segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Jogo de Raiva do Dragão

O FC Porto venceu o Sp. Braga por 5-1 num jogo em que a equipa de Jesualdo Ferreira rubricou uma excelente exibição, contra uma equipa que nada pôde fazer face a esta avalanche Azul e Branca. Destaque para o internacional Colombiano Falcao autor de dois golos, ficando agora com 16 golos marcados na prova. Com esta vitória o FC Porto passa a estar a 5 pontos do seu adversário desta noite, e a 6 do Benfica.

Em relação ao embate com o Arsenal, o técnico do FC Porto fez entrar Mariano Gonzalez para o lugar do castigado Hulk para este jogo frente ao Sp. Braga. Do lado do Sp. Braga Domingos Paciência faz algumas alterações na sua equipa, com Moisés a entrar para o lugar de Rodriguez, Mossoró regressava após o castigo e Paulo César rendia Meyong na frente do ataque.

O jogo começou com o FC Porto mais forte e mais ofensivo, conseguindo chegar à defensiva contrária com alguma facilidade. O Sp. Braga sentia muitas dificuldades em parar o meio-campo do FC Porto, com destaque para Raúl Meireles e Rúben Micael que apareciam com muita frequência na frente do ataque à procura de desequilíbrios.

Aos 15 minutos o FC Porto chegava à vantagem na sequência de bela jogada de futebol. Hélton coloca a bola em Raúl Meireles que descobre muito bem Rúben Micael entre as linhas do adversário. O madeirense desmarca então Silvestre Varela do lado esquerdo e este efectua um excelente cruzamento para Raúl Meireles concluir em zona de finalização. O FC Porto justificava plenamente a vantagem conquistada.

A equipa minhota teve uma ligeira reacção, conseguindo encaixar a sua equipa na equipa da casa e foi criando algum perigo através de jogadas de bola parada. O jogo atravessava agora uma fase mais calma e de maior equilíbrio.

Quando a meia hora de jogo se aproximava, o FC Porto começou novamente a jogar com mais velocidade e a chegar à baliza contrária com maior facilidade, aproveitando da melhor forma os espaços consentidos pela equipa Minhota. Aos 35 minutos o FC Porto conseguia chegar ao segundo golo por intermédio de Álvaro Pereira, que com um remate a mais de 30 metros da baliza de Eduardo, bate o internacional Português que foi traído por um leve desvio da bola em Paulão.

Ainda se festejava nas bancadas do Estádio do Dragão e o FC Porto marcava o terceiro golo, e mais uma vez numa excelente jogada de futebol. A jogada inicia-se numa recuperação de bola de Raúl Meireles que endossa a bola a Álvaro Pereira que descobre no seu flanco Varela, que efectua um centro rasteiro com o seu pé esquerdo para Falcao que na zona de finalização se antecipa a Moisés e apontava o terceiro golo do FC Porto.

O FC Porto conseguia assim construir uma vantagem confortável ainda na primeira parte e que lhe permitia encarar o resto do jogo com alguma tranquilidade.

Para a segunda parte Domingos Paciência fez entrar Meyong para o lugar de Hugo Viana, colocando assim uma referência no seu ataque. Do lado do FC Porto regressaram os mesmos jogadores que iniciaram o encontro.

O FC Porto, com uma vantagem de três golos, começou a segunda parte com as suas linhas mais atrasadas na expectativa do que o seu adversário iria fazer. O Sp. Braga entrou mais pressionante e com os seus médios a actuarem mais perto da baliza contrária. Mas era claro que se o FC Porto acelerasse o seu jogo, chegava com grande facilidade à baliza contrária.

Aos 65 minutos Mariano Gonzalez dispôs de uma excelente oportunidade para aumentar o resultado, quando surgiu isolado ainda antes da linha do meio-campo e à saída de Eduardo desviou a bola que saiu muitio perto do poste esquerdo da baliza.

A equipa de Braga, apesar do resultado, tentava chegar ao golo e por duas vezes criou muito perigo para a baliza de Hélton sempre por intermédio de Alan. Mas o TetraCampeão nacional esta noite estava imparável e aos 73 minutos chega ao quarto golo, mais uma vez por Falcao, na sequência de um pontapé de canto de Raúl Meireles que o internacional colombiano dá o melhor seguimento, apontado assim de cabeça o seu 16º golo na competição.

Até ao final do encontro o Sp. Braga foi tentando sempre chegar ao golo, enquanto que o FC Porto ia aproveitando os espaços concedidos pelo adversário. Aos 83 minutos chega o quinto golo por intermédio de Fernando Belluschi, que aproveitou da melhor forma uma jogada de Mariano Gonzalez para fazer o golo.

Ainda antes do apito final de Olegário Benquerença o Sp. Braga consegue chegar ao golo por intermédio de Alan, que de cabeça aproveita um livre bem executado por Luis Aguiar.

Entretanto o jogo chegava ao fim com um resultado volumoso que espelha bem a excelente exibição conseguida pelos dragões. O Sp. Braga com esta derrota não consegue subir ao primeiro lugar do campeonato, que agora fica entregue ao Benfica.

Melhor em Campo: Falcao


3 comentários:

Pedro Silva disse...

Peço desculpa aos Leitores do Mística porque não conseguiram ver os Streans.

Não sei o que se passou, mas as Transmissões deste jogo eclipsaram de toda a Net.

Saudações Portistas!!!

Dragaopentacampeao disse...

Bom jogo, muitos golos e espectáculo. Um Porto de qualidade a galvanizar um estádio quase cheio. Lindo!

Mas não podemos embandeirar em arco. Temos muitos pontos de atraso que necessitamos recuperar e que não dependem apenas da nossa eficácia.

Podemos vencer todos os jogos até final e não conseguirmos o objectivo.

Resta-nos ser competentes e esperar o milagre.

Cada jogo será como uma final.

Unidos venceremos.

Um abraço

Ultrasfcporto disse...

Não podemos criar ilusões com este resultado mas que as contas ficaram mais equilibradas lá isso ficaram, e a atitude e postura da equipa foi a melhor que poderia imaginar, é um Porto á Porto, é por estas e por outras que tenho ORGULHO EM SER TRIPEIRO.

Abraço e saúde para todos vós.