quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Há que mudar a atitude

Já aqui tinha escrito e deixado entender que nos Adeptos do FC Porto é necessário haver uma mudança de mentalidades. Isto apesar de esta mudança ser algo inevitável, pois o adepto Portista de agora não é o mesmo de há 30 ou 40 anos atrás. Coincidência ou não, na superflash de antevisão do FC Porto x Académica, eis que o Lateral Direito Portista profere as seguintes declarações:



Quando é questionado sobre o Benfica e o actual estado da equipa da Luz, o Uruguaio diz que não tem tempo para ver os jogos do Benfica, só nas vésperas dos clássicos com o FC Porto. Na quinta-feira, por exemplo, enquanto os rivais derrotavam o Everton, esteve ao telefone com os pais no Uruguai.

"Os únicos jogos que vejo são os da minha equipa e acho que jogamos espectacularmente."

"Ontem [quinta-feira] estive a falar com os meus pais e nem sabia quem estava a jogar. Não tenho tempo para ver."

Cá está a tal pedrada que foi dada no charco com o meu texto anterior publicado no Mística, só que desta vez foi um Jogador do Futebol Clube do Porto, tendo causado mais impacto como é natural. Fucile deu a entender que:

- O FC Porto consegue ser superior ao seu rival Benfica sem necessitar de se comparar a este e muito menos de o atacar;

- E no Dragão a preocupação é trabalhar para se ser cada vez melhor e não andar a pavonear-se com goleadas a equipas moribundas.

Mas não é o 2º ponto que nos interessa neste momento, mas sim o 1º que está subjacente e aquela ideia de que o FC Porto é grande sem ter de se comparar a ninguém e muito menos sem ter de entrar naquelas guerras estúpidas que muitos Portistas alimentam.

A mim faz-me uma certa confusão ver adeptos do meu Clube a escreverem linhas intermináveis sobre um País que está contra o FC Porto e os seus Dirigentes e que o Benfica controla o Mundo e tudo faz para manchar o bom nome do Clube Azul e Branco e o seu Presidente (como se o Pinto da Costa fosse algum Santo que desceu á terra). Isto já parece a mania da perseguição que roça um fanatismo parolo e doentio que só mostra o quão vazias são…

É um facto que tanto o Benfica como o Guimarães tentaram através da Via Judicial tirar o FC Porto da Liga dos campeões apesar de este ter lá chegado por seu mérito, mas se usarmos um pouco a cabeça percebemos que tudo isto não passou de uma estratégia Jurídica e que teve como base a “santa inocência” do Presidente Portista. È tudo uma questão de lógica e de vermos como funciona o Futebol Português e a sua mesa de interesses para percebermos que tudo isto não passou de uma “jogatana” que teve por base actos de corrupção que todos praticam e ainda praticarão por muitos e longos anos. Fazer do Futebol Clube do Porto e Pinto da Costa umas vítimas do Benfica é ser-se ridículo e sobretudo ter a tal mentalidade retrógrada de que o Mundo está contra o Porto e que o Benfica manipula o universo e até mesmo os Deuses. Pensar assim é sentir a tal necessidade de que o FC Porto para ser grande tem de se comparar ao Benfica, ou dito de outra fora, é achar que o Dragão vive á sombra da Águia.

Estes mesmos Portistas enfurecem-se com as capas dos Jornais Desportivos, porque quer o FC Porto jogue e ganhe o Título de Campeão Europeu, Intercontinental e Nacional, a capa do Jornal A Bola e Record é sempre o Benfica e os seus jogadores. E eu pergunto porque? Se não gostam não compram, não leiam, façam como o Fucile e ignorem por completo!!! Aliás um Jornal Desportivo não tem como principal função informar, mas sim lucrar, e no dia em que os Cronistas e Jornalistas destes jornais voltarem as suas atenções para o FC Porto então é muito mau sinal…

Deixem lá os holofotes da Imprensa Desportiva estarem todos centrados no Benfica, pois assim a pressão de ter de ganhar é muito maior e o prazer de se ganhar uma competição é a dobrar.

Só uma última nota para terminar; aqui há uns tempos atrás um Comentador passou por este Blog e disse que este espaço não marcava pontos porque não é Anti Benfica e não faz longos textos dedicados á tal perseguição dos vermelhos aos Azuis e Brancos e o blá, blá, Wiskas Saquetas do costume…

A este e aos que pensam da mesma maneira deixo um recado: MUDEM DE MENTALIDADE E ACTUALIZEM-SE, porque estamos no Século XXI e deixem de seguir a “voz do dono” que já deveria ter deixado o lugar dos 700 Mil Euros anuais há muitos anos atrás.

12 comentários:

Dragaopentacampeao disse...

Concordo absolutamente quando dizes que não devemos viver na sombra dessa equipa endeusada pelos pasquins.

