terça-feira, 13 de outubro de 2009

Eu sou mais do que tu

Acho que é chegada a hora de a família Portista olhar de uma vez por todas para dentro da sua própria casa e reparar que estão a surgir divisões e divergências entre os Portistas. Torna-se urgente lançar este debate para que se denuncie esta vergonha e mau estar que existe dentro do Dragão.

Uma Geração nova de Adeptos Azuis e Brancos está aos poucos a mudar as mentalidades e a ter um espírito diferente dos Portistas de antigamente que viam e ainda vem no FC Porto um baluarte e uma bandeira da Regionalização e de um Norte Independente com um Presidente de nome Pinto da Costa. Hoje em dia está surgir uma Geração que vive numa Sociedade e Mundo globalizados de tal forma que para estes Porto, Lisboa, Coimbra e Faro são o mesmo, mas nunca se esquecendo de que são do Norte e tem orgulho nisto.

A política de dividir para reinar que foi muitas vezes utilizada pelo Presidente Azul e Branco em outros tempos para implementar e criar um Porto forte num País onde só dois clubes podiam ganhar e onde Lisboa era Portugal e o resto era paisagem, já não “marca” nem choca como antigamente… O que é compreensível uma vez que agora até termos uma quantidade muito grande de Portistas no Algarve, que é bem a Sul do Porto, hoje em dia o “Portismo” deixou de ser uma marca exclusiva da cidade do Porto e arredores. O FC Porto deixou de ser um Clube do Norte para ser um Clube de Portugal.

Apesar deste fenómeno do crescimento de adeptos Azuis e Brancos para além “fronteiras”, dentro do Porto e arredores começou a surgir uma nova franja de adeptos do dragão que é em tudo muito diferente dos antigos… À cabeça destes surge o Dr. Rui Moreira, que é conhecido por ter uma paixão fervorosa pelo FC Porto, mas que é muito mal aceite pelos “Velhos do Dragão”, pois este Sr. Dr. consegue ser Portista, mas critica o que acha que está mal no FC Porto mesmo que para tal tenha de por o Presidente Pinto da Costa em causa. Mas não o faz para prejudicar ou querer tirar o lugar a alguém, mas sim porque nutre pelo FC Porto um carinho e amor enormes. Dito de outra forma, o Dr. Rui Moreira pensa pela sai própria cabeça e sente o FC Porto como poucos.

O Dr. Miguel Sousa Tavares também é outro representante desta nova geração, que quando não quer desagradar os tais “Velhos”, tem um raciocínio de autocrítica para com o que se passa no FC Porto e também na Invicta.

Portanto o adepto Portista está aos poucos a mudar e a deixar de ser o Provinciano que nunca tendo ganho nada se deslumbra com os feitos de um Clube, afirmando a pés juntos que só Deus consegue ser mais perfeito que o clube Azul e Branco!!!

Contudo este virar da agulha está a fazer uma certa comichão nos tais “Velhos do Dragão”, que tal como os Velhos do Restelo, não querem que nada mude e criticam, insultam e rebaixam quem quer ser diferente e inovador. Apelidam-se de “Verdadeiros Portistas” e de sentirem o “Portismo” como mais ninguém pelo simples facto de terem passado pelos maus momentos do Futebol Clube do Porto. Estes Portistas que são senhores de uma mentalidade bacoca acham-se superiores em tudo e com poder para calarem e mandarem na Juventude Azul e Branca, repudiando qualquer que seja a ideia que vá contra o seu ego e razão. Em resumo, o “Verdadeiro Portista”:

- Idolatra o Pinto da Costa e tudo o que este diz é palavra sagrada que ninguém pode criticar ou até mesmo contrariar;

- Não aceita que lhe digam que no FC Porto existem situações anómalas que ninguém consegue explicar, como é o caso das Comissões, das contratações sem sentido, do passivo não diminuir, etc;

- Diz-se grande Portista, mas não consegue expressar o amor pelo seu Clube sem dizer mal do Benfica;

- Acha que todos os que estão contra os seus ideais e ideias são menos Portistas que ele e como tal merecem o seu desprezo e censura;

- Confunde Politica com futebol e a Cidade do Porto com o Futebol Clube do Porto;

- Etc., etc., etc.

Com toda a certeza não me identifico em NADA com estes “Velhos do Dragão” que tal como as crianças da escola primária, acham-se melhor e mais Portistas do que eu, o Dr. Rui Moreira, Miguel Sousa Tavares e muitos outros, só porque temos um sentido de autocrítica para com o nosso Clube. Clube este que adoramos com toda força e paixão que possa existir no Mundo do futebol!!!! Agora o que não somos é cegos e sabemos separar as águas.


