quinta-feira, 12 de novembro de 2009

È preciso ter muita calma

O Mundo Azul e Branco está em grande alvoroço depois de ter visto o Dragão a perder mais uma partida nesta época 2009/2010. Desta feita a derrota foi na Madeira ante o Marítimo que durante os 90 e poucos minutos foi de longe muito superior a um Futebol Clube do Porto que não aparenta ter soluções quando se apanha em desvantagem.

O FC Porto está longe da Liderança que pertence a uma equipa que não é nenhum dos 3 grandes como é o caso do Sporting de Braga, e os “Drs.” do nosso Futebol quando analisam o Futebol do Dragão apontam-lhe uma série de defeitos e suspiram por aquele Porto que domina o Futebol em Portugal e que tantos títulos Nacionais e Internacionais conquistou no passado e que tantas vezes pôs o nome de Portugal no patamar mais alto do Futebol Mundial.

Oh Deus… A Desgraça e a Crise tomaram conta do Dragão e os Adeptos dão força ao seu descontentamento esperando pelos Atletas á porta do Centro de Estágios no Olival, partindo vidros aos carros dos Jogadores e Treinadores. È o fim do Futebol Clube do Porto e os adeptos dos Clubes Rivais (principalmente do Benfica), gritam a plenos pulmões e com um sorriso malicioso: “É desta! È agora que vamos voltar a ser os Reis deste Rectângulo plantado á beira-mar a que chamamos de Portugal.”

Esperem lá um segundo…. Esperem lá que isto faz-me lembrar qualquer coisa… Ora deixa cá ver na minha memória onde é que eu já assisti a uma cena igual a esta… Já sei!!! Foi na época anterior (2008/2009). Se bem me lembro nesta altura:

- Havia uma equipa sensação de nome Leixões, que ganhava a tudo e a todos, sendo que o seu ponto mais alto e que mais gosto deu ao pessoal em Portugal foi quando veio ao Dragão vencer por 3 a 2. Esta época temos o Braga que venceu os 3 grandes fora e em casa;

- No Benfica tinha havido uma verdadeira revolução no Plantel, e a chegada de um Treinador novo de nome Quique Flores trouxe a tão famosa esperança e euforia Benfiquista. A equipa da Luz jogava um futebol demolidor e eram só craques com o Francês Yebda a ser a Revelação e a grande contratação de Rui Costa e a Pantera Negra ressuscitou pela milésima vez com a chegada de Suazo, o matador das Honduras. Este ano temos o “Milagreiro” Jesus, o “Diamante” Javi Garcia e em vez da Pantera temos o “Coelho” Saviola;

. Nesta época o FC Porto também tinha perdido alguns jogadores importantes como foi o caso de Bosingwa e Paulo Assunção, o que desequilibrou a equipa Azul e Branca, mas que não a impediu de conquistar o TetraCampeonato. Esta temporada saíram Lucho e Lizandro e Cissocko, mas também entraram Beluschi, Falcão e Álvaro Pereira, jogadores Internacionais pelos seus Países a quem se reconhece enorme potencial e valor;

- Por esta altura a “Jornalada” do costume já só tinha uma Capa e que era a do Benfica Campeão de Inverno ainda antes da primeira volta terminar. Escusado será dizer como tudo acabou. Este ano é garantido que será o mesmo, ou não fosse eu um profundo conhecedor da “magia” de Jesus e da capacidade de luta do Futebol Clube do Porto, pois no final é que se fazem as contas e não em Novembro ou em Dezembro.

Posto este pequeno resumo comparativo, eis que lanço aqui um apelo a todos (repito: A TODOS) os adeptos Portistas: Tenham Calma!!! Nesta hora tão complicada, mas que não é virgem no nosso FC Porto, há que apoiar a equipa e não começar a insultar as Mães dos Jogadores e exigir a cabeça do Treinador e dos Dirigentes. O que o grupo precisa neste momento é de união e não de confusão e muito menos de carros riscados e de vidros partidos.

Não estou com isto a dizer que não se deva chamar a atenção da Equipa para o que se está a passar e muito menos que não demonstremos o desagrado por termos, mais uma vez, de passar pelas “brasas” para vermos o nosso Futebol Clube do Porto novamente Campeão de Portugal. Não é nada disto!!! O que eu é digo é que em momentos delicados como este há que ser racionais, porque:

- 5 pontos de distância para o primeiro classificado não é nada;

- Nós Adeptos temos muita culpa do actual estado dos Azuis e Brancos, pois temos a mania de que como ganhamos dizemos que sim a tudo;

- E há que estar preparado para se saber ganhar e perder. Estar atrás do Benfica na classificação não é nada de outro Mundo e é coisa que vai durar pouco tempo.

Por isto mais uma vez digo: Calma lá pessoal!! Roma não foi feita num dia.

Sem comentários: