domingo, 18 de outubro de 2009

A Goleada da Praxis

Os Dragões venceram a formação da Sertã, da II Divisão, por 4-0. O FC Porto apresentou-se com muitas caras novas mas foram os “habituais” Hulk e Farías que bisaram em jogo da Taça de Portugal.

Depois da paragem para os confrontos das Selecções Nacionais, o FC Porto voltou a competir depois de ter vencido (0-3) no último jogo frente ao Olhanense (Liga Portuguesa). Em jogo da terceira eliminatória da Taça de Portugal, o FC Porto não teve dificuldades em passar à fase seguinte frente a um Sertanense mais frágil, pouco habituado a ritmo de jogo mais veloz.

Jesualdo Ferreira optou por fazer grandes alterações na convocatória e consequentemente no onze inicial, com algumas estreias como Prediger, mas acima de tudo de Sérgio Oliveira que, com apenas 17 anos, fez História sendo a partir deste Sábado o mais jovem jogador do FC Porto a actuar como titular da equipa sénior. O atleta da equipa e Sub 19 substitui assim um ícone do clube, Fernando Gomes, que era até à data o detentor do recorde.

O primeiro golo do jogo foi apontado por Hulk logo nos primeiros minutos de jogo, na sequência de um livre directo muito bem apontado pelo avançado brasileiro. A vencer por um golo, Ernesto Farías dispôs de um pontapé de grande penalidade depois de um corte com a mão de um defesa do Sertanense. O mesmo Farías fez o segundo golo da equipa azul e branca à passagem do minuto 10.

Reduzido a 10 elementos, o Sertanense viu ao minuto 39, o FC Porto aumentar ainda a vantagem com novo tento de Ernesto Farías. No segundo tempo o marcador foi fechado por Hulk, na sequência de um entendimento com Sérgio Oliveira, jogador que teve belíssimos pormenores durante todo o encontro, numa altura em que a equipa da IIB já jogava com apenas 9 elementos depois de nova expulsão.

Os “novos” jogadores do FC Porto demonstraram a Jesualdo que são merecedores da sua confiança, nomeadamente Sérgio Oliveira e Nuno André Coelho.

O Sertanense, que apesar da derrota, lutou com todo o serviço quer tinha mas o FC Porto impunha um rtimo de jogo mais veloz. Destaque para o guardião da formação Beirã, mesmo com os golos sofridos, Paulo Salgado impediu por várias ocasiões que o Sertanense saísse do Estádio do Dragão com uma avalanche de golos sofridos.

O FC Porto receberá agora na próxima Quarta Feira o APOEL no Dragão para a Liga dos Campeões, numa partida que pode definir muito do futuro da equipa na competição.

Melhor em Campo: Sérgio Oliveira


FICHA DE JOGO

Taça de Portugal, 3ª eliminatória
17 de Outubro de 2009
Estádio do Dragão, no Porto
Assistência: 30.012 espectadores

Árbitro: João Capela (Lisboa)
Assistentes: Tiago Rocha e Inácio Pereira
4º Árbitro: Décio Cordeiro

FC PORTO: Beto; Fernando, Maicon e Nuno André Coelho; Prediger; Mariano «cap», Sérgio Oliveira e Valeri; Hulk, Farías e Rodríguez
Substituições: Farías por Yero (46m), Rodríguez por Dias (61m) e Mariano por Alex (70m)
Não utilizados: Nuno, Abdoulaye, David e Claro
Treinador: Jesualdo Ferreira

SERTANENSE: Paulo Salgado; Renato, Leo Bahia, Flávio Dias e Hugo Ventosa; Filipe Avelar, Rui César «cap» e Leandro; Frazão, Platini e Boiças
Substituições: Frazão por Idris (46m), Boiças por Bruno Grou (61m) e Rui César por Adérito (70m)
Não utilizados: Moretto, Bruno Silva, Moisés e Casquinha
Treinador: Joaquim Mendes

Ao intervalo: 3-0
Marcadores: Hulk (6m e 86m) e Farías (10m, g.p., e 40m)
Disciplina: cartão amarelo a Leo Bahia (56m), Yero (76m) e Filipe Avelar (77m); cartão vermelho a Renato (9m) e Idris (75m)

4 comentários:

Gaspar Lança disse...

Gostei do jogo.
Entrámos bem, e assumimos o controlo rapidamente.
Gostei dos júniores, especialmente de Sérgio Oliveira.
Hulk e Farías também estiveram muito bem.

Gaspar

Dragaopentacampeao disse...

Num jogo de dificuldade mínima, Jesualdo operou uma gestão do plantel, dizimado nas últimas duas semanas, pela utilização dos internacionais pelas respectivas selecções.

Sobraram os suplentes à excepção de Beto a que se juntaram alguns jovens da formação. Foi com estes portanto que o professor treinou neste período.

Natural portanto as escolhas para a formação da equipa e seus suplentes para este jogo.

Embora seja prematuro tirar-se ilações do comportamento dos utilizados, face ao andamento e fragilidade do adversário, não poderei escamotear a boa prestação do «menino» Sérgio Oliveira que me surpreendeu pela positiva e a quem se deve dar novas oportunidades.

Desconfio no entanto que o seu futuro passará pelo empréstimo, quando mudar de escalão a exemplo de outras promessas que passaram episodicamente pelo plantel principal. Faz parte da política que tem vindo a ser seguida pela SAD.

O jogo não ofereceu quaisquer dificuldades mas ainda assim deu para notar a qualidade de passe de Prediger, que esteve sereno, atento,lúcido e prático. Não inventou nem complicou, antes pelo contrário. Falta um exame mais exigente. O central Nuno André Coelho, já tinha jogado na lateral direita, agora foi colocado à esquerda. Parece ser pau para toda a colher sem perda de qualidade. Jogador pendular mas vai ter de esperar pela sua oportunidade face à classe dos centrais titulares. O mesmo se passa com Maicon, ainda que neste jogo me parecesse um pouco intranquilo apesar do pouco trabalho.

Esperava um pouco mais de Valeri. Teve como habitualmente bons pormenores,não esteve feliz no remate.

Rodriguez, ainda à procura de ritmo, alternou coisas boas com outras de menor qualidade.

Farías confirmou o instinto de goleador. Continua a ser o avançado portista que menos tempo necessita para marcar. Especialmente contra o Sertanense!

Um abraço

Pedro Silva disse...

Caros amigos, tenho de confessar que Jesualdo foi mutio inteligente neste jogo e geriu bem o esforço fisíco da equipa, tentando aproveitado esta partida para ver algumas das joías que estão a ser lapidadas na Formação Portista e para rodar jogadores que são pouco utilizados regularmente.

Valeri já está a mostrar que é tempo perdido, embora seja prematuro para se fazer uma analise mais correcta e concreta.

Farias só marca a equipas deste calibre... Penso que um Jogador destes nunca deveria ter lugar no dragão. mas pronto, se está lá há que utiliza-lo.

Forte abraço e saudações Portistas a ambos.

sofia disse...

ola boa tarde a todos que saudades que eu tenho de ver o nosso paulinho a jogar nao havia melhor que ele no nosso meio campo pena a noticia de a carreira dele ter terminado grande jogador beijinhos tamos sempre contigo