Também acho que os espaços portistas deveriam ignorar os rivais. A minha teoria é que falar dos outros (bem ou mal) é dar protagonismo, é fazer publicidade, é demonstrar preocupação com eles e é dar ensejo que eles o refiram. Por isso no meu tal não acontece.

Contudo, respeito quem o faz e não serei eu a atirar pedras.

Percebo a dificuldade, a raiva, a intolerância de quantos reagem aos atentados à verdade desportiva, às frustrações, à inveja, à mediocridade e sobretudo à alienação constantemente perpetrados por gente que servindo-se do acesso à CS (pública e privada), descarrega sem quaisquer tipo de escrúpulos.

Devemos ser todos santos?

Fucile reagiu como eu gostava que reagissem todos os portistas. Mas, felizmente não somos todos iguais. Via a diferença!

Já agora, sou dos que jamais agirei com ingratidão para com quem colocou o Clube na órbita da elite do futebol mundial.

700 mil euros anuais pelo títulos e prestigio que o FC Porto alcançou, são a meu ver...uns trocados!

Um abraço

ninja disse...

Concordo em absoluto com o que diz no post. São grandes demais para nos compararmos a qualquer clube português. É pena que alguns portistas se deixem levar por muita da comunicação social.

No http://guardiaodainvicta.blogspot.com/ apresento a t-shirt personalizada do Guardião da Invicta.

Abraços

Pedro Silva disse...

Dragaopentacampeao, permite-me realçar esta tua frase:

Não devemos ser Santos, devemos é viver e sentir o nosso FC Porto apaixonadamente sem ter de insultar o adversário só porque este nos insulta e despreza.

Alias sabes muito bem que o maior prazer que temos é o de obrigar estes tais invejosos que só sabem dizer mal do Porto, a reconhecer que mais uma vez o Porto foi Campeão.

Por exemplo, todos sabemos que os Jornais A Bola e o Record estão acoplados ao Benfica e dão mais destaque a este (são políticas), mas quando o FC Porto é Campeão Nacional estes fazem uma Capa com o Dragão. Queres maior bofetada de luva branca que esta?

È muito melhor que andar pela Blogosfera e no Estádio a destilar ódio pelo Benfica e a culpar este de tudo e mais alguma coisa.

Quanto á questão dos 700 mil Euros do Pinto da Costa (ora aí está um assunto que os Portisats não debatem, mas que é muito importante para a Vida do Clube), não querendo ser ingrato para quem tanto fez pelo Cluibe, digo que é muito injusto e um bruto de exagero.

È que terá de haver um FC Porto sem Pinto da Costa e há que acautelar o Futuro e não encher os bolsos enquanto há €.

Forte abraço e saudações Portistas!!!

Pedro Silva disse...

caro Ninja, antes de mais sê bem vindo novamente ao Mística Azul e Branca. Volta mais vezes pois serás sempre muito bem recebido.

A tua frase diz tudo. Apenas acrescento o famoso "MAI NADA".

A camisola é porreira ;-) Assim que puder compro uma para mim.

Forte abraço e saudações Portistas!!!

sirmister disse...

"Quanto á questão dos 700 mil Euros do Pinto da Costa (ora aí está um assunto que os Portisats não debatem, mas que é muito importante para a Vida do Clube), não querendo ser ingrato para quem tanto fez pelo Cluibe, digo que é muito injusto e um bruto de exagero."

ora aqui está um tema interessante, quanto seria o valor mensal livre de impostos que achas que de acordo com o que se pratica em outras empresas seria adequado?

Pedro Silva disse...

Ora viva SirMister. Tudo bem?

È realmente um assunto interessante, mas que já foi abordado pelo Blog http://reflexaoportista.blogspot.com/, num texto de nome "Os salários dos administradores da SAD".

O único Blog da grande Blogosfera Portista que se debruçou sobre esta temática.

Como tal estar a repetir o tema aqui no Mística parece-me desajustado a meu ver.

Não sei qual o valor que se paga aos Administradores nas outras empresas para poder dar uma opinião sobre um valor que ache justo.

O que sei é que tendo em consideração o actual estado mediano das Finanças Portistas,gastar 1,9 milhões de € em ordenados de Dirigentes é um exagero e hipoteca o futuro do nosso Clube..

Forte abraço e saudações Portistas!!!

sirmister disse...

tudo a andar ;)

Só comentei porque estava no post.

cump

André disse...

Na generalidade concordo com o post, mas, que diabo, o direito à indignação existe!
A capa da bola postada, é de um lampionismo inacreditável, não é séria é o reflexo da situação asquerosa e deprimente do jornalismo desportivo português. Quase sufoquei de raiva quando a vi.

O pior é que este é o verdadeiro "sistema".