Para finalizar esta reflexão que embora parecendo ridícula, é em tudo necessária que TODOS os elementos da família Azul e Branca façam, fica uma pergunta:

Quem é o Verdadeiro Portista? È aquele que respeita os outros e quer o melhor para o seu Clube ou é aquele que vive parado no Tempo e agarrado a um Presidente e SAD que acham ser o Paraíso na Terra e que quem está contra eles ou é Mouro ou é Lampião?

Pensem bem nisto caros amigos e amigas…

13 comentários:

Jorge disse...

excelente análise, como de costume. sou um acérrimo acusador (nos olhos, sem rodeios) desses Velhos, alguns deles bem novos, que qual proverbial burro com palas se recusam a analisar algumas situações sem retirarem os óculos azuis-e-brancos.

parabéns, vou pôr link no meu blog para os 4 gajos que lá passam cá darem um salto :)

Jorge
Porta19

Pedro disse...

Parabéns!

Estou completamente de acordo com o que escreveste.

Os "Velhos Portistas" esquecem-se que Pinto da Costa não é eterno. Um dia vai ter de abandonar o FCP e o FCP terá de perdurar!

O FCP não pode ser Pinto da Costa.

FCP para sempre!

Unknown disse...

Eu não sou um "velho" nem nada que se pareça.

Desde o ano que nasci que o Porto tem crescido e crescido e eu cresci a ver tal crescimento...

Cresci a ver um clube ganhar.

Não me acho provinciano, mas acho também que enquanto os "velhos" que por lá andam e que fizeram o clube crescer, devemos respeitá-los até que o seu tempo chegue ao fim...

o adepto evoluirá naturalmente e acho que é de mau tom andar a criticar quem, mesmo que com uma mentalidade bacoca, foi responsável por estarmos onde estamos.

União acima de tudo, respeito pelas diferenças e, respeito pelos "velhos"...

Nós também haveremos de os ser... os "velhos"...

Pedro Silva disse...

Caros amigos, uma nota importante que muito pouca gente percebeu:

"velhos do dragão" = Velhos do Restelo

Trata-se de uma analogia e não de uma separação entre novos de idade e velhor de idade.

Cumprimentos e saudações Portistas!!!

Red Sniper disse...

Grande posta caro The Blue One !

Que os seus clarividentes, mas sobretudo muito esclarecedores comentários,venham a ser o prelúdio de uma nova forma de estar no futebol,e que possa fazer escola, ajudando a ver o futebol, como nada mais do que um entretenimento que todos gostariamos de continuar a poder desfrutar em paz, sem necessidade de ostracizar aqueles que muito pouco ou nada tem feito para que a paz possa efectivamente reinar neste pedaço de terra à beira-mar plantado !
Um abraço !

Pedro Silva disse...

Caro Jorge, vejo que percebeste onde queria chegar com esta minha prosa.

Obrigado pelo Link e força ai com os Portoons que continuam a ser geniais.


Forte abraço e saudações Portistas!!!

Pedro Silva disse...

Caro amigo Pedro, antes de mais seja bem vindo ao Mística azul e Branca e espero que este seja o primeiro de muitos comentários seus aqui neste espaço.

Quanto ao que disse, ressalvo esta frase:

"Os "Velhos Portistas" esquecem-se que Pinto da Costa não é eterno. Um dia vai ter de abandonar o FCP e o FCP terá de perdurar."

È que não é só aos Jogadores do FC Porto que se aplica esta máxima...

Saudações Portistas!!!

Pedro Silva disse...

Caro El Migo, antes de mais seja bem vindo ao Mística azul e Branca e espero que este seja o primeiro de muitos comentários seus aqui neste espaço.

Pelo que li do seu Comentário, vejo que o meu amigo percebeu mal a ideía que quis transmitir...

As pessoas que eu critico são os ADEPTOS que idolatram tudo o que o FC Porto e os seus Dirigentes fazem. Não se questionam do porque de determinadas coisas e não deixam que sejam questionadas.

Quem quebra esta união a que o meu amigo apela são estes tais "Velhos do Dragão" que tem um comportamento em tudo igual aos dos Velhos do Restelo.

Saudações Portistas!!!

Pedro Silva disse...

Meu caro amigo Red, antes de mais seja bem vindo ao Mística azul e Branca e espero que este seja o primeiro de muitos comentários seus aqui neste espaço.

Agradeço o seu exagerado elogio a tão simples pensamento e idia que resolvi dar corpo e forma aqui no Mística.

Estou de acordo consigo quando diz que o futebol não é nem deve ser uma Guerra, ams simm um Desporto que move paixões e sobre o qual gostamos de debater sobre o que achamos que está bem ou mal.

Se fizer uma pequena pesquisa +ela Net vai reparar que muitos Blogs Portistas já não estão alinhados aos tais radicalismos, e como tal são muito mal tratados pelos tais "Velhos do Dragão". Alías foi este injusto tratamento dos Blogs e seus Moderadores não alinhados que me fez escrever esta reflexão.

Mas as mentalidades estão a mudar... Aos poucos, mas a mudar e para melhor.

Forte abraço caro Red!!!!

Dragaopentacampeao disse...

Colocas aqui um assunto pertinente e de discussão que abarca várias vertentes.

Pela leitura que fiz fico com a ideia que terás já sentido alguma pressão dos que chamas de velhos do Dragão.

Sou um defensor do Presidente Pinto da Costa, ainda que não me sinta obrigado a concordar em tudo o que diz ou faz. Tenho por isso uma liberdade intelectual capaz de, no momento certo, o criticar.

Contudo, jamais sairei a terreiro para o julgar e muito menos o condenar, como fizeram alguns dos que apelidas de verdadeiros portistas.

Reconheço a grandeza que PC angariou para o Clube, transformando-o num dos melhores clubes do mundo. Jamais serei ingrato.

Gostaria naturalmente de poder respeitar os rivais numa demonstração de desportivismo.

Caso ainda não tenhas dado por isso, pertencemos a um país de invejosos dito de seis milhões de lampiões, eudeusados por uma Comunicação Social que ejacula a cada episódio mais negativo que se passe no Dragão. Incapazes de reconhecer o mérito da competência, fomentam a intriga, a suspeição e a maledicência para tirar os devidos dividendos.

Ignorar esta evidência é puro romantismo.

Um portista que se preze não pode pactuar com este status cuo.

Estou perfeitamente à vontade para o dizer pois, se procurares no meu blogue não encontrarás nenhuma referência aos rivais.

Percebo por isso quantos reagem de forma pouco ortodoxa e não tolerem mansidão perante tais adversários.

Um abraço

Pedro Silva disse...

Caro amigo Dragaopentacampeao é verdade que eu e pessoas minhas amigas que pensam desta maneira:

"Sou um defensor do Presidente Pinto da Costa, ainda que não me sinta obrigado a concordar em tudo o que diz ou faz. Tenho por isso uma liberdade intelectual capaz de, no momento certo, o criticar."

Já sentiram a pressão e o julgamento parolo e injusto destes tais "Velhos do Dragão".

Acho que percebeste mal uma coisa... Eu não quero julgar este ou aquele como um Verdadeiro Portista.

O que acontece é que estes "Velhos do Dragão" não respeitam quem não é "seguidista" e questiona a vida do Clube.

Não faltam Blogs assim por esta Net fora.

É um facto que Pinto da Costa tem um enorme mérito no crescimento do nosso FC Porto, mas também tem feito muitas asneiras... O problema é que estas pouco ou nada se sentem porque o Dragão ganha muitas vezes... Deixa que o FC Porto tenha o azar de estar dois ou três anos sem ganhar e vais ver estes "Velhos do Dragão" a levar as mãos á cabeça e a atirar com o cartão de sócio ao chão.

Quanto aos Rivais eu sou adepto e que o respeitinho é muito bonito.

Agora se á volta de Sporting e Benfica existem um conjunto de "espertezas saloias" que não querem á força reconhecer que o FC Porto é neste momento o Melhor Clube Português é um facto.

A estes eu respondo com total desprezo e indiferença. O nosso Futebol Clube do Porto consegue ser o Melhor sem ter de se comparar seja a quem for nem sem ter de ser bajulado por quem o quer mal.

Por alguma razão considero o teu espaço muito diferente para melhor relativamente a outros Blogs Portistas que habitam na Net.

Um forte abraço e saudações Portistas!!!

O Faroleiro disse...

Belo artigo blue, muito ao seu estilo coerente e lúcido.

Um grande abraço para si e para o Red Sniper que pelos vistos também manda bitaites nos blogues da "concorrência" como verdadeiro desportivista !

Pedro Silva disse...

Agora fiquei mesmo surpreso com a visita deste tão ilustre amigo de nome Bicho!!!

Seja muito bem vindo a este espaço e espero que este seja o primeiro de muitos comentários aqui no Mística.

Agradeço o seus elogios, se bem que este meu texto não passa de uma simples reflexão. Porque mudar o Mundo é impossível.

Digam o que disserem o red é um porreiraço!!!

Forte abraço e saudações Portistas!!!