto a fazer uma gestão de esforço e a ganhar as suas partidas do que um FC Porto a desfazer os adversários e com os jogadores a não aguentarem os jogos que tem pela frente...

È que a Liga dos Campeões não é para quem quer, mas sim para quem pode e está num patamar muito superior a uma qualquer Liga Europa.

De resto, também acho que Jesualdo poderia trocar mais cedo os atletas, mas quando se olha para o banco só se vê mediocridade...

Estivessem o Ulkra e o Castro no Plantel Portista e a história seria diferente.

Forte abraço e saudações Portistas!!!

Unknown disse...

Se calar o valeri ainda te vai calar tambem ;)

Não foi um jogo de encher o olho mas o fcp fez um bom jogo, ja foi tudo praticamente dito guarin teve mais uma boa entrada no jogo está confiante e a jogar bem, belushi esteve de facto muito bem tirou uns passes fabulosos, hulk tambem este muito bem quando se preocupa só em jogar futebol rende muito mais 2 passes para golo e duas bolas nos postes, falcao esteve excelente mas acho que o MVP foi mesmo o hulk.

Pedro Silva disse...

Ruben, mas eu espero bem que o Valeri me cale e bem caladinho, pois neste momento é urgente que o nosso FC Porto encontre rapidamente um suplente á altura de Meireles.

È que Meireles é neste momento o Cérbero, o pulmão e sei lá que mais do FC Porto e o Homem não dá para tudo.

Saudações Portistas!!!