Pressionam os árbitros constantemente, lançam noticias sobre prováveis interesses na contratação de jogadores do FCP (só o Jardel foi vendido 4 x pela bola)destabilizando, curiosamente em relação aos jogadores do SlB ficam no clube para toda a vida, glorificam feitos menores ou inexistentes (vide "campeão de inverno").

Esta imprensa dificulta o crescimento do FCPorto em n. de adeptos (que é assinalável mas podia ser melhor), não tenho qualquer dúvida. Podemos questionar e criticar o discurso regionalista, mas também não hesito em denunciar este benfiquismo nojento da imprensa como um ataque continuado e deliberado ao FCPorto. E temos o dever de o denunciar e atacar!

Cumprimentos

André disse...

Nem de propósito!
OFILHOS DA PUTA DA BOLA, vem com uma treta de uma nota explicativa dizendo que o Aimar não pode ser castigado, pela simulação, porque:"uma vez que o resultado era já favorável ao Benfica (2-1), terminando 6-1. ", os refinados FI LH OS DE UMA PU TA SIFILOSA, manobram a seu bel prazer o acefalismo reinante.
AS PUTAS vieram muito depressa proteger os galinácios com o maior despudor...isto é uma vergonha sem limites, PUTA QUE OS PARIU!

Cumprimentos e desculpem o desabafo

Pedro Silva disse...

André, antes de mais um aviso e pedido:

Por favor não torne a utilizar este tipo de palavreado injurioso neste espaço. È triste e decadente e ainda por cima perde toda a razão que possa ter.

Eu e os elementos deste Blog queremos que as pessoas pensem 3 vezes antes de escrever para evitar que isto seja mais um "esgoto aberto" onde tudo se diz e nada se conclui.

Mais um comentário com insultos seja a quem for e serei obrigado a ter de o apagar.

Entendo a sua revolta, mas depois de tudo o que escreveu fica uma pergunta para a qual gostaria de obter a sua resposta se tal for possível:

Tudo isto que apontou, e com a qual perde desnecessariamente a calma, tem impedido o Futebol Clube do Porto de ganhar e de ser a equipa com mais Títulos Nacionais e Internacionais nos últimos 30 anos?

Cumprimentos e calma porque só se vive uma vez na Vida.

Saudações Portistas!!!

André disse...

Caro Blue One

Peço desculpa pela minha linguagem, lamentavelmente a minha indignação ultrapassou alguns limites.

Dito isto...

Realmente o FCPorto tem mais títulos e vitórias nos últimos 30 anos, mas isso não invalida o facto de existir uma imprensa que ostensivamente ignora e prejudica o FCPorto enquanto tece ossanas aos do costume.
No meu entender este "sistema" mediático sustem artificialmente o apoio benfiquista enquanto impede o crescimento das massas portistas.
Ganhamos muito nos últimos 30 anos, mas certamente ganharíamos mais (até economicamente) se o sistema mediático não nos prejudicasse tanto.

Concordo que temos que manter a calma, mas tal, não nos pode nem deve impedir de defender com firmeza o FCPorto, perante o rol de injustiças e ataques de que é sistematicamente alvo.

A propaganda benfiquista durante anos manteve "ligado à maquina" o slb repetindo até à exaustão os mitos (gobbelianos) do costume, perpetuando uma imagem que não correspondia à realidade. Tal não aconteceu com o SCP e agora vê-se o resultado, quer em resultados desportivos, quer no empenhamento dos adeptos e no consequente estado financeiro (ruinosos).
A força do slb, mantida pelos media, permitiu por exemplo o apoio da banca e de patrocinadores.

Pode dar muito gozo ver o FCPorto ganhar "contra tudo e contra todos", mas não tenham dúvidas que acabamos sempre por sair altamente prejudicados pela "censura e ataque" dos media.

O facto de defender uma postura mais acertiva, não implica "seguir a “voz do dono”, era o que mais faltava.

Saudações portistas
cumprimentos

Pedro Silva disse...

André, no que toca aos insultos é por o saco atrás das costas e seguir em frente porque águas passadas não movem moinhos. O que interessa é o futuro e que o meu amigo veja no Mística um espaço onde goste de estar ;-)

O Jornalismo Desportivo não tem nem nunca teve interesse em informar, mas sim em ganhar o mais possível de € á custa de quem compra A BOLA, RECORD e O JOGO todos os dias.

Tenho conhecimentos de situações de censura no RECORD em que um Jornalista que é Portista é obrigado a ter de dar menos ênfase ao FC Porto, e sei também que Jorge Jesus tem amigos muito bem colocados no Jornal A BOLA. Se acrescentarmos a isto o simples facto de que os Jornais Desportivos nada têm para dizer, fica-se a saber o porque de me passar ao lado as capas dos Jornais e os "bitaites" dos Comentadores de Bancada como o Cervan, entre outros...

O recado da "Voz do Dono" tem uma direcção que não é a das pessoas que pensam como o meu caro amigo.

Um forte abraço e Saudações Portistas!!!