sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

As Voltas que a Liga deu

Há 20 anos, mais precisamente em 13 de Janeiro de 1990 foi dado o primeiro passo para a criação da LPFP, mesmo que, as competições continuassem a ser organizadas pelas respectivas Federações. No entanto, passavam a ser dotadas de autonomia financeira, técnica e administrativa através deste organismo autónomo.

Cinco anos depois, na sequência da aprovação do Regime Jurídico das Federações Desportivas (Decreto-Lei n.º 144/93), foi feita a separação entre o futebol amador e o profissional. A Liga passou a ser responsável por regulamentar, organizar e dirigir as competições de natureza profissional, exercer o poder disciplinar em primeiro grau de decisão e gerir o sector da arbitragem. Jorge Nuno Pinto da Costa, sucedendo a Valentim Loureiro e depois a Manuel Damásio, foi eleito nesse ano.

A LIGA, entre outras actividades burocráticas, tais como, registo de contratos, organização dos sorteios, nomeação de árbitros, e controle disciplinar, presumivelmente, “promove e defende os interesses dos seus associados” (clubes ou SAD’s), e é um dos sócios da Federação Portuguesa de Futebol, onde tem direito a 20 por cento dos votos em Assembleia Geral. De acordo com os estatutos da FPF, o seu vice-presidente é designado pela Liga, sendo neste momento, por escolha unânime da direcção, representada naquele cargo pelo seu presidente, Hermínio Loureiro.

De relevante, apenas se conhece, no mandato de Valentim Loureiro em 1996, a inauguração do Edifício-Sede da LIGA. Na época 2004/2005, assistiu-se à oferta dum campeonato ao Benfica depois do dirigente benfiquista Cunha Leal, com a conivência do Estoril Praia dirigido por outro benfiquista, António Figueiredo, e ainda com a curiosidade de José Veiga ser simultaneamente accionista do Benfica e do clube do Estoril, ter permitido a transferência dum importante jogo para o Algarve. Também nesse mesmo ano, o Organismo Autónomo, tudo fez para transformar um caso que apenas envolvia o Boavista, na vergonha que ficaria conhecida como Apito Dourado, culminando com a despromoção da popular colectividade portuense, e um enorme rol de processos de intenções que, obviamente, os Tribunais (verdadeiros) se encarregaram de desmontar. Daí para cá, algumas iniciativas dispersas, umas Taças sem qualquer relevância, umas competições atamancadas sem qualquer interesse desportivo, fechando a época 2008/2009 com a vergonha da atribuição dum troféu que ficará para sempre conhecido como Taça Lucílio Batista.

Mas quem é a Direcção? Depois de Pinto da Costa (1985/1986), o Futebol Clube do Porto, afastou-se gradualmente dos cargos directivos. E o que temos assistido até agora? De que forma aquele organismo “promoveu e defendeu os interesses dos seus associados”? Eis os membros da Direcção desde 2006: Boavista; Beira-Mar; Guimarães; Leiria; Sporting; Marítimo; Chaves; Leixões; Rio Ave; Setúbal; Trofense e Paços de Ferreira. Salvo o devido respeito pelos associados, adeptos e simpatizantes destes clubes, que “força” podem ter para contrariar uma LIGA que vem comandada “por outro lado”? Porque não actuam, estes Clubes, dentro do Órgão Direcção a que estatutariamente pertencem e não puxam as orelhas aos senhores Vítor Pereira e Ricardo Costa pelas constantes diatribes que, aparentemente sem que ninguém os controle, ali desenvolvem, em benefício dum só clube?

Que tem feito o actual Secretário de Estado do Desporto, Dr. Laurentino Dias, como garante máximo da actividade em Portugal, para obrigar a FPF, (Instituição de Utilidade Pública), a aderir ao novo Regime Jurídico das Federações Desportivas (Decreto-Lei nº248-B/2008, publicado em 30 de Dezembro e que deveria ter entrado em vigor a 31 de Janeiro de 2009)? De quem tem medo Laurentino Dias? De que está à espera para retirar estes estranhos poderes à LPFP? Porque não regressaram ainda à FPF as Comissões de Disciplina e de Arbitragem?

Por último um reparo ao meu presidente. Mesmo com todas as alegrias que nos tem dado nestes quase 30 anos, o Senhor Pinto da Costa, terá a perfeita noção do erro que cometemos ao nos afastarmos da gestão interna da LPFP? Já reparou nas voltas que a Liga deu?

Até para a semana.

5 comentários:

Pedro Silva disse...

Para Dragão saber:

Quatro Dragões para receber a China

Com quatro jogadores, o FC Porto é a equipa mais representada na convocatória de Carlos Queiroz para o jogo de preparação para o Mundial de África do Sul. Varela, chamado pela primeira vez à Selecção A, Bruno Alves, Rolando e Raul Meireles compõem a lista de Dragões à disposição do seleccionador nacional no encontro de carácter particular com a China.

Portugal defronta a China às 20h15 da próxima quarta-feira (3 de Março), no Estádio Cidade de Coimbra.

Saudações Portistas!!!

Pedro Silva disse...

Caro amigo Lima, a Liga quando surgiu foi para servir os interesses dos Clubes que clamavam uma descentralização do Poder que estava todo em Lisboa.

E durante muito tempo este Órgão ,que serve também os ineteresses dos Adeptos pois Futebol sem Adeptos não é Futebol, andou muito bem...

Só que desde os fins do "reinado" do Major Valentim que aquilo se transformou numa espécie de trampolim político e de orientador de imagem...

Neste momenbto a Liga está entregue aos bichos... Não me parece que voltar a colocar o Poder Disciplinar na e da Arbitragem na FPF vá resolver o problema... Vai piorar, mas pronto, o nosso Futebol é assim... "Esquisito".

Quanto á sua reprimenda ao Presidente Portista, embora não concorde com esta de ter os "Homens certos nos Lugares certos", tenho de reconhecer que só assim é que as coisas funcionam... Já diziam os Romanos: Se não os podes vencer, junta-te a eles.

Não se esqueça que o FC Porto foi sempre afastado da Direcção da Liga, pois um enorme grupo de "analfabetos" de Encarnado vestido assim o exigiram. O Apito e companhia foi só o golpe final de algo que vem a ser feito desde a fundação da Liga e que é o afastamento definitivo do FC Porto dos Órgãos de Decisão em detrimento dos "Homens de Confiança".

Saudações Portistas!!!

Manifcp disse...

Razão tem Pôncio Monteiro: Tanto trabalhei para ajudar a criar esta criatura, para esta corja transforma-la neste monstro ao serviço do slb...
Amigo Lima esse papa almoços do Laurentino, continua muito preocupado. Só gostava de saber o motivo de tanta preocupação...
Será que o CNAD, não anda a fazer o que lhe compete, será ?????????

Fernando Tavares disse...

Caros amigos
Recordo-me que o Sr Vieira afirmou há uns anos que o Benfica seria a coluna vertebral da selecção!
Deve estar desanimado com esta convocação e agora se começa a entender o azedume contra Queiroz da Imprensa desportiva Lisbonária!
Aqui se vê a grande diferença entre o servo e "servente" dos interesses clubisticos do Sul do Sr Scolari!
Por isso o azedume ao C.Queiroz!
Está explicado.

Pedro Silva disse...

Ó Tavares, mas este desgraçado do Queiroz como não dividiu para reinar como o Scolari, foi logo apelidado de Burro com as Orelhas de fora e tudo!!!

A maior estalada que este deu a este gente foi o facto de ter apurado a nossa Selecção para o Mundial quando toda a gente o queria era ver fora da Federação...

Vai ver como esta "gentinha" lhe vai tentar fazer a folha quando entrarmos verdadeiramente no Mundial... Espere e vai ver.

Um grande abraço e saidações Portistas!!!